Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Cyber Risk: Entenda o que é e quais as suas coberturas

6min. leitura
Revisado em 20 out 2023

O seguro cyber risk é uma novidade do mercado de seguros, surgindo da necessidade de proteção contra os riscos que a internet traz. 

Embora seja um canal que oferece inúmeras facilidades no dia a dia, também facilitou a ação criminosa de pessoas mal intencionadas, que podem lesar consideravelmente a sua identidade.

Além disso, essa apólice também se apresenta como fundamental para a adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados.

Nos dias de hoje, deixar de considerar esse serviço representa assumir um grande risco perante a lei, bem como diante dos usuários cujos dados as empresas resguardam. Por isso, conhecê-lo e adotá-lo se tornou essencial em um mundo digital.

Entenda mais sobre o seguro cyber risk, como ele funciona e quais as coberturas que ele oferece para proteger a sua empresa de ações criminosas online.

O que são os riscos cibernéticos?

quais são os riscos cibernéticos

São chamados de riscos cibernéticos todos os ataques criminosos que ocorrem no ambiente digital e virtual. Nesse caso, ele inclui diversos tipos de ações com o objetivo de atacar sistemas e bancos de dados de usuários individuais e corporativos.

Na atualidade, os dados são vistos como propriedades, uma vez que dizem respeito aos titulares e sua identidade virtual. 

Assim, eles podem ser manipulados tanto pelas próprias empresas, como é o caso de dados financeiros, de operações e estratégias, quanto por seus parceiros, clientes e funcionários.

No entanto, por conta desses dados, os usuários passam a se tornar alvos de criminosos, que objetivam se apropriar dessas informações ilegalmente, para vendas ou extorsão virtual.

Portanto, os riscos cibernéticos são inúmeros, e crescem a cada dia. Da mesma forma que a tecnologia se desenvolve para fins de facilitar nossas rotinas, os ataques também se desenvolvem.

Desse modo, todas as empresas e organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, devem se atentar para esses crimes, bem como para os perigos de exposição e prejuízos que eles oferecem.

O que é seguro cyber risk?

O seguro cyber risk, ou seguro cibernético, por sua vez, visa proteger as vítimas das possíveis consequências dos ataques aos quais estão expostas.

Como qualquer outra apólice, ele se baseia em eventuais ameaças e em como é possível remediar as consequências que elas trazem. Isso ocorre, por exemplo, com seguros convencionais, como a cobertura para automóveis. Ele protege o proprietário de veículos em situações em que sua propriedade pode ser afetada, como roubos ou acidentes.

É assim que o seguro cyber risk se configura. Ele se dispõe a ressarcir o segurado quando ele for alvo de algum tipo de ataque que exponha os dados que possui. 

Isso independentemente das informações serem pessoais, corporativas ou particulares, como funcionários e clientes. Dessa forma, pode se impor como uma prevenção. 

Por mais que a expectativa seja de que as defesas digitais protejam o usuário dos ataques, existem brechas que podem causar ações prejudiciais.

Assim, o seguro garante que caso isso se concretize os danos financeiros e à imagem do usuário ou da organização sejam minimizados.

O que o seguro cyber risk protege?

O seguro cyber risk protege dados, finanças e a imagem de quem os contrata. Contudo, isso depende, é claro, de quais são as coberturas previstas na apólice assecuratória. 

Contudo, de modo geral ele limita as consequências que esses fatores possam ter mediante ataques aos dados, vazamento, venda ilegal ou chantagens a partir da obtenção criminosa deles. 

A proteção se volta, desse modo, ao segurado, que pode ser:

  • Empresa;
  • Instituição;
  • Organização pública ou privada;
  • Sites;
  • Contratante individual.

Embora, atualmente, o foco mais comum sejam as empresas, que podem sofrer com mais prejuízos decorrentes dos crimes virtuais.

De modo geral, a apólice é bastante ampla, e oferece inúmeras proteções aos seus segurados, que têm a tranquilidade de que mesmo que suas defesas digitais falhem, terão auxílio e cobertura do seguro.

Coberturas do seguro cyber risk

De modo geral, existem diversas coberturas que um seguro cibernético pode oferecer. Isso, como dito anteriormente, sempre dependerá do que a apólice prevê.

A princípio, existem dois tipos de coberturas: as básicas e as complementares. No primeiro caso, trata-se de cláusulas mais simples, mas indispensáveis.

Enquanto isso, as complementares correspondem a uma proteção adicional que pode ser interessante.

Confira algumas das principais coberturas do seguro cyber risk que são consideradas como básicas:

seguro empresarial da Mutuus Seguros
  • Custos de defesa – honorários advocatícios e custas judiciais – em ações geradas pelo vazamento de dados;
  • Honorários periciais para investigação sobre a origem do vazamento e as consequências dele;
  • Indenizações de responsabilidade por danos pessoais e corporativos mediante vazamento de dados;
  • Indenizações pela responsabilidade civil no vazamento de dados;
  • Monitoramento contra tentativas de invasão;
  • Multas decorrentes da LGPD;
  • Restauração de dados eletrônicos;
  • Restituição de imagem da sociedade e pessoal e limitação dos reflexos negativos decorrentes do vazamento de dados;
  • Responsabilidade por empresas terceirizadas que façam uso dos dados da empresa segurada.

Enquanto isso, as ditas coberturas complementares podem incluir:

  • Cobertura para riscos pelo trabalho em home office;
  • Proteção contra o uso de conteúdos de mídia em uso contrário – total ou parcialmente – à lei de direitos autorais.
  • Interrupção de rede (restituição do lucro perdido presumido por perda de dados ou interrupção dos trabalhos em razão de invasão criminosa dos sistemas).

Contribuições do seguro cyber risk para a sua empresa

contribuições do seguro cyber risk

Ainda, existem várias coberturas que um seguro de proteção cibernética pode oferecer. 

E, com isso, são várias as contribuições e benefícios que podem garantir ao segurado. Conheça os principais dentre eles nos itens que seguem:

Proteção financeira

Antes de mais nada, assim como outros tipos de seguros, o cibernético representa uma proteção financeira. 

Afinal, resguarda propriedades das empresas, como estratégias e dados próprios ou de terceiros, com autorização de uso, contra os riscos que eles enfrentam. Não por acaso as coberturas básicas incluem cláusulas para eventuais condenações por responsabilidade mediante o vazamento de dados, bem como indenizações frente a LGPD.

Além disso, pode incluir honorários periciais, advocatícios e de custas judiciais que se façam necessárias após o ataque cibernético. 

Ao oferecer cobertura para esses casos, o seguro está garantindo a proteção da propriedade e das finanças do segurado.

Dessa forma, tem-se que o pagamento de mensalidades em favor do seguro se apresenta menor do que as consequências de um ataque digital. 

Proteção frente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Outro ponto interessante do seguro cyber risk é que ele protege as empresas frente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa é uma lei que está em vigor desde 2020, e desde 2021, aliás, suas sanções e multas também estão sendo aplicadas.

Seu objetivo é alertar e punir empresas que utilizam dados de terceiros sem autorização ou base legal prevista na própria LGPD. 

Igualmente, também responsabiliza as organizações frente aos vazamentos de dados e falhas de segurança virtual.

O seguro, então, não apenas demonstra como a empresa se protegeu, mas também como pautou um plano de contingência para esses riscos.

Assim, as multas podem ser afastadas ou pelo menos amenizadas. E, caso existam, o seguro pode cobri-las.

Manutenção sadia da imagem empresarial

Primeiramente, um seguro cyber risk demonstra, por si só, a intenção da organização em manter a segurança dos dados

Desse modo, sua presença e assistência, bem como a divulgação de uso dele pela corporação, ajudam a manter a boa imagem da empresa, mesmo diante de vazamento de dados.

No entanto, não se resume a isso. Uma das coberturas que um seguro cibernético pode ter é a de promoção de ações que limpem a imagem organizacional. 

Com isso, é possível evitar a perda de clientes, bem como da boa fama na praça. Esse é um investimento que pode, então, minimizar as consequências negativas de um ataque virtual.

Como proceder em caso de sinistro no seguro cyber risk?                                  

sinistro no seguro cyber risk

O sinistro nada mais é do que a ocorrência concreta de algum dos riscos previstos na apólice do seguro que possuem cobertura. 

Por exemplo, um ataque aos sistemas e vazamento de dados conforme previsão no seguro cibernético.

Neste cenário, é necessário contatar a seguradora o mais rápido possível, bem como seguir suas instruções e reunir o máximo de informações possíveis sobre o vazamento. A seguradora presta toda a assistência para minimizar os danos desse tipo de ataque, além de orientar e disponibilizar auxílio para que a situação seja regularizada.

Portanto, em caso de ocorrência de uma situação como essa, que ilustra o sinistro, não deixe de contatar a sua seguradora. 

Ainda, é importante ter conhecimento sobre a apólice a fim de respeitar e seguir todas as regras do contrato assecuratório.

Por que contratar o seguro cyber risk?

Os crimes digitais são uma realidade, e, por mais que se tomem providências para evitá-los, não existe uma garantia completa de que sua organização não será vítima deles.

Desse modo, vale a pena adotar a máxima de que é melhor “prevenir do que remediar”. 

Nesse caso, a prevenção se ilustra pelo seguro cyber risk e as proteções que ele oferece. Sua contratação pode trazer a assistência e segurança necessária para que o seu negócio siga com tranquilidade.

Ainda, o seguro cyber risk também garante que qualquer tipo de incidente digital possa ter seus reflexos negativos minimizados.

Por isso, vale a pena não apenas conhecer mais sobre essa apólice, como também vale a pena considerar a implementação deste seguro, para seguir com suas atividades de forma segura.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!