É ele que garante uma indenização pelos prejuízos causados à carga, durante o transporte em viagens marítimas, terrestres e aéreas, em percursos nacionais e internacionais. A cobertura do seguro pode até ser estendida durante a permanência das mercadorias em armazéns.

Quem pode contratar o seguro de carga?

Legalmente, todas as transportadoras devem ter uma apólice de seguro conhecido como RCTR C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga).

Portanto, os remetentes podem solicitar o seguro para proteger suas mercadorias contra perda, dano ou roubo durante o transporte. Geralmente, as mercadorias são seguradas enquanto são armazenadas e em trânsito, até chegarem ao comprador.

Tipos de Seguro da carga

Tipos de Seguro da Carga:

O seguro pode ser utilizado para transporte internacional e também para doméstico. De acordo com variações, o seguro pode ter as seguintes classificações:

blank

Seguro da carga terrestre: Cobertura para todos os transportes terrestres desde caminhões a outros veículos utilitários de pequeno porte. As coberturas são roubo, danos por conluio e outros riscos relacionados. Este seguro é de natureza doméstica e normalmente opera dentro dos limites da nação. 

Seguro da carga marítima: Neste caso cobre o transporte realizado no mar ou no ar. Aqui, são cobertos contra danos causados ​​por carga/descarga, contingências climáticas, piratarias e outras questões relevantes. Principalmente, cobre o transporte internacional.

Existem outras coberturas no seguro de carga que podem ser contratadas?

Sim, são mais de 40 coberturas para os seguros. Elas são divididas entre básicas e adicionais, que foram criadas com o passar do tempo, para atender as necessidades de diferentes variedades de transporte.

Benefícios

Os seguros de carga cobrem o transporte de cargas realizados em água, ar, estrada, ferrovia, correio registrado e courier. Conheça alguns exemplos de itens cobertos:

  • Danos devido a embalagem inadequada;
  • Infestação;
  • Abandono de carga;
  • Rejeição aduaneira;
  • Desonestidade do funcionário.

Então, você precisa do seguro de carga ?

Veja também nosso post que explica tudo sobre o seguro de carga.

Sobre o autor

Redação da Mutuus Seguros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​