É ele que garante uma indenização pelos prejuízos causados à carga, durante o transporte em viagens marítimas, terrestres e aéreas, em percursos nacionais e internacionais. A cobertura do seguro pode até ser estendida durante a permanência das mercadorias em armazéns.
Quem pode contratar o seguro de carga?
Legalmente, todas as transportadoras devem ter uma apólice de seguro de carga conhecido como RCTR C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga).
Portanto, os remetentes podem solicitar o seguro para proteger suas mercadorias contra perda, dano ou roubo durante o transporte. Geralmente, as mercadorias são seguradas enquanto são armazenadas e em trânsito, até chegarem ao comprador.
![tipos de seguro de carga Tipos de Seguro da carga](https://www.papodeseguro.com.br/wp-content/uploads/2020/01/bc8a8066260233.5b0fe69faaf5a-1024x534.jpg)
- Leia também: O que é o PGR transporte e como funciona?
Tipos de Seguro da Carga:
O seguro pode ser utilizado para transporte internacional e também para doméstico. De acordo com variações, o seguro pode ter as seguintes classificações:
Seguro da carga terrestre: Cobertura para todos os transportes terrestres desde caminhões a outros veículos utilitários de pequeno porte. As coberturas são roubo, danos por conluio e outros riscos relacionados. Este seguro é de natureza doméstica e normalmente opera dentro dos limites da nação.
Seguro da carga marítima: Neste caso cobre o transporte realizado no mar ou no ar. Aqui, são cobertos contra danos causados por carga/descarga, contingências climáticas, piratarias e outras questões relevantes. Principalmente, cobre o transporte internacional.
Existem outras coberturas no seguro de carga que podem ser contratadas?
Sim, são mais de 40 coberturas para os seguros. Elas são divididas entre básicas e adicionais, que foram criadas com o passar do tempo, para atender as necessidades de diferentes variedades de transporte.
Benefícios
Os seguros de carga cobrem o transporte de cargas realizados em água, ar, estrada, ferrovia, correio registrado e courier. Conheça alguns exemplos de itens cobertos:
- Danos devido a embalagem inadequada;
- Infestação;
- Abandono de carga;
- Rejeição aduaneira;
- Desonestidade do funcionário.
- Leia também: Leia também: Seguro de Pequenas Cargas: Descubra os Benefícios do Seguro de Pequenas Cargas
Então, você precisa do seguro de carga ?
Veja também nosso post que explica tudo sobre o seguro de carga.
Ficou com alguma dúvida?