Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro frota de caminhões: conheça e saiba como proteger o instrumento de trabalho de sua transportadora

4min. leitura
Revisado em 17 abr 2024

Colisões, acidentes e problemas técnicos são grandes causadores de danos aos caminhões de transportes nas rodovias brasileiras. Além disso, existe um agravante que é a pura imprudência por parte de outros motoristas e as péssimas condições das estradas. Nesse sentido, o seguro frota de caminhões é feito para ajudar a equilibrar esses possíveis custos e prejuízos.

Mas, afinal, como o seguro frota de caminhões funciona e quais coberturas oferece para a frota de sua empresa? Saiba isso e, ainda, quais as melhores empresas para procurar na hora de contratar. Boa leitura!

O que é um seguro frota de caminhões?

O seguro frota de caminhão é uma modalidade de seguro que oferece a garantia de coberturas para dois ou mais veículos de transporte de sua empresa. Enquanto o seguro de cargas cobre riscos relacionados aos bens e mercadorias transportados, o seguro de frota é exclusivo aos riscos relacionados ao veículo de transporte e eventualidades causadas por ele ao próprio motorista, passageiros e terceiros.

Muitas seguradoras oferecem esse serviço no mercado, mas algumas delas são especializadas no segmento. E vale destacar que a contratação é indicada a partir do momento da compra do veículo, para evitar correr qualquer risco!

Como funciona o seguro de caminhões?

Como funciona o seguro de caminhões?

De maneira geral, é possível afirmar que o seguro frota de caminhões funciona de modo similar a um seguro de carro ou veículo particular. A contratação depende de informar as características dos veículos, a rotina de uso e, ainda, esclarecer sobre o(s) motorista(s).

É claro que, para uma contratação personalizada e que atenda exatamente os riscos dos quais você deseja ser resguardado, existem ainda outras informações mais específicas que podem e devem ser oferecidas. Veja alguns exemplos:

  • Sobre o veículo: Tipo de carroceria e se há equipamentos extras instalados;
  • Sobre a(s) carga(s): Esclarecer se é leve ou pesada e os tipos transportados com mais frequência;
  • Sobre o transporte: Esclarecer se o uso é próprio ou para terceiros e a região de circulação com mais frequência, entre outros.

Somente através dessas informações a empresa de seguros conseguirá informar as melhores condições de seguro de frota para sua transportadora.

Como calcular o seguro de um caminhão?

O prêmio de seguro é o valor a ser pago pelo contratante para ser resguardado dos riscos previstos na apólice, que é o contrato onde ficam as cláusulas e coberturas contratadas. Assim, existem diversos fatores que interferem na hora de definir o custo desse prêmio.

E que fatores seriam esses? Olha só, para ficar mais fácil, é só ter em mente uma lógica bastante simples: quanto maior for a chance de um sinistro acontecer, isto é, algum dos eventos indesejados, mais caro será o valor do seguro.

Logo, se os veículos da frota trafegam apenas dentro do estado de Goiás, por exemplo, o custo do seguro de caminhão será menor que o de uma frota que trafega em todo o país. Além disso, o histórico dos caminhoneiros também é um critério importante. Se nesse histórico eles tiverem sido imprudentes, o custo do seguro certamente será maior.

E por último, o número de coberturas incluídas para proteger o veículo também é um dos fatores que interferem no custo do seguro de frota.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

É possível afirmar que, apesar de todos esses fatores que são considerados, o custo do seguro costuma ser barateado por incluir diversos caminhões em uma mesma apólice.

O que o seguro de caminhão cobre?

O que o seguro de caminhão cobre na apólice de seguro?

No seguro frota de caminhões, existem as chamadas coberturas básicas – as mais simples – e coberturas adicionais – também chamadas de acessórias. Confira algumas delas!

Coberturas básicas

  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Roubo e furto;
  • Assistência 24h para danos causados por eventos adversos.

Obs.: Dependendo da seguradora, outras coberturas podem ser incluídas entre as básicas.

Coberturas adicionais

  • Acessórios: Garante a proteção para itens como Kit Multimídia e CD Players, por exemplo, prejudicados e/ou danificados durante uma situação no transporte;
  • Vidros: Ajuda a evitar multas e penalidades em caso de quebras e trincaduras das superfícies envidraçadas do veículo;
  • Danos morais ou estéticos: Garante a indenização de terceiros que tenham sido prejudicados em razão da eventualidade no transporte;
  • Danos pessoais: Promove a indenização em casos de invalidez parcial, total, permanente ou morte do motorista ou passageiros;
  • Lucros cessantes: Garante a indenização em caso de redução de faturamento. Trata-se de uma compensação dos ganhos perdidos enquanto o veículo esteve parado;
  • Entre outros.

Quais as melhores seguradoras de caminhão?

Na hora de realizar a cotação do seguro frota de caminhões, é importante se certificar de que a seguradora está autorizada pela SUSEP para emitir apólices de seguro de caminhão. Sabendo disso, confira algumas seguradoras de caminhão que contam com taxas competitivas:

  • Allianz Seguradora;
  • Bradesco Seguros;
  • MAPFRE Seguros;
  • Liberty Seguros;
  • Suhai Seguradora;
  • Sul América Seguros;
  • Tokio Marine.

Como acionar o meu seguro de frota?

Como acionar o meu seguro de frota?

Se alguma situação infeliz acontecer com você ou com um colaborador durante o serviço de transporte, será necessário acionar a apólice de seguro frota de caminhão. Por isso, a partir do momento em que seu veículo contar com um seguro, é importante saber sobre a abrangência da apólice contratada.

Esse fator é fundamental para que, diante do evento inesperado, você esteja ciente de que está resguardado pela proteção contratada em determinada localidade. Além disso, é preciso saber ainda se as coberturas contratadas contemplam os danos causados na ocorrência.

A partir disso, o gestor da frota precisa acionar o sinistro. Ele poderá fazê-lo entrando em contato com a seguradora ou, ainda, falando com uma intermediária, a corretora de seguros.

Depois de enviar os comprovantes solicitados pela seguradora – itens que constam na apólice –, é necessário aguardar o processo de perícia, que irá validar e viabilizar a indenização. Ao término, a seguradora tem até 30 dias para liberar esse valor indenizatório.

Proteja também as cargas transportadas

O seu instrumento de trabalho precisa estar protegido das eventualidades nas estradas, mas jamais esqueça da proteção das cargas. Por lei, todo transportador de cargas precisa contratar o seguro RCTR-C, obrigatório para ocorrência de acidentes.

Além dele, é possível incluir a cobertura do seguro contra roubo, o RCF-DC, deixar as mercadorias transportadas seguras e, consequentemente, sua operação muito mais tranquila.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (2)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AC

    Preciso conhecer o seguro frota

    Esconder Respostas

Continue aprendendo
com os melhores

Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!