Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro animais: Quais são os tipos e coberturas? Entenda!

7min. leitura
Revisado em 11 dez 2023

Os criadores de rebanhos e donos de companheiros pets agora também podem contar com o seguro animais, uma modalidade que pode trazer mais tranquilidade em caso de imprevistos.

Atualmente, o mercado possui uma grande variedade de apólices humanas, com todos os tipos de coberturas, desde pequenos incidentes, até indenizações de vida.

No entanto, surgiu a necessidade de ampliar esse serviço para outros indivíduos importantes para o contratante, criando uma nova categoria de proteção que abrangesse situações envolvendo seus animais.

Contudo, muitos responsáveis podem não conhecer essa categoria de apólice, ou não entender como ela funciona na prática.

Por isso, antes de contratar o serviço, vale a pena conferir os principais detalhes dos seguros animais, para escolher o melhor tipo para a sua condição e ter mais segurança nas suas atividades diárias.

O que são os seguros animais?

o que são seguros animais

Os seguros animais são modalidades de cobertura que buscam oferecer indenizações e suporte para situações que envolvam algum tipo de animal.

De modo geral, trata-se de um serviço semelhante ao contrato para seres humanos, com categorias de serviço voltadas para essas categorias.

Além disso, uma característica que destaca esse seguro é a sua abrangência e diversidade, com contratos específicos para criadores de rebanhos pecuários, por exemplo, ou para donos de pets.

Assim, seu objetivo é disponibilizar assistências integrais para o caso de imprevistos envolvendo animais, desde serviços conveniados, até prêmios de compensação.

Contudo, é importante reforçar que os seguros animais não devem ser confundidos com outras modalidades existentes no mercado.

Por exemplo, o seguro rural pode oferecer serviços e atendimentos semelhantes a essa categoria, como proteção para o rebanho ou produção.

No entanto, embora sejam atendimentos semelhantes, suas indenizações e suporte são distintos, por se tratar de objetivos diferentes.

Inclusive, a contratação de outros seguros que incluem animais de rebanho, por exemplo, não impede a inclusão desses grupos em uma apólice específica.

Basta que o responsável se atente para as cláusulas abordadas e veja se as coberturas são complementares.

Como funciona o seguro para animais?

Os seguros animais funcionam de maneira semelhante aos seguros convencionais, ambos contratados por seres humanos em corretoras especializadas.

O responsável procura pelo serviço e analisa o pacote de cobertura que melhor se adequa ao seu perfil e as atividades realizadas.

Dessa forma, no caso de ocorrências descritas em contrato, é possível acionar a corretora e solicitar auxílio, cobertura ou resgate de indenização, dependendo da gravidade do imprevisto.

Além disso, os seguros animais também apresentam características semelhantes a outras modalidades, como prazo de vigência e parceria com companhias de atendimento e serviço.

Ainda, é necessário apresentar o boletim do sinistro para validar a ação do seguro, mesmo em condições específicas envolvendo animais.

No entanto, é importante destacar que os seguros animais podem funcionar de maneira diferente, de acordo com a sua categoria.

Por exemplo, o seguro para pets possui funcionalidades e cláusulas distintas, em comparação a apólice para rebanhos.

Assim, mesmo que sejam semelhantes a contratações convencionais, é importante que o tutor avalie cada proposta individualmente.

Quais são os tipos de seguros animais?

seguros animais pet

Os seguros animais são uma categoria ampla que abrange todos os serviços de cobertura para esses seres.

No entanto, existem tipos específicos, com recursos diferentes, para cada situação.

Desse modo, vale a pena conhecer alguns dos principais, para entender qual se encaixa melhor no seu perfil:

Seguros animais pet

Os seguros animais pet são a modalidade mais popular dessa categoria, atualmente, por serem voltados para uma espécie mais comum no cotidiano dos tutores.

Trata-se de coberturas que visam cobrir gastos e imprevistos que os animais têm em vida.

Geralmente, esse tipo de seguro é voltado para cães e gatos, que são companheiros pets mais comuns.

Entretanto, algumas seguradoras podem oferecer os seguros animais para outras espécies não convencionais, incluindo roedores ou aves, por exemplo.

Nesse caso, o contratante que procura essa categoria visa obter maior apoio e segurança para lidar com imprevistos envolvendo seus companheiros.

Isso porque os custos com pets costumam ser mais elevados, especialmente em situações imprevistas de maior gravidade.

Assim, tendo um seguro animal especializado, se torna possível acionar a indenização e reaver parte do dinheiro gasto.

Coberturas

As coberturas mais comuns dos seguros animais pet envolvem consultas veterinárias e procedimentos de emergência.

Dessa forma, em momentos de necessidade, o tutor pode acionar a seguradora para utilizar os serviços de instituições parceiras de atendimento, ou solicitar o prêmio para custear ações como:

  • exames;
  • internação;
  • atendimento domiciliar;
  • odontologia;
  • vacina;
  • castração.

Algumas coberturas adicionais podem incluir tratamentos cotidianos e serviços menos rotineiros, como acupuntura e fisioterapia animal.

No caso de surtos ou epidemias, os seguros animais para pets também podem ser acionados, de modo a preservar a saúde do companheiro e de seus tutores.

Em um primeiro momento, as corretoras não especializadas, como instituições financeiras, que disponibilizam esse tipo de modalidade com coberturas mais simples.

Inclusive, diversas companhias trabalham com convênios de saúde para pets, que surgiram como uma extensão dos serviços oferecidos pelas apólices.

Assim, trata-se de um atendimento mais cotidiano, como consultas e exames periódicos, mas sem incluir imprevistos de maior gravidade.

Caso o tutor se interesse por um seguro mais completo, é importante verificar os riscos incluídos no contrato da corretora especializada nesse tipo de suporte.

Seguro pecuário individual

Enquanto isso, os seguros animais pecuários individuais, como o nome indica, costumam ser serviços mais específicos, contratados para um único segurado.

Trata-se de produtos exclusivos que estejam ligados a atividades produtivas, esportivas ou reprodutivas. Por exemplo, produção de carne ou leite.

Além disso, é costume que o animal que recebe o seguro individual esteja cadastrado na Associação de Raças, que garante sua importância para o produtor.

Assim, assegura-se que se trata de um animal de porte, que precisa de cuidados e proteção mais abrangente, como modalidades equestres, de exposição e reprodução.

No entanto, uma vez que é voltado para animais de rebanho, é uma modalidade que precisa de avaliação do proprietário.

Isso porque a categoria individual pode não ser inteiramente vantajosa para quem possui um grupo qualificado de animais de raça, por exemplo.

Dessa forma, embora seja possível contratar esse seguro individualmente para vários animais, é importante ficar atento, especialmente com a existência de uma proteção coletiva.

Coberturas

Os seguros animais individuais com foco na pecuária oferecem coberturas mais amplas, incluindo atendimento no caso de morte por:

  • acidentes;
  • fraturas;
  • parto;
  • acidente durante transporte;
  • doenças;
  • ataque de animais;
  • intoxicação;
  • causas naturais.

Dessa forma, os produtores contam com uma proteção adicional para seus animais de raça e porte.

Algumas coberturas adicionais também podem oferecer indenização para despesas com hospital veterinário e seguro durante a gestação animal.

No caso de leilões, algumas seguradoras estendem as garantias para o transporte, embarque e desembarque da viagem.

Entretanto, nessa categoria, é comum que a cobertura foque nos cuidados do animal de raça, para que ele possa executar as atividades, e seja tratado no caso de ferimentos que prejudiquem seu desempenho.

Seguro pecuário para rebanhos

Os seguros animais para rebanhos funcionam de maneira semelhante a apólice individual, com diferença que costuma ser voltada para grupos de produção de consumo, enquanto o seguro individual tem foco em animais de raça.

Dessa forma, o produtor pode solicitar essa modalidade para:

  • bovinos;
  • suínos;
  • ovinos;
  • caprinos;
  • bubalinos.

Desde que estejam ligados à atividade produtiva, como carne, leite e lã.

Além disso, a maioria dos seguros animais de rebanho solicitam a cobertura de um grupo com, no mínimo, 10 animais.

Ainda, vale a pena mencionar que o seguro pode cobrir animais inseridos em diferentes sistemas de criação, como:

  • à pasta;
  • granjas;
  • confinamentos;
  • semi confinamentos;
  • sistemas de criação para produção de leite.

Trata-se de um tipo mais abrangente, também sendo comum, junto com os seguros animais pets.

Coberturas

Nessa modalidade, as coberturas estão mais voltadas para o caso de mortes, acidentes ou doenças.

Essas incidências podem prejudicar o lucro do produtor e suas atividades cotidianas, de modo que existe a possibilidade de acionar a corretora para evitar maiores prejuízos.

Além disso, eventos como intoxicação, raios e outros riscos naturais também podem estar nas condições gerais do contrato, mas é recomendável avaliar cada cláusula antes da contratação.

Outras coberturas individuais dessa categoria podem incluir:

  • Eletrocussão;
  • Incêndio;
  • Ingestão acidental de corpo;
  • Luta, ataque, picada ou mordedura de animais;
  • Parto ou aborto;
  • Eutanásia ou abate por determinação médico veterinária;
  • Morte durante o transporte do animal.

Nesse caso, a avaliação para contratação da apólice deve considerar cada situação individualmente, para o caso de incidência em apenas parte do rebanho ou em todo ele.

O que os seguros animais cobrem?

o que os seguros animais cobrem

Os seguros animais possuem uma ampla cobertura de incidências, de acordo com cada tipo e situação.

No entanto, de forma geral, instrutores ou responsáveis que consideram esse tipo de serviço podem conhecer as coberturas padrões.

Em um primeiro momento, é mais comum que as seguradoras ofereçam auxílio para consultas veterinárias e outros custos mais simples.

Dessa forma, um profissional habilitado poderá indicar outras necessidades e, com essa análise, a cobertura pode se estender para outras condições.

Contratos mais completos também abrangem doenças e procedimentos cirúrgicos.

No caso de seguros animais para produção ou reprodução, os tutores podem contratar apólices em conjunto ou individualmente, para animais de raça ou especiais.

Essa modalidade já possui uma aplicação mais ampla, para condições graves, como morte do animal.

Assim, o produtor, que tem seu sustento ou lucro dependente do rebanho, não fica em prejuízo total.

Em resumo, os seguros animais se destacam por apresentarem coberturas que incluem um número maior de incidências, ao contrário das apólices para humanos, que são divididas em modalidades mais específicas.

Isso se torna uma vantagem para o produtor ou tutor, que não precisa avaliar uma série de serviços adicionais para ter respaldo completo da corretora.

No entanto, coberturas específicas e situações não comuns devem ser avaliadas igualmente, para que a empresa determine se existe a chance de indenização.

Seguros animais: Quais seguradoras fazem o seguro?

Depois de avaliar os serviços dos seguros animais e optar pela contratação dessas apólices, os tutores ou produtores também podem buscar quais as seguradoras que realizam esse tipo de cobertura.

Em um primeiro momento, existe uma variedade maior de instituições que cobrem serviços para pets, por ser um serviço mais acessível e de maior procura.

Além disso, os atendimentos para animais companheiros e de estimação também são mais simples, de modo que diferentes companhias podem avaliar essa condição, além de seguradoras especializadas.

Alguns exemplos de companhias onde é possível realizar essa contratação incluem:

  • Amigoo Pet;
  • Itaú (Assistência Pet);
  • Lifepet;
  • Porto Seguro (Porto.Pet);

Enquanto isso, os seguros animais para rebanhos são oferecidos, majoritariamente, por empresas especializadas nesse segmento.

Desse modo, é possível avaliar as ofertas de empresas como:

  • Corporate Solutions;

Assim, recomenda-se que o responsável ou tutor avalie as suas necessidades de coberturas e encontre alternativas que possam atender essa demanda para seus animais.

Como contratar um seguro animal?

Outras opções também podem incluir empresas mais flexíveis, como a Mutuus Seguros. Assim, o interessado nos seguros animais pode conversar diretamente com uma equipe de atendimento, e cotar propostas para condições especiais.

Seja para garantir seu seguro patrimonial ou cobertura de transporte para casos individuais, vale a pena considerar essa alternativa. Principalmente por conta da credibilidade e reputação da empresa no mercado. 

Por isso, entre em contato com a nossa equipe e solicite uma cotação sem compromisso para proteger as suas atividades e os seus animais de maneira simples e prática.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!