Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro APP de passageiros: o que é, como funciona, todas as coberturas e outros detalhes

10min. leitura
Revisado em 18 mar 2024

Falta de atenção na direção, desobediência às regras de trânsito, excesso de velocidade, condições climáticas ruins etc. Existem inúmeros motivos que contribuem para o aumento nos casos de acidentes de trânsito, mostrando a importância do Seguro App de Passageiros

Aliás, o Brasil aumentou 13,5% no número absoluto de mortes por acidentes de trânsito entre 2010 e 2019. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Eles sinalizam que investir no Seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros é importante para proteger motoristas e passageiros.

Por exemplo, imagine que você é um motorista de aplicativo e leva um passageiro para casa. No percurso, outro carro atravessa o sinal vermelho e colide com o seu veículo. É aí que entra o Seguro APP para Passageiros, cobrindo as possíveis despesas médicas para o condutor e passageiro.

Então, quer saber mais detalhes sobre o Seguro App de Passageiros? Continue a leitura e, em cerca de 10 minutos, tire as suas principais dúvidas!

O que é seguro APP de passageiros?

O Seguro APP de passageiros é um produto que protege os passageiros e o motorista se houver acidentes no trânsito. É o caso das ocorridas em aplicativos de transporte, táxis, ônibus e micro-ônibus. 

Essa é uma forma de garantir segurança financeira para todos os envolvidos, proporcionando tranquilidade em emergências.

Por exemplo, você é o motorista de um micro-ônibus que viaja para uma cidade turística. Durante um passeio, ocorre um acidente de trânsito por uma distração de outro motorista.

Nesse cenário, o Seguro APP de passageiros protege o motorista acidentado e os passageiros dele, garantindo o tratamento médico adequado. Além disso, o seguro pode oferecer uma indenização para lidar com as consequências financeiras do acidente, se necessário.

Como funciona o seguro APP de passageiros?

O Seguro APP de Passageiros funciona como uma rede de segurança financeira para passageiros e motoristas. Entenda os passos envolvidos!

Contratação do seguro

O motorista interessado em obter essa proteção pode entrar em contato com uma corretora de seguros e solicitar uma cotação. Durante esse processo, é preciso fornecer informações básicas, como dados pessoais, informações do veículo e detalhes sobre a frequência e o tipo de viagens feitas.

Escolha das coberturas

Outro aspecto crucial para entendermos o funcionamento do seguro APP são as coberturas.

Geralmente, as que são oferecidas incluem Morte Acidental, Invalidez Permanente por Acidente e Despesas Médicas/Hospitalares. Algumas seguradoras também oferecem coberturas adicionais, como auxílio-alimentação.

Pagamento do prêmio

Uma vez selecionadas as coberturas desejadas, o motorista precisa pagar o prêmio do seguro. O valor do prêmio pode variar dependendo do perfil do motorista, do tipo de veículo e das coberturas escolhidas.

O pagamento pode ser feito em parcela única ou parcelado, conforme as opções oferecidas pela seguradora.

Vigência do seguro

Após o pagamento do prêmio, o seguro entra em vigor nas datas estabelecidas na apólice. É importante que o motorista esteja ciente das condições de vigência do seguro, incluindo as datas de início e término da cobertura. Isso garante proteção durante todo o período desejado.

Acionamento em caso de sinistro

Em caso de acidente, o motorista pode acionar o seguro entrando em contato com a seguradora ou corretora responsável pela apólice. Nesse processo, é necessário fornecer informações detalhadas sobre o ocorrido, incluindo data, hora, local do acidente e descrição dos danos e ferimentos.

Atendimento e indenização

Após receber o aviso de sinistro, a seguradora inicia o processo de análise e avaliação do ocorrido. Se o sinistro estiver conforme as coberturas previstas na apólice, a seguradora providenciará o atendimento necessário.

Renovação do seguro

Ao final do período de vigência, o seguro pode ser renovado com o pagamento de um novo prêmio. Durante a renovação, o motorista revisa suas coberturas e faz ajustes se necessário para garantir que a proteção esteja atualizada e adequada às suas necessidades.

Quem deve contratar o seguro acidentes pessoais passageiros?

O seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros deve ser contratado pelo proprietário de qualquer veículo utilizado para transporte de passageiros, seja pessoa física ou jurídica. É o caso de táxis, aplicativos de transporte, ônibus, micro-ônibus e veículos de turismo. 

Além disso, motoristas que trabalham ou pretendem trabalhar com transporte via aplicativos — como Uber, Cabify, 99POP e similares — são obrigados a contratar o Seguro APP. Isso segundo a Lei 13.640/2018.

Quais as vantagens do seguro APP de passageiros?

O Seguro APP de Passageiros oferece inúmeras vantagens que justificam a sua contratação. Saiba mais!

Proteção para todos

O Seguro APP de passageiros oferece cobertura tanto para os passageiros quanto para o motorista em caso de acidentes durante viagens de transporte. Isso significa que todos os envolvidos na viagem estão amparados em emergências.

Garantir essa proteção é especialmente importante porque a cada 1 hora, 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. Os dados são do Conselho Federal de Medicina. 

Isso representa quase R$ 3 bilhões gastos no Sistema Único de Saúde (SUS) com tratamentos médicos. Logo, o Seguro APP alivia a pressão financeira na saúde pública e garante que os acidentes tenham um atendimento rápido.

Assistência financeira

Em caso de acidente, o seguro cobre despesas médicas e hospitalares decorrentes de ferimentos causados durante a viagem. Isso inclui tratamentos médicos, cirurgias, internações hospitalares, medicamentos e outros custos relacionados à recuperação física dos envolvidos no acidente. 

Essa assistência financeira é fundamental para garantir que todos recebam o cuidado necessário sem preocupações com os altos custos médicos.

Afinal, imagine o aborrecimento que seria pensar na conta hospitalar enquanto você deveria se concentrar apenas em se recuperar do acidente. É natural que esse estresse adicional de contas pesadas possa até prejudicar a recuperação. 

Indenização em caso de invalidez ou morte

Se o acidente resultar em invalidez permanente ou morte acidental de algum dos ocupantes do veículo, o seguro oferece uma indenização fundamental para lidar com as consequências financeiras de uma dessas situações.

Até porque é necessário um suporte financeiro extra para enfrentar os desafios que podem surgir. Por exemplo, adaptações na residência e compra de equipamentos especiais para facilitar a vida cotidiana.

Aplicação flexível

O seguro APP de passageiros pode ser utilizado em diversos tipos de veículos de transporte, incluindo táxis, aplicativos de transporte, ônibus e micro-ônibus. Isso significa que motoristas de diferentes modalidades de transporte conseguem contratar esse seguro para garantir proteção em suas viagens.

Atendimento rápido e eficiente

Se houver um acidente, a seguradora oferece um atendimento rápido e eficiente para os envolvidos no sinistro. A rapidez e eficiência é essencial nessas situações delicadas. 

Por exemplo, com um atendimento ágil, a seguradora garante que os feridos recebam assistência médica imediata, aumentando suas chances de recuperação. Além disso, um processo eficiente de sinistro ajuda a resolver as questões burocráticas e financeiras rapidamente.

Paz de espírito

Com o Seguro APP de passageiros, tanto o motorista quanto os passageiros podem viajar com tranquilidade, sabendo que estão protegidos em caso de imprevistos durante a viagem.

Essa paz de espírito é valiosa até para aumentar a segurança na direção. Afinal, com isso, é provável que motoristas adotem práticas de direção defensiva, sigam as regras de trânsito e estejam mais atentos às condições da estrada. 

O que cobre o seguro APP?

As coberturas do Seguro APP dependem da seguradora e da apólice contratada. Entenda!

Morte acidental

Esta cobertura oferece uma indenização para os beneficiários em caso de falecimento do segurado devido a um acidente durante a viagem. Ou seja, se o segurado morrer como resultado direto de um acidente de trânsito, o seguro APP fornece uma compensação financeira para os beneficiários escolhidos.

Invalidez permanente total ou parcial por acidente

Se o segurado sofrer uma lesão que resulte em invalidez permanente total ou parcial devido a um acidente durante a viagem, o seguro APP oferece uma indenização. O objetivo é ajudar a lidar com as despesas adicionais associadas à sua condição de invalidez.

Despesas médicas/hospitalares e odontológicas

Esta cobertura garante o reembolso das despesas médicas, hospitalares e odontológicas do segurado como resultado de ferimentos causados ​​por um acidente de trânsito.

Isso inclui consultas médicas, exames, procedimentos cirúrgicos, internações hospitalares, medicamentos prescritos e tratamentos odontológicos.

Quais as coberturas adicionais do seguro APP de passageiros?

Além da cobertura básica, o Seguro APP de Passageiros oferece coberturas adicionais para aumentar a proteção. Saiba mais!

Auxílio-alimentação

Esta cobertura oferece um auxílio financeiro para auxiliar o segurado a cobrir os custos com alimentação durante a recuperação devido a um acidente de trânsito. Por exemplo, esse benefício pode ser utilizado para comprar alimentos enquanto o segurado não consegue trabalhar ou realizar outras atividades.

Funeral individual por morte acidental

Em caso de falecimento do segurado devido a um acidente durante a viagem, esta cobertura proporciona um auxílio financeiro para cobrir os custos com o funeral. Isso inclui despesas com o velório, sepultamento, transporte do corpo e outros gastos relacionados ao funeral do segurado.

Diárias de incapacidade

Se o segurado ficar incapacitado temporariamente, esta cobertura oferece o pagamento de diárias para compensar a perda de renda durante o período de incapacidade. Com isso, é possível enfrentar os desafios financeiros e manter seu sustento e o de sua família durante a recuperação.

Quais os riscos excluídos do seguro APP de passageiros?

Existem inúmeros riscos excluídos do Seguro APP de Passageiros. Confira!

Eventos relacionados a material nuclear

Isso inclui eventos causados pelo uso de material nuclear para qualquer fim, incluindo testes, experiências ou transporte de armas nucleares, bem como explosões nucleares e contaminação radioativa.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Atos de guerra e perturbações da ordem pública

São excluídos eventos decorrentes de guerra civil, invasão, terrorismo, motins, revoluções e outros distúrbios da ordem pública. A exceção é em casos de prestação de serviço militar ou atos de humanidade em auxílio a terceiros.

Doenças e acidentes preexistentes

Isso inclui doenças ou lesões já existentes antes de contratar o seguro e não declaradas no momento da contratação. Também estão excluídos os acidentes sofridos antes da contratação.

Suicídio nos primeiros 2 anos

Suicídio ou tentativa de suicídio nos dois primeiros anos de vigência do seguro são excluídos.

Atos ilícitos dolosos

São excluídos eventos causados por atos intencionais ilícitos praticados pelo segurado, beneficiário ou representante legal, bem como por sócios controladores, dirigentes e administradores do estipulante.

Eventos naturais extremos

Isso inclui tufões, furacões, terremotos, erupções vulcânicas e outras convulsões da natureza.

Epidemias e pandemias

Eventos causados por epidemias, pandemias ou outras causas físicas que afetam muito a população — declaradas por órgão competente — são excluídos.

Outros riscos específicos

Estão excluídos eventos como perturbações e intoxicações alimentares, prática de atos perigosos não justificados, eventos causados pela não utilização de equipamentos de segurança exigidos por lei etc.

Quanto custa o seguro APP?

Em geral, o Seguro APP custa a partir de R$ 50 por mês dependendo de vários fatores, como: 

  • seguradora escolhida – cada seguradora oferece diferentes preços e pacotes de cobertura para o Seguro APP. É importante comparar as opções disponíveis para encontrar a melhor oferta;

  • tipo de veículo – por exemplo, o custo do seguro para um carro de passeio pode ser diferente do seguro para um ônibus ou uma van;

  • região onde o veículo é utilizado – áreas com maior incidência de acidentes ou roubo de veículos podem ter um custo de seguro mais alto;

  • perfil do motorista – fatores como idade, experiência de direção, histórico de sinistros e pontuação na carteira de motorista podem influenciar o preço do seguro.

Em geral, o preço é determinado com base em cálculos de risco, considerando a probabilidade de ocorrência de acidentes e as características específicas do segurado.

Para obter o custo exato do seguro APP, solicite uma cotação junto a uma corretora de seguros. Ela ajudará a encontrar a melhor opção de cobertura baseada nas necessidades e orçamento do segurado.

Qual seguradora faz seguro de APP?

Diversas seguradoras oferecem o seguro de APP, entre elas:

Como acionar o Seguro APP de passageiros em caso de sinistro?

Para acionar o Seguro APP de passageiros em caso de sinistro, siga as etapas a seguir!

Comunicação do sinistro

O sinistro deve ser comunicado à seguradora imediatamente após o conhecimento do evento. Isso pode ser feito por escrito pelo estipulante, segurado ou beneficiário, utilizando os formulários específicos fornecidos pela seguradora.

Apresentação da documentação

Após comunicar o sinistro, é necessário apresentar os documentos necessários para a regulação do evento, conforme descrito nas cláusulas do contrato de seguro. Esses documentos podem incluir relatórios médicos, registros de ocorrência, entre outros.

Prova do evento

Para receber a indenização, é preciso comprovar a ocorrência do evento e suas circunstâncias. Além disso, a seguradora pode exigir medidas adicionais para esclarecer os fatos, como investigações ou exames médicos.

Análise do sinistro

A seguradora analisa os documentos e as circunstâncias do sinistro para determinar a cobertura e o valor da indenização. Esse processo pode incluir a consulta a especialistas ou a realização de perícias médicas, se necessário.

Pagamento da indenização

O pagamento da indenização será feito pela seguradora em até 30 dias, contados a partir da entrega de todos os documentos necessários. Caso haja atraso no pagamento, os valores serão atualizados com base na variação do IPCA/IBGE, acrescidos de multa e juros de mora.

Perícia médica

Em casos de divergências ou dúvidas médicas relacionadas ao sinistro, a seguradora pode propor a constituição de uma junta médica para avaliar o caso. A junta será composta por 3 membros, sendo um indicado pelo segurado, outro pela seguradora, e um terceiro desempatador.

Em quais casos ocorre a perda do direito à indenização do Seguro APP?

Existem algumas circunstâncias que levam a perda do direito à indenização do Seguro APP. Então, descubra quais são elas para se prevenir!

Declarações inexatas ou omissões

O segurado, seu representante legal ou seu corretor de seguros fizerem declarações inexatas ou omitirem informações que influenciem na aceitação da proposta ou no valor do prêmio? Nesse caso, a seguradora não pagará qualquer indenização.

Má-fé

Se a inexatidão ou omissão nas declarações não resultarem de má-fé do segurado, a seguradora pode cancelar o seguro ou ajustar o contrato, retendo parte do prêmio.

Descumprimento de obrigações

O direito à indenização é perdido se o segurado não cumprir com as obrigações estabelecidas no contrato de seguro.

Dolo, fraude ou simulação

Se o segurado agir com dolo, fraude ou simulação para obter ou aumentar a indenização, ou se tentar obter vantagem indevida, perderá o direito à cobertura.

Agravamento intencional do risco

Se o segurado agravar intencionalmente o risco objeto do contrato, perderá o direito à garantia do seguro.

Violação da legislação

O direito à indenização também é perdido em caso de violação da legislação de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Como contratar um seguro APP de passageiros?

Para contratar um seguro APP de passageiros, siga estes passos:

  • escolha da corretora de seguros – escolha uma corretora online de seguros com ótima reputação e agilidade no atendimento, pois ela facilitará o processo de contratação do seu seguro APP;

  • solicitação de cotação – solicite uma cotação com a corretora escolhida para o seguro APP de passageiros. Informe detalhes como tipo de veículo, região de atuação, perfil do motorista, entre outros, para que ela possa cotar nas melhores seguradoras do mercado;

  • análise da proposta – após receber a cotação, analise as condições oferecidas pela seguradora, incluindo coberturas, valores de indenização e preço do seguro;

  • preenchimento da proposta – se estiver satisfeito com a proposta, preencha o formulário de contratação. Certifique-se de fornecer todas as informações corretas e completas;

  • pagamento do prêmio – após preencher a proposta, pague o prêmio do seguro. O valor e a forma de pagamento serão informados pela seguradora;

  • emissão da apólice – após o pagamento, a seguradora emitirá a apólice do seguro, documento oficial que comprova a contratação do seguro APP de passageiros;

  • vigência do seguro – o seguro entra em vigor na data estipulada na apólice e terá validade conforme o período contratado.

Simular seguro APP de Passageiros com a Mutuus

O Seguro APP de passageiros garante a segurança de motoristas e passageiros em casos de acidentes durante viagens de transporte. Isso porque ele oferece cobertura para despesas médicas, invalidez permanente, funeral e outras situações, proporcionando tranquilidade e proteção financeira. 

Ao escolher, compare as opções disponíveis, considerando as coberturas oferecidas, os preços e as condições do contrato. Por isso, faça a cotação do Seguro APP de Passageiros com a Mutuus! Trazemos resultados rápidos, descomplicados e cotações nas melhores seguradoras.

Dúvidas frequentes sobre seguro APP de passageiros

Para esclarecer outros pontos sobre o seguro APP, confira mais algumas dúvidas.

Quando começa a valer meu seguro APP?

O seguro APP começa a valer a partir da data e hora especificadas na Carta Contrato ou na Proposta de Contratação.

Em geral, o prazo de vigência da apólice é de um ano, a menos que seja estabelecido um prazo diferente no contrato.

Seguro APP Uber é obrigatório?

Sim, o seguro APP é obrigatório, mas apenas para motoristas que trabalham ou pretendem trabalhar com transporte remunerado privado individual de passageiros via aplicativos. Entre eles, Uber, Cabify, 99POP e similares. Esta obrigatoriedade foi estabelecida pela já citada Lei 13.640/2018.

Seguro APP, DPVAT e RCF-V: quais as diferenças?

O Seguro APP é facultativo e protege os passageiros em caso de acidentes durante viagens de transporte remunerado, cobrindo despesas médicas, invalidez permanente e morte acidental. 

O DPVAT é obrigatório no Brasil e cobre danos pessoais causados por acidentes de trânsito, como despesas médicas e indenizações por invalidez ou morte. 

Já o RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos) é opcional e cobre danos materiais ou corporais involuntários causados a terceiros pelo veículo segurado. A cobertura pode servir na reparação de veículos e despesas judiciais, por exemplo.

Gostou deste conteúdo? Continue conferindo outros artigos sobre o mundo dos seguros no blog da Mutuus.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!