Conteúdo verificado

Conheça as 6 melhores soluções em aplicativos de frete e descubra as vantagens em utilizar

4 min. leitura
Revisado em 26 set 2023

A tecnologia é uma aliada fundamental na rotina de trabalho das transportadoras de carga e dos motoristas autônomos. Presente desde a segurança do veículo até a organização da rota a ser realizada em cada viagem, ela busca trazer soluções importantes para o ramo, como os aplicativos de fretes.

Hoje, em poucos cliques e utilizando apenas um smarthphone, conseguimos avançar e conseguir novas oportunidades em negócios.

Assim, os apps de frete também têm se destacado como ferramentas centrais para auxiliar os interessados que atuam com o transporte de cargas. A utilização desses softwares pode trazer diversos ganhos em oportunidade e agilidade, além de ser um requisito para se manter atualizado.

Quer conhecer as vantagens de utilizar aplicativos de frete e as 5 melhores alternativas disponíveis para motoristas e transportadoras? Então, confira o conteúdo a seguir!

Quais os 6 melhores aplicativos de frete?

Agora que você já sabe quais são os benefícios dos aplicativos de fretes, chegou a hora de conhecer as melhores opções disponíveis no mercado e os seus recursos!

A seguir, conheça os 5 melhores aplicativos de frete e as suas funções. Continue acompanhando!

1. TruckPad

O TruckPad é um aplicativo de frete gratuito e sem intermediários, que funciona como um classificado para motoristas e transportadoras ou embarcadores. Disponível para os sistemas Android e iOS, ele disponibiliza uma maneira simples e intuitiva de oferecer e conseguir viagens.

Com ele, a empresa consegue lançar uma oferta de carga, mostrando a quilometragem entre a origem e o destino do transporte. Também já estará publicado o valor pago por esse frete, para facilitar a contratação.

Os motoristas se cadastram no app de frete e fornecem alguns dados importantes, como estados em que atuam, tipo de veículo, quilometragem que desejam realizar, etc. Assim, o próprio sistema seleciona as ofertas que serão visualizadas.

Como não há intermediário, tanto o pagamento quanto o serviço devem ser combinados entre as partes. Dessa maneira, é possível negociar valores, pedir garantias e fazer avaliações ao final, atestando a credibilidade da outra parte.

2. BuscaCargas

O BuscaCargas é um aplicativo de frete muito parecido com o TruckPad, mas com um funcionamento que tem diferenças importantes. Primeiro, ele está disponível também para PC, ou seja, não é preciso acessá-lo somente pelo smartphone. Isso pode facilitar o controle das empresas.

Este app de frete é gratuito e abrange todo o território nacional. Dessa forma, consegue integrar transportadores, embarcadores e motoristas de forma eficiente. Da mesma maneira que o anterior, basta fazer o cadastro da empresa ou do motorista com as informações exigidas.

Depois, é possível acessar as ofertas de frete ou criar sua própria demanda, com todos os detalhes necessários. Aqui, as partes podem fazer contrapropostas por meio do chat do próprio aplicativo, chegando a um consenso.

Existe, ainda, a funcionalidade de atualizar a transportadora em relação ao andamento da viagem em tempo real. 

Além disso, o pagamento também é todo intermediado pelo aplicativo, então há garantia de recebimento. Assim, os valores somente serão liberados ao final do serviço, quando as duas partes informarem que tudo ocorreu corretamente.

3. FreteBras

5 melhores aplicativos de frete

O aplicativo de frete FreteBras também serve como um classificado para transporte de cargas. Nele, os motoristas podem cadastrar seus veículos e informar os dados necessários para a realização dos serviços.

As transportadoras, por sua vez, precisam pagar uma mensalidade para a utilização, de acordo com o plano escolhido, que incluem diferentes funcionalidades. Da mesma maneira que o BuscaCargas, ele está disponível para iOS, Android e PC.

Com o pagamento mensal, as empresas conseguem vantagens interessantes. Por exemplo, este aplicativo de frete oferece auxílio na construção de sites especializados para transporte de cargas e também na aquisição de publicidade.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

A área de abrangência deste app de frete contempla todo o Brasil e algumas regiões da América do Sul, então é possível contratar fretes internacionais através dele.

4. Truckhelp

O Truckhelp é um aplicativo de frete destinado aos motoristas, mas pode ser uma boa solução para a transportadora oferecer a seus funcionários e contratados. Ele busca oferecer auxílio durante as viagens, com uma solução completa para emergências.

Assim, basta fazer o cadastro individual, informando dados pessoais e dos veículos. Durante a viagem, o motorista aciona o GPS disponível no aplicativo que, automaticamente, identifica a posição do caminhão.

Assim, ele consegue selecionar locais próximos que oferecem serviços voltados aos motoristas. Entre eles estão a venda de peças, serviços de mecânica e outros atendimentos emergenciais, como ambulâncias e guinchos.

No próprio app de frete é disponibilizado um chat com esses serviços. Dessa maneira, o motorista terá uma assistência 24h durante a viagem. Isso facilita a comunicação, agiliza o atendimento e evita problemas maiores.

Mesmo com todas as incríveis funcionalidades que oferece, este aplicativo de frete é gratuito para os motoristas. As empresas que querem oferecer os serviços durante a viagem, por sua vez, precisam arcar com uma assinatura mensal.

5. CargoX

O CargoX é um marketplace voltado para o transporte de cargas. Dessa maneira, motoristas, transportadoras e embarcadores podem se cadastrar para oferecer serviços e buscar profissionais autônomos.

Este é um aplicativo de frete ideal para motoristas liberais que precisam de mais eficiência para encontrar oportunidades de fretes. Já as transportadoras podem receber propostas de acordo com a localização do motorista conveniado ou da rota.

O CargoX também aposta em maneiras eficientes de intermediar a comunicação entre motoristas e empresas. Assim, o app de frete tem chats para que os dois possam se comunicar, atendimento de uma equipe especializada e suporte para intercorrências.

6. Quero Frete

O Quero Frete é uma plataforma disponível na Google Play e na versão para web. Sua proposta é ligar embarcadores e motoristas e transportadores, para que estes possam negociar oportunidades de serviço de transporte.

Funciona assim: donos da carga realizam o cadastro gratuito. Assim, donos da carga devem registrar suas oportunidades no sistema para que caminhoneiros realizem uma oferta e negociem através da troca de mensagens, dentro do app de frete. O negócio é fechado dentro do sistema e o pagamento é realizado pelo site, para que a entrega seja garantida.

A vantagem do aplicativo de frete Quero Frete é poder fazer o acompanhamento de todo o trajeto através do rastreio do veículo, com disparos de registros sobre a coleta e entrega.

Para finalizar, é só confirmar na plataforma que o serviço ocorreu bem para que o pagamento ao caminhoneiro possa ser liberado.

Quais as vantagens de utilizar aplicativos de frete?

Vantagens de utilizar aplicativos de frete

Utilizar aplicativos de frete é uma forma de modernizar a prestação de serviços e trazer mais eficiência para a rotina. Nesse sentido, é preciso entender que a atualização é fundamental para reduzir custos e encontrar mais oportunidades.

Como os aplicativos têm diversas finalidades e ferramentas, as suas vantagens podem ser encontradas em muitas áreas. Aqueles que buscam facilitar a contratação e divulgação de vagas, por exemplo, conseguem trazer mais oportunidades aos motoristas.

Já os aplicativos para a roteirização do transporte e de GPS são essenciais para otimizar a viagem. Escolhendo os caminhos mais curtos ou com o trajeto que gasta menos tempo, há redução de custos e de atrasos.

Ao mesmo tempo, as transportadoras podem se beneficiar com a maior oferta de motoristas autônomos disponíveis, além de ser possível organizar a utilização da frota. Isso reduz custos com os transportes e traz vantagem competitiva com redução de preços ou aumento da margem de lucro.

Conclusão sobre apps de frete

Como você viu, esses 5 aplicativos de frete podem garantir mais oportunidades, serviços especializados e eficiência na prestação de serviço. Lembre-se de verificar o funcionamento de cada um e analisar quais são os mais vantajosos para as suas necessidades na estrada!

Quer conhecer outras dicas para trazer eficiência na gestão do transporte de cargas? Então acompanhe nosso texto sobre como multiplicar seu tempo fazendo uma lista de tarefas!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!