Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro ambiental transporte: como ele pode proteger sua empresa?

5min. leitura
Revisado em 14 mar 2024
seguro de carga da Mutuus Seguros

Riscos ambientais estão presentes no funcionamento de diversos segmentos, inclusive em empresas de transporte que, muitas vezes, transportam cargas perigosas que podem poluir e causar sérias contaminações ao meio ambiente em caso de imprevistos. Por isso, a contratação de um seguro ambiental transporte é fundamental.

A preservação do meio ambiente é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e o cuidado com o meio ambiente é uma preocupação crescente. Nas últimas décadas, acompanhamos um crescimento acelerado de, praticamente, todos os setores ao redor de todo o mundo. Nem sempre esse crescimento veio acompanhado de preocupação e cuidado com o meio ambiente.

Quando uma empresa desconhece esses riscos ambientais ou se exime das suas responsabilidades quanto a isso, pode significar uma ameaça institucional: esse tipo de descaso pode causar problemas financeiros, no caso da necessidade de pagar algum tipo de indenização por danos ambientais.

Pode causar, ainda, problemas sérios de reputação para a empresa despreocupada com questões ambientais, uma vez que que outras empresas parceiras e clientes cada vez mais têm optado por parceiros comerciais responsáveis quando se fala em meio ambiente.

Essa deve ser uma preocupação para empresas de qualquer porte e de qualquer setor. Não importa se sua empresa ainda está começando. Comece, junto com ela, a tomar providência em prol do meio ambiente. O que reflete no bem da própria empresa.

Em vista desse cenário, talvez você já possa começar a imaginar como um seguro ambiental transporte pode fazer a diferença.

Vamos entender melhor o que é o seguro ambiental transporte e como, exatamente, ele pode significar crescimento para a sua empresa.

O que é seguro ambiental transporte?

O seguro ambiental transporte é um mecanismo de proteção tanto para a empresa quanto para o meio ambiente que oferece garantias contra incidentes em operações de transporte de cargas. Esse tipo de seguro abrange custos de limpeza até a investigação e monitoramento do local afetado.

Como funciona o seguro ambiental transporte?

O seguro ambiental tem duas modalidades: de responsabilidade por danos ambientais ou de transporte. O seguro ambiental de responsabilidade por danos ambientais tem foco em instalações fixas, como obras de infraestrutura.

Já o seguro ambiental transporte é voltado, especificamente, para empresas que realizam transporte de cargas. Como veículos de transporte podem movimentar cargas potencialmente poluentes, como óleo, por exemplo, esse é o setor que mais necessita do seguro, pois também é o principal responsável por acidentes ambientais no país.

Justamente por isso, o seguro ambiental transporte é o foco deste artigo.

Como prevenir riscos ambientais em uma empresa?

O Brasil tem uma vasta diversidade de fauna e flora e é extremamente importante tomar medidas para proteger nossos ecossistemas.

Em primeiro lugar, há que se pensar em formas de prevenir acidentes. Toda empresa está sujeita a enfrentar problemas ambientais, mas sempre é possível prevenir estes riscos adotando um plano de gerenciamento de riscos que deve ser sempre monitorado.

O desenvolvimento de um plano de gestão de riscos ambientais exige bastante análise sobre o funcionamento e as rotinas da empresa, levando em consideração o risco potencial de poluição que tem suas tarefas do dia a dia.

Como são as operações diárias? Envolve manuseio ou transporte de cargas que podem poluir o meio ambiente, caso ocorra um imprevisto? O transporte é feito de forma segura e preventiva contra acidentes? Há emissão de gases poluentes? Como é feita a gestão de resíduos?

O seguro ambiental transporte também pode ser considerado como uma importante ferramenta nesse rol de medidas que visam proteger a empresa e o meio ambiente contra riscos. No caso de algum acidente ou imprevisto acontecer, mesmo com as medidas de prevenção, o seguro ambiental transporte vai funcionar como uma “barreira de contenção” das consequências.

Quais são os benefícios do seguro ambiental transporte?

Um seguro ambiental transporte pode, antes de mais nada, melhorar a imagem da empresa perante parceiros comerciais. Ou seja, a preocupação com o meio ambiente pode ser um diferencial competitivo. Além disso, oferece benefícios importantes de ordem financeira, como multas e outras punições que podem ser aplicadas em casos de incidentes ambientais.

seguro empresarial da Mutuus Seguros
seguro de carga da Mutuus Seguros

Além disso, o seguro garante tranquilidade ao segurado, que estará amparado caso algum acidente aconteça.

A proteção ao patrimônio pessoal dos donos da empresa é um ponto relevante a ser considerado: a Lei de Crimes Ambientais prevê que a pessoa jurídica pode ser desconsiderada em caso de ressarcimento de prejuízos causados ao meio ambiente.

Quais são os principais sinistros que o seguro ambiental transporte cobre?

Coberturas seguro ambiental transporte

Cobertura Básica

A cobertura básica do seguro ambiental transporte cobre:

  • Custos de monitoramento, remoção de contaminação do solo, águas de superfície e lençóis freáticos;
  • Danos pessoais e danos materiais causados a terceiros;
  • Despesas de limpeza resultantes de poluição por carga transportada, tanto no local do segurado quanto de terceiros, incluindo custos de investigação e monitoramento.

Cobertura Adicional

Também é possível acrescentar à apólice, algumas coberturas adicionais, como por poluição decorrente de eventos não acidentais e poluição decorrente de carga fracionada, por exemplo.

As coberturas adicionais podem englobar garantias para:

  • Reclamações de terceiros, relativas aos danos corporais e danos materiais, incluindo perda de uso e redução de valor, em decorrência da poluição;
  • Danos a Recursos Naturais, incluindo fauna e flora;
  • Custos de Defesa incorridos pelo segurado por reclamações decorrentes de danos ambientais causados por poluição;
  • Corresponsabilidade pelo tratamento e disposição final dos resíduos;
  • Lucros cessantes do próprio segurado em função de um evento de poluição.

As apólices do Seguro Ambiental Transporte também podem oferecer cobertura para gerenciamento de crise, ou seja, um valor para a contratação de assessorias de mídia, especializadas em mitigar o risco de imagem em caso de poluição do meio ambiente

Em resumo, as coberturas do seguro ambiental transporte abrangem diversos aspectos e podem ser bem completas, a depender da apólice contratada.

A melhor alternativa é procurar uma corretora de seguros que vai analisar cada caso individualmente, e apresentar uma apólice de acordo com suas necessidades.

O que o seguro ambiental transporte não cobre?

O seguro ambiental transporte não cobre perdas e danos causados por algumas situações específicas. Entre elas, estão:

  • Atos ilícitos ou dolosos ou por culpa grave equiparável ao dolo, praticados pelo segurado, sócios, dirigentes, beneficiários ou seus representantes legais;
  • Atos praticados por ação ou omissão do segurado, causados por má-fé;
  • Contrabando, comércio e/ou embarque ilícito ou proibido;
  • Mau acondicionamento, insuficiência ou impropriedade da embalagem;
  • Medidas sanitárias ou desinfecções;
  • Radiações ou contaminação por radioatividade de qualquer combustível nuclear ou resíduo;
  • Roubo total ou parcial e furto simples ou qualificado.

O que eu preciso saber para contratar o seguro ambiental transporte?

Documentação necessária seguro ambiental transporte

Em primeiro lugar, você precisa encontrar uma corretora de seguros de confiança e pedir um orçamento. Após analisar as necessidades da sua empresa, a corretora enviará uma cotação. A proposta de seguro fornece todas as informações necessárias sobre a sua operação e a cobertura que deseja contratar.

No formulário da proposta, você precisa preencher informações como:

  • Dados do segurado;
  • Dados dos cossegurados;
  • Tipo de seguro;
  • Histórico de sinistros;
  • Rotas de transporte;
  • Tamanho da frota;
  • Frequência dos embarques;
  • Produtos transportados;
  • Coberturas adicionais;
  • Limites.

Se concordar com os valores apresentados pela corretora, ela vai formalizar o contrato do seguro, ou seja, a apólice. Esse documento deve ser lido com muita atenção antes de ser assinado, pois é nele que constam todas as informações sobre seu seguro e suas garantias.

Você precisa se certificar de que todas as informações combinadas verbalmente ou acertadas na proposta de seguro estejam, de fato, presentes no contrato.

Conclusão

A grande maioria dos transportes brasileiros são feitos pelo modal rodoviário. Muitos desses carregamentos são de produtos perigosos, explosivos ou poluentes. O vazamento de qualquer um desse tipo de produto pode causar danos à natureza.

Dependendo do tipo do produto e da gravidade do vazamento, pode contar o entorno – a terra, água e lençóis freáticos. Pode afetar a vida de animais, poluir o ar e, muitas vezes, causar danos irreversíveis.

O Seguro Ambiental Transporte foi desenvolvido para amenizar os impactos desse tipo de acidentes relacionados ao transporte de mercadorias e resíduos que possam causar dano ao meio ambiente em caso de imprevistos. Esses impactos podem ser tanto para o meio ambiente, como para a empresa de transporte e para a empresa dona da mercadoria.

O objetivo do Seguro Ambiental Transporte é reduzir ao máximo os efeitos negativos, além de ressarcir prejuízos. A contratação do seguro, aliado a um sistema preventivo e de gerenciamento de risco, são medidas cruciais para assegurar a reputação e a saúde financeira da empresa.

Contratar um seguro ambiental transporte é simples, e pode significar muito para a sua empresa – inclusive como um diferencial competitivo. Quer saber mais sobre como contratar um seguro ambiental transporte? Entre em contato com a Mutuus Seguros e solicite uma cotação personalizada para a sua empresa.

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!