Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguros patrimoniais: Quem pode contratar, coberturas e preço

6min. leitura
Revisado em 09 fev 2024

É sempre importante – para os negócios e para a vida – se antecipar aos imprevistos, inclusive os financeiros. Assim, é possível evitar ou reduzir perdas de dinheiro, o que é algo de valor inestimável: tranquilidade. É isso que os seguros patrimoniais podem trazer para você.

Vamos falar mais sobre isso?

Se você quer entender melhor sobre seguros patrimoniais, continue essa breve leitura para entender como ele funciona, quais são as coberturas, quanto custa para contratar e quais os principais benefícios de contar com esse serviço.

O que são os seguros patrimoniais?

o que são seguros patrimoniais

Os seguros patrimoniais protegem patrimônios pessoais e empresariais, como edifícios, residências e indústrias, por exemplo.

Se houver algum acidente com o bem segurado, o seguro patrimonial vai cobrir as despesas decorrentes dos danos do sinistro.

Por isso mesmo, não importa se você é uma pessoa física ou jurídica, ou ambas, você pode se beneficiar dos seguros patrimoniais para proteger seus bens. Também não importa o montante do seu patrimônio, o valor do que você quer manter seguro. Nós sabemos que para você ele é valioso e vale a pena ser protegido.

Quem pode contratar um seguro patrimonial?

Pessoas físicas ou jurídicas podem contratar o seguro patrimonial, basta encontrar a modalidade que melhor se encaixe com a sua realidade. O seguro pode impedir que você precise interromper um negócio no caso de um sinistro ou ter um grande e, muitas vezes, irreparável prejuízo.

Os principais segmentos dos seguros patrimoniais são:

  • Edifícios comerciais;
  • Escolas e universidades;
  • Riscos industriais;
  • Hospitais e laboratórios clínicos;
  • Concessões, como estádios, portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, estaleiros e locais de tratamento de água e esgoto;
  • Instituições Financeiras.

O seguro patrimonial é essencial para esse tipo de estrutura, visando proteção financeira e também das pessoas que transitam por esses locais.

Se você ainda não sabe qual a melhor modalidade de seguro patrimonial contratar para proteger o seu patrimônio, entre em contato com uma corretora de seguros que vai prestar toda a assessoria que você precisar.

Investir em seguros patrimoniais é mais barato do que arcar com os prejuízos de um sinistro.

Modalidades do Seguro Patrimonial

O seguro patrimonial tem dois limites: o Limite Máximo de Indenização (LMI), que caracteriza o valor máximo de responsabilidade assumida pela seguradora por cobertura da apólice, e o Limite Máximo de Garantia (LMG), que representa o valor máximo que pode ser pago pela seguradora em um único sinistro.

As formas de contratação são distintas, por isso é necessário ficar atento. No LMG, o valor do bem é declarado no momento da contratação do seguro e, se houver um sinistro, a seguradora apura o valor real do bem.

Se o valor declarado for superior ao apurado, a indenização será reduzida na proporção da diferença de valores.

Antes de contratar uma modalidade de seguro patrimonial, é importante analisar todos os riscos possíveis aos quais seus bens estão expostos. Para que essa análise seja efetiva, fale com uma corretora de seguros.

Agora que falamos sobre os limites, podemos falar sobre as modalidades dos seguros patrimoniais:

  1. Compreensivo Empresarial: limite máximo de garantia de 100 mil reais, com clara identificação dos riscos e das garantias oferecidas. A cobertura básica é obrigatória.
  2. Riscos Nomeados: limite máximo é superior a 100 mil reais, com clara identificação dos riscos e das garantias oferecidas. A cobertura básica também é obrigatória nesse caso.
  3. Riscos Operacionais: limite máximo superior a 100 mil reais, em que a complexidade dos riscos inviabiliza sua identificação. A cobertura oferecida é no formato “All Risks”, garantindo a proteção para qualquer evento, com exceção dos excluídos em contrato.

Quais as coberturas dos seguros patrimoniais?

coberturas dos seguros patrimoniais

Existem alguns tipos diferentes de cobertura, e isso vai depender dos bens para os quais você quer fazer o seguro.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Cobertura Básica

  • Queda de raios, incêndio e explosões na área do imóvel ou terreno;
  • Explosão de botijão de gás, caldeiras, cilindros de gás, compressores ou de substâncias de equipamentos;
  • Fogo, salvamento e desentulho.

Despesas fixas

  • Reembolso de salários, impostos, encargos sociais, prêmios de seguros, contas de energia, água, gás, condomínio e telefone;
  • Reembolso em casos de paralisação superior a 72 horas, em decorrência de incêndio, explosão ou queda de raios.

Pagamento de Aluguel

  • Despesas relacionadas ao aluguel quando o estabelecimento não render lucros por não estar sendo ocupado em decorrência da cobertura sobre incêndio.

Danos Elétricos

  • Danos em equipamentos, aparelhos, máquinas, instalações elétricas decorrentes de variação de tensão, calor e curto circuito;
  • Danos elétricos por queda de raio fora da área ou terreno do imóvel.

Equipamentos Eletrônicos

  • Danos em equipamentos eletrônicos como computadores, impressoras, plotters, scanners, nobreaks, entre outros;
  • Danos de causa externa, ou seja, quando o agente causador do dano não faz parte do item danificado, como: falha de operação, danos da natureza e entrada de corpos estranhos.

Fidelidade

  • Prejuízos decorrentes de crimes contra o patrimônio, praticados por empregados registrados ou representantes legais.

Inundações e alagamentos

  • Água proveniente do vazamento ou ruptura de canalizações, encanamento, adutoras, reservatórios, quando não pertencentes ao próprio imóvel segurado, nem ao edifício do qual o imóvel faça parte integrante;
  • Enchentes;
  • Entrada de água no imóvel ou local segurado proveniente de chuva;
  • Danos devido ao aumento excessivo do volume de água em rios, lagos, lagoas, canais e represas.

O seguro patrimonial pode ser feio para bens móveis como máquinas, veículos, equipamentos, eletrônicos, e também para imóveis, como casas, apartamentos, terrenos, salas comerciais, entre outros.

Veja alguns exemplos de coberturas adicionais que podem ser acrescidas às coberturas básicas:

  • Incêndio em propriedades rurais;
  • Pequenos incidentes domésticos;
  • Quedas, impactos e fumaça;
  • Desmoronamentos;
  • Restituição de receita devido a paralisação de máquinas e atividades;
  • Vendavais;
  • Danos elétricos;
  • Quebra de vidros;
  • Colisões de veículos;
  • Roubo e furto de valores e bens;
  • Vazamento de água e gás;
  • Quebra de máquinas industriais;
  • Despesas fixas;
  • Alagamentos e inundações.

Existe, ainda, a modalidade de seguro amplo, que cobre qualquer sinistro, com exceção aos itens excluídos da apólice.

Qual o valor dos seguros patrimoniais?

O valor do seguro patrimonial depende de alguns fatores, como análise de risco e cobertura necessária, além das taxas que variam de corretora para corretora.

A análise para formação do preço do seguro leva em conta, principalmente, o tipo de atividade, estoques, histórico de ocorrência de sinistros, valor do maquinário e do imóvel e medidas de proteção existentes na edificação.

Seguros patrimoniais: Por que é importante contratar?

Muitas vezes, os prejuízos causados por um acidente são enormes e até irreparáveis, por isso, a contratação de um seguro patrimonial é fundamental.

Se o pior acontecer, você será amparado pelo seguro, que indenizará as perdas e permitirá que suas atividades continuem funcionando sem prejuízos. A depender do tipo de apólice contratada, o seguro patrimonial cobrirá até mesmo o tempo que seu negócio precisará ficar de portas fechadas até resolver os danos.

Alguns dos principais benefícios da contratação do seguro patrimonial são:

  • Saúde financeira da empresa;
  • Continuidade dos negócios após um sinistro, de forma mais rápida e eficiente;
  • Possibilidade de contratar diversas coberturas, tornando sua proteção totalmente completa;
  • Controle da situação diante de possíveis acidentes.

Justamente levando em consideração toda essa tranquilidade, segurança e proteção, seguros patrimoniais são itens indispensáveis a qualquer empresário que preze pela continuidade dos seus negócios.

Seguros patrimoniais: Conclusão

seguros patrimoniais: conclusão

É bem provável que, até aqui, você tenha entendido o quanto um seguro patrimonial é útil e importante. Mais do que isso: um investimento.

Mas também é bem possível que você ainda tenha muitas dúvidas sobre qual tipo de seguro patrimonial você deve contratar para a sua empresa. Para isso, é de suma importância que você procure uma corretora de seguros de confiança.

Isso porque o seguro patrimonial é bem variável, com diversas coberturas, modalidades e limites e cada patrimônio requer um tratamento e uma apólice diferentes. De nada adianta contratar um seguro patrimonial que não vai atender às suas necessidades quando você mais precisar do amparo dele.

Quer conversar sobre as suas melhores possibilidades de seguro patrimonial que contemple tudo que você precisa para você proteger seus bens? Entre em contato com a Mutuus Seguros.

Aqui na Mutuus, a gente valoriza seu tempo e seu dinheiro. Nosso atendimento é rápido, eficiente e totalmente online, além de trabalharmos com as melhores taxas do mercado.

Com o amparo da Mutuus, sua apólice de seguro patrimonial funcionará de um jeito simples. Junto com um especialista, será definida a melhor modalidade para o seu patrimônio. Em caso de sinistro, você precisará apenas acionar o seguro, enviar os documentos solicitados, comprovando o acidente e, dentro de pouco tempo, receber a indenização de acordo com as cláusulas estipuladas na apólice.

Aliás, a apólice é um documento importantíssimo, o contrato do seu seguro, e é essencial que um especialista o ajude a analisá-la para que você não tenha surpresas desagradáveis.

O que você precisa é da ajuda de um especialista em seguros patrimoniais para conversar e tirar todas as suas dúvidas? Não perca mais tempo. Clique aqui para que, em poucos minutos, você tenha todas as informações de que precisa para ter um futuro mais seguro e tranquilo.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!