Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Garantia para Processos Trabalhistas: Uma Proteção Indispensável para Empresas

6min. leitura
Revisado em 28 dez 2023

O Seguro Garantia Processo Trabalhista pode ser uma valiosa ferramenta para auxiliar empresas que planejam recorrer em casos de ações trabalhistas. Ele se destaca como a opção de garantia mais vantajosa dentre as várias disponíveis no mercado.

No contexto de uma ação trabalhista em sua fase de execução no âmbito da Justiça do Trabalho, o seguro garantia judicial pode ser utilizado como um instrumento para assegurar o cumprimento das obrigações legais, sendo um requisito fundamental para a empresa apresentar sua defesa nessa fase do processo.

Além disso, em qualquer estágio da ação trabalhista, é possível aplicar essa modalidade de garantia em situações de urgência, tais como medidas cautelares, mandados de segurança e outras.

Será que você sabe a importância deste seguro? Para compreender melhor seu funcionamento e conceito, nós preparamos este post. Assim, você saberá em que situações ele é utilizado e demais aspectos relevantes. Confira na sequência!

Importância do seguro garantia em processos trabalhistas

As empresas podem usar o Seguro Garantia Processo Trabalhista como uma ferramenta para enfrentar situações de crise, pois ele possibilita a substituição dos depósitos judiciais por outras formas de garantia em processos relacionados a causas trabalhistas e tributárias.

Nesse sentido, o Seguro Garantia Judicial Trabalhista pode ser empregado como uma alternativa aos valores que estão retidos em juízo quando a empresa já se encontra na fase de execução de um processo trabalhista.

A empresa precisa apenas pagar o prêmio do seguro, que geralmente é até 90% menor do que o valor retido em juízo. Isso evita a penhora de bens e libera recursos para o pagamento de funcionários, fornecedores e impostos.

O que é seguro garantia trabalhista?

O seguro garantia trabalhista é utilizado como uma forma de garantia temporária que pode ou não ser acionado a depender da situação.

O seguro garantia trabalhista faz parte do seguro garantia judicial e destina-se especialmente a processos judiciais trabalhistas, cíveis e execuções fiscais.

Definição e conceito

O seguro garantia trabalhista é uma modalidade de seguro com objetivo de garantir a necessidade de garantias ativas, como por exemplo, depósito recursal. 

O conceito se baseia em proteger os recursos destinados a eventuais indenizações caso ocorra a perda processo, ou seja, garantindo que os valores devidos serão disponibilizados.

Diferença entre seguro garantia trabalhista e seguro garantia processo trabalhista

O seguro garantia trabalhista visa garantia a liquidação da ação em caso de perda processual por parte da empresa acionada judicialmente, desta forma garantiando os direitos da parte vencedora no processo. Ele atua como uma garantia financeira, assegurando o pagamento de eventuais indenizações na esfera trabalhistas.

O seguro garantia processo trabalhista refere-se à apólice que visa garantir o cumprimento das obrigações judiciais assumidas durante um processo trabalhista. Respaldando a empresa durante a tramitação de uma ação na justiça, atestando que ela possui os meios financeiros necessários para cumprir eventuais decisões judiciais. 

Como funciona o seguro garantia trabalhista?

Na área trabalhista, é possível aplicar o seguro garantia em pelo menos dois momentos distintos do processo. Esses momentos incluem a fase de recurso e a etapa de execução da sentença.

Fase de Recurso

No contexto dos recursos, essas são ferramentas que permitem que as partes insatisfeitas com uma decisão judicial expressem seu descontentamento. No entanto, no âmbito trabalhista, para apresentar um recurso, é necessário efetuar o preparo, que é o termo utilizado para se referir ao depósito recursal.

O depósito recursal é uma exigência estabelecida no artigo 899 da CLT e se aplica à interposição de recursos como o recurso ordinário, recurso de revista, embargos no TST, agravo de instrumento e recurso extraordinário.

É importante destacar que o depósito recursal tem a finalidade de assegurar a possibilidade de execução no futuro, uma vez que a condenação é considerada como certa. No entanto, é fundamental não misturar o conceito de depósito recursal com a etapa de execução da sentença.

Fase de Execução

A fase de execução em processos trabalhistas tem início após a conclusão da fase de conhecimento. Neste momento, o tribunal publica uma sentença, que pode ser alvo de recurso, ou, na falta deste, dá-se início à execução.

Durante essa fase, o executado, geralmente o empregador, tem duas opções: pagar a execução de acordo com os meios legais para cumprir a obrigação ou fornecer garantias para solicitar embargos.

Conforme mencionado anteriormente, é possível aplicar o seguro garantia em ambas as etapas, uma vez que a lei o permite como uma das formas de garantia, equiparando-o ao dinheiro. É válido ressaltar que o seguro garantia judicial pode ser usado na execução trabalhista e como substituto do depósito recursal, garantindo o pagamento de qualquer débito reconhecido na decisão.

Esta modalidade faz parte dos seguros tradicionais e, embora faça parte do grupo de riscos financeiros regulados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e plenamente aceita pelo judiciário brasileiro.

Quais processos trabalhistas aceitam seguro garantia trabalhista?

  • Rescisões contratuais e pagamento de verbas rescisórias;
  • Ações relacionadas a horas extras e adicional noturno;
  • Reclamações de assédio ou discriminação no ambiente de trabalho;
  • Processos de equiparação salarial e reajustes salariais;
  • Demandas envolvendo acidentes de trabalho e indenizações por danos físicos ou morais;
  • Disputas sobre benefícios e direitos previdenciários;
  • Casos de reintegração de empregados demitidos irregularmente; e
  • Ações relacionadas a descumprimento de acordos.

Requisitos do seguro garantia processo trabalhista

Para garantir a eficácia do seguro garantia a empresa interessada deve contar com um seguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados. Solicitar o seguro em uma corretora de seguros de sua confiança. Solicitar a cotação e informar dados gerais do valor da garantia necessária e o prazo de validade,  considerando as especificidades do processo e as obrigações trabalhistas. 

Seguro garantia judicial da Mutuus Seguros

Outro requisito é a transparência e documentação adequada. A seguradora necessita de informações detalhadas sobre as alegações, documentos e eventuais decisões prévias, permitindo elaboração adequada da apólice. 

Seguro garantia trabalhista ou depósito recursal trabalhista?

O seguro garantia consiste em uma apólice fornecida por uma seguradora, garantindo o pagamento de eventuais condenações judiciais trabalhistas. 

O depósito recursal envolve o depósito de um valor determinado pelo Tribunal em uma conta vinculada ao processo, como forma de garantia durante a tramitação da ação. 

Diferenças, vantagens e desvantagens

O seguro garantia utiliza uma apólice de seguro para assegurar o pagamento. Já o depósito recursal disponibiliza recursos financeiros imediatos para o depósito, a fim de apresentar uma garantia ao poder judiciário.

O seguro garantia disponibiliza flexibilidade financeira, visto que não exige um desembolso imediato de grandes quantias. Já o depósito recursal é mais simples, não envolve a negociação de uma apólice com uma seguradora, porém imobiliza parte dos recursos financeiros da empresa. 

Quanto custa o seguro garantia trabalhista?

O valor do seguro garantia trabalhista depende de alguns fatores: como o montante que a empresa pretende assegurar. Bem como, o histórico, a situação financeira da empresa, o tipo de processo trabalhista e a seguradora escolhida.

Porém, de forma geral, este custo gira em torno de 0,2% até 3% ao ano, percentual aplicado sobre o valor que será garantido. 

Fatores que influenciam o valor

  • A natureza e a complexidade do processo trabalhista, pois processos complexos demandam apólices mais robustas;
  • A reputação e a saúde financeira da empresa, pois impactam no cumprimento com as obrigações contratuais; e
  • A seguradora escolhida e suas políticas de avaliação.

Como calcular o valor do Seguro Garantia

Para calcular o valor do seguro garantia trabalhista é necessário determinar o montante que se pretende assegurar, levando em conta o potencial risco financeiro do processo trabalhista. Então, solicitar cotações de diferentes seguradoras. 

Como cotar e contratar o seguro garantia trabalhista?

Para cotar e contratar o seguro garantia trabalhista, entre em contato com uma corretora de seguros especializada. Ao informar sobre a empresa e o processo trabalhista em questão, você poderá obter cotações personalizadas.

Com base nessas propostas, a empresa pode comparar preços, coberturas e condições oferecidas pelas diferentes seguradoras, facilitando a escolha da apólice mais adequada. Após a seleção, acorda-se a contratação e o pagamento.

Passo a passo para adquirir a proteção

A empresa deve coletar todas as informações relevantes sobre o processo trabalhista em questão, o que inclui o valor a ser assegurado e os detalhes do histórico jurídico da empresa, a fim de cotar e contratar o seguro garantia trabalhista.

Após contatar corretoras de seguros ou seguradoras diretamente, solicitar cotações, e fornecer informações para as propostas. É o momento de analisar as cotações, escolher a  apólice mais vantajosa e finalizar a contratação. 

O que é o seguro garantia judicial e sua finalidade?

O seguro garantia judicial é uma modalidade de seguro com finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações legais impostas em processos judiciais. Em situações onde a empresa é parte em um litígio, o seguro atua como uma garantia financeira, substituindo o depósito em dinheiro exigido pela justiça. 

Explicação sobre o seguro garantia em outros contextos judiciais

Além do âmbito judicial, o seguro garantia encontra aplicação em outros contextos legais. Por exemplo, no contexto de licitações e contratos públicos, ele funciona como uma garantia de que a empresa contratada cumprirá com os termos estabelecidos no contrato. 

Em processos de recuperação judicial, os credores podem utilizar o seguro para assegurar o pagamento de créditos.

Qual a finalidade do Seguro Garantia?

Sua finalidade é proporcionar segurança e garantir o cumprimento de obrigações legais em uma ampla gama de situações, contribuindo para a eficiência e a segurança do sistema legal.

Quem paga o seguro garantia?

Tanto a empresa quanto a parte que requer a garantia podem assumir o custo do seguro garantia, de acordo com o acordo pré-estabelecido.

Em contratos comerciais e licitações, é comum que a empresa contratada seja responsável por adquirir e arcar com os custos do seguro.

Conclusão

Ao proporcionar uma camada adicional de segurança financeira, o seguro garantia não apenas assegura o cumprimento das obrigações legais, mas também oferece tranquilidade às empresas em momentos de litígio. 

Portanto, o seguro garantia trabalhista se destaca como um aliado indispensável para empresas que valorizam a conformidade legal e buscam a construção de relações laborais sólidas e confiáveis.

Por isso, a Mutuus Seguros criou uma solução que facilita a decisão de cotação e compra de um seguro, uma vez que visa a simplificação do processo de cotação da apólice. Assim, você consegue realiar a cotação utilizando nossa plataforma de cálculo e gestão de seguros.

Você quer ser assertivo na contratação do seguro garantia trabalhista? Converse com um de nossos especialistas e obtenha sua cotação clicando no botão abaixo.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!