Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Patrimonial Porto Seguro: como ele protege sua empresa?

6min. leitura
Revisado em 23 abr 2024

O seguro patrimonial da Porto Seguro é uma das alternativas mais conhecidas do mercado, por trazer credibilidade e possibilidade de segurança aos negócios.

Por meio desta apólice, a empresa segurada tem seu patrimônio humano e físico protegido contra possíveis danos ou prejuízos financeiros.

Além da cobertura básica, é possível contar com outras cláusulas adicionais que permitem que os bens de valor do seu negócio tenham ainda mais garantias.

No entanto, mesmo sendo um serviço popular, muitos gestores podem não entender como ele funciona. Por isso, vale a pena saber mais sobre o seguro patrimonial da Porto Seguro.

Confira a seguir algumas das suas vantagens e coberturas.. 

O que é o seguro patrimonial da Porto Seguro?

O seguro patrimonial da Porto Seguro garante que os bens de uma companhia estejam protegidos contra danos ou prejuízos em função de um sinistro

Existem diversos eventos que podem ser classificados dessa forma, como: 

  • Incêndios;
  • Desastres naturais;
  • Explosões;
  • Entre outros. 

Contudo, por meio da apólice, é possível resguardar a empresa, para que, caso houver um incidente que esteja previsto em contrato, a empresa receba uma indenização, reduzindo, assim, os impactos causados.

Além disso, existem situações em que a empresa pode ter a sua continuidade ameaçada em função da extensão dos danos no patrimônio. 

Porém, ao contar com um seguro para patrimônio da Porto Seguro, o pagamento indenizatório pode cobrir os custos necessários

Dessa forma, não apenas os bens materiais e humanos estão protegidos pelo seguro, mas também as finanças da companhia. 

O seguro patrimonial Porto Seguro é destinado para quais ramos empresariais?

O seguro patrimonial da Porto Seguro destina-se para empresas de pequeno, médio e grande porte, atuantes nos segmentos de:

No entanto, a seguradora conta com algumas coberturas e serviços personalizados para algumas áreas corporativas, como: 

Cada uma das áreas citadas acima conta com coberturas especiais, para garantir maior segurança para seus negócios, evitando que incidentes prejudiquem a empresa no mercado. 

O que cobre o seguro patrimonial da Porto Seguro?

seguro patrimonial porto seguro coberturas

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), para o seguro patrimonial existe a oferta básica de cobertura, obrigatória para essa modalidade. 

No entanto, caso a empresa tenha interesse em uma cobertura mais completa, ela pode contratar cláusulas adicionais, que possibilitam manter a empresa mais protegida. 

Por isso, veja a seguir quais são as coberturas básicas e as possibilidades de contratação adicional:

Coberturas básicas

No seguro patrimonial da Porto Seguro, as coberturas básicas incluem:

  • Incêndio;
  • Explosão;
  • Implosão;
  • Fumaça;
  • Queda de aeronave.

No entanto, se o incidente iniciar fora do local segurado, haverá a cobertura por parte do seguro, como em casos de incêndios em prédios vizinhos, mas que acometem os prédios ao seu redor, por exemplo. 

Para estes casos, o seguro patrimonial da Porto Seguro também possui cobertura. Dessa forma, haverá um amparo tanto para a estrutura física, quanto para os danos causados nas mercadorias e/ou mobiliários. 

Coberturas adicionais

Enquanto isso, as coberturas adicionais, o seguro patrimonial da Porto Seguro conta com diversas proteções. Conheça as principais a seguir:

Danos elétricos

Em casos de curto-circuito, quedas de raio ou variações na energia elétrica do local segurado, o seguro cobre danos aos aparelhos e as instalações. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Roubo/furto de mercadorias

Se houver assalto à mão armada ou a empresa segurada seja arrombada, haverá cobertura para todos os itens que sofreram com a ação, como maquinários, equipamentos, mercadorias além de cobrir os danos ao patrimônio da companhia.

Responsabilidade civil empregador

Caso os colaboradores da empresa segurada sofra danos materiais ou físicos nas dependências da companhia, ou fora desde que tenha relação com o trabalho, poderá existir o pagamento de indenização, incluindo as despesas médicas, odontológicas e funerárias. 

Roubo de valores

Caso a empresa segurada sofra assalto a mão armada ou arrombamento, haverá o pagamento da indenização dos prejuízos. 

E o pagamento de 50% do valor da cobertura contratada para garantir o pagamento em mãos de portadores, em casos de remessas bancárias em trânsito, pagamentos e/ou cobranças feitas por terceiros, para situações de assaltos a mão armada. 

Desmoronamentos

Em casos em que houver o desmoronamento de muros, marquises e/ou beirais, haverá o pagamento indenizatório para os danos causados aos equipamentos, mercadorias e mobiliário no incidente. 

Além disso, há cobertura para os custos para proteger um possível desabamento e as despesas geradas pela retirada do entulho acumulado pelo desmoronamento. 

Ainda, existem outras coberturas adicionais que podem ser contratadas no seguro patrimonial da Porto Seguro, como: 

  • Bullying (danos morais);
  • Deterioração e/ou contaminação de mercadorias em ambientes de frigorífico;
  • Danos morais;
  • Delivery;
  • Despesas fixas;
  • Despesas com mudanças (em casos em que a empresa tiver sido vítima de um incidente que impossibilitou o retorno ao local);
  • Equipamentos cinematográficos;
  • Equipamentos eletrônicos;
  • Equipamentos estacionários;
  • Fidelidade empregados;
  • Home Office;
  • Jardins corporativos;
  • Lucros cessantes;
  • Responsabilidade civil (RC);
  • Alagamentos. 

Contudo, cabe a avaliação diretamente com uma corretora de seguros que atue com a Porto Seguros, como a Mutuus, que auxiliará sua empresa a escolher as melhores coberturas, de acordo com as atividades e o ramo do seu negócio. 

Serviços

O seguro patrimonial da Porto Seguro conta ainda com diversos serviços oferecidos para as empresas ao fechar a apólice, como: 

  • Segurança e vigilância;
  • Chaveiro comum;
  • Reparos hidráulicos;
  • Encanador;
  • Eletricista;
  • Reparos em ar condicionado;
  • Porteiro substituto;
  • Entre outros. 

Se a empresa estiver passando por um sinistro, é possível contar com os serviços, que estão nos planos contratados. A Porto Seguro conta com 4 pacotes de serviços: 

  • Compacto (opção gratuita);
  • Bronze;
  • Prata;
  • Ouro. 

Ao todo são mais de 20 serviços oferecidos aos segurados, em casos de incidentes. Além disso, a disponibilidade dos serviços pode sofrer variações de acordo com cada região.

Como fazer o aviso de sinistro no seguro patrimonial Porto Seguro?

aviso de sinistro seguro patrimonial porto seguro

Se ocorrer um sinistro, o passo-a-passo para acionar o seguro patrimonial da Porto Seguro é simples:

Preenchimento do aviso de sinistro

Esse é o primeiro passo que sua empresa deve tomar ao sofrer um incidente. 

A comunicação é feita de forma prática, por meio de um formulário online ou pela central de atendimento, que funciona 24 horas por dia

Envio da documentação

Para que a Porto Seguro possa analisar o sinistro, será enviado para o e-mail cadastrado da empresa segurada uma lista de todos os documentos que serão necessários para a análise. 

No entanto, a seguradora pode solicitar documentos auxiliares no decorrer do processo. 

Dessa forma, é de responsabilidade do segurado armazenar todos os documentos comprobatórios, indícios e vestígios que comprovem o ocorrido. 

Isso ajudará na indenização dos bens danificados com a ocorrência do sinistro. 

Acompanhamento da solicitação

Com todos os documentos enviados, cabe à seguradora dar andamento ao processo de análise, e aguardar até que ela entre em contato por meio de email ou telefone para seguir com o processo. 

No entanto, o acompanhamento pode ser feito diretamente por uma área especial do site.

Contrate o seguro patrimonial da Porto Seguro com a corretora Mutuus!

Depois de conhecer os benefícios e principais coberturas e serviços oferecidos no seguro patrimonial da Porto Seguro, é possível avaliar uma corretora como a Mutuus para fazer a cotação da sua empresa. 

Todo o processo é feito por meio de uma plataforma digital, que conta com um suporte exclusivo de um corretor, estando disponível para tirar suas dúvidas e oferecer a melhor cobertura de acordo com a sua necessidade. 

Conheça nossas soluções e avalie outras alternativas no mercado!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!