Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro eventos: O que é, como funciona e como contratar?

6min. leitura
Revisado em 26 jan 2024

A organização e o planejamento são fundamentais para o sucesso de um evento. No entanto, por mais que um evento seja bem planejado, a existência de certos riscos levam à necessidade da contratação do seguro eventos, uma alternativa importante para a organização se proteger contra incidentes que podem ocorrer durante sua realização.

Para entender o que é o seguro eventos, saber como funciona e conhecer suas principais coberturas e vantagens, continue a leitura deste artigo imperdível.

Seguro eventos: o que é?

A organização de qualquer evento envolve vários riscos, que vão desde a montagem e desmontagem de estruturas, palcos e arquibancadas até o alto volume de pessoas envolvidas. Tais situações relacionadas a acidentes e outros incidentes podem impactar negativamente o sucesso do evento e, por vezes, trazer graves impactos financeiros ao organizador.

É nesse momento que entra o seguro eventos, um tipo de seguro que tem como objetivo proteger organizadores de eventos contra possíveis riscos e prejuízos financeiros. Isso inclui ocorrências como acidentes, danos à propriedade, responsabilidade civil, entre outros ocorridos durante a realização do evento.

Como funciona um seguro para eventos?

O seguro eventos possui coberturas que amparam desde a montagem até a desmontagem das estruturas relacionadas ao evento, mantendo organizadores e convidados tranquilos do início até o fim da festividade. Na prática, essa modalidade de seguro pode envolver até três figuras: a seguradora, organizador do evento, corretora de seguros e terceiros envolvidos.

  • Seguradora: A seguradora é a parte responsável por assegurar os riscos do objeto da apólice de seguro, emissora do contrato. É ela que garante o pagamento de indenizações em caso de sinistros.

  • Organizador do evento: Trata-se da pessoa ou empresa responsável pela organização do evento que contrata o seguro para se proteger contra eventuais riscos e prejuízos financeiros.

  • Corretora de seguros: A corretora de seguros é responsável por intermediar a negociação entre a seguradora e organizador do evento. Trata-se de uma empresa devidamente autorizada pela SUSEP para comercializar apólices de seguro eventos, orientando na melhor escolha de coberturas e condições.

  • Terceiros envolvidos: São as pessoas ou empresas que participam da realização do evento, como fornecedores, artistas, prestadores de serviço, entre outros, que também podem estar cobertas na apólice de seguro para eventos.

Ao contratar o seguro eventos, o organizador (contratante) deve pagar oprêmio de seguro, custo pago à seguradora para que ela garanta o risco da apólice. Suas coberturas podem variar conforme as necessidades específicas do evento ou até mesmo de acordo com as condições de cada empresa de seguros – em geral, com limite de até R$ 5 milhões.

Falaremos mais sobre as coberturas a seguir!

O que o seguro eventos cobre?

Conforme já mencionamos no tópico anterior, as coberturas podem variar conforme as necessidades de cada contratante e as opções oferecidas por cada seguradora. Porém, com base na nossa parceira, a seguradora Porto Seguro, decidimos elencar as principais coberturas oferecidas, divididas em básicas e adicionais.

Coberturas básicas

  • Responsabilidade civil expositor: A cobertura garante a proteção contra danos corporais ou materiais causados a terceiros em decorrência de acidentes que ocorram no espaço designado ao expositor.
  • Responsabilidade civil organizador: Ela garante a proteção contra danos corporais ou materiais causados a terceiros em decorrência de acidentes relacionados ao evento.

Coberturas adicionais

Além das básicas, é possíveis incluir coberturas especiais. Confira as principais:

  • Acidentes pessoais;
  • Instalação, montagem e desmontagem;
  • Responsabilidade civil danos morais;
  • Responsabilidade civil fogos de artifícios;
  • Responsabilidade civil para prédios e construções de terceiros;
  • Desabamento da estrutura montada;
  • Incêndio e/ou explosão;
  • Equipamentos eletroeletrônicos musicais e cinematográficos;
  • Objetos e equipamentos em exposição;
  • Entre outros.

Na hora de contratar o seguro eventos, recomendamos que esclareça as coberturas que podem ser incluídas com o seu corretor, demonstrando suas reais necessidades.

Vantagens do seguro eventos

Ainda não está convencido da importância do seguro ao realizar um evento? Pois trouxemos as principais vantagens que você precisa conhecer!

1. Proteção financeira

O seguro eventos é capaz de cobrir uma ampla gama de riscos, o que se traduz em proteção financeira ao organizador do evento que pode ter os prejuízos minimizados. Um exemplo disso é um festival de gastronomia realizado em um parque público, onde um curto-circuito danificou equipamentos da cozinha.

Com a apólice de seguro, os danos materiais são assegurados pela cobertura, ajudando a empresa a cobrir os custos e minimizar o impacto financeiro.

2. Tranquilidade e segurança

Saber que há um seguro vigente pronto para cobrir algum imprevisto ajuda a garantir que o organizador tenha tranquilidade na hora de planejar e executar o evento. No fim do dia, isso torna todo o processo de organização menos estressante.

3. Melhor gestão de riscos

Ao contratar o seguro eventos, o organizador pode adquirir uma compreensão holística dos riscos envolvidos na realização do evento, podendo implementar medidas preventivas.

4. Flexibilidade na contratação

É possível contratar um seguro eventos de forma personalizada, de modo que ele atenda às necessidades específicas do evento. Isso significa que, entre outras coisas, o organizador pode escolher o nível de cobertura que melhor se adapta às suas necessidades, bem como as melhores condições da apólice.

5. Credibilidade do evento

Quando um evento possui um seguro, ele ganha credibilidade perante os apoiadores, prestadores de serviço e colaboradores. Isso acontece porque demonstra a preocupação da organização em relação à segurança dos participantes como sendo uma prioridade.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

6. Facilidade na contratação

Atualmente, diversas corretoras oferecem a opção de contratar o seguro eventos online, tornando o processo de cotação e contratação simples e ágil. Aliás, vale a pena conferir um conteúdo que trouxemos recentemente ao nosso blog. Nele, oferecemos mais contexto sobre a cotação de seguros online, explicando como fazer e suas vantagens. Confira aqui!

7. Atendimento personalizado

Por fim, a maioria das corretoras e seguradoras oferecem atendimento personalizado na contratação do seguro para eventos. O que isso quer dizer? O contratante pode ter acesso a um consultor especializado, que pode ajudá-lo a determinar o nível de cobertura necessário para o evento – bem como outras informações pertinentes.

O que significa responsabilidade civil eventos?

O seguro responsabilidade civil eventos protege o segurado de danos materiais e corporais contra terceiros. Isso significa que a proteção também irá garantir a segurança das pessoas e colaboradores que estão trabalhando no evento, em caso de eventuais incidentes.

Um exemplo básico disso é um palhaço que, em um grande evento infantil, acabou fraturando a perna depois de cair de uma perna de pau. Com a cobertura de RC eventos, a vítima pode receber a indenização relacionada ao dano corporal, de modo que o organizador do evento fica isento de custos financeiros médicos ou judiciais com o ocorrido.

Quem pode contratar o seguro eventos?

O seguro para eventos pode ser contratado por qualquer pessoa física ou jurídica envolvida na realização de um evento, sendo obrigatório em alguns casos que envolvem muitas pessoas. Em geral, a modalidade é comum para:

  • eventos corporativos, abrangendo palestras, simpósios, congressos, treinamentos, premiações e confraternizações;

  • eventos sociais, que celebram eventos especiais como formaturas, aniversários, casamentos, batizados e bailes de debutantes;

  • eventos esportivos, como campeonatos, torneios e grandes e pequenas competições;

  • eventos religiosos, que reúnem fiéis para a celebração de cultos, palestras, retiros, caminhadas e outras atividades;

  • eventos promocionais, pontuais para a promoção de marcas e produtos em feiras e exposições;

  • eventos culturais, direcionados para empresas que promovem show, música, peça de teatro e circos.

Vale destacar que algumas seguradoras oferecem algumas restrições na contratação, como a condição de até 5 mil pessoas. Por isso, mais uma vez orientamos a confirmar todos os detalhes com o corretor responsável pelo seu seguro, certo?

Como contratar o seguro eventos?

Se você entendeu a importância do seguro e sabe que ele é indispensável para a segurança da organização do seu evento, é essencial saber como contratá-lo, correto?

Bem, o primeiro passo é entrar em contato com uma corretora de seguros. Essa empresa é responsável por comercializar seguro para eventos, funcionando como uma intermediária entre o contratante e seguradora – a emissora do contrato de seguro.

Que tal acompanhar as etapas e entender todo o processo?

  • Identifique as necessidades do evento: Isso inclui determinar os riscos envolvidos, tipos de ccoberturas necessárias e o valor a ser segurado;

  • Solicite a cotação do seguro com uma corretora: Forneça informações detalhadas sobre as coberturas no formulário;

  • Compare as cotações: Avalie com atenção e identifique a seguradora que oferece a melhor relação custo-benefício. Depois de escolhida, aguarde a aprovação;

  • Emissão da apólice: A seguradora emite a apólice de seguro eventos, documento que formaliza a contratação do seguro;

  • Pagamento do prêmio: O organizador do evento deve pagar o prêmio, valor necessário para que a seguradora assuma os riscos presentes no contrato de seguro.

Conclusão: Seguro eventos

Em conclusão, o seguro é um instrumento essencial para garantir a tranquilidade de diferentes eventos, sejam eles sociais, corporativos ou culturais. Além de garantir a segurança do organizador que, diante de um sinistro, não precisará arcar com danos financeiros e judiciais, também garante sua reputação e da empresa.

Esperamos que este material tenha ajudado você a tomar a melhor decisão em relação à segurança da organização do seu evento. Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo ou entre em contato com um de nossos especialistas!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!