Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

O que você precisa saber sobre o seguro de vida para empresas

7min. leitura
Revisado em 21 dez 2023

Antecipar-se financeiramente é a maneira mais segura de proteger sua empresa e minimizar prejuízos. Por isso, o seguro de vida para empresas está hoje entre os principais diferenciais que seu negócio pode possuir.

Se você busca o crescimento contínuo e expansão do seu negócio, se destacando no mercado, você precisa tratar seus colaboradores como prioridade. Para isso, precisa oferecer benefícios que são muito importantes para a estratégia da empresa e segurança da sua equipe.

Contratar um seguro de vida para empresas, embora não seja obrigatório em todos os casos, é uma maneira de se diferenciar e mostrar para as pessoas que trabalham com você que sua empresa se importa com elas e com seus familiares.

Você pode optar por diversas modalidades existentes no mercado que trazem um excelente custo-benefício. No entanto, é preciso estar atento e realizar a contratação correta. E a forma mais eficaz de fazer isso é munindo-se com todas as informações necessárias.

Por isso, preparamos para você este artigo visando a compreensão e avaliação do que é melhor para sua empresa. Fique por dentro sobre tudo que o seguro de vida para empresas oferece!

Como funciona um seguro de vida para empresas?

como funciona seguro de vida para empresas

Assim como os demais tipos de seguro, o seguro de vida para empresas pode ser contratado conforme a necessidade, tamanho e condição financeira da sua empresa.

Para realizar a contratação do seguro de vida para empresas, um item que é bastante levado em consideração é o risco que envolve a atividade de atuação em que a empresa opera. Além disso, isto influencia diretamente as coberturas contratadas.

Geralmente o tempo de vigência de um seguro de vida empresarial é de um ano. Porém, é possível contratar prazos maiores, como 4 ou 5 anos. Essas alterações de vigência devem ser realizadas no momento da contratação.

Neste caso, a organização é sempre responsável pela contratação do seguro de vida para empresas, e os colaboradores serão os segurados da apólice. Ou seja, a empresa deverá designar quem serão os beneficiários, isto é, os funcionários que receberão os valores no caso de ocorrências de sinistros.

A CLT exige a contratação do seguro de vida para empresas?

Esta é uma dúvida muito comum: a contratação do seguro de vida para empresas é uma exigência da CLT? É importante esclarecer isso de uma vez por todas.

Segundo as Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), não é obrigatória a contratação do seguro de vida para empresas, porém é necessário se atentar a alguns pontos:

Mesmo que isento da obrigação, oferecer o seguro de vida para empresas traz benefícios ao seu negócio. Além do mais, a não obrigatoriedade não significa que sua empresa esteja isenta de oferecer esse tipo de benefícios aos seus colaboradores.

Ou seja, embora a CLT não imponha a obrigatoriedade da contratação do seguro, o artigo 611 menciona que a CLT está apta a impor direitos e obrigações aos empregados e empregadores. Por isso, algumas categorias profissionais têm sim esse direito assegurado.

Confira abaixo alguns dos segmentos que devem contratar seguro de vida para seus colaboradores:

  • Hospedagem e hotelaria;
  • Comércio varejista de alimentos;
  • Construção civil;
  • Motéis;
  • Postos de combustíveis;
  • Motoboys;
  • Bares e restaurantes;
  • Entregador de jornais e revistas;
  • Padarias;
  • Prestadores de serviço;
  • Indústria de vários ramos;
  • Condomínios e outros.

Algumas categorias possuem acordos coletivos ou convenções diferentes das determinadas, a depender do local. Por isso, é necessário ficar atento às especificidades e procurar um corretor de seguros para lhe orientar da melhor forma.

Como é o custeio do seguro?

O custeio de um seguro de vida para empresas é dividido em três modalidades:

  • Plano não contributário;
  • Contributário parcial; 
  • Contributário.

Na sequência, você entenderá melhor do que se trata cada uma destas modalidades. Mas de forma geral, diferente de um seguro individual, a garantia do seguro contratado cessa ao final do vínculo com o contratante, que pode optar por continuar no seguro. Neste caso, basta que este assuma o custo integral das coberturas.

Plano não contributário

Neste caso do seguro de vida para empresas com modalidade de plano não contributário, os colaboradores recebem o valor do prêmio em sua totalidade, sem perder nada. Ou seja, a empresa ou organização que arca com todas as despesas e prejuízos do benefício contratado.

Contributário parcial

Na modalidade contributário parcial, tanto a empresa quanto os colaboradores arcam e dividem os custos, conforme acordado entre as partes.

Contributário

No plano contributário quem custeia o seguro de vida é o próprio funcionário.

Qual o valor de um seguro de vida para empresas?

seguro de vida para empresas valor

O valor de um seguro de vida para empresas varia de acordo com algumas especificidades e fatores, como a atividade que a empresa exerce, idade dos colaboradores, valor da indenização escolhida e quantidade de coberturas acessórias.

Por esses fatores, a escolha da corretora é fundamental, visando um bom auxílio e direcionamento. Levando em consideração aspectos fundamentais do seu negócio, analisando os riscos intrínsecos a ele e ajudando você a escolher o melhor seguro para sua empresa.

seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

Busque simular o custo para o seguro de vida para empresas incluindo ou excluindo coberturas e verificando o que faz mais sentido para seu negócio.

O que um seguro de vida para empresas cobre?

As coberturas do seguro de vida para empresas variam conforme a apólice contratada. Mas podemos citar como as principais e mais comuns:

  • Morte – natural ou por acidente: normalmente, está incluída na cobertura básica;
  • Invalidez – permanente total ou parcial por acidente ou funcional/laboral permanente total por enfermidade. Desde que especificado em contrato, os beneficiários recebem a indenização na ocorrência de um acidente que provoque redução, perda ou incapacidade funcional total ou parcial de um membro ou órgão por lesão física;
  • Em casos de doenças, o seguro indeniza o funcionário quando ele é, reconhecidamente, incapaz de exercer sua função profissional;
  • Assistência ou auxílio funeral: esta é uma cobertura que geralmente é oferecida junto com a cobertura por morte. O auxílio funeral permite o reembolso com gastos referentes a despesas do funeral.

Outras coberturas, chamadas de adicionais, devem ser contratadas conforme as necessidades da empresa. Alguns seguros estendem as coberturas para os filhos e cônjuges e possuem ainda, algumas opções adicionais de indenização nos casos de rescisão contratual, doença congênita de filhos, auxílio alimentação, incapacidade temporária acidental e outros.

Quais são as partes envolvidas na contratação do seguro de vida para empresas? 

Quando se contrata um seguro, várias partes integram a apólice. É importante saber quem são as partes envolvidas no seguro de vida para empresas:

Seguradora: empresa legalmente habilitada a assumir e gerir os riscos especificados na apólice.

Segurado: é a pessoa física, ou seja, o colaborador, funcionário ou associado, cujos interesses são garantidos pela apólice durante a vigência do contrato.

Estipulante: é a pessoa jurídica, no caso a empresa ou organização que contrata o seguro e negocia junto à seguradora ou corretora de seguros. O estipulante é o responsável pela garantia de pagamento do prêmio e pelas solicitações de modificações, renovação ou cancelamento do contrato.

Beneficiário: é quem tem direito ao recebimento da indenização do seguro, caso haja algum sinistro.

Corretora de seguros: é a empresa autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a comercializar seguros. Atua como intermediária nas negociações entre a seguradora e o contratante.

A corretora é quem cuida de toda parte burocrática e garante que ambas as partes cumpram com o acordado. Também é papel da corretora orientar na escolha do seguro mais adequado para as necessidades de cada negócio.

Quais riscos ficam excluídos no seguro de vida para empresas?

Alguns riscos ficam excluídos do seguro, como:

  • Doença preexistente anterior à contratação da apólice;
  • Ato reconhecido como perigoso, que possa colocar a vida em risco sem necessidade justificada;
  • Manuseio e utilização de material nuclear;
  • Suicídio cometido nos primeiros anos de vigência contratual;
  • Atos ilícitos praticados pelo segurado e/ou pelo beneficiário;
  • Uso de drogas ou bebidas alcoólicas;
  • Fenômenos naturais (ciclones, tornados, terremotos, entre outros);
  • Epidemias;
  • Atos relacionados à guerra, terrorismo e/ou rebelião.

Benefícios em contratar o seguro para funcionários

Existem inúmeros motivos para realizar a contratação de um seguro de vida para seus funcionários. Em primeiro lugar, é muito bom trabalhar em uma empresa segura e seu colaborador se sentirá valorizado e amparado.

Oferecer o seguro vida para empresas a um funcionário é mostrar a ele o quanto a empresa valoriza sua presença e zela pela sua segurança. O local torna-se agradável, confiável, confortável e proporciona um ambiente propício para que o funcionário exerça suas funções de forma adequada e com maior eficiência.  

Você, como empresário, mostra que valoriza o capital humano e, desta maneira, consegue manter sua equipe mais motivada e produtiva, o que é capaz de aumentar o faturamento do seu negócio e expandir a empresa cada vez mais.

Justamente por estes benefícios, as empresas estão incorporando este tipo de ação. O seguro de vida para empresas pode acontecer pela escolha da própria organização ou por acordos de convenção coletiva de trabalho.

É importante ressaltar que é possível que a cobertura abranja seguro para os sócios, executivos, estagiários e até terceirizados. De forma clara, esse tipo de seguro vem sempre a acrescentar e trazer benefícios aos seus negócios.

Qual o melhor seguro de vida para empresas?

melhor seguro de vida para empresas

O melhor seguro de vida para empresas é aquele que se adeque às necessidades do seu negócio. Cada corretora ou empresa seguradora trabalha com diferentes planos e coberturas, por isso, você precisa ver qual plano melhor se encaixa para você.

De forma sucinta, as soluções para cada tipo de empresa são:

  • Seguro de vida em grupo;
  • Acidentes pessoais prazo curto;
  • Prestamista;
  • Pequenas e médias empresas;
  • Acidentes escolares;
  • Acidentes pessoais coletivo;
  • Convenções coletivas;
  • Capital global; 
  • Parcerias e negócios estruturados.

Conclusão 

Os planos de seguro de vida para empresas são acessíveis, visam proteção e assistência aos seus funcionários, preparando sua empresa para situações inesperadas.

O seguro proporciona, não apenas para sua empresa, mas também aos seus funcionários, mais tranquilidade. Além de minimizar impactos que seriam causados nos casos de acidentes ou falecimento.

Os custos podem ter participação ou não do colaborador e sua empresa consegue deduzir o valor do seguro no Imposto de Renda.

Lembrando ainda que o seguro de vida para empresas protege o empresário no caso de ser responsabilizado por algum acidente que venha a ocorrer na empresa. E ainda mostra um diferencial a mais que sua empresa possui, ajudando a reter e também a atrair bons profissionais.

Esse benefício é uma forma de valorizar e amparar a relação com seus colaboradores e, tratando-se de um plano coletivo, possui baixo custo, é atrativo e adaptável, atendendo empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos.
Quer saber mais sobre o seguro para a sua empresa? Entre em contato com a Mutuus Seguros e fale com um de nossos especialistas. O atendimento é rápido, prático e totalmente online. Solicite um orçamento com a Mutuus e tenha em mãos as propostas das melhores seguradoras do país.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!