Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Saúde: Qual a importância de investir e contratar

6min. leitura
Revisado em 28 nov 2023

O Seguro Saúde é uma modalidade de seguro que apesar de estar ganhando força, ainda é pouco conhecida no Brasil. É geralmente confundida com convênios de saúde.

A saúde é usualmente prioridade na vida de qualquer pessoa. Portanto, busca-se alternativas relacionadas ao bem-estar e segurança e, o seguro saúde acaba sendo uma das alternativas que podem trazer mais conforto e tranquilidade aos seus beneficiários.

Para você, dono de empresa, oferecer um plano de seguro aos seus colaboradores, torna sua organização um ambiente mais atrativo aos olhos dos funcionários, que acaba sendo beneficiado e valorizado.  Desta forma, sua empresa pode oferecer vantagem competitiva sobre as demais e ser ainda capaz de manter o funcionário por mais tempo na empresa.

Neste artigo falaremos tudo sobre o seguro saúde, como funciona, o que cobre, quais os tipos, quem pode e como contratar. Qual a diferença entre seguro de vida e seguro saúde e qual o melhor. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

O que é o seguro saúde?

O seguro saúde é uma das modalidades de seguro oferecido pelas seguradoras, onde o segurado fica protegido e possui garantias para escolher médicos, laboratórios e hospitais de sua preferência, quando este necessitar de atendimento médico. 

Assim como nos demais planos de saúde, o seguro saúde é supervisionado pela Agência Nacional de Saúde – ANS, e regido pela Lei n°9.656. Este seguro oferece cobertura aos riscos que envolvem assistência médica e hospitalar, garantindo ao beneficiário um conjunto de direitos regulamentados pela legislação vigente. 

Tem por objetivo ainda, tornar a rede privada de saúde mais acessível para o próprio segurado. Essa cobertura funciona de maneira semelhante a um plano de saúde convencional, a diferença é que não é credenciado a nenhuma operadora de convênios. Por conta disso, oferece mais liberdade para os clientes que optarem por esse serviço.

Além disso, geralmente traz serviços mais em conta quando comparados a um plano de saúde, uma vez que não é realizada a cobrança de mensalidades. O seguro saúde se assemelha a outras apólices, no sentido de oferecer prêmios e indenizações conforme os riscos cobertos pelo contrato.  

Por fim, a contratação do plano de saúde pode ser feita de maneira coletiva ou individual, sendo um serviço bastante presente nas empresas para com seus colaboradores, que permite ainda a inclusão de dependentes familiares. 

Como funciona o seguro saúde?

O funcionamento deste tipo de seguro é bastante simples. Como já citado anteriormente o segurado pode escolher médicos e instituições, desde que ele arque inicialmente com os custos iniciais, para posteriormente receber o reembolso. O reembolso, porém, pode ser integral ou parcial. 

Por isso, é necessário ficar atento às cláusulas e condições de cada contrato, além de, verificar qual o prêmio estabelecido e o valor máximo de cobertura. Entenda mais na sequência sobre o prêmio nessa modalidade de seguro:

Prêmio

O prêmio é o valor do pagamento mensal que deve ser realizado todos os meses, ou seja, a prestação paga pelos segurados para a contratação do seguro. O prêmio é efetivado na apólice, o documento que formaliza a contratação do seguro. 

Bem como nas demais modalidades, o valor do prêmio pode variar de acordo com as necessidades do contratado, o tipo de seguro escolhido, as coberturas incluídas, a idade do contratante e o perfil de risco. 

O que cobre um seguro saúde?

As coberturas do seguro saúde irão variar de acordo com os itens contratados, dependendo portanto, do acordo firmado entre as partes – seguradora e cliente. 

Geralmente, as apólices possuem suas coberturas básicas, que cobrem a maioria dos atendimentos ou emergências médicas, mas pode ainda incluir coberturas adicionais ou excluir serviços. Lembre-se, portanto, de sempre ler o contrato e compreender quais coberturas estão inclusas ou exclusas.

Cobertura Básicas

Em linhas gerais, o seguro saúde cobre:

  • Consultas de rotina;
  • Consultas emergenciais;
  • Exames;
  • Procedimentos médicos;
  • Internações;
  • Assistência médica ambulatorial;
  • Assistência hospitalar com obstetrícia

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais são aquelas que não são cobertas no plano de cobertura básica, mas que podem ser adicionadas ao contrato da apólice, caso for do desejo do segurado.

Quais são os tipos de seguro saúde?

Existem atualmente algumas opções de seguro saúde, que visam atender diferentes necessidades e perfis de clientes. Há dois principais tipos de plano, que são os individuais ou coletivos e que variam em termos de contrato, mas na prática funcionam de maneira bastante semelhante. 

Confira a seguir quais são e qual a diferença entre eles:

Seguro saúde individual

Nesta modalidade, como o próprio nome sugere, a cobertura oferecida é para uma única pessoa, ou seja, possui apenas um segurado. O contratante é o próprio responsável pelo pagamento do prêmio, bem como será aquele que receberá o reembolso pelos serviços que forem utilizados.

Vale destacar ainda que, o seguro individual não pode ser estendido a terceiros. Se este for o desejo do segurado, deve-se realizar a contratação do seguro de saúde coletivo, ou contratar coberturas adicionais, que provavelmente agregarão no custo do seguro.

Seguro saúde para empresas

Além da possibilidade da contratação do seguro de forma individual, há o seguro para empresas, onde Pessoas Jurídicas podem contratar um seguro saúde e incluir seus colaboradores como beneficiários da apólice.

Para que essa contratação seja possível, é necessário que as relações trabalhistas estejam legalizadas conforme a legislação vigente, como o vínculo empregatício demonstrado de maneira oficial. 

Em suma, a parte prática do seguro empresarial funciona de modo similar ao individual. Os segurados podem ser atendidos em um dos serviços contemplados pelo seguro e receber o reembolso posteriormente. 

O pagamento do prêmio é realizado pela empresa, mas usualmente o valor é descontado da folha de pagamento do funcionário, sendo inferior ao cobrado em seguros individuais. 

No caso do encerramento do vínculo empregatício com a empresa, o segurado perde o benefício, uma vez que o contratante é a empresa. Porém, caso deseje, este pode entrar em contato com a seguradora e alterar seu plano para o plano individual. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros
seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

Quem pode contratar um seguro saúde?

A contratação do seguro pode ser realizada por Pessoa Física ou Jurídica. Porém, quando falamos de seguro empresarial, obrigatoriamente a contratação deve ser realizada pela empresa em questão para os seus funcionários. 

O estipulante, deve portanto, ser Pessoa Jurídica devidamente identificada e qualificada na Proposta do Seguro Saúde, que celebra o contrato em proveito das pessoas físicas a ela vinculadas, através do vínculo empregatício, estatutário ou societário.

 Esta fica investida dos poderes de representação destas pessoas perante a seguradora, nos limites da legislação aplicável e das disposições contratualmente estabelecidas. 

Qual a diferença entre seguro de vida e seguro saúde?

Esses seguros costumam gerar confusão na cabeça de algumas pessoas, já que em partes possuem coberturas semelhantes, principalmente no que tange à doenças. Porém, existe sim uma diferença entre o seguro de vida e o seguro saúde. 

No seguro de vida a companhia seguradora garante o pagamento da indenização em caso de doenças, morte, acidente ou invalidez ao segurado ou aos seus beneficiários. 

Enquanto, no seguro saúde os segurados recebem atendimento médico ou hospitalar.

Portanto, apesar de parecerem a mesma coisa, o seguro saúde age de forma mais emergencial, oferecendo um atendimento mais rápido e preventivo. No passo que, o seguro de vida é uma alternativa para evitar surpresas futuras, seja com a saúde ou com a perda de um ente querido. 

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Ambos os serviços oferecem facilidades na obtenção de atendimento e procedimentos médicos, porém, o plano de saúde e o seguro saúde são contratações distintas. Você pode conferir na sequência a diferença entre os dois:

Seguro Saúde

O Seguro Saúde não limita médicos, clínicas, hospitais e laboratórios pré-definidos aos segurados. Fornecendo, portanto, maior liberdade de escolha ao segurado, que arca com os custos e posteriormente é reembolsado, de maneira total ou parcial. 

Plano de Saúde

O Plano de Saúde é um recurso bastante utilizado e reconhecido por diversas empresas. Sua contratação funciona com base em mensalidade e oferece acesso a serviços médicos privados. Neste caso, as redes, hospitais, médicos e clínicas são previamente credenciadas e não podem ser escolhidas pelo beneficiário, limitando-os na escolha. 

O plano de saúde acaba, portanto, funcionando de maneira proativa, enquanto o seguro age de maneira retroativa em relação às despesas médicas. Ou seja, ao utilizar o plano de saúde o cliente pode ter menos gastos, muitas vezes sendo apenas o valor do prêmio mensal. 

Enquanto no seguro saúde, o segurado possui liberdade de escolher o serviço de sua preferência, mas deve pagar pela consulta no momento desta, recebendo o reembolso posteriormente. Além disso, os convênios costumam integrar todos os procedimentos padrões, sem que exista a necessidade de solicitar essa cobertura individualmente.

Entretanto, o seguro saúde, apresenta diversas modalidades e pacotes de serviço. Se for do desejo do contratante, esse pode solicitar um suporte mais completo na sua apólice, cobrindo inclusive atendimentos mais complexos, e não apenas exames e consultas. 

Qual é o melhor plano de saúde?

O melhor plano de saúde é aquele que atende melhor às suas necessidades e da sua empresa. Num primeiro momento, definir o melhor seguro saúde depende do contratante e o que ele busca com a apólice.

Entretanto, não é apenas possível, como também viável, considerar alguns pontos importantes no momento da análise e contratação da apólice, a fim de, verificar se determinado seguro de saúde é o mais indicado para o seu perfil empresarial. 

Lembre-se sempre de realizar uma boa pesquisa de mercado, antes de fechar a contratação de qualquer serviço, especialmente estes voltados à saúde dos seus colaboradores. Fique atento, por exemplo, à reputação e confiabilidade da empresa que está ofertando o serviço e garanta que está esteja cadastrada na SUSEP.

Alguns pontos importantes que você pode e deve ficar atento ainda, são:

  • Reembolso: Qual é a porcentagem máxima e mínima oferecida pela empresa;
  • Preço: Se o valor do prêmio a ser pago cabe no orçamento da sua empresa;
  • Serviços:  Quais os serviços de saúde que o seguro saúde cobre.

Como contratar um seguro saúde?

Antes de contratar um seguro saúde, é importante realizar uma boa pesquisa de mercado, inclusive sobre a corretora, que precisa estar cadastrada na Superintendência de Seguro Privados – SUSEP.

Contratar uma empresa séria e qualificada é o primeiro passo, pois garante a confiança e credibilidade que seu negócio precisa. Nós da Mutuus Seguros, contamos com os melhores profissionais do mercado, prontos para lhe atender de forma rápida, eficiente e 100% on-line. Contamos com todo suporte que você precisar. 

Auxiliamos em todo processo, desde entender às suas necessidades e da sua empresa, realizar a cotação do seguro que fizer mais sentido para seu negócio, ver quais coberturas e prêmios são os mais apropriados e prestar todo suporte necessário.

O seguro saúde oferece mais autonomia ao contratante, sendo mais atrativo disponibilizar atendimento e coberturas de saúde mais completas. Por esse motivo vale a pena conhecer mais sobre a categoria e considerar essa opção. 

Conclusão

Realizar a contratação do seguro saúde é uma excelente alternativa para criar um bom diferencial de mercado e demonstrar a valorização da sua empresa perante seus colaboradores. 

Uma vez que a contratação desta cobertura é feita, seus funcionários têm a possibilidade de escolher os hospitais, médicos e laboratórios de sua preferência, para receber atendimento quando necessário. Podendo desta forma ser atendida de maneira muito mais rápida, o que gera bem-estar e reflete no rendimento no trabalho. 

Além da facilidade no atendimento, a qualidade do mesmo acaba sendo superior ao atendimento público convencional. Cria-se a possibilidade de contratar uma cobertura personalizada com coberturas adicionais, a fim de, atender às necessidades dos seus colaboradores e empresa.

Por fim, outro ponto bastante positivo do seguro saúde é o custo-benefício, que acaba gerando desconto de impostos para empresa e ficando dentro do orçamento familiar do trabalhador. Assim, você investe em algo que beneficia não apenas seu colaborador, como sua empresa. 

Caso tenha ficado alguma dúvida ainda, não deixe de nos perguntar nos comentários abaixo. Ou então, você pode entrar diretamente em contato com um dos nossos especialistas, que estão sempre prontos para lhe ajudar da melhor forma. Basta clicar no botão abaixo para saber mais. 

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!