Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro garantia executante fornecedor: o que é, como funciona e por que deve ser contratado? Entenda!

5min. leitura
Revisado em 15 abr 2024

Sua empresa quer efetivar um negócio de fornecimento de bens, mas precisa apresentar uma garantia para o contratante? O seguro garantia executante fornecedor é a melhor opção para conseguir isso

Vamos explicar todos os motivos ao longo deste conteúdo, sendo um deles a facilidade de contratar essa garantia. Primeiro, no entanto, é importante que você compreenda as principais nuances dela.

Afinal, fora a empresa fornecedora de bens, outras partes também estão envolvidas, cada uma com suas particularidades quando se trata de obrigações e responsabilidades em um contrato de fornecimento.

Continue a leitura para entender os detalhes sobre o tema.

O que é o seguro garantia executante fornecedor?

Antes de entender este seguro, é necessário esclarecer que ele é um dos tipos de seguro garantia contratual executante, também chamado de Performance Bond. Este engloba tanto o seguro garantia executante prestador de serviços quanto o seguro garantia executante construtor.

Junto a eles dois, está o seguro garantia executante fornecedor, tema deste texto. Sua função é garantir o cumprimento das obrigações que uma empresa fornecedora assume, por meio de um contrato de fornecimento de bens, perante uma instituição ou outra empresa.

Para quem é o seguro garantia fornecedor?

O seguro garantia executante fornecedor é para toda empresa fornecedora de bens que precisa apresentar uma garantia em um contrato comercial com outra empresa ou instituição.

Exemplos de empresas fornecedoras são aquelas que fornecem materiais de construção, matéria-prima, equipamentos, entre outros tipos de bens.

Como funciona o seguro garantia fornecedor na prática?

Vamos entender como funciona o seguro garantia executante fornecedor de um jeito prático?

O ponto de partida é assimilar quem são as partes envolvidas nesse processo. São elas:

  • A empresa fornecedora de bens, que chamamos de tomador do seguro. É ela que faz e paga o seguro;

  • O segurado, que se trata da empresa ou instituição que exige o seguro e se beneficia dele: caso o tomador descumpra o contrato, ela estará protegida;

  • A empresa de seguros, ou seja, a seguradora. É ela quem vende o seguro para o tomador e assume os riscos em caso de inadimplência.

Um exemplo prático

Agora, vamos pintar esse quadro para deixar as coisas ainda mais fáceis de entender.

Imagine que uma empresa fornecedora, como uma metalúrgica que produz aço, vence uma licitação para fornecer aço para uma construtora que trabalha construindo pontes.

A construtora, porém, quer ter a garantia de que as obrigações que a fornecedora assumir serão cumpridas conforme o contrato. É uma medida de segurança. Com isso, solicita a apresentação de uma garantia.

A metalúrgica, que quer fechar o negócio o quanto antes, não perde tempo e logo contrata um seguro garantia. Ou seja, o seguro garantia executante fornecedor que falamos até aqui, já que ele serve justamente como garantia para amparar a construtora se a fornecedora descumprir o contrato.

Por que fazer o seguro garantia fornecedor?

Fazer o seguro garantia executante fornecedor é importante por diversos motivos. O primeiro deles, claro, tem a ver com fechar o negócio. 

Afinal, se uma empresa fornecedora de bens quer fechar um contrato com uma empresa que exige uma garantia, contratar esse seguro é o único meio que ela tem para viabilizar isso. Caso contrário, nada feito.

Essa, no entanto, não é a única razão. Se quiser, a empresa fornecedora pode apresentar outros tipos de garantia, como os depósitos de caução e a carta fiança.

Entretanto, apesar dessas outras possibilidades, o seguro garantia ganha destaque. E isso se dá por vários motivos. Quer ver?

Contratar um seguro garantia fornecedor é mais ágil e fácil. Isso não acontece se a fornecedora decide (e perde bastante tempo nisso) fazer uma carta fiança, que se trata de um processo bastante burocrático.

Junto a isso, contratar esse seguro garantia também não compromete o fluxo de caixa da empresa. Esse cenário negativo, porém, é exatamente o que acontece se a empresa decide fazer depósito de caução.

Por fim, o seguro garantia fornecedor tem um melhor custo-benefício em relação às outras garantias que falamos, então… esse motivo já fala por si só.

seguro garantia da mutuus seguros

O que o seguro garantia fornecedor cobre?

O seguro garantia executante fornecedor tem a finalidade de assegurar a fiel execução de um contrato.

Ou seja, em caso de prejuízos eventuais por conta da inadimplência do tomador, a seguradora garante o pagamento de indenização ao segurado. Esse valor vai até o limite que fica definido na apólice de seguro.

Essa é a ideia geral da cobertura desse seguro, porém, sendo mais específico, ele assegura o cumprimento de prazos, a qualidade dos bens entregues e até o pagamento de multas contratuais.

Quais os riscos excluídos no seguro garantia fornecedor?

Entender o que está de fora do seguro garantia executante fornecedor também é importante. Ou seja, os cenários que, se ocorrerem, a seguradora não tem obrigação de cobrir, já que são riscos excluídos.

Alguns deles são as reclamações de terceiros não relacionados, atos que aconteceram antes que a vigência da apólice do seguro começasse a valer e riscos nucleares.

Também são riscos excluídos os atos ilícitos e dolosos, bem como a fraude e má fé.

Quanto custa o seguro garantia fornecedor?

Tanto no seguro garantia executante fornecedor quanto em outros tipos de seguro garantia, o valor que uma empresa paga para contratá-lo depende de inúmeros fatores.

O tipo de garantia, por exemplo, é um dos fatores que influencia no preço desse seguro. A saúde financeira da empresa fornecedora também é levada em conta.

Outros pontos que influenciam nesse valor são o histórico de sinistro da empresa, o prazo da obrigação contratual, a avaliação de crédito e, ainda, o valor da garantia (aquele valor máximo que a seguradora paga para o segurado se acontecer um sinistro).

Diante disso, a melhor forma de saber quanto custa o seguro garantia fornecedor é realizando uma simulação com uma corretora de seguros, como a Mutuus. Isso porque ela fará a cotação desse produto nas melhores seguradoras do mercado. Você pode fazer isso clicando aqui.

Quais seguradoras fazem seguro garantia fornecedor?

Diversas seguradoras oferecem o seguro garantia executante fornecedor. 

Claro, cada uma delas tem as próprias particularidades, por isso é importante entender quais são antes de fazer esse seguro.

Entre as principais seguradoras, temos:

  • JNS Seguros;
  • Sompo Seguros;
  • Porto Seguro;
  • BMG Seguros;
  • Tokio Marine;
  • Essor;
  • Excelsior Seguros;
  • Ezze Seguros;
  • Berkley Seguros;
  • Pottencial;
  • Junto Seguros.

Sinistro no seguro garantia executante fornecedor: como funciona?

Lembra do exemplo que falamos há pouco? Sobre a empresa fornecedora, a metalúrgica, que apresenta o seguro garantia executante fornecedor depois de a construtora ter exigido essa garantia?

Se a fornecedora não descumprir nada e entregar a matéria-prima de acordo com o que está descrito no contrato de fornecimento, maravilha. O seguro não precisará ser acionado. Tudo fluiu bem.

Mas… e se houver descumprimento do combinado? É aí que o seguro é acionado, já que houve sinistro.

Aqui, no entanto, não é a empresa que fez o seguro que aciona o seguro. É a construtora — que, como esclarecemos no começo, é a parte que se beneficia com esse seguro — que deve fazer isso.

Ou seja, houve inadimplência da metalúrgica? Basta a construtora entrar em contato com a seguradora, que iniciará a apuração do sinistro. Se for comprovado que existiu algum descumprimento, a seguradora indenizará a construtora.

Como contratar o seguro garantia fornecedor?

Agora que sabe a importância de contratar o seguro garantia executante fornecedor, é crucial que entenda como contratá-lo do jeito certo. Ou seja, entrando em contato com uma corretora de seguros.

Isso é importante porque, além de a corretora tornar a contratação mais simples e ágil (a sua apólice de seguro pode ser emitida no mesmo dia), ela também esclarecerá quaisquer dúvidas que você possa ter.

É o que a Mutuus Seguros, por exemplo, foca em fazer: ajudar a sua empresa nessa etapa de conseguir uma garantia, evitando que cometa erros ou acabe pagando mais do que deveria por um seguro. Além do mais, cotamos nas melhores seguradoras, então você poderá ver as opções que tem de forma clara.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, foi possível observar como ter um seguro garantia executante fornecedor é fundamental para que empresas fechem negócios.

É o que acontece tanto em licitações públicas quanto privadas, cenários em que as empresas contratantes exigem que as empresas fornecedoras de bens apresentem algum tipo de garantia.

E como você viu, esse seguro garantia é a alternativa mais ágil, simples e com melhor custo-benefício dentre todas.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!