Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

As tecnologias que mudarão o transporte para sempre

3min. leitura
Revisado em 03 dez 2021
seguro de carga da Mutuus Seguros

O transporte está passando por grandes mudanças graças às tecnologias transformadoras. Apesar de nos acostumarmos com longos vôos internacionais, transporte público lotado e caminhões com baixa autonomia, o futuro do transporte promete mudar tudo isso e muito mais – e está mais perto do que muitas pessoas imaginam. Vamos dar uma olhada nas tecnologias de transporte que certamente impactarão as indústrias de caminhões e transporte para sempre.

Auto-Condução de Automóveis

Automóveis autônomos já estão aqui. Eles ainda estão passando pelos primeiros estágios de desenvolvimento e testes, mas já estão presentes nas estradas. Infelizmente, a Uber recentemente suspendeu seus testes depois que um de seus veículos atingiu e matou um pedestre em Tempe, Arizona, em março de 2018. Embora isso represente um revés significativo no progresso de veículos totalmente autônomos, os desenvolvedores continuam otimistas em relação ao futuro dessa tecnologia de transporte.

Transporte – Carros Inteligentes

Muitos consumidores já possuem veículos inteligentes. A definição exata de um carro inteligente varia entre fabricantes, revendedores e indivíduos, mas geralmente descreve um veículo compacto e eficiente em termos de combustível, que utiliza tecnologia inovadora para facilitar a vida do motorista e dos passageiros.

Em alguns casos, os fabricantes estão fazendo a transição para carros elétricos ou híbridos. Esta nova geração de veículos inteligentes ainda tem alguns desafios a serem superados – como a distância que eles podem percorrer entre cargas, o número de passageiros que podem carregar e até a quantidade de espaço no porta-malas – mas eles já são comuns nas ruas de nosso país e rodovias.

Dispositivos GPS de última geração

GPS não são novidade – elas existem há décadas. A maior diferença ao comparar dispositivos GPS modernos com modelos anteriores é a quantidade de funcionalidade vista no hardware mais novo.

No passado, os dispositivos de GPS eram muito limitados. Eles poderiam calcular a quilometragem total e fornecer um tempo estimado de chegada a um local final – mas isso era tudo.

O GPS de hoje é muito mais versátil. Não apenas cumpre a funcionalidade básica de planejar uma viagem, mas também pode fazer ajustes para condições climáticas extremas, condições de tráfego ou até mesmo para o trajeto de sua preferência.

seguro de carga da Mutuus Seguros
Tecnologia no transporte

Tecnologias de transporte impactarão no transporte público para pessoas físicas

Normalmente reservado para grandes cidades e áreas residenciais lotadas, o transporte público muitas vezes vem com conotações negativas. Esses veículos não são apenas sobrecarregados com passageiros, mas em algumas áreas, eles são focos de crime e atividades suspeitas.

O futuro transporte público espera mudar tudo isso graças às tecnologias em desenvolvimento. Algumas áreas, como a cidade de Masdar, em Abu Dhabi, e os bairros ao redor do aeroporto de Heathrow, em Londres, já usam kits de transporte pessoal para mitigar muitos desses problemas.

Há apenas espaço para um passageiro por viagem, o que reduz imediatamente o risco de crime ou ferimentos pessoais, e sua intuição os torna um excelente exemplo de como é fácil integrar novas tecnologias de transporte à vida cotidiana.

Redes Ferroviárias de Alta Velocidade

As redes ferroviárias de alta velocidade estão gerando um tremendo interesse em todo o mundo. O trem-bala Shinkansen foi oficialmente inaugurado no Japão em 1964, e os países têm esperado introduzir suas redes desde então.

Embora tenha havido pouco progresso, algumas nações ainda estão seguindo esses planos.

O Hyperloop originalmente concebido por Elon Musk – é um trilho subterrâneo que chega a velocidades de até 240 km/h nos primeiros testes. Os desenvolvedores esperam alcançar três vezes essa velocidade com a versão finalizada.

Veículos Giroscópicos

Embora os carros voadores possam ser muito complicados para o uso em breve, veículos suspensos – que são movidos com a ajuda de monotrilhos e balanceados pelo uso inovador de giroscópios da próxima geração – poderiam resolver problemas de transporte público em todo o mundo. Embora esses veículos pareçam algo saído de uma revista em quadrinhos ou programa de televisão de ficção científica, eles podem se tornar realidade mais cedo do que o esperado.

Às vezes referido como girômetros, seu tamanho os torna mais parecidos com ônibus ou trens modernos.

O caminho para a inovação

Embora o futuro seja uma caixinha de surpresas, é o começo de novos avanços e inovações de todos os tipos. Esses desenvolvimentos – bem como algumas conceituações e protótipos – são a prova de tempos divertidos e emocionantes pela frente.

Divida sua opinião com a gente!

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!