Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Garantias Contratuais: o que são e quais as modalidades

3min. leitura
Revisado em 29 jul 2021

Se você é do ramo de construção, possivelmente já precisou apresentar garantias contratuais, seja na forma de um seguro garantia, fiança ou até o pavoroso depósito caução.  Ao contrário do seguro de automóvel, que protege o segurado, o seguro garantia para contratos não protege você ou sua empresa. Continue a ler para saber mais.

Quem é protegido por um seguro garantia contratual?

Um seguro garantia para contratos de obras não é como um seguro normal, no qual a pessoa que compra o seguro é a pessoa segurada. Em um seguro garantia para contratos você compra a garantia contratual, mas são seus clientes que estão segurados.

De certa forma, o seguro garantia contratual é uma garantia contratual para terceiros, pago por você.

Você só precisará “acionar o seguro garantia contratual” se alguém registrar uma queixa contra a sua garantia contratual e essa reivindicação for considerada válida. A seguradora ou empresa de fiança pagará o pedido PRIMEIRO e, em seguida, eles o buscarão para reembolso. Você é responsável por cada centavo pago pela empresa de fiança ou seguradora em uma reclamação.

Você pode aprender sobre como o processo de reivindicação de garantia contratual funciona.

Como funciona o seguro garantia para contratos?

Quando adquire um seguro garantia contratual você entra em um relacionamento de três partes. Nesse relacionamento, a empresa ou governo que solicita as garantias contratuais é chamada de segurado. A apólice protege o segurado, caso você, o contratado, não conduza o projeto conforme planejado.

No meio desse relacionamento está a seguradora, que emite o vínculo para o contratante.

Quando uma seguradora ou empresa de fiança emite um título, eles estão dizendo “essa pessoa é financeiramente estável para reembolsar-nos se ocorrer uma reivindicação de garantia contratual”.

Se ocorrer uma reivindicação, o segurado poderá fazer uma reclamação contra sua garantia contratual. Isso permite que os indivíduos encontrem recursos em situações que, de outra forma, poderiam chamar de perda.

seguro garantia da mutuus seguros

Exemplo de sinistro para seguro garantia contratual:

exemplos de garantias contratuais

Se você executar um trabalho de má qualidade ou descumprir o contrato, alguém poderá reivindicar sua garantia contratual.

A reivindicação será investigada. Se válida, a empresa de fiança ou seguradora que emitiu seu título prestará assistência financeira ao reclamante. Isso significa que o segurado não precisa se contentar com um trabalho de má qualidade ou um trabalho semi-acabado. Eles podem ser compensados financeiramente.

Devido à natureza dos títulos de garantia contratual, a empresa de garantia entrará em contato com você para reembolso do dinheiro que pagou ao reclamante.

Obter o seguro garantia para contratos vale a pena?

O seguro garantia ser um ativo valioso para o seu negócio. Na maioria dos casos, é um requisito para obter uma obra. Além disso, um seguro desse porte diz a seus clientes que você é confiável, dizendo a eles que têm um plano de ação se as coisas derem errado.

É uma maneira de se posicionar como uma empresa ética e responsável, que cumprirá seus compromissos.  Você pode acessar nosso post que fala mais a respeito das coberturas Seguro garantia – o que está coberto?

E o preço do seguro garantia?

A maioria das pessoas quando pensam em seguros, associam ao seguro de carro que normalmente custa entre 3% até 7% ao ano do valor do veiculo.

Já o seguro garantia trabalha em uma faixa média de 0,40%a.a até 2% a.a sobre o valor da garantia. Confira nosso Post sobre Entenda o custo do seguro garantia

Se você precisa de uma garantia contratual para obra. Temos relacionamentos com as melhores seguradoras de garantia contratual do país, o que significa que podemos ajudar você rapidamente, com o melhor preço.  Solicite uma cotação de seguro garantia aqui

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (1)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!