Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguradoras residenciais: conheça as 15 principais companhias para fazer seguro residencial

7min. leitura
Revisado em 19 fev 2024

De acordo com uma pesquisa da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o seguro residencial teve um crescimento de 25% entre 2017 e 2021. Os números refletem o que é evidente: a importância que a casa tem para as pessoas e a necessidade de protegê-la, contando com a parceria das melhores seguradoras residenciais do mercado.

Infelizmente, o nosso lar está sujeito a diferentes situações que causam danos e prejuízos e que não podemos controlar. Desse modo, além de todo o abalo emocional envolvido, também podem afetar seriamente as finanças. 

Por esse motivo, essa modalidade de seguro aumenta a tranquilidade das famílias, funcionando como uma garantia de suporte em caso de eventos inesperados. Mas é fundamental contar com empresas confiáveis para ser esse amparo nos momentos de dificuldade.

Sendo assim, preparamos este artigo sobre seguradoras residenciais, no qual, além de explicar como essas companhias funcionam, trataremos sobre as melhores opções do mercado para contratar esse tipo de apólice.

O que são seguradoras residenciais?

Trata-se de empresas devidamente autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para atuar no mercado de seguros residenciais. Estas apólices são voltadas a proteger imóveis residenciais e recomendadas especialmente para propriedades individuais que têm como finalidade a moradia.

Portanto, as seguradoras residenciais são as companhias que oferecem essa modalidade de seguro, que pode incluir diferentes coberturas, como proteção contra acidentes, danos naturais, avarias causadas por furtos e outros eventos relacionados a danos à residência.

Via de regra, a apólice oferece cobertura para a estrutura da casa, os pertences pessoais dos moradores, além de incluir situações de responsabilidade civil.

Junto a isso, as empresas que se enquadram nesse perfil também podem disponibilizar cobertura para as despesas com hospedagem temporária, caso seja necessário sair de casa temporariamente para que sejam executados eventuais reparos.

Por que fazer seguro residencial com uma das principais seguradoras residenciais do mercado?

O seguro residencial protege o nosso lar, provavelmente uma das coisas mais importantes das nossas vidas. A sua importância, por si só, certamente, já justifica ter uma apólice para protegê-lo, mas vamos tratar aqui de outros pontos que contam a favor do seguro.

Coberturas protegem de diferentes riscos

Como não é mesmo possível prever e controlar todos os acontecimentos, contar com um seguro para a casa é a melhor forma de se prevenir contra eventos naturais ou acidentes que podem causar muita dor de cabeça e prejuízos financeiros.

As melhores seguradoras residenciais do mercado costumam oferecer uma ampla cobertura, que inclui as mais variadas situações que podem causar danos ou prejuízos às residências.

Roubo ou furto de bens

Infelizmente, eventos de roubo ou furto em casas são bem comuns no Brasil, logo, esta é uma das principais coberturas desse tipo de apólice. Vale, porém, ficar atento para entender se existem condições para a inclusão de itens específicos ou limites geográficos para a cobertura de roubo.

Danos elétricos

Ocorrem por várias razões, ocasionados por fatores internos ou externos. No primeiro caso, temos problemas relacionados a fiações ou instalações elétricas. Já no segundo, são eventos externos, como quedas de fios ou problemas em instalações públicas ou geradores que ocasionam avarias.

Desastres naturais

O seguro residencial também costuma incluir indenização em caso de prejuízos causados por desastres naturais, como furacões, terremotos, tempestades etc.

Incêndio, fumaça e explosão

Um dos acidentes mais comuns em residências é, sem dúvida, o incêndio, que pode ter variadas causas. Em geral, o seguro residencial protege o imóveis contra incêndios locais ou gerais, fumaça e explosões. Caso esteja incluída na apólice, a cobertura contempla reparo e reconstrução.

Apólice pode incluir serviços e assistências

As seguradoras residenciais costumam oferecer produtos com serviços e assistências adicionais ou a possibilidade de inclusão dos mesmos. Entre eles:

  • Limpeza após sinistros, como incêndio, alagamentos ou vazamentos;
  • Assistência 24h através de atendimento telefônico para emergências;
  • Chaveiro e serviço de abertura de portas e troca de fechaduras em caso de perda ou roubo de chaves;
  • Reparos hidráulicos, incluindo conserto de encanamentos, torneiras e outros equipamentos relacionados à rede hidráulica;
  • Vidraceiro e troca de vidros quebrados em janelas, portas e outros locais;
  • Desentupimento e desobstrução de tubulações de esgoto, pias e vasos sanitários;
  • Assistência para pets;
  • Serviço de vigilância e monitoramento.

Valor do seguro é acessível

Uma vez que depende de uma série de fatores — valor do imóvel, localização, coberturas, seguradora, perfil do cliente etc. — o custo do seguro habitação pode variar muito.

Contudo, diferentemente do que algumas pessoas pensam, o seguro residencial é considerado acessível, sobretudo, considerando-se o seu custo-benefício e a relevância do patrimônio que ela protege.

Além disso, algumas companhias oferecem opções bem flexíveis para atender às necessidades específicas de cada cliente. Portanto, vale a pena fazer uma pesquisa e comparar preços. Certamente, haverá uma boa opção também para o seu perfil.

15 principais seguradoras residenciais: qual é o melhor seguro residencial 2023?

Abaixo trataremos brevemente sobre as principais seguradoras residenciais do cenário brasileiro e sobre os produtos dessa modalidade por elas oferecidos. Confira!

1 – Bradesco Seguros

Em 2023, o seguro residencial do Bradesco Seguros novamente liderou o ranking realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Trata-se do 13º ano consecutivo que a seguradora fica em primeiro lugar na pesquisa.

Além disso, a empresa foi a única a ter atingido uma pontuação final elevada, apresentando uma vantagem muito grande em relação às outras melhores seguradoras residenciais do país.

O ranking da Proteste considera custo-benefício, traçando um paralelo entre coberturas e exclusões e os valores cobrados pelos respectivos seguros residenciais. Em 2023, o estudo analisou 102 apólices entre as dez maiores empresas do país.

A pesquisa também considera diferentes cenários, incluindo coberturas para casas habituais, apartamentos e casas de veraneios em diferentes cidades brasileiras, tendo em vista três perfis: só conteúdo, só prédio e conteúdo e prédio.

Ademais, o seguro residencial da Bradesco Seguros oferece uma ampla cobertura básica, além de diversas opções de coberturas opcionais para proteger a sua casa de imprevistos. Por fim, pode incluir assistência dia e noite, proteção de bens e coberturas para enchente, desmoronamento, granizo e outros.

2 – Itaú Seguros

Das seguradoras que trabalham com seguro residencial, o Itaú Seguros e Capitalização é a empresa que apresenta a melhor nota no site Reclame Aqui. O portal cria rankings de organizações dos mais diferentes setores com base nas reclamações dos clientes e nas resoluções das companhias.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Em dezembro de 2023, o Itaú aparece com nota 7.8 (considerado “Bom”) e tem todas as 2.174 reclamações registradas respondidas (100%), com um índice de solução de 83,3%.  Das reclamações, apenas 156 são referentes ao seguro residencial.

O seguro residencial Itaú oferece tranquilidade, segurança e praticidade, garantindo proteção para o proprietário e o locatário do imóvel contra roubo, furto, incêndio, entre outros. Também pode incluir serviços de encanador, eletricista, chaveiro etc.

3- Porto Seguro

A Porto Seguro se define como mais que uma seguradora, um “ecossistema com todas as soluções para transformar sonhos em realidades diárias”. A empresa tem mais de 75 anos de mercado e soma mais de 15,8 milhões de clientes, além de 55 sucursais regionais em todo o Brasil.

Ainda, a companhia oferece opções de seguro residencial que protegem o seu lar e custam a partir de R$ 19,90 por mês. O cliente pode escolher entre diferentes formatos — Residencial Essencial, Residencial Habitual, Residencial Premiu, Residencial Veraneio.

Entre as principais coberturas dos produtos da Porto Seguro, considerada uma das principais seguradoras residenciais do país, estão incêndio, danos elétricos, roubos de bens, danos a terceiros e vidros quebrados.

4- Liberty Seguros

A Liberty Seguros está entre os maiores grupos seguradores do Brasil e tem foco em oferecer soluções que atendam as necessidades dos clientes com foco em realizar um atendimento excepcional.

O seguro residencial da Liberty Seguros é, de acordo com a companhia, acessível a qualquer bolso, com ampla cobertura e fácil contratação. O produto pode incluir cobertura para pagamento ou recebimento de aluguel em caso de sinistro, além de perda de lucro e despesas fixas devido a incêndio por três meses.

A sua cobertura básica contempla incêndio, explosão, fumaça e queda de aeronaves. Além disso, é possível adicionar responsabilidade civil familiar, roubo com subtração de bens com vestígios, quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos, danos elétricos, vendaval, pagamento ou recebimento de aluguel, equipamentos eletrônicos, impacto de veículos, entre outros.

5 – MAPFRE

A MAPFRE é uma empresa global que atua no Brasil desde 1992, sendo especialista em serviços no mercado segurador, financeiro, de saúde e assistência.

O seguro residencial MAPFRE garante proteção na medida certa para casas ou apartamentos e pode incluir várias opções de coberturas que podem ser contratadas conforme as necessidades do imóvel.

Entre as coberturas, estão incêndio/raio/explosão, danos elétricos, rompimento de tubulações, perda ou pagamento de aluguel, quebra de vidros ou aparelhos sanitários, responsabilidade civil, roubo/furto e vendaval. Ainda, podem incluir diferentes tipos de assistência, como chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro etc.

Outras 10 seguradoras residenciais que se destacam no cenário

O mercado nacional de seguros de habitação é bem vasto e, além dessas que citamos, existem outras seguradoras residenciais que também se destacam. Entre elas, estão as 10 seguintes companhias:

  • Allianz Seguros;
  • Caixa Seguradora;
  • Cardif;
  • HDI Seguradora;
  • Santander;
  • Sicoob;
  • Sompo Seguros;
  • SulAmerica;
  • Tokio Marine;
  • Zurich.

Como escolher entre as seguradoras residenciais o melhor seguro para você?

Como você pode perceber, existe um leque bem amplo de ofertas no mercado nacional de seguradoras residenciais. Para escolher entre os produtos oferecidos por essas companhias, é preciso avaliar alguns pontos relevantes.

Por isso, listaremos aqui algumas dicas nesse sentido. Acompanhe!

Verifique se a empresa tem autorização da Susep

Para atuar no ramo, as companhias precisam ter autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Assim sendo, trata-se de um requisito fundamental para ser verificado antes de fechar com uma seguradora. A consulta pode ser feita no site do órgão responsável.

Busque por seguradoras residenciais confiáveis

Por meio da experiência de outros clientes, você pode analisar a reputação da empresa e compreender se é confiável ou não. Para tanto, é possível pesquisar na internet, por exemplo. Hoje, além de sites com opiniões de consumidores, também existem rankings que avaliam diferentes pontos.

Certifique-se de que o seguro atende às suas necessidades

É interessante que tudo que lhe cause alguma preocupação esteja incluído na apólice, seja uma cobertura básica ou adicional. Nesse sentido, se a chuva e o risco de vazamento são itens que preocupam a sua família, o seguro precisa ter essas coberturas.

Procure por um valor que caiba no seu bolso

Além de personalizar a cobertura para as suas necessidades, também é preciso encontrar um seguro que caiba no seu bolso. Não vale a pena contratar uma apólice e em pouco tempo não conseguir mais pagar o valor do prêmio. Portanto, pesquise bem, assim, você encontrará valores acessíveis.

Qual das seguradoras residenciais oferece o melhor seguro?

Uma vez que depende de diferentes fatores, não há resposta certa para essa pergunta. É claro que a reputação da companhia é fundamental e precisa ser considerada, assim como a experiência de outros clientes em casos de sinistro.

Contudo, existem outras variáveis que definirão qual é a melhor opção e ela não será exatamente a mesma para todos. Assim, é provável que o melhor seguro residencial seja diferente para cada perfil de cliente.

Isso porque, dependerá da condição financeira e possibilidade de investimento, das necessidades específicas, das coberturas desejadas, da franquia etc. Portanto, para auxiliar na escolha entre as seguradoras residenciais e os seus produtos, é crucial contar com a ajuda de uma corretora de seguros séria, ágil e com experiência no segmento.

Como fazer seguro residencial barato com as melhores seguradoras residenciais?

A cotação da apólice de seguradoras residenciais deve ser feita por meio de uma corretora de seguros. Se for uma corretora digital, melhor ainda, pois será possível fazer todo o processo de cotação e contratação online.

Para receber cotações, será necessário informar alguns detalhes sobre a solicitação, incluindo o valor do imóvel, a localização, o tipo de construção, o perfil do morador etc. A partir dessas informações, a corretora apresentará opções de diferentes seguradoras residenciais.

Após o recebimento, basta avaliar os valores e condições apresentados e, se necessário, conversar com um especialista da corretora para se aconselhar. Depois de escolher a melhor proposta, passa-se à formalização da contratação do seguro residencial.

Gostou do conteúdo? Continue por dentro de mais posts interessantes sobre o mundo dos seguros navegando no blog da Mutuus clicando aqui.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!