Conteúdo verificado

Seguro de vida coletivo empresarial: Qual é o procedimento para contratar o seguro de vida?

6 min. leitura
Revisado em 14 fev 2024

O seguro de vida coletivo empresarial é um benefício que pode garantir mais tranquilidade para os membros da sua equipe, além de trazer facilidades para a sua gestão no caso de acontecimentos graves.

Esse serviço pode oferecer diversos suportes, como indenizações e cobertura de despesas, sendo, inclusive, uma obrigação da empresa para determinadas profissões. Existem diversas seguradoras que disponibilizam essa modalidade, e, muitas vezes, o gestor pode não saber o que considerar antes de contratar uma apólice coletiva.

Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre o seguro de vida coletivo empresarial antes de tomar uma decisão, para trazer um diferencial de qualidade para o seu negócio.

Por isso, veja como a modalidade funciona, o que ela inclui no contrato e quais os fatores a se considerar antes de contratar uma proteção adicional para os seus funcionários. Entenda todo o procedimento de contratação!

O que é seguro de vida coletivo empresarial?

O seguro de vida coletivo empresarial é um modelo destinado para negócios de todos os segmentos. Ele garante como segurados todas as pessoas que possuem um vínculo empregatício com a instituição.

As empresas oferecem este seguro de vida como um benefício e diferencial para seus colaboradores.  Além disso, ele é uma forma de demonstrar que se preocupam com as situações difíceis que podem acontecer, em razão de certos eventos inesperados.

Também é uma forma de trazer tranquilidade para seu time e familiares. Isso porque eles não ficarão desamparados financeiramente, caso o colaborador venha a se acidentar gravemente. 

A empresa informa para a equipe qual o valor definido na apólice para os beneficiários, para que, caso algum acidente aconteça, eles possam ter o respaldo monetário para solucionar a situação. 

Tipos de seguro de vida

O seguro de vida coletivo empresarial possui dois tipos, considerando a sua forma de custeio:

  • Não contributário: neste caso, os colaboradores recebem o valor total do seguro, sem perder nada. Ou seja, a empresa arca com todos os custos;
  • Contributário parcial ou total: se for total, os funcionários que custeiam o seguro, mas o parcial é feito entre empresa e colaborador.

Tipos de adesão do seguro

Vale destacar que a inclusão dos funcionários na apólice deste seguro é feita por adesão compulsória ou facultativa:

  • Compulsória: neste caso o seguro abrange todo o grupo que é considerado segurável de modo automático;
  • Facultativa: os colaboradores que devem demonstrar interesse em possuir o seguro de vida.

Coberturas do seguro de vida coletivo empresarial

Coberturas do seguro de vida coletivo empresarial

As coberturas dos seguros, basicamente, são as garantias que o seguro de vida coletivo empresarial oferece aos beneficiários, isto é, são as situações em que ele pode ser acionado para oferecer um respaldo à sua equipe, como em:

  • Casos de morte do segurado;
  • Assistência ou auxílio funeral;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidentes;
  • Invalidez permanente total ou parcial por doença.

Atualmente, existem alguns pontos a respeito das coberturas de seguro de vida coletivo empresarial que merecem ser explorados. Separamos eles abaixo, em tópicos, para facilitar sua compreensão.

Adicionais do seguro

Além das opções básicas e comuns, existem outros adicionais que o seguro pode oferecer. Por exemplo:

  • Cobertura para filhos e cônjuges;
  • Indenização em casos de rescisões;
  • Auxílio alimentação;
  • Doença congênita de filhos;
  • Diária por incapacidade temporária acidental.

Todos os tipos de cobertura variam de acordo com a seguradora e o plano escolhido. Por isso, é importante avaliar todas as ofertas e definir por aquela que seja mais atrativa e benéfica para todo o seu time.

Seguro prestamista

O seguro de vida prestamista, além de oferecer todas as coberturas, ainda tem um adicional que garante a quitação de uma dívida.

Esta é uma opção interessante para que não tenha problemas ao dividir a herança posteriormente. E, mesmo que não seja tão popular em seguros de vida coletivo empresarial, algumas empresas também trabalham com a alternativa de inserção da categoria.

Como agir em caso de sinistro?

O sinistro é quando acontece um evento que se enquadra na situação de cobertura do seguro de vida coletivo empresarial. Um exemplo é a morte de um colaborador. 

Assim, é preciso que a empresa entre em contato com a seguradora.

Em seguida, ela deve indicar todos os trâmites para que o benefício seja liberado, bem como conferir os documentos necessários para comprovar a situação para que eles tomem as medidas cabíveis.

Qual o valor de um seguro de vida coletivo empresarial?

O valor do seguro de vida coletivo empresarial pode variar considerando alguns fatores, mas de maneira geral, as mensalidades podem variar de R$10 a R$30.

Entre os pontos que costumam ser levados em consideração para a oscilação do valor, estão:

  • Atividades exercidas pela empresa;
  • Idade do colaborador;
  • Tipo de cobertura contratada;
  • Modelo de seguro necessário de acordo com o sindicato.

Como calcular seguro de vida coletivo empresarial?

Seguro de vida coletivo empresarial: como calcular

Para calcular o seguro de vida empresarial você deve considerar alguns fatores.

1. Valor da indenização

O primeiro ponto é o valor da indenização. Quanto maior ela for, maior será o custo do prêmio de seguro.

2. Faixa etária do segurado

Em seguida, é necessário levar em conta a faixa etária do segurado, fator decisivo na contratação de qualquer tipo de seguro nos dias de hoje. Por exemplo, as seguradoras consideram que um jovem de 20 anos tem chances de viver mais tempo do que alguém com mais de 60 anos.

3. Sexo do segurado

Algumas empresas de seguro de vida coletivo empresarial também consideram o sexo. Isso porque pesquisas apontam que a expectativa de vida de uma mulher é maior que a do homem. Sendo assim, para o sexo feminino o investimento tecnicamente seria menor.

seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

4. Estado de vida

Outro fator indispensável de análise e que interfere no seguro é o estado de vida do paciente. Por isso, cada um dos segurados deve preencher um questionário para que sejam avaliadas as suas condições.

5. Tipo de profissão

O tipo de profissão também influencia diretamente no valor, afinal, existem tarefas que são mais perigosas, podendo aumentar o risco da empresa e de possíveis danos. Entre eles, podemos mencionar:

  • piloto automobilístico;
  • policial;
  • entregador. 

Dessa forma, quanto mais benefícios oferecidos, maior será o pagamento mensal. Portanto, a empresa deve considerar todos os pontos para calcular.

Além disso, é comum que as seguradoras ofereçam uma tabela com os valores e situações para as empresas analisarem. Dessa forma, elas podem verificar quanto sairá o benefício de forma individual e total para seu orçamento.

Sobre a carência do seguro de vida coletivo empresarial

Em geral, a maioria dos seguros oferecem um tempo de carência, ou seja, em um período após a contratação o beneficiário não poderá utilizar o benefício. 

O habitual é que este tempo seja entre 30 e 60 dias a partir da vigência do contrato.

Caso aconteça algum problema e que o beneficiário precise acionar a seguradora, será necessário verificar as condições da apólice e se, de fato, existem carências para situações de urgência e emergência. 

O que preciso saber antes de contratar um seguro de vida coletivo empresarial?

Antes de contratar o seguro de vida coletivo empresarial, existem algumas informações às quais você precisa estar atento. 

Por isso, selecionamos abaixo alguns itens indispensáveis e que você deve considerar:

1. Saiba qual o limite de idade

Algumas seguradoras possuem um limite de idade para contratação. Costumam aceitar apenas segurados com até 60 ou 80 anos. 

Então, você deve analisar seu quadro de funcionários e ver qual a idade mínima e máxima que possui.

2. Contrate uma empresa de confiança

Certifique-se de que a seguradora escolhida é de confiança. 

Uma dica é entrar em contato com empresas que já são clientes dessas seguradoras. Assim, é possível verificar se elas têm uma atuação segura e se cumprem com todas suas obrigações.

3. Entenda todos os processos

Por fim, é essencial que fique claro para a empresa todo o processo para acionar o seguro. 

Dessa forma, caso seja necessário, você já sabe exatamente qual o passo a passo a ser feito para garantir que os beneficiários recebam a indenização.

Condições do seguro de vida coletivo empresarial

Todos os seguros possuem suas cláusulas e condições. Portanto, este também é um ponto que merece atenção antes da contratação. 

É importante que a seguradora deixe todas as cláusulas claras e compreensíveis para seus clientes. Isso porque existem informações que são essenciais para uma tomada de decisão. 

Por exemplo, o número de segurados e beneficiários, critérios de idade e saúde. Isso tudo pode fazer a diferença no momento da contratação do seguro de vida — e no momento de acioná-lo, caso seja necessário.

Quais as principais seguradoras deste segmento?

Entre as principais empresas que oferecem o seguro de vida coletivo empresarial estão: 

  • Icatu Seguros;
  • Empresa de Vida Zurich Santander;
  • MAPFRE Seguro de Vida;
  • MetLife Seguro de Vida Empresas;
  • Seguradora Porto Seguro;
  • MAG Seguros;
  • Sul América Seguros;
  • Generali Brasil Seguros;
  • UNIMED Seguradora.

Essas são as seguradoras se seguro de vida coletivo empresarial com maior número de prêmio emitido (prêmio de seguro ainda não pago pelo segurado) durante o ano de 2021!

Como cotar e contratar o seguro de vida coletivo empresarial?

É muito simples fazer a cotação do seguro de vida coletivo empresarial, pois diversas empresas disponibilizam o processo virtualmente.

Por exemplo, você pode acessar o site da Mutuus e solicitar um orçamento online. Então, de forma gratuita e rápida consegue os valores das melhores seguradoras de acordo com sua necessidade.

O processo de cotação da Mutuus é 100% digital e livre de burocracias. Oferecemos apólices personalizadas, perfeitamente ajustadas às suas necessidades e às necessidades do seu time de colaboradores.

Ofereça o seguro de vida coletivo empresarial para sua equipe!

As empresas oferecem o seguro de vida corporativo como um diferencial para a equipe, afinal, é uma forma de demonstrar cuidado e a preocupação com o bem-estar de todos.

Além disso, garante um diferencial competitivo muito interessante para sua empresa, em termos de mercado, uma vez que os profissionais estão cada vez mais atentos aos cuidados oferecidos no mundo corporativo.

Por isso, acesse o site da Mutuus e faça um orçamento hoje mesmo. Garanta mais segurança para toda sua equipe!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!