Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Avaria de transporte: como evitá-las

7min. leitura
Revisado em 15 maio 2023
seguro de carga da Mutuus Seguros

Uma das maiores preocupações das empresas transportadoras é a avaria de transporte. Dentro do setor, sabemos o quanto a cadeia de transporte de suprimentos é importante, sendo fundamental zelar pela integridade da carga. As avarias podem acontecer por diversos motivos, causando danos financeiros expressivos em determinados casos.

Além disso, afetam os prazos de entrega e mancham a imagem da empresa. Por isso, é importante adotar medidas preventivas para evitar o risco de avaria durante o transporte. 

Entendendo a sua preocupação enquanto gestor ou dono de um empresa de transporte, nós preparamos esse artigo para lhe deixar a par de como você pode reduzir situações causadoras de avaria e garantir a segurança e integridade da carga, bem como, da saúde financeira do seu negócio, por consequência. 

Para saber mais sobre avaria de transporte e das mercadorias, o que pode causar esse tipo de situação, como reduzir, qual a diferença de sinistro para avaria e muito mais, basta continuar com a leitura.

O que é avaria de transporte?

De maneira simplificada, avaria é todo dano, prejuízo, deterioração, desgaste ou estrago causado à algo. Podem ser causado por impacto, queda ou choque da carga ou mercadoria durante o manuseio ou transporte desta.

Geralmente a avaria de transporte é originada por falha na movimentação da mercadoria, que pode estar relacionada a falta de treinamento dos operadores, defeitos na embalagem e até mesmo pela escolha inadequada do meio de transporte.

O que é considerado avaria?

É considerado avaria qualquer dano estético em uma mercadoria e/ou produto. Como por exemplo, manchas, desbotamento, rachaduras, arranhões, etc.

É importante ressaltar que danos de funcionamento não são considerados como avaria. Portanto, nesse caso o termo correto será defeito e não avaria. 

Quais são os tipos de avaria?

As avarias de transporte são caracterizadas de diferentes formas. Você pode conferir na sequência quais são as mais comuns:

Avaria por quebra

A quebra de mercadoria é considerada uma das piores avarias. Em suma, é resultante de quedas, impacto ou choque durante o transporte ou manuseio, que venha a resultar na quebra do objeto.

Um dos motivos mais comuns nesses casos é a falha na movimentação ou no embalo da mercadoria, que deveria ser projetada para evitar danos dessa natureza. 

Abrasão

A abrasão em um mercadoria é classificada quando geralmente a superfície do objeto sofre algum tipo de dano por atrito ou fricção. Comumente são danos mais superficiais e ocasionados por não serem embalados corretamente, podendo sofrer desgaste ou abrasão.

Peças soltas, são um bom exemplo nesses casos, já que tendem a raspar uma nas outras, causando avaria de mercadoria. 

Arranhões

Este tipo de avaria geralmente acontece quando os produtos são embalados inadequadamente. Já que soltos, provocam arranhões nas peças. 

Saliências causadas por pontas agudas de pregos ou parafusos, diversas vezes da própria carroceria do veículo transportador, podem perfurar a embalagem, causando arranhões nos produtos. 

Marcas

As marcas são outro tipo comum de avaria de mercadoria causados aos produtos. O empilhamento inadequado dos materiais é um dos principais fatores. É preciso manusear a mercadoria com cuidado, de preferência sempre utilizando plástico bolha, já que ele protege o produto e evita marcas no acabamento. 

A depender do tipo do material da embalagem, este pode causar marcas em outros produtos. É preciso sempre estar atento a esses fatores. 

Umidade e temperatura

Alguns produtos podem sofrer avarias por conta da umidade ou temperatura, sofrendo inchaço ou empenamento. No caso de medicamentos, podem inclusive perder seu efeito, por isso é de suma importância as mercadorias estarem protegidas dos efeitos desse tipo de avaria. 

A exposição de alguns produtos podem ser afetadas pelas condições climáticas, como chuva ou incidência direta do sol. 

Manchas e alteração de cor

Outra avaria bastante comum nas mercadorias são as manchas ou alteração da cor dos produtos. São causadas usualmente por falta de lacre nas cargas dentro do caminhão, por limpeza inadequada no produto ou do local de estoque/transporte onde serão armazenados e embalados.

A falta de condições adequadas nesses casos, colabora ainda para que alguns produtos percam a cor ou fiquem manchados. Dependendo do produto o excesso de luz, resíduos gordurosos, poeira e outros podem danificar, amarelar, sujar ou manchar a superfície dos produtos. 

O que pode causar avaria?

No Brasil, cerca de 60% dos transportes são realizados por vias terrestres, segundo a CNT – Confederação Nacional de Transportes, tornando esse modal o principal quando falamos em logística.

Não apenas pelo grande volume de transporte de mercadoria que acontece, mas especialmente pela condições precárias de boa parte das nossas rodovias, as mercadorias acabam ficando sujeitas à avaria de transporte. 

Mas além disso, existem alguns outros fatores que são os principais por causarem avaria, são eles:

  • Condições climáticas adversas;
  • Veículo inadequado ou sem manutenção;
  • Rota inadequada;
  • Embalagem inadequada;
  • Manuseio inadequado da carga durante o carregamento, descarregamento e armazenamento; e
  • Falta de treinamento dos colaboradores e motoristas.

Frente a esses problemas, é importante que você, enquanto dono ou responsável, adote medidas para minimizar o risco de terem cargas danificadas. Para que você saiba melhor como prevenir ou ao menos reduzir a avaria de transporte, nós separamos algumas dicas. Basta seguir com a leitura. 

Como descrever avarias?

A avaria de transporte nas mercadorias podem ser de diversos tipos e podem ser ocasionadas durante o armazenamento, embarque, venda, desembarque ou durante o transporte. As avarias mais comuns são:

  • Perfurações e rasgos;
  • Desgaste;
  • Amassados;
  • Corrosão;
  • Arranhões;
  • Rasgos e perfurações;
  • Abrasão;
  • Quebras, descolamento ou descosturas;
  • Marcas e manchas;
  • Desbotamento;
  • Mudança de cor; e
  • Embalagem violada.

O que é avaria na logística?

A avaria de mercadoria pode ser ocasionada por ação ou negligência das empresas, que durante o armazenamento, embarque ou desembarque e transporte, danificam o item em questão. O responsável pelo prejuízo varia de acordo com que a avaria acontece.

Porém, a transportadora que geralmente é responsabilizada pela avaria de transporte, mesmo quando a avaria não acontece no transporte propriamente dito. Por isso, sua empresa precisa checar as condições da mercadoria em todas as etapas, da venda até que ela chegue ao cliente. 

seguro de carga da Mutuus Seguros

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, no caso da entrega com avaria da mercadoria, o cliente tem o direito de receber um novo produto sem danos, ou então o abatimento proporcional do preço.

Usualmente, produtos com avaria são descartados e geram dessa forma, gastos extras com produção, estoque, transporte e indenização. Sem contar no atraso nas entregas, correndo o risco do cliente cancelar a compra. Isso tudo causa insatisfação nos consumidores e impactos negativos à reputação da marca. 

Como reduzir as avarias no transporte?

Apesar das avarias serem bastante comuns no momento do armazenamento e transporte de produtos, a boa notícia é que há maneiras de reduzir significativamente esse tipo de problema. 

Neste tópico separamos algumas dicas que você pode implementar na empresa para evitar avaria de transporte com as mercadorias. Confira:

Invista em embalagens melhores

Uma das melhores formas de garantir a proteção correta e adequado acondicionamento dos produtos é utilizar não apenas o tipo de embalagem apropriada para eles, como também, embalagens com uma qualidade melhor.

Dessa forma, é possível que você evite que sua mercadoria sofra avarias. É importante lembrar ainda que as características do produto precisam ser respeitadas, como peso, matéria-prima, temperatura ideal, resistência, etc., na hora de escolher a embalagem adequada para o transporte. 

Cada produto deve possuir sua embalagem específica, adequada ao tipo de movimentação a qual estará submetida e capaz de favorecer o transporte desta. Alguns itens precisam de atenção redobrada, por serem frágeis ou perecíveis. 

Outra parte importante, é selar qualquer parte pontiaguda para evitar perfuração nas embalagens ou acidentes de trabalho. Os espaços vazios devem também ser preenchidos para evitar movimentações indesejadas e possíveis quebras. E por fim, lembre-se de embalar adequadamente os produtos contra umidade e temperatura.

Mantenha o caminhão organizado

Uma das maneiras mais simples e eficazes de armazenar adequadamente as mercadorias e evitar avaria de transporte é manter as mercadorias organizadas no caminhão. Os produtos mais pesados devem sempre ficar embaixo, e é fundamental preencher os espaços vazios para impedir movimentações indesejadas.

Contudo, é importante que os funcionários responsáveis sigam à risca as instruções de empilhamento e amarração das mercadorias. 

Vale ressaltar que não adiantará nada que as mercadorias estejam bem embaladas e acomodadas, se a condição dos veículos da sua empresa estão em mau estado ou sem manutenção adequada. Se, por exemplo, as suspensões dos veículos estiverem inadequadas, o atrito com a estrada pode impactar na carga e causar danos.

Se a carroceria não estiver bem conservada, a chuva ou o sol podem estar ocasionando danos pela exposição às intempéries, colocando a mercadoria em risco. Por fim, é imprescindível que, de maneira geral, os veículos estejam limpos e sejam de qualidade.

Utilize equipamentos adequados e treine a equipe

Fornecer treinamento adequado à sua equipe é uma das maneiras mais adequadas de manter e oferecer um serviço de qualidade. Portanto, as equipes que recebem, manuseiam e entregam as mercadorias, devem ser bem treinadas, para que saibam utilizar adequadamente os equipamentos de corte, amarração e carregamento.

A circulação das mercadorias e empilhadeiras, deve ocorrer nos locais corretos, em corredores de circulação livre dentro do armazém. A fim de evitar danos causados pelo mau uso dos equipamentos. A equipe deve ainda utilizar equipamentos de segurança específicos e adequados. 

Reforce as responsabilidades

Apesar de que na maioria das vezes que ocorrem falhas de manuseio das mercadorias, estas podem ser falhas de algum colaborador, as responsabilidades recaem sobre a empresa que está entregando. Por isso, é fundamental manter claro, com toda a equipe, a responsabilidade de cada um e o cuidado que devem ter para evitar avaria de transporte.

Além dos treinamentos constantes, vale incentivar a equipe de maneira geral, a cada poucos meses reforçar pontos importantes e lembrá-los das obrigações deles por zelar pela mercadoria.

Qual o procedimento fiscal quando há avaria pela transportadora?

Quando uma mercadoria sofre avaria, é preciso emitir uma nota fiscal de baixa de estoque, com as seguintes informações:

  1. No campo “Código Fiscal de Operações e Prestações” da nota fiscal é preciso conter o código 5.927. Esse número é específico para baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração.
  2. Depois, em “Destinatário/Remetente”, preencha o nome de sua empresa, pois o produto não será entregue ao consumidor;
  3. Por fim, o valor da nota fiscal deverá ser o mesmo valor pago pelo cliente na aquisição da mercadoria.

A nota fiscal de avaria de mercadoria é mais simples que as notas que devem ser geradas em caso de roubo. Nesse caso a nota precisa estar acompanhada de um Boletim de Ocorrência. 

Qual a diferença entre sinistro e avaria?

A avaria é o defeito ou dano causado no produto ou mercadoria propriamente dito. Enquanto que o sinistro é a ocorrência do evento que causou o prejuízo ou avaria a um bem segurado, no caso, na própria mercadoria.

É necessário que a cobertura para o evento ocorrido tenha sido contratada e esteja presente na apólice do seguro durante sua vigência para que haja ressarcimento pelo prejuízo, por exemplo.

Em suma, o sinistro é a ocorrência de um um dos riscos cobertos pela apólice. 

O seguro de carga cobre avaria de transporte?

A avaria de transporte é um problema que pode ser reduzido nas empresas através da contratação de um seguro de carga comercial para sua transportadora. Assim, você protege suas mercadorias e não arca com prejuízos que vão além da capacidade financeira do seu negócio. 

Para realizar a contratação de uma apólice de seguro, é necessário entrar em contato com uma corretora de seguros registrada na Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e consultar as coberturas de seguros disponíveis. 

Você pode ainda entrar em contato diretamente conosco da Mutuus Seguros, e realizar uma cotação de forma 100% online, de forma rápida e segura. Basta clicar no botão abaixo e falar com um de nossos especialistas, que lhe ajudará a contratar o melhor plano de seguro para seu perfil e de sua empresa.

Conclusão

Os processos de separação e envio de produtos está sujeito a diversas intercorrências. Para evitar a avaria de transporte, não basta que só o veículo de transporte esteja em boas condições. As embalagens precisam ser adequadas e a equipe de manuseio precisa estar bem treinada e capacitada.

Caso contrário, as mercadorias sofreram avarias, e pronto, o estrago está feito. Haverá prejuízo com o próprio produto, cliente insatisfeito e dor de cabeça para você. Sabemos que erros operacionais e acidentes são comuns e irão acontecer mais cedo ou mais tarde.

Mas é obrigação da empresa se munir de todas as formas para evitar que a mercadoria fique com avaria. O primeiro passo é identificar a que tipo de avaria a mercadoria pode estar sujeita, para então tomar providências e minimizá-las.

A fim de diminuir os riscos de avarias, é necessários fiscalizar e monitorar todas as etapas de venda de um produto. Além disso, sua empresa precisa estar protegida com um seguro de cargas, pois é a alternativa mais adequada no caso de acidentes e imprevisto. Para escolher a melhor cobertura para seu negócio entre em contato com a Mutuus Seguros.

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!