Se você deseja circular com veículo no território chileno, saiba que existe uma documentação indispensável: o seguro Soapex.
Embora ele seja frequentemente confundido com outras modalidades de seguros automotivos internacionais (ou até desconhecido), este é um documento válido especificamente para o Chile.
Quando viajamos para outro país, é comum termos que lidar com outro idioma, câmbio e legislação.
Por isso, antes de explorar um território estrangeiro, é fundamental estar por dentro das regras a fim de evitar constrangimentos e até cobrança de multas.
Dessa forma, já adiantamos que este não é apenas um seguro importante para a proteção de motoristas estrangeiros e possíveis terceiros envolvidos em acidentes, mas uma cobertura obrigatória no Chile.
Se você ainda não conhece o seguro Soapex, a boa notícia é que preparamos um guia completo para te ajudar a ficar por dentro das informações mais importantes dessa modalidade.
Nesse artigo, você vai entender o que é o Soapex Chile, vantagens, coberturas, como contratar e qual a diferença do seguro Carta Verde.
O que é seguro Soapex?
Soapex é a sigla utilizada para se referir ao Seguro Obrigatório de Acidentes Pessoais Causados por Veículos Motorizados para Estrangeiros.
Nada mais é do que uma apólice exigida para veículos estrangeiros que circulam no Chile, o que pode incluir diversos tipos de veículos motorizados, como carros, motos, trailers, entre outros.
Essa é uma exigência da lei da chilena, visando a proteção contra danos a terceiros que possam ser causados pelo veículo em caso de acidentes de trânsito.
A apólice deve ser contratada por veículos motorizados estrangeiros que circulam no país de forma temporária ou permanente.
O objetivo do seguro é proteger tanto o condutor do veículo como terceiros que possam ser afetados em acidentes.
Como funciona o Soapex?
O seguro Soapex funciona como uma cobertura para o condutor do veículo, passageiros e possíveis terceiros envolvidos em um acidente de trânsito.
Para entender, na prática, vamos imaginar que você, brasileiro, decide fazer uma viagem de carro para o Chile.
Para entrar no território estrangeiro, você vai precisar contratar o seguro Soapex. Caso contrário, poderá ter a entrada impedida.
Com o seguro contratado, você está protegido contra acidentes que possam acontecer durante a direção do veículo no Chile.
Se acontecer algum acidente, você e os passageiros, assim como terceiros afetados, podem receber suporte para tratar os danos.
Nesse caso, você pode acionar a seguradora e contar com as coberturas contratadas. Normalmente, o Soapex cobre situações como despesas médicas, odontológicas, invalidez parcial ou permanente, entre outras situações.
No entanto, fique tranquilo(a) que vamos explorar melhor as coberturas ao longo deste artigo.
Quem exige o seguro Soapex?
O seguro Soapex é exigido e válido apenas no Chile. Isso acontece porque, desde 6 de novembro de 2013, a legislação do país começou a exigir a contratação do seguro para veículos estrangeiros.
A exigência é prevista pela Circular n° 2.121, do Chile.
O seguro Soapex é obrigatório?
Sim, o seguro Soapex é obrigatório no Chile, sendo previsto pela legislação do país.
A lei determina que o Soapex deve ser contratado por veículos automotores estrangeiros que circulem no Chile temporária ou permanentemente.
O que acontece se não contratar?
Como o seguro é obrigatório, a não contratação pode resultar em algumas penalidades.
Em primeiro lugar, é importante saber que é possível que autoridades solicitem a apresentação da apólice na fronteira. Por isso, é fundamental ter o documento impresso ou de fácil acesso digital.
Caso seja solicitada e você não tenha contratado, é possível que seja impedido de entrar e até pague multas.
Agora, se você conseguiu entrar sem exigência de apresentar a apólice ou ela venceu antes do fim da sua estadia no país e acontecer um acidente, as autoridades podem solicitar a apresentação do seguro.
A não contração em caso de acidente, pode resultar em multas e até apreensão de veículo e carteira de motorista.
Vantagens de contratar o seguro
Contratar o seguro obrigatório Soapex possui uma série de vantagens. Veja as principais delas:
Cumprimento da lei chilena
Contratar o Soapex é obrigatório por lei para todos os veículos com placa estrangeira que ingressem no Chile. Sem esse seguro, o veículo não pode circular legalmente, e o motorista está sujeito a multas, retenção do veículo ou até impedimento de entrada no país.
Portanto, ao contratá-lo, você evita problemas legais e garante o direito de circular com tranquilidade pelo território chileno.
Cobertura para acidentes pessoais
O Soapex oferece uma proteção clara e objetiva: cobre morte, invalidez permanente (total ou parcial) e despesas médicas decorrentes de acidentes de trânsito.
A cobertura é válida para o condutor, passageiros e terceiros envolvidos no acidente, o que dá uma segurança abrangente em caso de imprevistos.
Economia com gastos médicos e hospitalares
Em caso de acidente, o Soapex ajuda a evitar custos inesperados com hospitais, clínicas, ambulâncias e medicamentos. O sistema de saúde chileno pode ser caro para estrangeiros, especialmente em situações emergenciais.
Com o Soapex, esses custos são cobertos até os limites da apólice, o que pode representar uma grande economia, além de evitar a burocracia de reembolsos internacionais ou uso de seguros com franquias elevadas.
Cobertura válida em todo o território chileno
Independente da cidade ou região onde ocorra o acidente, o Soapex garante cobertura em qualquer lugar do Chile.
Isso dá liberdade para explorar o país com seu próprio veículo, sabendo que estará protegido em caso de acidente, não importando a distância de grandes centros urbanos.
Documento exigido pelas autoridades locais
O certificado do Soapex pode ser exigido a qualquer momento pelas autoridades chilenas. Ter o documento válido em mãos evita multas, atrasos e complicações legais. Além disso, em caso de acidente, o número da apólice facilita os trâmites para atendimento médico e indenização.
Diferenças entre os seguros Carta Verde e Soapex
O seguro Soapex costuma ser confundido com outros que também são voltados para veículos em territórios estrangeiros.
Contudo, para evitar transtornos, é fundamental diferenciar o Soapex Chile do seguro Carta Verde.
Como vimos, o seguro Soapex é voltado para veículos estrangeiros que circulem pelo território do Chile. No entanto, ele só é válido nesse país, cobrindo danos causados a motoristas, passageiros e terceiros em acidentes de trânsito.
Já o seguro Carta Verde é exigido para circular em países que pertencem ao Mercosul, são eles:
- Brasil;
- Paraguai;
- Uruguai;
- Argentina.
Nesse caso, o seguro cobre danos materiais e físicos a terceiros que tenham sido atingidos pelo veículo. Portanto, trata-se de um seguro de responsabilidade civil, não protegendo motoristas e passageiros.
Além disso, é importante saber que a cobertura do seguro só é válida em território estrangeiro. Por exemplo, você, brasileiro, contrata o seguro aqui, ele é válido caso vá viajar para outros países do Mercosul.
Principais coberturas
O seguro Soapex cobre danos causados por conta de acidentes envolvendo o veículo estrangeiro no território chileno.
Todavia, cobre danos ao motorista, passageiros e terceiros que possam ser afetados.
Ou seja: danos ao veículo não estão inclusos.
Dito isso, as coberturas do seguro Soapex e os respectivos valores de indenização são:
- Morte: 300 UF;
- Incapacidade permanente total: 300 U;
- Incapacidade permanente parcial: até 200 UF a depender da gravidade;
- Despesas médicas: até 300 UF.
Os valores são determinados na Unidade de Fomento Chilena, que é uma moeda diferente do peso chileno.
Para se ter uma ideia, na cotação atual (2025), 300 UF equivalem a cerca de 65.920 reais. A partir dessa conversão, dá para dimensionar os valores de cobertura do seguro.
Principais riscos excluídos
O seguro Soapex não protege nenhum outro evento que não esteja relacionado a acidentes envolvendo o veículo.
No entanto, o veículo não está incluso, assim como outros tipos de riscos.
Por exemplo, não incluídos na cobertura do Soapex:
- danos causados ao veículo;
- danos causados a veículos ou propriedades de terceiros;
- acidentes ocorridos fora do território chileno;
- roubos e furtos;
- acidentes causados em circunstâncias de circulação indevida;
- eventos catastróficos.
Qual o valor do seguro Soapex?
Os valores do seguro Soapex podem variar um pouco de acordo com fatores como o tipo de veículo, a quantidade de dias e a política de precificação de cada seguradora.
Mas, para se ter uma noção, em viagens de até 7 dias, é possível encontrar apólices na faixa de R$ 150. Para até 15 dias, custa em média R$ 200.
Os valores são bem variados e não devem ser o único fator a ser considerado na hora da escolha do seguro. O mais importante é avaliar o custo-benefício, e não apenas o preço.
Quem faz seguro Soapex?
O seguro Soapex, por se tratar de uma cobertura específica para o Chile, é mais difícil de encontrar.
Entre as possibilidades de seguradoras, estão:
- HDI Seguros;
- Consórcio.cl.
Você também pode entrar em contato diretamente com uma corretora de seguros que opere com o seguro Soapex.
A cotação desta modalidade pode ser feita de forma completamente digital.
Como tirar o seguro Soapex?
O seguro Soapex pode ser contratado com uma corretora ou direto com a seguradora, desde que estas operem com o produto em questão.
Atualmente, é comum que se encontre opções para contratar o seguro Soapex de forma digital, o que facilita bastante o processo de aquisição do produto.
Assim, o primeiro passo é realizar uma cotação, na qual você vai informar dados como:
- tipo de veículo;
- país no qual o veículo foi registrado;
- vigência (data de início e fim da viagem);
- outros documentos do veículo.
A partir dessas informações, você consegue ter acesso aos valores e decidir se segue para o próximo passo: a contratação.
Lembrando que é importante ler as condições gerais da apólice com atenção antes de assinar e que é fundamental pagar o prêmio para que a cobertura entre em vigor.
Quais documentos são exigidos para dirigir no Chile?
Além de contratar seguro Soapex, existem outros documentos que são importantes para dirigir no Chile e manter a regularidade, são eles:
- Carteira de motorista (dentro da validade);
- RG ou passaporte válidos e em bom estado;
- Apólice do seguro Soapex;
- Documento de Veículo (CRLV).
Lembrando que os documentos devem ser originais e é sempre importante verificar se ainda estão dentro da validade.
Vigência do seguro
Assim como acontece com a maior parte dos seguros, o Soapex também não possui uma vigência padrão.
Isso quer dizer que é possível contratar o seguro para proteção durante o período de circulação previsto no Chile.
Em outras palavras, se você for ficar 7 dias, pode contratar uma apólice com vigência de 7 dias. Se for ficar 30 dias, contrata uma de 30 dias, e assim por diante.
Mas, claro, é sempre indicado consultar as políticas de cada seguradora, que podem determinar algumas regras para os períodos de vigência.
Além disso, é possível também realizar uma renovação do seguro. No entanto, se ele expirar durante a estadia no Chile, o indicado é renovar antes do fim da vigência para não correr o risco de ficar descoberto.
O que fazer em caso de sinistro?
Caso aconteça um acidente envolvendo um veículo estrageiro coberto, o primeiro passo é registrar a ocorrência na polícia local.
Com o boletim de ocorrência emitido e em mãos, o segurado deve contatar a seguradora por meio de seus canais de comunicação para notificar o acontecimento.
Para dar prosseguimento ao processo, é importante saber que a seguradora precisa confirmar a legitimidade do registro. Por isso, são solicitadas documentações que ajudem a comprovar o acidente e se ele se enquadra nas coberturas contratadas.
Com o sinistro confirmado, o segurado pode receber os valores de indenização.
Quais documentações são necessárias?
As documentações solicitadas para a confirmação de sinistro podem variar um pouco de acordo com com o ocorrido ou política da seguradora.
Por exemplo, se o acidente causou morte, é necessário enviar uma certidão de óbito. Se causou incapacidade, é fundamental enviar uma declaração médica.
Veja quais são as documentações que podem ser exigidas:
- certidão de óbito (em caso de morte);
- boletim de ocorrência;
- declaração de despesas médicas;
- receitas médicas;
- atestado de invalidez (se for o caso);
- documentos pessoais do acidentado, como certidão de nascimento e identidade.
Dúvidas frequentes
Te apresentamos as principais informações sobre o seguro Soapex, modalidade obrigatória para veículos que desejam circular no Chile.
Todavia, é possível que algumas dúvidas relacionadas ao assunto ainda existam. Veja a seguir:
Qual a diferença entre o Seguro Soapex e o Seguro Viagem?
O seguro Soapex é uma modalidade voltada especificamente para veículos que vão circular no território chileno. Ele protege contra danos causados ao motorista, passageiros ou terceiros em acidentes envolvendo o veículo segurado.
Já o seguro viagem é uma modalidade muito mais ampla. Isso porque pode ser contratado para qualquer destino nacional ou internacional e não apenas no Chile, como o Soapex, e protege contra uma série de riscos associados à viagem.
Uma cobertura básica do seguro viagem costuma incluir despesas médicas, mas é possível incluir coberturas para extravio de bagagem, atrasos de voos, cancelamento, etc.
Dá para fazer seguro Soapex online?
Sim, é possível fazer seguro Soapex online e essa é a forma mais rápida e prática de se organizar e garantir a proteção durante a circulação no Chile.
O processo de contratação pode ser feito inteiramente online, desde a cotação até a contratação.
Também é possível acionar a seguradora de forma online caso um ocorra um sinistro, recebendo suporte mesmo à distância.
O que fazer se a vigência acabar durante a viagem?
Se a vigência do seguro Soapex acabar antes da viagem, é fundamental fazer a renovação o quanto anos.
Esse processo de renovação não é automático, sendo necessário entrar em contato com a seguradora.
Como é perigoso ficar sem a proteção, o ideal é que você entre em contato para fazer a renovação antes da vigência vencer de fato.
Posso usar o Seguro Soapex na Argentina?
Não, não é possível usar o seguro Soapex na Argentina. Isso acontece porque o Soapex é um seguro exigido especificamente pela lei chilena e válido apenas no território do país.
Portanto, se você contratar o seguro Soapex e entrar na Argentina, este não terá validade caso ocorra um sinistro.
O que é obrigatório na Argentina é o seguro Carta Verde, que deve ser contratado para entrar em países do Mercosul, protegendo contra danos materiais e corporais causados a terceiros em acidentes de trânsito.
Além disso, em 2025, a Argentina também passou a exigir a contratação do seguro viagem com coberturas de despesas médicas.
O Seguro Soapex pode ser usado para proteger veículos de terceiros?
Não, o seguro Soapex não protege veículos de terceiros. A modalidade não é voltada para esse tipo de cobertura. Portanto, não cobre nem o veículo do proprietário nem o de terceiros.
O que acontece é a cobertura de danos pessoais em acidentes causados por um veículo estrangeiro segurado.
Seguro Soapex: Considerações Finais
O seguro Soapex é uma modalidade obrigatória no Chile, pensando em proteger motoristas, passageiros e terceiros que possam sofrer danos por conta de acidentes de trânsito.
Para quem viaja para territórios estrangeiros ficar por dentro da legislação e de toda a burocracia envolvida pode ser um desafio e tanto.
É por isso que muita gente viaja sem saber os seguros que precisa contratar, estando sujeito a multas e danos causados a si e a terceiros.
Para evitar dor de cabeça em viagens de carro para o Chile, é fundamental entender tudo sobre o seguro Soapex.
Neste guia, você conheceu a modalidade e sua diferença para outros seguros voltados para viagens internacionais.
Quer entender mais sobre os seguros obrigatórios? Clique no botão abaixo, faça a sua simulação e converse com um de nossos especialistas:
Ficou com alguma dúvida?