Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro rural: Como funciona, quais os tipos e vantagens

6min. leitura
Revisado em 17 abr 2024

O seguro rural é um serviço de proteção importante para produtores e trabalhadores do campo, mas algumas pessoas ainda não conhecem essa modalidade.

Muitas categorias de apólice possuem foco específico em determinados grupos de atuação ou situações, e o mesmo ocorre para colaboradores das áreas rurais.

Com isso, é possível oferecer uma cobertura diferenciada, e que, de fato, ofereça um amparo financeiro para possíveis condições que ocorrem por conta de atividades de agricultura e agropecuária.

Sendo assim, é importante conhecer as características que diferem o seguro rural das demais modalidades, e entender quando ele é mais interessante para o produtor.

O que é seguro rural?

o que é seguro rural

Como o nome indica, o seguro rural é uma modalidade de apólice e indenização no caso de ocorrências de sinistros relacionados à atividades do campo.

Dessa forma, ele se torna um instrumento voltado para o produtor rural em suas diversas etapas, desde trabalhadores agrícolas, até proteção contra condições naturais, por exemplo.

Como outras categorias de cobertura, o seguro rural também possui diversos pacotes, disponíveis para garantir a segurança do produtor e da sua família durante acontecimentos imprevistos.

Além disso, essa modalidade não se concentra somente no pequeno agricultor, sendo abrangente também para atividades de pecuária, proteção ao patrimônio e seguro de vida.

O objetivo da contratação deste seguro visa minimizar os efeitos no caso de sinistros que atinjam bens fixos ou pessoais, além de fenômenos naturais que interfiram nas plantações e provoquem prejuízos financeiros ao produtor.

Além de categorias de seguro rural privado, o próprio Governo Federal também desenvolveu programas de incentivo para proteger os agricultores, trazendo mais visibilidade para essa categoria.

Como o seguro rural funciona?

O seguro rural, assim como outras coberturas, permite que o produtor realize a contratação de uma apólice com diferentes condições.

Por exemplo, para proteger a plantação, o patrimônio ou um seguro para a família.

Dessa forma, no caso de acontecimentos cobertos pela apólice, o segurado pode entrar em contato com a empresa contratada e solicitar o reembolso.

Existem diversas indenizações, de acordo com o sinistro e as consequências. Além disso, é importante que o produtor contrate um seguro rural de acordo com as necessidades que verificar.

No entanto, é importante destacar que as condições devem estar diretamente associadas com atividades rurais para que o seguro seja válido.

Quais são as coberturas do seguro rural?

O seguro rural pode ter uma ampla área de cobertura, desde que seja descrito em seu contrato as condições.

A modalidade mais comum procura oferecer indenizações e amparo no caso de perdas decorrentes de fenômenos meteorológicos, com cobertura para toda a vida da planta, desde a sua emergência até a colheita. 

Ou seja, a incidência de pragas, chuvas excessivas, secas e outras condições naturais que interfiram na plantação estão inclusas.

Além disso, o seguro rural possui extensão para a maioria dos riscos externos, como incêndios.

Enquanto isso, também oferece proteção para a criação pecuária, cobrindo danos diretos ou indiretos ao animal destinado para consumo ou produção.

Assim como a planta, também oferece amparo desde as fases de cria, recria e engorda, também protegendo animais destinados a trabalho por tração e transporte.

O seguro rural também pode garantir indenização por morte ou riscos de animais aquáticos, decorrentes de acidentes, condições naturais ou doenças.

Ainda, uma modalidade especial do seguro rural é a proteção e cobertura de perdas do patrimônio, que podem ocorrer em operações de crédito, por exemplo.

Por fim, também existe a cobertura de vida para o produtor e sua família, no caso de acidentes ou incapacitações.

Quais os tipos de seguro rural?

Existem diversos tipos de seguro rural disponíveis no mercado, para atender às principais necessidades do produtor agrícola no dia a dia.

Nesse caso, vale a pena conhecer algumas das modalidades mais populares, e o que elas podem oferecer:

ModalidadeCaracterísticas
Seguro AgrícolaCobre perdas decorrentes de fenômenos naturais, riscos de origem externa e outras condições que prejudiquem a plantação
Seguro PecuárioOferece garantia de indenização no caso de morte ou danos ao animal voltado para consumo, produção, cria, engorda ou trabalho por tração
Seguro AquícolaGarante proteção para o caso de morte ou danos à animais aquáticos voltados para consumo ou produção, decorrentes de acidentes ou doenças
Seguro de Benfeitorias e Produtos AgropecuáriosTem por objetivo cobrir danos causados aos bens relacionados à atividades agrícolas ou pecuárias, como maquinários e equipamentos (tratores e colheitadeiras, por exemplo)
Seguro de Penhor RuralModalidade de seguro rural que cobre perdas de bens diretamente relacionados às atividades agrícolas, que tenham sido oferecidos como garantia em operações de crédito
Seguro de FlorestasCobre prejuízos causados nas florestas seguradas, desde que tenha decorrido diretamente de um ou mais riscos cobertos na apólice
Seguro de VidaGarante indenização ao produtor rural e sua família no caso de dívida de crédito rural, sendo limitado ao período de financiamento
Seguro de Cédula do Produto RuralAssegura o pagamento de indenização no caso de falta de cumprimento do tomador das obrigações estabelecidas na cédula

Para quem o seguro rural é indicado?

Como observado, existem diversos tipos de seguro rural, o que o torna indicado para vários grupos de atuação.

Em um primeiro momento, a modalidade é recomendável para produtores agrícolas, pecuaristas e outros tipos de colaboradores que atuam no campo.

Dessa forma, é possível contar com uma segurança a mais na sua produção, para o caso de incidências naturais ou acidentes.

Além disso, também é importante que o produtor considere o seguro rural ao contrair uma dívida de crédito, como empréstimos e financiamentos.

Assim, pode garantir que seus bens não sejam penhorados, ou que sua família tenha que prosseguir com o crédito no caso de morte do devedor.

Qual a diferença entre seguro rural e Proagro?

diferença entre seguro rural e Proagro

Além do seguro rural, existem outras modalidades de proteção responsáveis por assegurar indenizações ao produtor no caso de imprevistos. 

Um exemplo é o Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), criado pelo Governo Federal. No entanto, existem algumas diferenças entre a iniciativa e o seguro rural.

A princípio, o seguro rural é uma modalidade de apólice privada, oferecida por corretoras que trabalham com esse serviço.

Dessa forma, ele apresenta características semelhantes a outros seguros, como pagamento de indenização no caso de sinistros cobertos pelo contrato.

Enquanto isso, o Proagro é um programa que garante o pagamento de financiamentos rurais de custeio quando a lavoura tiver sua receita reduzida por causa de eventos climáticos ou pragas sem controle.

Nesse caso, o Proagro é uma iniciativa de natureza pública que cobre somente algumas condições específicas, oferecendo financiamentos para recuperar lavouras com menos lucro por conta de determinados eventos.

Por outro lado, o seguro rural é uma modalidade de natureza privada, que oferece indenizações totais para acontecimentos previstos em contrato, podendo cobrir diversas situações distintas.

O que é o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural?

Enquanto isso, o Governo Federal também desenvolveu outros programas de incentivo financeiro ao produtor rural.

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de proteger a sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro.

Isso ocorre por meio de parcerias com seguradoras, onde o programa cobre parte da oferta com um orçamento definido anualmente, de modo que o produtor possa recorrer ao seguro com preços mais em conta.

O Estado não pode agir diretamente na contratação de seguros particulares. Por isso, age como um regulador, por meio de mecanismos próprios, como essa iniciativa. 

Dessa forma, realiza o pagamento de parte do prêmio do seguro contratado de forma particular, para reduzir os custos.

Além disso, o programa é um instrumento de política agrícola, e está instituído no artigo 187 da Constituição Federal, além de ser garantido pela lei 8.171/91. 

Assim, possui previsão legal para atuar junto ao produtor na contratação de um seguro rural privado, por meio da análise de propostas e mediação de preços.

Leia também: Seguro Safra: o que é, como funciona e quais as proteções para o agricultor

Vantagens de contratar o seguro rural

seguro rural: conclusão

Contratar um seguro rural é importante para o produtor agropecuário, por se tratar de um instrumento que traz mais segurança para as suas atividades.

Isso porque as produções de agricultura e pecuária não estão dispostas somente aos cuidados do trabalhador, mas também sob condições naturais e fenômenos meteorológicos.

Nesse caso, ocorrências como chuvas ou secas podem ser fatais para uma produção, prejudicando toda a safra do produtor.

Contudo, o seguro rural oferece proteção contra esses acontecimentos, de modo que o agricultor não fique sem nenhum respaldo financeiro.

Além disso, essa modalidade também pode cobrir outras ocorrências, como penhores de equipamentos no caso de contratações de crédito.

Assim, o produtor também protege seu patrimônio durante a contratação de apoios financeiros para expandir suas atividades.

Dessa forma, contratar um seguro rural não apenas é vantajoso por conta de indenizações no caso de imprevistos naturais, como também é válido para oferecer mais conforto e proteção para o produtor em outras atividades relacionadas.

Com incentivos de programas do governo, é possível ter uma apólice de ampla cobertura por custos ainda menores.

Por isso, essa modalidade traz inúmeros benefícios para os produtores, e deve ser considerada em várias situações.

E para contratar um seguro rural adequado para o seu perfil, conheça as opções da Mutuus Seguros e veja quais as categorias disponíveis para proteger o seu negócio e a sua família.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!