Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Como cortar custos em um armazém?

3min. leitura
Revisado em 03 dez 2021
seguro de carga da Mutuus Seguros

Equilibrar as despesas e maximizar os lucros é o principal objetivo de quem irá administrar um negócio. Se você estiver administrando um armazém, esse também é ou será seu principal objetivo.

Com a alta competitividade, você está sempre procurando uma maneira de se diferenciar e progredir. Mas, como economizar sem prejudicar a produtividade ou a qualidade do seu trabalho?

Separamos algumas dicas para irão te ajudar a bolar uma estratégia bem planejada, sem perder o foco e qualidade do negócio:

1. Proteja seu armazém

Algumas perdas são despesas previsíveis e você não pode eliminá-las totalmente. Extravio e roubo são difíceis de controlar, mas não impossíveis de aliviar. Danos não intencionais podem ser evitados com embalagem adequada e armazenamento cuidadoso. Já o roubo pode ser uma ameaça interna ou externa, para isso use sistemas de controle e alarme adequados. E, claro não esqueça de contratar seguro de carga! Afinal, os armazéns são alvos dos ladrões devido à variedade de bens que possuem.

Gestão de armazém

Infelizmente, os ladrões também podem vir de dentro. Uma boa maneira de garantir que isso seja evitado é instalar um sistema de segurança interno de seu armazém. Exemplo: portas controladas por cartão de acesso; câmeras de monitoramento 24/7 ou seguranças com turnos intercalados de 8h cada irão te ajudar.

Outra dica: peça ao seu corretor um seguro de armazém!

2. Reduzir os custos do trabalho

A maior parte do seu orçamento operacional vai para a mão de obra. Agora, isso deixa você com duas decisões a serem tomadas: ou você reduz o salário ou encontra uma maneira de aumentar a eficiência.

A primeira opção é provavelmente um grande “não” se você perguntar aos seus funcionários. Trabalhadores descontentes vão diminuir a eficiência, então é melhor você manter seus salários adequados. A outra opção é muito mais interessante: peça que os funcionários usem seu tempo de maneira mais eficiente, organize suas cargas de trabalho melhor e você descobrirá que não haverá perda de tempo.

seguro de carga da Mutuus Seguros

Existem outras maneiras de manter os custos de mão-de-obra baixos. Contratar pessoas e treiná-las custa tempo e dinheiro, já funcionários experientes custa menos. Então, tente se concentrar na retenção.

Treinamentos sobre produtividade devem ser oferecidos para aumentar ainda mais a eficiência. Com o avanço da tecnologia, certos sistemas podem ser automatizados. Tire proveito disso, pois é a melhor maneira de reduzir o custo.

3. Uso mais sábio do equipamento
Custa muito dinheiro usar equipamentos de alta qualidade. Felizmente, existem algumas maneiras de reduzir as despesas sem prejudicar o trabalho de qualidade. Se um equipamento for multifuncional, tente tirar o máximo proveito de uma vez. A manutenção é essencial quando se tem máquinas. As coisas quebram se você pular esta etapa, e o conserto pode custar mais caro. Configure um cronograma de manutenção regular, os fornecedores podem oferecer melhores ofertas se você garantir manutenções regulares.

Existe um dilema antigo quando se trata de usar equipamentos semi-regularmente: você compra uma empilhadeira ou simplesmente a aluga? Se uma peça de maquinário é usada todos os dias, o custo de comprá-la é insignificante comparado com o leasing diário. O oposto também é verdade, não estará comprando algo que só usará uma vez por ano, e ficar aí juntando poeira. Empilhadeiras, por exemplo, são consideradas bastante essenciais para o trabalho diário.

4. Seja Sustentável

Ajudar a reduzir sua produção de carbono fará mais do que apenas salvar sua consciência, deixa verde também ajuda sua carteira! Se você reduzir os custos de energia, estará economizando muito dinheiro na conta do seu armazém.

Obtenha melhor isolamento em suas paredes para reduzir a perda de calor. Um sistema de iluminação automática pode exigir esforço para instalar, mas economiza tempo e dinheiro na substituição de lâmpadas e eletricidade.

Janelas podem não parecer grande coisa, mas a luz natural tem seus benefícios. Além de fazer você se sentir melhor enquanto trabalha, também deixa entrar mais calor durante o inverno.

A água é extremamente importante também. Banheiros de descarga automáticos são o futuro, menos água desperdiçada e mais dinheiro economizado. Torneiras automáticas são mais fáceis de limpar e economizam um pouco de água.

Conclusão

A economia está melhorando muito lentamente e os custos trabalhistas estão subindo. Obter mais dinheiro do seu trabalho está ficando difícil. Para serem enxutas e competitivas, as empresas que possuem armazéns precisam ser capazes de realizar mais com os recursos que têm.  Concentre-se no que está comendo seu dinheiro e tente reduzir. Com bastante esforço, essas medidas irão economizar muito dinheiro.


Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!