Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Como funciona o Seguro Fiança Porto Seguro? Tudo sobre! 

8min. leitura
Revisado em 16 jan 2024

Ao alugar um imóvel, é preciso apresentar uma forma de garantia ao pagamento dos aluguéis. Assim, a lei determina que diversas modalidades podem ser utilizadas para isso. Uma delas é o seguro fiança oferecido por seguradoras, como o seguro fiança Porto Seguro.

Nesse cenário, você precisa conhecer melhor sobre ele, já que essa modalidade de garantia pode ser muito interessante para os contratos de aluguel, por isso é preciso entender todos os seus aspectos para avaliar essa contratação.

Quer saber mais sobre ele? Neste conteúdo você aprenderá o que é o seguro fiança, como ele funciona na Porto Seguro e suas principais vantagens. 

Confira!

Como funciona a lei do inquilinato?

Como funciona a lei do inquilinato? Na imagem, inquilino recebendo chaves do imóvel que conseguiu alugar ao entender como funciona o seguro fiança Porto Seguro e contratá-lo.

Para entender o que é um seguro fiança e como funciona o seguro fiança Porto Seguro, primeiro, é importante considerar a lei do inquilinato e as garantias locatícias. A Lei n.º 8.245 de 1991 dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e todos os procedimentos relacionados ao assunto.

Ela é a principal lei sobre aluguéis no Brasil e elenca regras que devem ser seguidas nos contratos e pelo Poder Judiciário. Dessa forma, é preciso cumpri-las para que as cláusulas não sejam invalidadas em momento posterior.

A lei do inquilinato possui uma seção especialmente para falar sobre as garantias locatícias. Elas são maneiras de precaver o proprietário da falta de pagamento dos aluguéis e outros encargos por parte dos inquilinos.

Quem escolhe qual é a garantia que será utilizada no contrato é o locador, que pode exigir a apresentação delas. Vale ressaltar que a lei proíbe expressamente que mais de uma garantia seja exigida.

Conforme o artigo 37, as garantias que podem ser exigidas pelo locador são:

  • caução: consiste em um depósito em dinheiro em uma conta vinculada ao contrato de aluguel. Dessa maneira, esse valor poderá ser utilizado caso haja uma inadimplência por parte do inquilino durante a contratação;

  • fiança: é uma garantia pessoal. É nomeado um fiador que ficará responsável pelo pagamento dos valores em atraso caso seja necessário. Ele também fará parte do contrato e deverá comprovar que tem condições para esse pagamento;

  • cessão fiduciária de cotas de fundos de investimento: essa garantia dá direito ao locador de obter a transferência de cotas de fundos de investimento fechados que estão em nome do inquilino;

  • seguro fiança: você entenderá mais sobre ele a seguir.

O que é seguro fiança?

Como vimos, o seguro fiança é uma modalidade de garantia locatícia elencado na lei do inquilinato. Portanto, sua contratação é aceita legalmente e servirá para garantir o pagamento dos aluguéis e outros encargos em caso de problemas.

Essa garantia é contratada por meio de uma corretora de seguros, que intermedia a relação do contratante com a seguradora. Como a dinâmica é conhecida em diversas modalidades, você pode pensar no seguro fiança como um seguro de automóveis.

Quando se contrata um seguro veicular, o contratante paga um prêmio, que é a remuneração da seguradora pelos serviços prestados. Depois, a seguradora emite uma apólice — o documento oficial confirmando o seguro e elencando todas as regras sobre o assunto.

Com isso, caso aconteçam os sinistros cobertos com o veículo segurado, os custos serão assumidos pela seguradora, de acordo com as coberturas contratadas. Ou seja, ela indenizará o segurado para arcar com os custos do conserto ou dos serviços necessários. Isso é vital para entender no tópico a seguir como funciona o seguro fiança Porto Seguro.

Isso porque o seguro fiança ocorre da mesma maneira. O tomador pagará o prêmio e a seguradora ficará responsável por indenizar o locador do imóvel em caso de inadimplência. Logo, o pagamento estará garantido para ele.

O valor do prêmio dependerá de diversas variáveis, como o custo do aluguel, encargos, tempo de contrato, entre outras. Assim, é possível encontrar apólices com valores e coberturas adicionais variadas.

Como funciona o seguro fiança Porto Seguro?

Como funciona o seguro fiança Porto Seguro? Na imagem, logo da Porto Seguro e um martelo de justiça em alusão a assinatura do contrato do seguro.

A Porto Seguro é uma das maiores e mais conhecidas seguradoras do Brasil. Ela conta com produtos para veículos, imóveis, pessoas e empresas, tendo uma grande variedade de opções e maneiras de contratação.

Assim, o primeiro aspecto para entender como funciona o seguro fiança Porto Seguro, também conhecido como seguro aluguel, é que ele fornece a garantia em contratos de locação em imóveis residenciais ou comerciais. Por isso, pode ser contratado por empresas e pessoas físicas.

O contrato, como todo seguro, envolve três partes: o tomador, a seguradora e o segurado (que pode se confundir com o tomador). O primeiro é a pessoa que contrata o seguro, que, no caso do aluguel, é o inquilino.

É ele o responsável por pagar o prêmio e apresentar a garantia. A seguradora, como você já viu, é a Porto Seguro. É ela que oferece os serviços da garantia, apresenta as coberturas do contrato e paga a indenização caso necessário.

Por fim, o segurado é a pessoa que, efetivamente, receberá a indenização em caso de acionamento do seguro. Na situação do aluguel, o segurado é o locador do imóvel — que é o credor dos aluguéis.

Caso ocorra a inadimplência do tomador durante o contrato de aluguel, o locador entra em contato com a corretora de seguros para iniciar o procedimento de indenização. Ele também deve entrar com uma ação de despejo — um processo judicial elencado na lei do inquilinato.

Depois de comprovar a propositura da ação de despejo, a Porto Seguro indenizará o locador em até 30 dias. A cobertura pode envolver diversos pagamentos, de acordo com a modalidade do seguro.

Tipos de seguro fiança Porto Seguro

Como abordado anteriormente, o seguro fiança Porto Seguro garante que o dono do imóvel receba o pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino. Nesse sentido, esse produto pode ser contratado em dois cenários diferentes. Confira-os a seguir.

  • Seguro fiança Porto Seguro residencial: como sugere a expressão, é voltado para pessoas físicas que querem alugar um imóvel residencial, mas que, para conseguir isso, precisam apresentar uma garantia ao dono do imóvel por meio deste seguro.

  • Seguro fiança Porto Seguro empresarial: por outro lado, esse produto é voltado para pessoas jurídicas que querem alugar um imóvel comercial pelos mesmos motivos mencionados acima.

O que cobre o seguro fiança Porto Seguro: conheça as modalidades

Você acabou de ver que a Porto Seguro oferece diferentes modalidades de seguro fiança, que variam conforme as coberturas contratadas. A seguradora pode alterar os seus planos e serviços com o tempo, porém, para entender como funciona o seguro fiança Porto Seguro e o que cobre, conheça melhor as modalidades:

Seguro aluguel básico

O seguro aluguel básico fornece uma garantia de locação simplificada e com coberturas básicas e adicionais. Então há indenização para aluguel, IPTU e condomínio, além de outros serviços interessantes para os tomadores.

As coberturas básicas do seguro fiança Porto Seguro são:

  • aluguel e multa de mora em até 30 vezes o valor do aluguel;
  • taxas de condomínio e IPTU em até 30 vezes a verba declarada;
  • danos causados ao imóvel em até 6x o valor do aluguel.

Já as coberturas adicionais, que são contratadas facultativamente, podem ser:

  • pinturas internas e externas em até 3x o valor do aluguel;
  • pagamento da multa por rescisão em até 3x o valor do aluguel;
  • pagamento de taxa de gás em até 6x o valor declarado;
  • pagamento de taxas de água e luz em até 6x o valor declarado.

Seguro aluguel universitário

Outro ponto relevante sobre como funciona o seguro fiança Porto Seguro diz respeito ao seguro aluguel universitário, que é destinado aos estudantes que estão na faculdade e se mudaram recentemente. Ele tem coberturas mais básicas, mas há diferenciais no valor do prêmio e a possibilidade de contratação em nome dos pais.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Nessa modalidade, a cobertura básica cobre somente o pagamento do aluguel e a multa de mora em até 30x o valor da mensalidade. Já as coberturas adicionais englobam aquelas do seguro aluguel anterior, com os mesmos valores. 

Nos dois tipos de seguro vistos aqui também há possibilidade de conseguir descontos em transportadoras para fazer a mudança e o parcelamento do valor do aluguel. 

O que não cobre o seguro fiança Porto Seguro?

Como visto, o que cobre ou não cobre o seguro fiança Porto Seguro depende da modalidade de cobertura contratada. Sendo assim, desde que as coberturas adicionais não tenham sido contratadas, este seguro não cobre os prejuízos causados por:

  • Encargos legais, aqueles que o inquilino tem de pagar ao locador, como IPTU e condomínio;

  • Danos ao imóvel provocados pelo garantido: danos causados pelo inquilino, como danos estruturais e danos causados por incêndio;

  • Multas rescisórias: multas que o inquilino tem de pagar ao locador se houver quebra de contrato antecipada;

  • Pintura interna e externa do imóvel: não há cobertura de pintura do imóvel, seja interna ou externa, ainda que tenha sido o inquilino o causador dos danos;

  • Fundo promocional (cobertura exclusiva para shopping center): não cobre o fundo promocional, ou seja, o valor que o inquilino paga ao locador para garantir o cumprimento das obrigações contratuais;

  • Reparo emergencial: não cobre o reparo feito para evitar danos maiores ao imóvel.

Quais são os benefícios do seguro fiança?

Quais são os benefícios do seguro fiança? Na imagem, martelo de justiça sobre uma apólice do seguro fiança Porto Seguro em alusão à certeza de ter todas as coberturas contratadas.

Agora que você já conhece como funciona o seguro fiança Porto Seguro e suas coberturas, é preciso entender quais são as vantagens dessa modalidade de garantia. Veja as principais:

Facilidade na contratação

A primeira vantagem em todas as modalidades do seguro fiança é a facilidade para contratação. A corretora de seguros fará toda a intermediação, cotação, adequação das suas necessidades e começará o procedimento.

Com a Mutuus, por exemplo, tudo isso é feito de forma online e sem burocracia. Você só precisa enviar os documentos necessários. Assim, é muito vantajoso não ser preciso encontrar fiadores ou fazer o depósito caução.

Afinal, o uso do fiador demanda diversos procedimentos. Primeiro é preciso encontrar alguém de confiança e que aceite ficar responsável pelos pagamentos. Ademais, ele precisa comprovar renda e, muitas vezes, ter imóvel quitado em seu nome.

Redução de custos

O seguro fiança também pode trazer redução de custos para o seu aluguel. O valor do prêmio deste seguro varia conforme as coberturas e serviços, mas ele costuma ser mais barato do que o pagamento de um depósito caução.

Ainda, como você viu, a garantia é de até 30 vezes o valor do aluguel, o que não será coberto pela caução. Ou seja, se houver inadimplência sem seguro, provavelmente o inquilino sofrerá uma execução judicial para pagar os valores restantes.

Coberturas e serviços adicionais

Além dessas vantagens, o seguro fiança também pode trazer garantias adicionais para os segurados. Desse modo, haverá mais segurança em relação ao pagamento de todos os encargos da locação.

Qual a diferença entre seguro fiança e título de capitalização?

Assim como o seguro fiança Porto Seguro, o título de capitalização (também da Porto Seguro) serve para o mesmo fim: em caso de inadimplência do inquilino, assegurar o pagamento de aluguel e de outros encargos para o proprietário do imóvel. E é justamente por conta disso que surge a dúvida: o título de capitalização substitui o seguro fiança?

A resposta é: sim, substitui. No entanto, é vital compreender que os dois têm diferenças bem claras em seu funcionamento. Ao contrário do seguro fiança, o título de capitalização funciona como uma poupança.

Em outras palavras, o inquilino contrata esse produto e faz depósitos mensais, dessa forma, em caso de inadimplência, basta que o dono do imóvel solicite o resgate deste título para quitar a dívida em questão.

Algumas vantagens do título de capitalização são: o inquilino pode resgatar o valor pago quando o contrato acabar, o valor do título é menor que o valor do seguro fiança e, para contratar, não é preciso aprovação da seguradora. Porém, há desvantagens: o título não cobre danos ao imóvel e o inquilino precisa de capital disponível para os depósitos mensais.

Dúvidas frequentes sobre o seguro fiança Porto Seguro

Para entender ainda mais como funciona o seguro fiança Porto Seguro, listamos algumas das dúvidas mais recorrentes envolvendo o tema. Confira-as a seguir.

Quem tem que pagar o seguro fiança?

É o inquilino quem tem que pagar o seguro fiança, como citado em tópicos anteriores. Isso acontece porque esse seguro é uma forma de o locador estar protegido em caso de alguma inadimplência do inquilino que alugou o imóvel.

Seguro Fiança Porto Seguro cobre pintura?

Sim, o seguro fiança Porto Seguro cobre pintura, desde que o inquilino tenha contratado essa cobertura. Afinal, ela não está nas coberturas básicas, mas sim nas coberturas adicionais.

Como funciona o seguro fiança Porto Seguro em caso de quebra de contrato?

Se o inquilino quebrar o contrato do seguro fiança, a Porto Seguro pagará para o locador o aluguel atrasado, bem como outros custos relativos à quebra do contrato. Para o caso do aluguel, o locador terá de apresentar o comprovante de inadimplência do aluguel à seguradora.

O que acontece se o inquilino parar de pagar o seguro fiança Porto Seguro?

Se o inquilino deixar de pagar o seguro fiança aluguel da Porto Seguro, ela dará um prazo de 20 dias para que esse débito seja regularizado. Se isso não acontecer, a seguradora cancelará o contrato. Quando isso ocorrer, o locador ou imobiliária passa a ter o direito de solicitar que o inquilino desocupe o imóvel.

Quanto custa seguro fiança por mês?

Não existe uma resposta definitiva para isso, uma vez que o valor do seguro fiança pode ser maior ou menor a depender de alguns aspectos, como o preço que o inquilino paga de aluguel e as coberturas que ele contrata. Por isso, para ter mais clareza deste valor, simule rapidamente um seguro fiança locatícia com a Mutuus agora mesmo, é só clicar aqui.

Qual é o valor cobrado para fazer seguro fiança Porto Seguro?

De forma geral, o valor do prêmio do seguro fiança aluguel da Porta Seguro equivale a uma ou duas vezes o preço pago de aluguel. No entanto, como regra geral, deve-se destacar que esse prêmio varia de acordo com alguns fatores, como as coberturas escolhidas, o perfil do inquilino e, claro, o valor do aluguel.

Como é cobrado o seguro fiança?

O seguro fiança é cobrado de forma mensal, dessa forma, enquanto o seguro valer (vigência), o inquilino tem de pagar o prêmio na data estabelecida para que continue com os riscos cobertos. Esse pagamento também pode ser feito à vista. De toda forma, independentemente do cenário, isso pode ser realizado de algumas maneiras, como por meio de boleto bancário e débito automático.

Quais as desvantagens do seguro fiança?

Uma das desvantagens que o seguro fiança possui envolve o valor do prêmio, já que, mesmo não acontecendo nenhum sinistro ao longo de toda a duração do seguro, não pode ser devolvido para o inquilino. Em outras palavras, não é reembolsável. Outro ponto negativo é que, a depender do cenário, o valor do seguro fiança pode sair bem alto.

Quais são as alternativas ao seguro fiança Porto Seguro?

Além do seguro fiança Porto Seguro, existem outras duas alternativas relacionadas ao aluguel de imóveis. A primeira delas diz respeito ao título de capitalização, que, como abordado anteriormente, traz uma série de benefícios, já que não exige que haja um fiador e muito menos uma análise de crédito.

A segunda alternativa, que não é da Porto Seguro, mas também se trata de uma modalidade de garantia locatícia, é o seguro fiança da Credpago. Aqui, o inquilino paga todo mês determinada taxa para a empresa Credpago, que, em caso de inadimplência do inquilino, garantirá o pagamento do aluguel e encargos do imóveis ao proprietário.

Portanto, além do seguro fiança Porto Seguro, que já traz um conjunto de coberturas e vantagens, vale a pena conhecer em detalhes a respeito dessas outras duas possibilidades de garantia locatícia para conseguir alugar imóveis. Isso tornará mais fácil a identificação da opção mais adequada para o seu caso.

Como contratar seguro fiança Porto Seguro?

Conseguiu entender como funciona o seguro fiança Porto Seguro e suas coberturas? Como você viu, esse serviço pode trazer muitas facilidades para a sua garantia locatícia. Então considere a alternativa para ter mais segurança.

Quer contar com uma corretora de seguros séria e competente para intermediar essa contratação? Conheça os serviços da Mutuus!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (30)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. N

    Boa noite! Muito interessante, sou proprietária, e locadora …eu li , como funciona, mas, e na prática ? Quais seriam os custos que o inquilino ou tomador teria ? E quais sérias os gastos que a LOCADORA ou segurada teria ? Quais são os documentos que são pedidos ao inquilino (tomador) ? E a vistoria no imóvel…será feita por quem ?

    Esconder Respostas
    1. CF

      Olá, Neide! O custo do seguro é para o inquilino do imóvel, geralmente o valor é semelhante a um mês do aluguel. Os documentos necessários são os básicos de identificação + dados do imóvel. E para a vistoria depende do que é combinado na contrataçao do seguro.

      Esconder Respostas
      1. MA

        Tenho um contrato feito pela Porto seguro seguro fiança porém o escritório que contratei fechou dono faleceu e o filho dono me deixo sem respaldo devo procurar seguradora preciso sair do imóvel quando fizer 12 meses

        Esconder Respostas
      2. AB

        Se você tem um contrato de seguro fiança locatícia feito pela Porto Seguro, mas enfrenta dificuldades devido ao fechamento do escritório que intermediou o contrato, sua melhor opção é, de fato, entrar em contato diretamente com a Porto Seguro. Aqui estão algumas etapas e considerações importantes:

        Contato com a Seguradora: Entre em contato diretamente com a Porto Seguro. Eles são responsáveis por honrar os termos do contrato de seguro fiança, independentemente do status do intermediário (o escritório que fechou). A Porto Seguro tem canais de atendimento ao cliente, incluindo telefone, e-mail e, muitas vezes, atendimento online.

        Informações do Contrato: Tenha em mãos todas as informações do seu contrato de seguro fiança, incluindo número da apólice, datas e quaisquer documentos relevantes. Isso facilitará a assistência por parte da seguradora.

        Explicação da Situação: Explique sua situação para a seguradora, incluindo o fechamento do escritório que intermediou o contrato e qualquer outro detalhe relevante.

        Discussão Sobre o Fim do Contrato: Se você pretende sair do imóvel ao término dos 12 meses de contrato, discuta isso com a Porto Seguro. Eles poderão informar sobre os procedimentos corretos para o encerramento do seguro fiança e quaisquer ações que você deve tomar.

        Direitos e Obrigações: Informe-se sobre seus direitos e obrigações sob o contrato de seguro fiança. Isso inclui entender o que acontece ao final do contrato, se há renovação automática, como proceder em caso de desocupação do imóvel, entre outros pontos.

        Documentação de Suporte: Se necessário, peça suporte documental ou orientação sobre como proceder com relação ao contrato de locação e ao seguro fiança, especialmente se houver questões pendentes devido ao fechamento do escritório.

        Comunicação com o Proprietário do Imóvel: É importante também manter uma comunicação clara com o proprietário do imóvel sobre suas intenções e as questões relacionadas ao seguro fiança. Informe ao proprietário sobre a situação com a intermediária e quaisquer passos que você está tomando em conjunto com a seguradora.

        Registros de Comunicação: Mantenha um registro de todas as comunicações feitas com a seguradora e com o proprietário do imóvel. Isso pode ser útil para referência futura, especialmente se surgirem disputas ou mal-entendidos.

        Planejamento Antecipado: Se você pretende sair do imóvel após os 12 meses, comece a planejar com antecedência. Verifique quais são as exigências contratuais para a desocupação do imóvel e quaisquer notificações ou procedimentos necessários.

        Lembrando que a seguradora é a parte responsável pela gestão do seu seguro fiança locatícia, e qualquer alteração ou questionamento relacionado ao seu contrato deve ser tratado diretamente com ela, independentemente do status do intermediário.

  2. AJ

    Bom dia gostaria de tirar uma duvida estou fazendo um emprestimo pela finanzero e me pediram um seguro fianca esse segurobde vcs e so pra aluguel.pelo que estou vendo nao tem nada haver com emprestimo ne

    Esconder Respostas
    1. CF

      Olá, Adair! Exatamente, o seguro fiança não é utilizado para empréstimos.

  3. C

    Tenho duas dúvidas:
    E como é feita a análise de crédito do inquilino?
    E o inquilino é ressarcido no final se não tiver qualquer ônus no contrato?

    Esconder Respostas
    1. CF

      Boa tarde, Cristina! A análise é feita via CPF, com consulta, principalmente de score no SERASA. O valor pago em prêmio pelo inquilino, não é devolvido no final do contrato, mesmo que não tenha ocorrido sinistro.

  4. R

    Boa noite no meu caso sou inquilina. Visto que atrasei meu aluguel por 2 meses e não tenho cartão de crédito pra parcelar. Como ficaria? Se for acionado despejo quanto tempo tenho pra sair do imóvel. Visto que não há negociação por meio de boletos.

    Esconder Respostas
    1. CF

      Olá, Rosimeri. A forma de pagamento deve ser combinada com o proprietário do imóvel. Em relação ao prazo para despejo, o inquilino tem 30 dias após a sentença para desocupar o imóvel.

  5. AC

    Eu fui tentar alugar uma loja e falaram que só com o seguro fiança Porto, mas cobram 4 meses de alguém e taxas. Estou fazendo uma pesquisa sobre o seguro fiança e todo mundo fala que é 1 mês de aluguel. Isso muda quando se trata de imóvel comercial? Pq no meu caso é uma loja, estou confusa.

    Esconder Respostas
  6. E

    Olá, bom dia, estou querendo alugar um imóvel no valor de 1.000,00 e me pediram para fazer um seguro fiança, eu quero saber qual o valor que tenho que pagar por mês para fazer o seguro?

    Esconder Respostas
  7. AS

    Havendo necessidade de uma ação de despejo, a seguradora fica responsável por essa ação?

    Esconder Respostas
    1. CF

      Boa tarde, Alciléa! Sim. Em caso de ação de despejo, a responsável é a seguradora.

  8. SB

    O valor do seguro fiança se estima num aluguel de um mês de locação.
    Por quanto tempo de locação está taxa fica neste valor?

    Esconder Respostas
    1. CF

      Olá, Stephan! O valor do seguro fiança é válido durante o tempo de vigência do contrato de aluguel.

  9. RR

    Olá estou de olho em um ponto comercial o valor do alinhar e de 5.000,00. Qual valor eu pagaria pelo seguro fiança??

    Esconder Respostas
    1. AB

      O valor do seguro fiança comercial pode variar significativamente com base em diversos fatores, incluindo o valor do aluguel, a localização do ponto comercial, o tipo de negócio, o perfil financeiro do locatário e a política da seguradora. Não existe uma fórmula única para calcular o prêmio do seguro fiança, pois cada situação é única.

      Geralmente, o custo do seguro fiança comercial é uma porcentagem do valor do aluguel mensal. Essa porcentagem pode variar de seguradora para seguradora, mas costuma ficar entre 1 e 3 meses de aluguel.

      Para obter uma estimativa precisa do valor do seguro fiança para o ponto comercial que você está considerando, é recomendável entrar em contato diretamente com várias seguradoras ou corretores de seguros e solicitar cotações específicas. Eles levarão em consideração todos os fatores relevantes para determinar o prêmio do seguro fiança com base na sua situação.

      Lembre-se de que o seguro fiança é uma despesa adicional ao valor do aluguel, e o custo pode variar consideravelmente. Portanto, é aconselhável comparar as ofertas de diferentes seguradoras para encontrar a opção mais adequada ao seu orçamento e necessidades.

  10. A

    Olá. Preciso tirar uma dúvida. Suponhamos que eu tenha contratado o seguro fiança. Daí paguei certinho por 1 ano. Vou entregar o imóvel e não faço a pintura. Esse seguro cobre a pintura do local? Se tiver quebrado um vidro por exemplo eles repõe.? Porque não tem sentido pagar um seguro que não vai devolver o dinheiro depois, e não vai cobrir os ajustes da casa após finalizar contrato.

    Esconder Respostas
    1. AB

      Sim, em alguns casos, o contrato de locação pode incluir cláusulas que estabelecem a obrigação do locatário de realizar a pintura do imóvel como parte das condições de devolução do mesmo. Se o locatário não cumprir essa cláusula e o contrato de locação incluir uma disposição que permita o acionamento do seguro fiança para indenizar o proprietário do imóvel, a seguradora pode ser acionada para cobrir os danos financeiros causados pela não realização da pintura.

      No entanto, é importante observar que, mesmo quando o seguro fiança é acionado para indenizar o proprietário, a seguradora geralmente buscará o ressarcimento posteriormente do locatário que não cumpriu as obrigações contratuais, como a pintura. Isso significa que o locatário pode ser responsável por reembolsar a seguradora pelos custos incorridos.

      Portanto, é crucial para ambas as partes, locador e locatário, entenderem completamente as cláusulas do contrato de locação, incluindo aquelas relacionadas à manutenção e à pintura do imóvel. Em caso de dúvidas ou preocupações, é recomendável buscar orientação legal ou consultar um especialista em direito imobiliário para garantir que todas as disposições contratuais sejam compreendidas e cumpridas de acordo com o contrato.

  11. RB

    Posso sair antes do termino do contrato sem me gerar despesas ou multas? Pois tenho seguro fianca. E preciso pagar taxa de incêndio quando tenho seguro fiança?

    Esconder Respostas
    1. AB

      A possibilidade de sair antes do término do contrato de aluguel sem gerar despesas ou multas depende das cláusulas específicas do seu contrato de locação e das políticas da seguradora que emitiu o seu seguro residencial com cobertura de incêndio. Geralmente, as regras variam, mas aqui estão algumas diretrizes gerais:

      Cláusulas de Quebra de Contrato: Inicialmente, é essencial revisar detalhadamente o seu contrato de locação para compreender as cláusulas relacionadas à quebra de contrato. Muitos contratos de aluguel incluem penalidades ou multas em caso de rescisão antecipada. O seguro residencial com cobertura de incêndio geralmente não interfere nessas cláusulas.

      Seguro Residencial com Cobertura de Incêndio: A cobertura de incêndio do seu seguro residencial se concentra em proteger seu imóvel contra danos causados por incêndios. Ele não está diretamente ligado às cláusulas de quebra de contrato ou a possíveis multas decorrentes de rescisão antecipada do contrato de aluguel.

      Comunique-se com o Proprietário/Imobiliária: Se você deseja encerrar o contrato antes do término, é altamente recomendável comunicar sua intenção ao proprietário ou à imobiliária o mais cedo possível. Em alguns casos, eles podem estar dispostos a negociar uma saída sem a aplicação de multas, especialmente se você conseguir encontrar um substituto para assumir o aluguel.

  12. A

    Boa noite, quero alugar um imóvel residencial, e só aceitam seguro fiança e fiador, queria saber se vcs fazem seguro fiança para pessoa física ou só para jurídica?

    Esconder Respostas
    1. AB

      Olá Andyara. A Mutuus opera apenas com seguros para empresas!

  13. LC

    boa tarde
    estou alugando uma casa no valor de 1.350,00 porém me pediram este seguro fiança mais o valor 30 meses de 189.90 achei muito seria este valor mesmo ?

    Esconder Respostas
    1. AB

      O valor do seguro fiança pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o valor do aluguel, a localização do imóvel, o perfil do locatário e a seguradora escolhida. O que você mencionou, um valor de 30 meses de R$ 189,90, totalizando R$ 5.697,00, parece ser um prêmio de seguro fiança alto, especialmente em relação ao valor do aluguel de R$ 1.350,00.

      Aqui estão algumas considerações:

      Localização e Mercado: O mercado imobiliário e os preços dos seguros fiança podem variar significativamente dependendo da localização. Em áreas com maior demanda por aluguéis, os prêmios de seguro fiança podem ser mais elevados.

      Perfil do Locatário: Algumas seguradoras consideram o perfil do locatário ao calcular o prêmio de seguro. Se você tiver um histórico de crédito ruim ou outros fatores de risco, isso pode aumentar o custo do seguro fiança.

      Seguradora Escolhida: Diferentes seguradoras têm políticas de preços diferentes. É sempre uma boa ideia solicitar cotações de várias seguradoras para comparar os preços e os termos do seguro fiança.

      Negociar com o Proprietário: Se o valor do seguro fiança parece muito alto em relação ao aluguel, você pode tentar negociar com o proprietário ou a imobiliária para explorar alternativas, como um depósito caução ou outras formas de garantia locatícia que podem ser mais econômicas.

      Leia o Contrato de Seguro Fiança: Certifique-se de ler atentamente o contrato de seguro fiança para entender todos os termos, condições e o que exatamente está coberto pelo seguro. Pergunte à seguradora sobre quaisquer dúvidas ou preocupações que você possa ter.

      Consulte um Especialista: Se você achar que o custo do seguro fiança ainda é excessivamente alto após explorar todas as opções, pode ser útil consultar um corretor de seguros ou um especialista em direito imobiliário para obter orientação.

      Em resumo, o valor do seguro fiança pode variar, e pode ser útil explorar alternativas e negociar com o proprietário ou a imobiliária se você considerar o valor muito alto em relação ao aluguel. Certifique-se de entender completamente os termos do seguro antes de tomar uma decisão.

  14. Y

    A cobrança do seguro fiança é feita em débito em conta ou cartão de crédito?

    Esconder Respostas
    1. AB

      O seguro fiança da Porto Seguro é uma solução conveniente para quem precisa de uma garantia locatícia, e a seguradora oferece várias opções de pagamento para se adaptar às diferentes necessidades financeiras de seus clientes. Entre essas opções, estão o pagamento via boleto bancário, que permite ao segurado efetuar o pagamento em bancos, casas lotéricas ou pela internet, oferecendo flexibilidade e praticidade. A opção de pagamento por cartão de crédito também está disponível, o que pode ser particularmente útil para quem prefere parcelar o valor do prêmio e assim distribuir o custo ao longo do tempo. Além disso, para aqueles que valorizam a comodidade e não querem correr o risco de esquecer de realizar o pagamento, a Porto Seguro oferece a possibilidade de débito direto em conta corrente, garantindo que o pagamento seja feito automaticamente na data de vencimento.

      Ao escolher o seguro fiança da Porto Seguro, é importante considerar qual dessas opções de pagamento melhor se adequa ao seu orçamento e estilo de vida, levando em conta a facilidade e a conveniência de cada método. A Porto Seguro e os corretores autorizados estão disponíveis para fornecer todas as informações necessárias, ajudando os clientes a fazerem uma escolha informada com base nas condições de pagamento, possíveis taxas de juros para parcelamento no cartão de crédito e prazos para o pagamento via boleto. Assim, você pode garantir que a sua escolha não apenas atenda às suas necessidades como inquilino, mas também se ajuste de forma harmoniosa ao seu planejamento financeiro.

Continue aprendendo
com os melhores

Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!