Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Completion Bond: O Que É e Por que é Importante?

6min. leitura
Revisado em 19 out 2023

O que começou, tem que terminar: ao se comprometer com a conclusão de um projeto, você precisa concluí-lo mesmo se surgirem desafios. Para garantir isso, quem contrata o seu trabalho pode precisar acionar o Completion Bond.

Trata-se de um contrato emitido por uma seguradora que fornece fundos extras para o projeto se algo sair dos trilhos. Isso dá a você e aos seus investidores a tranquilidade de que, não importa o que aconteça, o projeto será finalizado.

Quer dizer, a execução de qualquer trabalho envolve riscos, como atrasos no cronograma, problemas técnicos ou financeiros. Então, a ideia do Completion Bond é garantir que o plano seja terminado cobrindo os possíveis prejuízos.

Percebe como o Completion Bond é um aliado para você passar confiança ao assinar grandes contratos, assegurando a conclusão do trabalho? Ainda existe muito o que aprender sobre ele para tirar o melhor proveito. Continue a leitura!

O que é seguro Completion Bond? 

O seguro Completion Bond, ou garantia de conclusão, é um instrumento usado para assegurar a conclusão de projetos mesmo se surgirem imprevistos. Ele faz isso ao salvaguardar financeiramente os investidores e os responsáveis contra possíveis obstáculos que possam surgir ao longo do processo.

Quer dizer, ao adquirir o Completion Bond, a empresa contratada para executar um projeto transfere as responsabilidades financeiras temporariamente para uma seguradora. Assim, ela mantém a integridade do cronograma e dos objetivos estabelecidos, caso surja algum problema, garantindo uma conclusão bem-sucedida.

Por exemplo, você trabalha na construção de uma obra e assinou um contrato confirmando a finalização dela. Se ocorrerem atrasos ou outro contratempo, o Completion Bond opera garantindo que a construção seja concluída como planejado. No entanto, a seguradora deve buscar ressarcimento, posteriormente.

Entendendo os Completion Bonds

Os Completion Bond são tipos de Seguro Garantia que oferecem proteção contra imprevistos e asseguram que os projetos sejam finalizados como o acordado. A seguir, confira alguns pontos-chave para maior compreensão!

Partes Envolvidas

O Completion Bond envolve, pelo menos, três partes: 

  • o segurado – cliente, proprietário ou parte que exige a apresentação da garantia no contrato e se beneficia dela; 
  • tomador – a parte que promete concluir o projeto ou contrato e para isso, contrata o Completion Bond;
  • seguradora – quem assegura ao credor que a tarefa ou projeto será concluído, se responsabilizando financeiramente por ele, se necessário.

Contratação do Completion Bond

Empresas que fornecem produtos, bens ou serviços — como nos segmentos de construção e financiamento imobiliário — contratam um seguro Completion Bond. Isso pode ocorrer por uma exigência contratual ou para se diferenciar da concorrência, aumentando as chances de ser selecionado. 

Em geral, contratar o Completion Bond é mais indicado em projetos de alto custo e complexidade, em que a conclusão é indispensável. Logo, pesquise pelas seguradoras especializadas em Completion Bonds para encontrar a com melhor reputação.

Avaliação de Risco e Prêmio

A seguradora escolhida avalia o risco associado à conclusão do projeto. Com base nisso, ela cobra um prêmio para garantir os riscos específicos desse projeto em particular. O valor pode ser pago parceladamente ou de única vez, trazendo flexibilidade financeira para o tomador.

Setores Diversificados

Os Completion Bonds são amplamente usados em várias indústrias, como construção civil e desenvolvimento imobiliário. Logo, é como ter um amigo financeiro assegurando que, uma vez iniciado o projeto, ele será concluído, mesmo que haja obstáculos.

Quais são as outras modalidades de garantias? 

Existem várias modalidades de garantias utilizadas em contextos diversos, como em contratos de serviços. A seguir, conheça algumas das principais!

Fiança Bancária

É uma garantia emitida por um banco, que se compromete a pagar uma quantia específica para concluir um trabalho, caso os responsáveis não façam isso. Assim, a fiança bancária é frequentemente usada em contratos comerciais para assegurar que os compromissos sejam cumpridos.

A vantagem é que a instituição financeira tem renome para assegurar a proteção financeira nos projetos. Porém, ela é mais burocrática, exige comprovação de renda e pode não aprovar a cobertura, principalmente para micro e pequenas empresas, que costumam ter menos capital.

Caução

Nessa modalidade, você deixa uma quantia nas mãos dos contratantes do projeto como garantia de que ele será concluído conforme o acordado. Então, o valor pode ser usado para cobrir os custos — se houver imprevistos — ou ser devolvido no final, caso ocorra tudo bem.

A desvantagem do caução é que a sua empresa fica com altos valores ‘’presos’’ como garantia, atrapalhando o fluxo de caixa e o capital de giro. Enquanto isso, outras modalidades, como o Seguro Garantia, oferecem maior flexibilidade financeira.

Por que o seguro Completion Bond pode ser a melhor opção?

O seguro Completion Bond é uma opção atrativa para muitos projetos de grande escala. Ainda assim, a escolha da melhor modalidade depende das características específicas de cada projeto e das necessidades das partes envolvidas.

No entanto, listamos algumas razões pelas quais o seguro Completion Bond é uma opção vantajosa em comparação com outras modalidades de garantia. Confira!

Cobertura Abrangente

O seguro Completion Bond oferece uma cobertura abrangente, garantindo a conclusão bem-sucedida do projeto para diversos obstáculos que possam surgir. Isso é especialmente valioso em projetos de grande complexidade, que sofrem inúmeros riscos.

Mas claro, não existe uma única apólice de seguro que cubra todos os riscos existentes em contratos. Então, é indicado contratar um conjunto de apólices para tornar a cobertura do Completion Bond ainda mais abrangente. Elas podem incluir Seguro patrimonial, Riscos de Engenharia, Responsabilidade Civil e outros.

Transferência de Riscos

O Completion Bond transfere uma parte significativa dos riscos para a empresa de garantia. Isso alivia as partes envolvidas dos riscos financeiros associados a atrasos, problemas técnicos ou outros desafios imprevistos.

Em outras palavras, fica mais fácil resolver o descumprimento contratual ao transferir riscos para a seguradora. Por exemplo, é provável que a contratante prejudicada não entre com uma ação judicial contra você, já que o prejuízo foi resolvido. Entretanto, caso a seguradora pague pelos danos ocasionados, ela deve buscar o ressarcimento destes valores.

Atratividade para Investidores

Ter um Completion Bond em vigor pode aumentar a confiança dos investidores, tornando o projeto mais atraente para financiamento. Afinal, os investidores têm a certeza de que o projeto será concluído, independentemente das circunstâncias.

Ou seja, contratar esse tipo de Seguro Garantia eleva as suas chances de ser escolhido se houver uma disputa. Isso favorece a concretização das suas metas corporativas de expansão dos negócios. 

seguro garantia da mutuus seguros

Expertise em Gerenciamento de Riscos

As seguradoras que emitem apólice de Completion Bond têm experiência em avaliar riscos específicos de projetos complexos. Logo, existe uma abordagem personalizada e uma análise detalhada dos possíveis obstáculos, aumentando a transparência na gestão de riscos.

Foco na Conclusão

O principal objetivo do Completion Bond é garantir a conclusão do projeto. Enquanto isso, outras garantias podem ter focos diferentes, como o cumprimento de obrigações contratuais.

Esse objetivo é vantajoso porque um dos grandes riscos em projetos de grande escala é não ser finalizado. Isso oferece segurança e fortalece a reputação das partes envolvidas como profissionais e confiáveis.

Proteção Financeira Garantida

Se o projeto enfrentar dificuldades, a empresa de Completion Bond fornece recursos financeiros adicionais. Desse jeito, é assegurado que o contratante recebe a compensação necessária, fazendo com que o projeto ocorra conforme o planejado.

Solução Personalizada

As empresas de Completion Bond podem oferecer soluções personalizadas com base nas necessidades específicas de cada projeto. Com isso os riscos são adequadamente avaliados e gerenciados.

Reputação e Integridade

Ter um Completion Bond em vigor demonstra compromisso, profissionalismo e responsabilidade perante os investidores e outros interessados. Isso pode ajudar a construir uma reputação sólida e a manter a integridade do projeto.

Completion Bond x Performance Bond

Completion Bond e Performance Bond são dois tipos de garantias, mas usados em contextos diferentes e com propósitos distintos. Entenda!

Completion Bond (Garantia de Conclusão)

Uma obrigação de conclusão oferece uma cobertura mais ampla — normalmente custando mais que o Performance Bond — e entra em cena quando o projeto está em andamento. Para isso, ele cobre eventuais atrasos e outros problemas que ameacem a conclusão do projeto. É como ter um “fiador” para o projeto. 

Por exemplo, imagine que você, como proprietário, não está seguro se o empreiteiro poderá concluir a obra como planejado. Para garantir a conclusão, você pede para ele fornecer um título de conclusão.

Esse seguro age como um compromisso formal. Ele diz: “Se o projeto não for concluído por erro da empresa contratada ou contratante, a segurança entra em ação. Assim, ela garante que o projeto seja finalizado conforme o contrato original, mesmo se precisar de recursos extras”.

Portanto, os títulos de conclusão estabelecem uma espécie de “garantia dupla”. O empreiteiro promete completar o projeto e, se não conseguir, a seguradora se responsabiliza.

Performance Bond (Garantia de Desempenho)

O Performance Bond é uma garantia que assegura o cumprimento das obrigações contratuais, finalizando o projeto conforme o planejado. Porém, para isso, ele tem um foco mais específico, cobrindo apenas as obrigações assumidas pela empresa contratada.

Enquanto isso, o Completion Bond cobre imprevistos causados pela empresa contratada e contratante. Para entender melhor, imagine que você é um proprietário de uma obra de construção e contratou uma empreiteira para fazer o trabalho. 

Para garantir que a obra seja realizada conforme o contrato, evitando prejuízos, você pede à empreiteira para fornecer uma garantia de desempenho. Logo, ela afirma: “Se a empresa empreiteira não cumprir o trabalho conforme o acordo, o proprietário, será compensado financeiramente pelas possíveis perdas”.

Exemplos de Completion Bonds em diferentes indústrias

Completion Bonds são usados em várias indústrias para garantir a conclusão bem-sucedida de projetos complexos. Para entender como isso funciona, confira alguns exemplos!

Construção Civil

Uma empresa de construção que constrói uma obra complexa, como um edifício comercial, pode adquirir um Completion Bond. Entre as vantagens, ele assegura aos investidores a conclusão conforme o cronograma e as especificações acordadas. 

Desenvolvimento Imobiliário

Um empreendimento imobiliário de grande escala, como um complexo residencial ou comercial, pode contar com um Completion Bond. Com isso, os investidores têm a tranquilidade de que o projeto será finalizado com sucesso, independentemente de desafios surgidos, como atrasos na construção.

Projetos de Infraestrutura

Grandes projetos de infraestrutura, como estradas, pontes ou usinas, também podem se beneficiar de Completion Bonds. Até porque, esses projetos muitas vezes enfrentam atrasos por questões técnicas, regulatórias ou climáticas. Logo, a garantia de conclusão assegura que esses projetos sejam levados a termos.

Conheça o Seguro Garantia Licitação

Como visto, o tipo de Seguro Garantia Completion Bond é um aliado para garantir a conclusão de projetos, sendo especialmente útil nos de grande porte. Inclusive, quem contrata esse serviço fornece essa segurança com mais flexibilidade financeira do que ocorreria ao usar fiança bancária, caução e outras modalidades.

E aí, quer continuar entendendo como funciona o Seguro Garantia e os benefícios que ele oferece? Então, aproveite a visita e conheça o guia completo sobre Seguro Garantia Licitação!

Resumindo

O que é fiança Completion?

A fiança Completion é a garantia de conclusão de um projeto financiado. Assim, se a empresa responsável não concluir, a seguradora pode completar a obra ou indenizar o contratante.

O que é Performance Bond na exportação?

A Performance Bond na exportação é uma modalidade de Seguro Garantia que garante a execução completa de contratos entre empresas em transações de exportação.

O que é Seguro Completion Bond?

O Seguro Completion Bond é um produto que garante o término de projetos, oferecendo segurança financeira se houver problemas ou atrasos.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!