Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguros: conheça quais tipos de empresas de seguros existem

5min. leitura
Revisado em 21 dez 2023

Para atender as diferentes necessidades de pessoas e empresas com realidades distintas, também existem diversos tipos de seguros e de empresas de seguros. Cada uma atende uma necessidade – ou um grupo de necessidades – diferente, que visa proteger coisas que são importantes para essas pessoas.

As empresas de seguros podem proteger vários bens: um grande investimento pessoal ou empresarial, prestar um amparo financeiro, proteger uma frota ou uma operação de negócio. Normalmente, quem procura empresas de seguros são pessoas com um perfil mais cauteloso, que sabem muito bem a importância de ter seus bens segurados.

Mas e você?

Você sabe quais tipos de seguros são vantajosos e adequados para o seu perfil?

No Brasil, enfrentamos um cenário delicado há décadas, com economia instável, inflação, um sistema de segurança pública falho, altas taxas de inadimplência, entre outros problemas. Problemas esses que exigem que a gente tenha precaução e banque nossa própria estabilidade.

O cenário brasileiro pode até significar uma razão a mais para se preocupar com a contratação de empresas de seguros. Mas a verdade é que contar que esse amparo é essencial – seja qual for o cenário econômico e cultural.

Ninguém está livre de sofrer prejuízos de diferentes ordens. E é por isso mesmo que existem diversas coberturas para atender diversos perfis de empresários e empreendimentos.

Você conhece os tipos de cobertura que as empresas de seguros oferecem?

É isso que você vai descobrir agora:

Principais empresas de seguros e suas coberturas

Principais tipos de empresas de seguros

Cada vez mais as pessoas têm consciência da importância dos seguros. A visão sobre a contratação de empresas de seguro tem se tornado como o que realmente é: investimento em prevenção.

No momento de adquirir um bem, é importante fazer esse cálculo e saber se você tem condições de arcar com os custos de um seguro. Essa nova mentalidade em inteligência financeira tem feito cada vez mais parte do perfil de quem contrata empresas de seguros. Isso revela um amadurecimento do brasileiro em relação aos investimentos.

Afinal, um pequeno cálculo já é capaz de mostrar que não vale a pena colocar em cheque a integridade financeira e comprometer bens e investimentos, permitindo que não estejam protegidos por um seguro.

Partindo desse princípio, existem alguns tipos de empresas de seguros que são as mais procuradas no país.

Os tipos de seguros mais procurados no Brasil são:

Empresas de seguros: Seguro Auto

Em caso de acidente de trânsito ou qualquer outro imprevisto envolvendo um automóvel, os prejuízos podem ser muito grandes. Esse pode ser o seguro mais popular do brasileiro. Ao comprar um carro, o seguro é um item quase obrigatório e que entra na ponta do lápis de todo comprador.

As coberturas costumam incluir roubo, colisão, incêndio, responsabilidade civil, além de outros tipos de imprevistos.

É importante lembrar que, anualmente, junto com o licenciamento do veículo, já é pago o DPVAT, um seguro obrigatório com cobertura na assistência de pessoas envolvidas em acidentes. Ou seja, o DPVAT não cobre bens materiais, como danos no carro acidentado, apenas o atendimento às pessoas envolvidas.

Empresas de seguros: Residencial

Outro seguro muito popular no Brasil é o residencial. Muita gente considera extremamente importante garantir a proteção da residência. E não é para menos, não é mesmo?

A cobertura de empresas de seguros residenciais costuma ser contra incêndios e desastres de causa natural, mas também é possível incluir na apólice algumas coberturas adicionais como, por exemplo, o seguro contra furtos.

É importante frisar que, em alguns casos, o seguro residencial é obrigatório, que é o caso do seguro condomínio.

Empresas de seguros: Seguro de vida

Esse é mais um seguro essencial e muito procurado: o que visa proteger a própria segurança. Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG), a contratação de empresas de seguro de vida tem aumentado mais a cada ano. 

O seguro de vida protege muito mais do que o próprio contratante: ele garante proteção à família do segurado, ou seja: que a família receba uma indenização em caso de morte. Isso é essencial para garantir estabilidade financeira à família, que não vai ficar desamparada.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

O seguro de vida é um tipo de seguro pessoal, que pode ser contratado individualmente ou em grupo, no caso de empresas.

Nesse ramo, existem empresas de seguros que oferecem outros tipos de seguro pessoal, como contra acidentes pessoais, seguro funeral, educacional e de viagens. Em todos os casos, são empresas de seguros especializadas na proteção individual em situações de imprevistos e acidentes pessoais.

Empresas de seguros: Patrimonial

O seguro patrimonial, que oferece cobertura para negócios, também é um tipo que tem recebido cada vez mais procura. Ele pode variar de acordo com as necessidades de cada empresa mas, no geral, oferece cobertura contra incêndios, desastres naturais, roubos, furtos e pagamentos de aluguel. 

Empresas de seguros: Seguro para máquinas e equipamentos

Empresas de seguros que oferecem seguros para máquinas e equipamentos se estendem para diversos setores, com necessidades específicas de garantir a proteção para, por exemplo, equipamentos médicos, industriais, máquinas de linha amarela, computadores e robôs. As apólices podem incluir adicionais como furto, roubo e responsabilidade civil.

Empresas que contam com essas máquinas e equipamentos para seu funcionamento precisam ver esse tipo de seguro como essencial. Em muitos casos, são as principais ferramentas de trabalho da empresa e elas não podem ficar desprotegidas.

Leia também: Seguro para viagem: como funciona, o que cobre e qual escolher?

Que tipo de empresas de seguros você precisa?

Como funciona um seguro?

Se você tem uma indústria ou um comércio, é fato: você já precisa lidar, todos os dias, com o risco de empreender. O empreendedorismo, por si só, tem seus riscos e isso independe de qual setor você faça parte. Todos os dias você precisa de estratégias para vender e para se manter firme no mercado.

Porém, além desses riscos inerentes a qualquer tipo de negócio, existem outros: os acidentes, os imprevistos, os prejuízos. Problemas que podem causar um grande desfalque financeiro na empresa. São esses riscos que podem ser amenizados e, seus prejuízos, significativamente, reduzidos com a proteção das empresas de seguros.

Isso pode fazer a diferença na hora de você alcançar seu objetivo principal: gerar lucro.

A depender do ramo da sua empresa, certamente você precisa de um ou mais dos seguintes seguros:

Seguro de responsabilidade civil

O seguro de responsabilidade civil cobre imprevistos causados a terceiros quando nas dependências da sua empresa.

Um shopping center, por exemplo, pode ter que arcar com o prejuízo causado a um cliente enquanto estava dentro do estabelecimento, como furto ou roubo. Independente do dolo ou culpa do shopping, a empresa terá que indenizar quem sofreu o prejuízo.

Empresas de seguros de responsabilidade civil cobrem os valores de acordo com os riscos do negócio. Ou seja, cada caso é diferente, uma vez que alguns tipos de empresa são mais propensas a acidentes e imprevistos do que outras.

Empresas de Seguros de Frota

Para muitos tipos de empresas que têm os veículos como uma das ferramentas de trabalho, é imprescindível proteger a frota, como carros, motos, embarcações e transportes aéreos. Principalmente se forem em grande quantidade.

Fazer seguro individual para cada veículo se torna muito caro. Por isso, empresas de seguro de frota tem apólices válidas para a frota inteira, com cobertura contra roubos, furtos, incêndios e outros danos.

Cada apólice é única e vai variar de acordo com o tipo de frota, a quantidade de veículos, o local de atuação e os serviços prestados.

Seguro para empregados e estagiários

Os seguros para empregados protege o funcionário em caso de acidentes e também protege a empresa de ter que desembolsar com indenização. A cobertura pode incluir morte, invalidez, gastos com tratamentos médicos, funerais e indenizações às vítimas ou aos seus familiares.

O seguro para estagiários é previsto em lei, já que os estagiários não possuem as mesmas garantias que um trabalhador com carteira de trabalho assinada. Com o seguro, os estagiários têm garantias previdenciárias e podem prestar o serviço com mais segurança.

Seguro Saúde, Odontológico e seguro de vida em grupo

Empresas de seguros de saúde, odontológicos e de vida em grupo oferecem benefícios que os contratantes estendem a seus funcionários. Eles garantem a segurança dos colaboradores e segurança da própria empresa.

Seguro de Previdência Empresarial

Empresas de seguros de previdência empresarial oferecem coberturas que garantem o futuro do trabalhador. Esse tipo de seguro permite que o funcionário determine o valor que quer investir no plano de previdência, ao passo que a empresa reduz gastos na folha de pagamento, relativos a despesas com previdência individual.

Conclusão

Contratar empresas de seguros é essencial para a saúde de um negócio, para que possa diminuir os riscos e conferir mais tranquilidade para empreender. Cada negócio tem suas necessidades específicas e, para isso, existem uma série de seguros diferentes.

Certamente, um deles é exatamente o que você precisa para proteger sua empresa de imprevistos. Ao contratar um seguro, você pode não estar livre dos acidentes e imprevistos, mas pode amenizar as consequências e evitar prejuízos.

Se você ainda está em dúvida sobre quais seguros contratar, procure uma corretora de seguros para tirar todas as suas dúvidas e ter um orçamento personalizado. O cuidado com o seu patrimônio é indispensável.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!