Conteúdo verificado

Conheça o seguro empresas, como ele funciona, os principais tipos do mercado e 7 dicas para escolher a melhor opção

7 min. leitura
Revisado em 31 jan 2024

Das mais de 9 milhões de empresas ativas no Brasil, dados estimam que apenas 10% delas possuem o seguro empresarial. O fato é que qualquer empresa enfrenta riscos diariamente, em especial quando está crescendo. Por isso, o seguro empresas é instrumento essencial para mitigar os prejuízos.

Na prática, o gerenciamento de riscos empresarial é realizado para ajudar a evitar riscos operacionais, financeiros, de origem catastrófica, entre outros. Quando esse planejamento é eficaz, os principais riscos que envolvem o negócio ficam transferidos para uma companhia de seguros, em troca de um prêmio mensal.

Para saber como o seguro empresas funciona, quais os seus tipos, como é calculado e qual é o melhor para contratar, continue acompanhando este artigo!

Como funciona o seguro empresas?

Como funciona seguro empresas: na imagem, colaboradores protegidos com as melhores coberturas do seguro empresas.

O seguro empresarial garante a proteção para pequenas, médias e grandes empresas que atuam com comércio, serviços ou indústria. Existem várias opções de coberturas a serem incluídas na apólice (o contrato de seguros), mas a contratação depende dos riscos relacionados à atividade econômica do negócio.

Aliás, quando uma empresa deseja se proteger de riscos exclusivos da sua atuação empresarial, ela combina diferentes coberturas em uma única apólice. Então, diante de um sinistro, (situação indesejada prevista na apólice), o seguro empresas paga o valor indenizatório para o segurado cobrir as despesas.

Em relação às partes envolvidas, o seguro empresas é um contrato entre a seguradora e a empresa. A seguradora concorda em oferecer proteção financeira diante da perda especificada no contrato em troca dos prêmios de seguro. Já a corretora de seguros é a parte intermediária da negociação e contratação.

Então, imagine que uma empresa contratou o seguro patrimonial e que houve um incêndio. Se o incêndio destruiu parte das instalações da companhia, ela apresenta um aviso de sinistro contra a apólice de seguros e, na sequência, o avaliador da seguradora examina os dados e processa todas as informações apresentadas.

Se o sinistro for devidamente comprovado, em coerência com aquilo que foi estipulado na apólice de seguro, a empresa recebe o montante financeiro para compensar as perdas sofridas.

Quais as coberturas do seguro empresas?

As coberturas do seguro empresas para operações do comércio, serviços ou indústrias podem incluir itens que dizem respeito à responsabilização civil ou profissional, riscos à propriedade, aos equipamentos e transportes.

Elas se dividem entre coberturas básicas e adicionais, ou seja, no ato de contratação, algumas são fixas na apólice, enquanto outras precisam ser incluídas a depender das necessidades da empresa. A seguir, elencamos em tópicos algumas das principais coberturas contempladas em apólices de seguro empresas:

  • Danos por tempestade, incêndio, queda de raio e explosão;
  • Tumultos, greves e lockouts;
  • Danos elétricos;
  • Danos a equipamentos;
  • Quebra de vidros ou vitrines;
  • Danos morais ou materiais para terceiros;
  • Furtos e roubos na propriedade;
  • Doença, invalidez ou morte para funcionários;
  • Garantia contratual;
  • Furtos e roubos de carga;
  • Acidentes no transporte de cargas.

Quais são os tipos de seguro empresariais?

Primeiro, desejamos esclarecer que não existe apenas um tipo de seguro empresas, mas diferentes modalidades de seguro que contemplam diferentes coberturas. Algumas dessas modalidades atendem a um grupo de empresas de diferentes segmentos, enquanto outras são nichadas e atendem apenas a um grupo específico.

Pareceu confuso? Nós reunimos alguns exemplos, a seguir, para você conhecer os principais tipos de seguros empresariais e as suas finalidades. Confira!

  • Seguro de responsabilidade geral: Cobre a reclamação de responsabilidade por danos corporais ou materiais a terceiros, causada de maneira não intencional;
  • Seguro de responsabilidade profissional: Seguro empresas que cobre profissionais liberais contra perdas em razão de processos judiciais por danos materiais e/ou morais no exercício de seu dever profissional;
  • Seguro de responsabilidade civil de produtos: Cobertura ideal para quem produz, monta ou distribui produtos, cobre situações de danos, doenças, ferimentos ou morte em razão de produtos defeituosos.
  • Seguro risco de engenharia: Mecanismo que garante a proteção para empreiteiras, construtoras, incorporadoras e proprietários de obras na execução de obras na construção civil.
  • Seguro patrimonial: Cobertura para perdas e danos à propriedade que se dão em razão de incêndios, tempestades e outras causas.
  • Seguro de veículos: Oferece cobertura aos veículos da empresa em circunstâncias de colisão, responsabilidade civil, danos materiais, lesões pessoais, entre outras.
  • Seguro de cargas: Categoria que garante ao contratante o pagamento de indenização diante de acidentes, furto e danos à carga durante o transporte.
  • Seguro de vida em grupo: Oferece cobertura diante de doenças, acidentes, invalidez, incapacidade temporária ou morte do colaborador da empresa. É uma modalidade considerada obrigatória para alguns setores.
  • Seguro para estagiários: A lei nº 11.788/2008 exige que o empregador ofereça a proteção contra acidentes pessoais a seus estagiários.
  • Seguro garantia: Categoria do seguro empresas que tem a finalidade de reduzir os riscos envolvidos nas relações contratuais, assegurando o cumprimento dos deveres e obrigações assumidos.
  • Seguro cibernético: Protege a empresa contra riscos de ataques virtuais maliciosos ou negligência que resulte em vazamento de dados. A solução atende às determinações da LGPD.
  • Seguro agrícola: Atua com cobertura contra imprevistos, perdas e prejuízos que envolvem os ramos agrícolas, bem como das máquinas e equipamentos utilizados nas atividades.
  • Seguro para máquinas e equipamentos: Seguro empresas que garante a proteção de equipamentos nos ramos da construção civil, industrial, médicos e odontológicos, por exemplo, contra danos em circunstâcias de acidentes, causas naturais, explosão ou implosão.

Como é calculado o valor do seguro para empresas?

Como calcular valor seguro empresas? Na imagem, pessoa que entendeu o que é seguro empresas e quer saber o custo dele.

O custo do seguro empresas varia, a depender de uma série de fatores. O tipo do negócio e os tipos de coberturas adequadas para a operação, por exemplo, são alguns dos aspectos que impactam diretamente o valor do prêmio de seguro.

Considerando negócios de baixo risco e inclusão de coberturas básicas, há uma média de R$ 500 reais. Porém, o custo também varia muito conforme o tamanho do negócio, sendo que um escritório poderá exigir uma apólice bem mais simples do que uma grande indústria com muitos funcionários, por exemplo.

É possível reduzir o custo do seguro empresarial a partir do gerenciamento de riscos eficaz na empresa e/ou comparando os custos com várias seguradoras. Um especialista em seguros empresariais é a pessoa certa para ajudar nesse processo!

Qual é o melhor seguro para empresa? 7 dicas para você não errar na escolha

O seguro empresas ideal é aquele que atende às reais necessidades do seu negócio. É comum que surjam dúvidas a respeito de como escolher a melhor opção, mas, nesse momento, você precisa responder a algumas questões.

Por exemplo, qual é o perfil do meu negócio? Qual é o porte? As coberturas são adequadas para as necessidades? Quando você poderá ou não acioná-lo?

Para adquirir a proteção correta e não ter nenhuma surpresa depois, é importante estar atento a todos os detalhes. Pensando nisso, elencamos algumas dicas para você fazer a melhor escolha na contratação do seguro empresas. Confira!

seguro empresarial da Mutuus Seguros

1. Procure uma corretora de confiança

A corretora é a empresa autorizada legalmente a comercializar as apólices de seguro. Antes de optar por uma corretora e contratar o seguro empresas, você precisa considerar algumas informações para fazer uma escolha confiável:

  1. Verifique o credenciamento da corretora à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados);
  2. Faça uma consulta das avaliações online no Reclame Aqui, Google ou veja o que as pessoas estão comentando nas redes sociais;
  3. Examine a abrangência da cobertura do seguro, para garantir que ela contempla todas as suas necessidades;
  4. Faça uma revisão cuidadosa da proposta e tome cuidado com as letrinhas miúdas. Não deixe restar dúvidas, então fale com o seu consultor;
  5. Entenda qual é o suporte oferecido após a contratação do seguro. Como a corretora de seguros é uma intermediária entre você e a seguradora, é preciso saber se ela conseguirá atender bem às suas necessidades no futuro.

Leia também: O que é e como funciona uma corretora de seguros: tudo que você precisa saber.

2. Esteja atento ao perfil da sua empresa

Reflita sobre as necessidades do negócio e o que está sendo priorizado. O segmento de seguros oferece uma infinidade de produtos e coberturas, que atendem a diferentes demandas. Por isso, considere o momento da companhia na hora de contratar o seguro empresas – lembrando também de adequar a cobertura na medida em que as coisas forem evoluindo e mudando ao longo do tempo.

3. Tenha um orçamento definido

Uma estratégia importante ao contratar o seguro para empresa é definir o orçamento para o produto. Como o mercado oferece muitas opcões de coberturas, que vão das mais amplas até as básicas, é preciso garantir a tranquilidade no investimento e buscar preços competitivos.

4. Avalie a seguradora

Pensa só: a seguradora é a empresa que, mediante o pagamento do prêmio de seguro, concorda em oferecer proteção financeira diante da perda especificada no contrato. Sabendo disso, não dá para entregar essa responsabilidade nas mãos de qualquer empresa de seguros, certo?

Ninguém contrata um seguro pensando em precisar dele amanhã mesmo, porém, pensando no longo prazo, contratá-lo com uma empresa sólida e de confiança é essencial. Por isso, na hora de contratar a solução, faça uma boa pesquisa sobre a seguradora e, se possível, quando estiver cotando, compare umas com as outras.

5. Examine as coberturas e condições da proposta

Esta última dica está relacionada com as demais: examine com cuidado as coberturas e as condições propostas pela seguradora. É seu dever entender e questionar os serviços que estão sendo contemplados, observando se eles estão alinhados com as prioridades da empresa.

Não tenha medo de tirar suas dúvidas, porque o dever do corretor de seguros é manter você informado sobre todos os detalhes do plano a ser contratado.

Como contratar o seguro empresas?

Como contratar seguro empresas? Na imagem, pessoa que quer saber o que é seguro empresas pesquisando no notebook.

Muitos empresários deixam para contratar o seguro para empresas somente quando algum ruim acontece – o que pode ser tarde demais. O grande mito por trás dessa negligência é a crença de que o preço do seguro é muito caro. Porém, se comparado proporcionalmente com seguros de carros, muitas vezes até chega a ser barato.

O primeiro passo para contratar é entrar em contato com uma corretora de seguros, intermediária autorizada a promover e comercializar contratos de seguro. Depois, a corretora repassa as informações para a seguradora, empresa autorizada a emitir apólices de seguro, e mantém você informado sobre os próximos passos.

Vantagens de contratar seguros empresariais

1. Proteger o negócio do inesperado

Contratar o seguro garante aos empresários e profissionais autônomos a proteção contra riscos do dia a dia que podem comprometer a operação. Se um grande dano acontecer, a empresa ou o profissional precisa ter a tranquilidade de poder contar com a indenização para fazer a reparação dos prejuízos.

2. Minimizar as perdas financeiras

Diferentes tipos de seguros ajudam a prevenir situações desastrosas para o negócio. Além de reparar ou substituir bens danificados, o seguro para empresas também pode ajudar a cobrir custos legais de uma ação judicial em razão de danos contra terceiros.

Imagina precisar pagar todos os custos médicos de um colaborador que se acidentou nas instalações da sua empresa, por exemplo, ou até mesmo os honorários advocatícios diante de um processo? Se a sua empresa não tiver recursos financeiros para essas coberturas, poderá ficar em maus lençóis.

3. Aumentar a credibilidade do negócio

Uma vez que você demonstra aos seus clientes e parceiros que o seu negócio está protegido contra situações inesperadas, a crebilidade só tende a crescer. Além de ser importante instrumento de negociação, alguns setores exigem a comprovação do contrato de seguro antes do trabalho começar.

4. Protege o seu ativo mais valioso: os colaboradores

Se os seus colaboradores se machucarem ou ficarem doentes, o seguro pode ajudar a cobrir os custos médicos. Além disso, em caso de falecimento do funcionário, o seguro fornece um benefício à família, para que ela tenha segurança financeira e consiga lidar melhor com o momento difícil.

Contrate o seu seguro empresas com a Mutuus Seguros

Como você viu, contratar o seguro empresas não é nada tão complexo, não é?

Se você deseja contratar com uma corretora de seguros séria, totalmente comprometida com as necessidades do seu negócio, fale com a Mutuus Seguros. Somos um time de especialistas prontos para ajudar a proteger o seu negócio, com total transparência e agilidade.

Nós oferecemos variadas modalidades de seguro empresas para atender às muitas necessidades de proteção de cada negócio:

  • Garantia contratual;
  • Responsabilidade civil;
  • Risco de engenharia;
  • Riscos cibernéticos;
  • Proteção para cargas;
  • Seguro de vida;
  • Patrimonial;
  • Riscos de equipamentos;
  • Seguro condominial;
  • Agrícola;
  • E muito mais!

Fale com um especialista e tenha acesso às melhores proteções do mercado de seguros, a partir das melhores seguradoras do país.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!