Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

RC Empregador descomplicado: entendendo e contratando o Seguro Responsabilidade Civil do Empregador na Mutuus

7min. leitura
Revisado em 22 jan 2024

Todas as empresas estão suscetíveis a eventos inesperados, como incidentes com os seus colaboradores. Logo, é fundamental investir na prevenção, mas, por outro lado, também é muito importante estar protegido para lidar com esses cenários da melhor forma possível e sem maiores prejuízos. O RC Empregador tem exatamente esse papel.

Muitas empresas oferecem aos colaboradores um seguro de vida, que garante indenização em caso de invalidez ou morte – o que é considerado uma importante estratégia para atração e retenção de talentos. No entanto, essa apólice não protege o empregador em casos de danos a terceiros pelos quais ele pode ser responsabilizado civilmente.

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), a cada 3h47min, ao menos uma pessoa morre em decorrência de acidente de trabalho no Brasil. O número vem crescendo nos últimos anos e o problema dos riscos em ambientes ocupacionais no país é cada vez mais grave.

A ferramenta que auxilia os negócios nesse contexto é o Seguro RC Empregador, uma modalidade de seguro de responsabilidade civil. Além de garantir suporte ao colaborador, que é essencial, ele protege o patrimônio das organizações. Se quiser saber mais sobre a apólice, acompanhe este artigo!

O que é RC Empregador?

Trata-se de um seguro acessório ao Seguro de Responsabilidade Civil Geral (RC Geral), que oferece proteção e maior tranquilidade à empresa e ao empregado em relação ao gerenciamento de acidentes de trabalho.

O significado de RC Empregador remete a Seguro de Responsabilidade Civil do Empregador. O seu principal objetivo é garantir cobertura de danos corporais sofridos por empregados quando estiverem a serviço do segurado ou durante o percurso de ida e volta do trabalho.

Em outras palavras, significa que o seguro RC Empregador garante o pagamento de indenizações, dentro do limite contratual, pelo segurado aos seus colaboradores com vínculo empregatício, em função de acidentes ocorridos no exercício de suas funções.

Portanto, o segurado nesse caso é o empregador, que contrata o seguro para poder indenizar os funcionários, quando necessário, em situações de acidentes pelos quais possa ser civilmente responsabilizado.

Quais são as principais coberturas do RC Empregador?

Conforme a descrição acima, já dá para ter uma ideia sobre o que o RC Empregador cobre, mas agora será possível compreender as suas coberturas em maiores detalhes.

Como citamos, a finalidade dessa modalidade é amparar o segurado – empresa contratante – por possíveis danos causados aos funcionários em decorrência de morte e/ou invalidez permanente acidental durante exercício de sua atividade na organização.

Logo, isso inclui despesas hospitalares e funerárias de empregados do segurado em função de acidentes súbitos e inesperados ocorridos em serviço ou durante o percurso de ida e volta do local de trabalho.

Mas é importante ficar claro que o Seguro de Responsabilidade Civil do Empregador cobre danos corporais de colaboradores. Sendo assim, danos materiais e danos morais não estão incluídos entre as suas coberturas básicas. Contudo, em alguns casos, essas coberturas podem ser contratadas como adicionais ao RC Empregador.

O que o seguro RC Empregador cobre

Abaixo, veja as coberturas do Seguro RC Empregador:

  • Morte ou invalidez total o parcial do empregado ou contratado;

  • Acidentes ocorridos fora da empresa, mas durante realização de atividade de trabalho;

  • Acidentes durante o percurso de ida e volta do trabalho, em viagem realizada por veículo de propriedade ou contratado pelo segurado;

  • Acidentes causados por ações necessárias às atividades da empresa, como carga e descarga;

  • Acidentes causados por defeitos de funcionamento de máquinas, veículos, aparelhos, equipamentos e instalações, mesmo não pertencentes à empresa;

  • Acidentes causados por erro humano na operação de máquinas, veículos, aparelhos, equipamentos e instalações, mesmo não pertencentes à empresa;

  • Acidentes ocorridos durante a realização de serviços de conservação, incluindo manutenção de máquinas, veículos, aparelhos, equipamentos e instalações, mesmo não pertencentes à empresa;

  • Incêndio, explosão ou desabamento na organização;

  • Queda, lançamento ou deslocamento de objetos;

  • Custos judiciais do foro civil e trabalhista, assim como honorários de advogados nomeados pela empresa, quando a indenização for paga pelo seguro.

O que o RC Empregador não cobre?

É fundamental ler com muita atenção as condições gerais do seguro contratado, não apenas para tomar conhecimento sobre os itens cobertos, mas também para saber o que o RC Empregador não cobre.

Os riscos excluídos são prejuízos não indenizáveis e descrevem as situações específicas pelas quais a seguradora não se responsabiliza. Entre eles, normalmente, estão:

  • Descumprimento de obrigações trabalhistas relacionadas à seguridade social, seguros de acidentes de trabalho, pagamento de salários etc.;

  • Reclamações relacionadas com doença profissional, doença do trabalho ou similar;

  • Danos relacionados com radiações ionizantes ou energia nuclear;

  • Danos morais (exceto quando for contratada como cobertura adicional);

seguro empresarial da Mutuus Seguros
  • Reclamações decorrentes de ações de regresso contra o segurado promovidas pela previdência social;

  • Despesas relativas a consultas médicas, medicamentos, exames, primeiros socorros, procedimentos cirúrgicos ou de enfermagem, internação, tratamento clínico e outros eventos de atendimento médico, laboratorial ou hospitalar;

  • Doenças naturais, doenças profissionais, doenças do trabalho ou similares, doenças infectocontagiosas ou transmitidas por insetos ou animais.

Como funciona o RC Empregador?

O RC Empregador pode ser contratado por empresas que tenham funcionários como uma modalidade acessória dentro do Seguro de Responsabilidade Civil Geral. Logo, ao contratar essa apólice, é preciso indicar ao corretor que deseja incluir também essas coberturas.

A contratação deve ser realizada sempre por intermédio de uma corretora de seguros, que ajudará a encontrar a melhor alternativa para atender às necessidades da sua empresa. Durante a contratação, será preciso definir o valor a ser segurado – valor máximo de indenização.

Para se chegar a um valor adequado e que faça sentido, é recomendado que seja feita uma pesquisa junto ao seu advogado para conhecer o histórico de indenizações em casos semelhantes.

Acionamento e indenização

Em seguros dessa categoria, para obter o pagamento das indenizações, a responsabilidade civil do segurado deve ter sido atribuída a ele por sentença judicial transitada em julgado ou por acordo autorizado pela seguradora.

Isso significa que o segurado terá direito à indenização da seguradora se for responsabilizado civilmente em uma situação de risco coberto por danos a terceiros durante a vigência da apólice. Além disso, o segurado deverá realizar o procedimento de aviso de sinistro e comprovação do mesmo.

Quais são as vantagens do RC Empregador?

Como vimos, acidentes de trabalho são extremamente comuns e o número de mortes de trabalhadores, infelizmente, tem aumentado nos últimos anos. Portanto, trata-se de uma questão que não pode ser ignorada pelas empresas que precisam investir em prevenção, mas também em proteção.

Nesse sentido, o seguro traz mais segurança aos colaboradores, que podem trabalhar mais tranquilos, sabendo que estão amparados, caso uma eventualidade aconteça. Ademais, ter o RC Empregador evita discussões sobre o pagamento de custos por danos causados ou não pela empresa, pois o segurado conta com a ajuda da seguradora na orientação do tema.

Há também de se considerar que, além de ser uma tragédia, um único acidente pode abalar a reputação do negócio e afetar muito o clima na organização.

Ao contar com o seguro, caso um evento desse tipo ocorra, é possível tomar providências rapidamente, evitando tanta sobrecarga e estresse, além de possibilitar que a empresa foque em maneiras de recuperar a sua imagem e amenizar a situação internamente.

RC Empregador versus seguro de vida

É comum que o seguro RC Empregador seja confundido com o seguro de vida em grupo, ou seguro de vida empresarial. Mas apesar de ambos terem como foco empresas, empresários e os seus funcionários, trata-se de proteções e coberturas diferentes.

Seguro de vida

O seguro de vida para empresas é uma modalidade de garantia contratada por organizações para cobrir o risco de um grupo de segurados, no caso, os colaboradores. O seu objetivo é assegurar recursos financeiros aos segurados e suas famílias em momentos imprevistos, como de doença e/ou morte.

De modo geral, a cobertura dessas apólices costuma incluir casos de invalidez, total ou parcial, por acidente e doenças, mortes e acidentes de trabalho que inviabilizem o exercício da profissão por um determinado período.

Assim, o seguro de vida costuma incluir as seguintes coberturas:

  • Morte natural ou por acidente;
  • Invalidez permanente, total ou parcial por acidente;
  • Invalidez funcional ou laboral permanente total por enfermidade;
  • Doenças graves;
  • Verba rescisória por morte;
  • Assistência ou auxílio funeral.

Nesse caso, o segurado é o colaborador e a empresa é a estipulante, ou seja, quem contrata o seguro e negocia as condições junto à corretora. Temos aqui também a figura do beneficiário, que será quem terá direito à indenização e que pode ser designado pelo segurado para receber o pagamento.

Seguro RC Empregador

Como vimos, o RC Empregador é um seguro de responsabilidade civil que tem como segurado a empresa contratante e não o colaborador. A sua cobertura será referente a possíveis danos corporais pelos quais esse segurado pode ser responsabilizado civilmente.

Além disso, estamos tratando também de coberturas diferentes – como citamos, os riscos cobertos aqui estão relacionados a acidentes ocorridos durante a execução de atividades de trabalho ou deslocamento do/para o trabalho – e apenas a esses casos.

Afinal, qual é a principal diferença entre o seguro de vida e o RC Empregador?

Como se pode notar, a principal diferença entre as duas modalidades reside na questão da responsabilidade da empresa. No seguro de vida, não existe essa discussão, pois a seguradora indenizará conforme os eventos previstos na apólice.

No entanto, mesmo tendo um seguro de vida, caso o funcionário ou a sua família entenda que existe responsabilidade da empresa em um acidente ocorrido, é possível entrar com uma ação contra a mesma. E, se for condenada, a organização deverá pagar uma indenização ao funcionário ou a sua família.

Para esses casos, o negócio terá amparo no seguro RC Empregador, que vai arcar com o ressarcimento da indenização e com as custas judiciais envolvidas.

Como contratar um RC Empregador com a Mutuus?

A Mutuus Seguros é uma corretora digital especializada em seguros para empresas e que oferece seguros de responsabilidade civil das melhores seguradoras do mercado. Na contratação do RC Geral, o interessado pode contratar também o RC Empregador para contar com uma maior proteção para o seu negócio.

O processo é muito simples e rápido: para solicitar a cotação do seguro com a Mutuus, basta acessar o site e preencher um formulário com nome completo, e-mail, WhatsApp (indicar se deseja receber informações por esse canal) e o CNPJ da empresa.

Durante todo o processo, você conta com o suporte de especialistas da Mutuus para tirar dúvidas e ter todo o apoio necessário. A contratação é completamente online e a apólice é emitida em pouquíssimo tempo.

Conclusão: RC Empregador

Ao resguardar a empresa em casos de danos a terceiros pelos quais ela pode ser responsabilizada civilmente, o seguro RC Empregador é uma importante ferramenta de proteção em situações que podem trazer prejuízos aos negócios.

A sua cobertura contempla danos corporais sofridos por empregados em decorrência de acidentes durante o exercício da sua atividade ou no percurso de ida e volta do trabalho.

Diferentemente do seguro de vida empresarial, o RC Empregador é um seguro de responsabilidade civil – e é justamente na responsabilidade da empresa diante do acidente ocorrido que reside a principal diferença entre as duas modalidades.

O Seguro de Responsabilidade Civil do Empregador pode ser contratado de forma totalmente online com a Mutuus Seguros. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!