Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Custom Bond: O guia completo sobre o Seguro Garantia Aduaneiro

7min. leitura
Revisado em 31 ago 2023

No comércio global, o Custom Bond é um aliado estratégico para importadores, empresários e despachantes aduaneiros. Proteção e agilidade se fundem, otimizando processos alfandegários e acelerando liberações de mercadorias.

Para empresários, o Custom Bond é uma parceria vital, alinhando-se à busca incessante por eficiência e permitindo o foco na expansão. Despachantes aduaneiros, por sua vez, utilizam-no para otimizar processos, resultando em liberações mais rápidas e fluxos de trabalho mais suaves.

O Custom Bond transcende formalidades, moldando parcerias sólidas e ampliando horizontes. Portanto, desvendar seus segredos é o convite a uma jornada mais eficiente e bem-sucedida no mundo do comércio internacional.

Saiba tudo sobre esse tipo de seguro com esse artigo especialmente feito para você!

O que é Custom Bond?

O Custom Bond, também conhecido como Seguro Garantia Aduaneiro, é um instrumento vital no cenário do comércio internacional. Ele é uma garantia financeira exigida pelas autoridades aduaneiras para assegurar o cumprimento das obrigações tributárias e regulatórias por parte dos importadores. 

Por meio desse mecanismo, as operações de importação podem transcorrer de maneira suave e eficiente.

Além disso, o Custom Bond  opera contra riscos potenciais, mitigando eventuais perdas financeiras decorrentes de atrasos, multas ou outros contratempos aduaneiros. Dessa forma, ele promove a confiança mútua entre importadores, empresários e despachantes, estabelecendo bases sólidas para parcerias comerciais duradouras.

Então, o  Custom Bond é uma peça essencial no quebra-cabeça do comércio exterior, garantindo fluidez operacional e minimizando incertezas. Sua presença é sinônimo de agilidade, segurança e colaboração eficaz entre todos os intervenientes do processo de importação.

A importância do Custom Bond para importadores

Para importadores, o Custom Bond emerge como um pilar fundamental, capacitando-os a navegar com confiança no complexo cenário do comércio internacional. Assim, os importadores garantem o cumprimento de suas obrigações alfandegárias e tributárias, evitando atrasos e impasses que possam prejudicar o fluxo de suas operações.

Além disso, o Custom Bond é um escudo de proteção contra possíveis riscos e desafios inesperados. Ao oferecer uma garantia financeira, ele resguarda os importadores de potenciais prejuízos decorrentes de situações imprevistas, permitindo-lhes concentrar seus esforços no crescimento de seus negócios e na busca por novas oportunidades.

O Custom Bond coloca os importadores no comando de suas operações, possibilitando-os a otimizar processos, mitigar riscos e expandir horizontes comerciais, solidificando sua presença no mercado global com confiança e sucesso.

Quais as leis que regem o Custom Bond?

No contexto do comércio exterior, o Custom Bond opera dentro de um arcabouço legal que proporciona diretrizes claras e segurança jurídica. Essas leis e regulamentos, estabelecidos pelas autoridades aduaneiras de cada país, delineiam as obrigações e responsabilidades tanto dos importadores quanto das partes envolvidas no processo aduaneiro.

No contexto brasileiro, por exemplo, as leis que podem se aplicar ao seguro aduaneiro incluem: 

  • O Decreto Lei 1.455/1976 trata sobre a regulamentação das operações de bagagens e mercadorias apreendidas, incluindo disposições relacionadas ao seguro garantia aduaneiro.
  • Decreto Lei nº 6.759/2009 estabelece diretrizes para a gestão das operações aduaneiras, a fiscalização correspondente, o controle e a tributação das transações internacionais. Ele fornece um guia para o seguro garantia aduaneiro, simplificando a compreensão e a conformidade com as regulamentações do comércio global.

Com o respaldo dessas legislações, o seguro garantia aduaneiro oferece garantias financeiras para as obrigações aduaneiras, reduz os riscos para as empresas e estimula um comércio mais equitativo e livre.

Finalidade do Custom Bond

O Custom Bond desempenha função como uma garantia financeira que visa assegurar o cumprimento de obrigações no comércio exterior. Tem como finalidade principal proteger e garantir o cumprimento de obrigações tributárias e regulatórias por parte dos importadores.

Além disso, atua como uma salvaguarda que promove a agilidade nas operações. Ao facilitar o desembaraço aduaneiro, esse mecanismo contribui para a otimização dos fluxos de comércio, reduzindo a burocracia e os tempos de espera nos portos e fronteiras.

Ele também oferece segurança às transações, mitigando riscos de inadimplência e atrasos que poderiam impactar negativamente o andamento das operações.

Portanto, o Custom Bond poderá ser acionado sempre que o importador descumprir com as condições e não venha arcar com o pagamento dos impostos gerados, quando lhe permitiram ser o beneficiário da suspensão da exigibilidade tributária.

Quem se beneficia com o Custom Bond?

O Custom Bond se estende como uma rede de benefícios, atendendo a uma gama diversificada de participantes do comércio exterior.

Importadores encontram segurança e agilidade em suas operações, garantindo conformidade e desembaraço eficiente de suas mercadorias. Empresários do setor de comércio exterior veem suas atividades impulsionadas pela redução de riscos e fluxos otimizados de importação.

A garantia oferecida pelo Custom Bond também confere aos gerentes de empresas importadoras confiança para expandir suas operações e tomar decisões estratégicas informadas. 

Despachantes aduaneiros, fortalecem sua reputação ao oferecer serviços confiáveis e eficientes, consolidando-se como parceiros valiosos para importadores. 

O perfil dos beneficiários deste seguro

O Custom Bond  enriquece e protege as atividades de diversos beneficiários. Entre eles, destacam-se os importadores, que experimentam uma operação ágil graças à conformidade com regulamentos aduaneiros, evitando atrasos.

Empresários do setor de comércio exterior também encontram no Custom Bond um aliado estratégico, permitindo operações mais eficientes e contribuindo para o crescimento dos negócios.

Os gerentes de empresas importadoras ganham confiança para otimizar suas estratégias, enquanto os despachantes aduaneiros aprimoram sua expertise, fortalecendo relações comerciais. 

Como funciona o Custom Bond?

O Custom Bond opera como uma salvaguarda essencial para as operações de comércio exterior, promovendo eficiência e segurança.

Nesta modalidade a segurada sempre será a Receita Federal, aonde o seguro passa a garantir que, caso o o importador não cumpra com sua obrigações perante o fisco, a União receba a indenização correspondente ao pagamento dos impostos suspensos.

Caso ocorra o cumprimento das obrigações, o Custom Bond se mantém em estado latente, aguardando o desembaraço aduaneiro e a conclusão das operações. Entretanto, se algum descumprimento ocorrer, como atrasos no pagamento de tributos ou não conformidade com regulamentações, a seguradora pode ser acionada para cobrir os valores devidos.

seguro garantia da mutuus seguros

O Custom Bond possui três principais partes envolvidas: o tomador que é a empresa importadora ou exportadora. A seguradora e o seguro (A União, representada pela Receita Federal). A seguradora emite e apresenta à RF uma apólice como garantia de pagamento de todos os impostos.

Quais são os principais documentos e informações para contratar o Custom Bond?

  • Declaração de Importação (DI) com Termo de Responsabilidade: A DI com o Termo de Responsabilidade constituído é um documento fundamental, demonstrando o compromisso do importador em cumprir suas obrigações aduaneiras e tributárias;
  • Requerimento de Admissão Temporária (RAT): Caso o processo esteja em andamento, o RAT pode ser necessário. Este documento é relevante em casos de operações de admissão temporária;
  • Proposta de Emissão Preenchida e Assinada: A proposta de emissão do Custom Bond deve ser preenchida e assinada pelo importador. Isso inclui detalhes sobre a operação, o valor da garantia desejada e outras informações pertinentes;
  • Inclusão pelo Corretor da Proposta via Sistema da Seguradora: A proposta também pode ser incluída no sistema da seguradora pelo corretor responsável, facilitando o processo de contratação.

Quais as principais seguradoras de Custom Bond

  • AXA seguros especialista em seguro garantia aduaneiro;
  • JNS seguros especialista em seguro garantia aduaneiro;
  • Junto seguros especialista em seguro garantia aduaneiro;
  • Porto seguros especialista em seguro garantia aduaneiro;
  • Sompo seguros especialista em seguro garantia aduaneiro; e
  • Tokio Marine especialista em seguro garantia aduaneiro.

Como é a cotação do Custom Bond?

Para a cotação do Custom Bond as seguradoras avaliam o perfil do importador, considerando sua capacidade financeira, histórico de crédito e experiência no mercado. Além disso, a natureza das mercadorias a serem importadas é examinada, incluindo seu valor, origem, destino e riscos associados e tributos incidentes.

Outro fator influente é o tipo de operação, que pode variar de acordo com a modalidade de transporte e as características específicas da transação. A análise criteriosa de todos esses elementos permite às seguradoras determinar o prêmio do Custom Bond, refletindo de forma precisa o nível de garantia necessário para respaldar a operação.

O que o Custom Bond cobre?

O Custom Bond abrange áreas vitais do comércio exterior. Ele cobre a valoração aduaneira, garantindo a conformidade com as regulamentações na determinação precisa do valor das mercadorias importadas. Evitando assim, discrepâncias e promovendo a transparência nos valores declarados, mantendo a integridade do processo aduaneiro.

Nos casos de trânsito aduaneiro, o Custom Bond cobre a responsabilidade durante o transporte internacional, assegurando que as obrigações tributárias e regulatórias sejam atendidas em todas as etapas do trajeto.

Além disso, o Custom Bond abrange o drawback, sustentando a restituição ou suspensão de tributos sobre insumos utilizados na produção de bens para exportação.Essa garantia é fundamental para empresas que buscam maximizar os incentivos do drawback e a competitividade global.

Em síntese, o Custom Bond está estritamente ligado à concessão de garantia ou indenização para casos em que os impostos deixam de ser suspensos ou isentos.

Os principais usos: valoração aduaneira, trânsito aduaneiro, drawback, admissão temporária, lojas francas, serviço courier.

Conheça agora quais são os principais usos do Custom Bond:

Valoração aduaneira

Na valoração aduaneira o Custom Bond assume um papel essencial ao respaldar a precisão na determinação do valor das mercadorias importadas. Esse mecanismo de garantia assegura que os valores declarados estejam em conformidade com as regras e regulamentos aduaneiros, promovendo transparência e prevenindo discrepâncias.

Trânsito aduaneiro

No contexto do trânsito aduaneiro, o Custom Bond age como um alicerce para a movimentação fluida de mercadorias entre diferentes jurisdições aduaneiras. Ele garante a responsabilidade pelo cumprimento de obrigações tributárias e regulatórias durante o trânsito, facilitando o transporte internacional de forma segura e eficiente.

O drawback

Permite a restituição ou suspensão de tributos sobre insumos importados utilizados na produção de bens destinados à exportação. Essa garantia é fundamental para que as empresas possam se beneficiar dos incentivos do drawback, impulsionando a competitividade no mercado global.

Admissão temporária

Permite a entrada temporária de mercadorias para fins específicos. Ela garante a responsabilidade pela reexportação das mercadorias no prazo estipulado, possibilitando operações de testes, exposições e outros fins temporários sem comprometer as obrigações aduaneiras.

Lojas francas

São áreas designadas para a venda de mercadorias a viajantes internacionais. Ele respalda o cumprimento das obrigações fiscais nesses espaços, permitindo a oferta de produtos com vantagens tributárias aos viajantes, impulsionando o turismo e o consumo.

Serviço courier

Ele garante a conformidade com as regulamentações aduaneiras durante o transporte e entrega rápida de mercadorias, facilitando operações de e-commerce e comércio internacional.

Como o Custom Bond cobre as obrigações que o importador assumiu?

Quando o importador realiza a contratação, ele estabelece um compromisso com as autoridades aduaneiras para cumprir todas as obrigações tributárias e regulatórias. Em suma, o Custom Bond entra em cena como uma garantia, atestando esse comprometimento e respaldando a integridade das operações.

Caso o importador cumpra todas as obrigações, o Custom Bond permanece em estado de repouso. Porém, se houver algum descumprimento, como atrasos no pagamento de tributos ou não conformidade com regulamentações, a seguradora assume a responsabilidade e cobre os valores devidos, evitando prejuízos para o importador.

Em suma, o Custom Bond é um alicerce que sustenta as obrigações do importador no comércio exterior. Assegurando que os compromissos sejam honrados, garantindo uma operação comercial sólida e confiável.

O que o Custom Bond não cobre?

O Custom Bond não cobre contingências alheias à operação, como desastres naturais ou eventos políticos imprevisíveis, que possam afetar o cumprimento das obrigações. Ele também não abrange descumprimentos intencionais, como evasão de impostos ou falsificação de documentos, que são considerados atos ilícitos.

Além disso, o Custom Bond não garante a qualidade ou conformidade das mercadorias importadas. Ele não isenta o importador de responsabilidades referentes a produtos defeituosos ou não conformes às regulamentações técnicas.

Sendo assim, o Custom Bond oferece proteção específica para as obrigações aduaneiras e tributárias. Sendo assim, ele não se estende a situações fora do controle operacional ou ações ilícitas.

Quais são as limitações deste seguro?

Atualmente, o Custom Bond se limita as obrigações estritas sobre os tributos alfandegários e suas obrigações.

Portanto, não garante a qualidade ou conformidade das mercadorias importadas. Ele não isenta o importador de responsabilidades referentes a produtos defeituosos ou não conformes às regulamentações técnicas.

A importância de um bom Custom Bond para operações de importação

A presença de um Custom Bond eficiente é um pilar indispensável para o sucesso das operações de importação. Desse modo, e por meio dessa garantia, importadores asseguram a conformidade regulatória com obrigações aduaneiras e tributárias, reduzindo a possibilidade de atrasos e impasses nos processos de desembaraço.

Além disso, um bom Custom Bond garante o pagamento de impostos, maior agilidade nas operações e por fim, preservação de capital da empresa. 

Uma operação respaldada por um Custom Bond bem elaborado coloca os importadores em posição vantajosa, fortalecendo suas negociações e alicerçando relações comerciais duradouras.

Como a Mutuus Seguros pode ajudar na contratação do Custom Bond

A Mutuus Seguros é sua parceira confiável na jornada de contratação do Seguro Garantia Aduaneiro. Nossa experiência sólida e conhecimento aprofundado no comércio internacional nos permitem simplificar o processo e oferecer suporte eficaz a importadores, empresários e despachantes aduaneiros.

Por meio de orientação especializada, a Mutuus Seguros irá guiá-lo detalhadamente desde o início do processo até a escolha da cobertura mais adequada às suas necessidades.

Com uma abordagem personalizada, são fornecidas informações transparentes sobre requisitos, documentação e opções disponíveis, garantindo que seu seguro esteja perfeitamente alinhado às exigências regulatórias e às particularidades de suas operações.

Com a Mutuus Seguros ao seu lado, você terá a confiança e a segurança necessárias para enfrentar os desafios do comércio exterior com tranquilidade e sucesso.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!