Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro agropecuário: o que é e qual a importância dessa proteção para o seu negócio? Confira as principais coberturas

8min. leitura
Revisado em 18 abr 2024

A produção agropecuária brasileira perdeu R$ 287 bilhões nos últimos 10 anos, devido à seca e à chuva. A informação é do Relatório da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e deixa algo claro: ter uma proteção, como o Seguro Agropecuário, é essencial.

Afinal, ele oferece suporte financeiro para os produtores manterem a estabilidade econômica e continuarem a produção. Caso contrário, imagine perder toda sua plantação devido a uma forte tempestade de granizo, por exemplo, e não ter seguro para cobertura.

Se isso acontece, repentinamente, você fica incapaz de honrar compromissos financeiros, como empréstimos bancários, e corre o risco de perder a propriedade. Esse problema compromete a atividade agrícola, o sustento da família e o desenvolvimento da região.

Felizmente, é possível evitar essas consequências futuras ao abrir mão de pequenos gastos no presente. Continue a leitura e descubra as principais informações sobre o Seguro Agropecuário!

O que é o seguro agropecuário?

O Seguro Agropecuário é uma proteção financeira para os produtores rurais contra riscos e imprevistos que podem afetar suas atividades. É o caso de secas, chuvas excessivas e granizo. Cada cobertura específica depende da modalidade de seguro contratada. 

Por exemplo, o Seguro Colheita Garantida é uma modalidade que protege os agricultores contra perdas na colheita causadas por eventos climáticos adversos. Assim, ao contratá-la, o seu investimento de tempo e recursos na produção agrícola não terá sido em vão. 

Como funciona o seguro agropecuário?

O Seguro Agropecuário funciona assim: o produtor rural contrata uma apólice de seguro, escolhendo a modalidade adequada às suas necessidades e ao tipo de atividade realizada. 

Logo, durante a vigência do seguro, se ocorrerem eventos cobertos pela apólice, como granizo ou outros problemas especificados, o produtor pode acionar a seguradora. Assim, ela indeniza o segurado financeiramente, dependendo da cobertura contratada e se comprovar que os danos foram causados por eventos cobertos na apólice.

Ou seja, o objetivo da seguradora é auxiliar o produtor a cobrir os prejuízos e garantir a continuidade das atividades agrícolas ou pecuárias. Para isso, o Seguro Agropecuário também pode ser financiado com contribuição do Ministério da Agricultura, como você verá adiante. 

Quais são as culturas seguráveis no seguro agropecuário? 

As culturas que mais costumam ser seguráveis no Seguro Agropecuário incluem:

  • soja;
  • milho;
  • arroz;
  • trigo;
  • tomate;
  • banana;
  • café;
  • cana-de-açúcar;
  • eucalipto.

O que é o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural?

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) é uma iniciativa do governo brasileiro criada em 2005. O objetivo é financiar parte do custo do Seguro Agrícola aos produtores rurais. 

Muitas vezes, as próprias seguradoras oferecem condições financeiras favoráveis, como descontos ou planos de pagamento flexíveis. Além disso, elas podem disponibilizar diferentes modalidades de seguro com coberturas personalizadas para tornar os seguros mais acessíveis. 

Ainda assim, é importante ter mais incentivos para facilitar o pagamento do Seguro Rural. Nesse sentido, o PSR existe para incentivar o contrato de apólices de seguro, protegendo as atividades agropecuárias contra inúmeros riscos.

Esse financiamento também pode ser complementado por estados e municípios, que oferecem patrocínios extras para cobrir parte dos custos do Seguro Agrícola.

Como funciona o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural?

O funcionamento do PSR é simples: o produtor rural interessado no seguro agrícola busca um intermediário financeiro, como uma seguradora. Então, o intermediário envia os contratos de seguro ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), solicitando auxílio financeiro para cobrir parte do seguro.

Assim, os técnicos checam os dados do produtor e a disponibilidade de orçamento no programa. Se estiver tudo certo, eles liberam o pagamento parcial do custo do seguro, conforme acordado nos contratos. 

O financiamento pode variar de 35% a 45% do valor assegurado na apólice, dependendo do tipo de cultivo, atividade pecuária e nível de cobertura. Dessa forma, o PSR contribui para a estabilidade do investimento no setor agropecuário. 

Como contratar o seguro rural com subvenção?

Para contratar o Seguro Rural com Subvenção, procure uma seguradora autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Afinal, o PSR funciona em parceria com essas seguradoras, destinando parte do orçamento anual para cobrir uma porcentagem dos custos do seguro.

Porém, quem já tem cobertura do Proagro ou Proagro Mais para uma lavoura não pode participar do PSR. Essa e outras informações específicas da contratação de seguros podem ser detalhadas por uma corretora de seguros, facilitando o processo. 

Quem deve fazer o seguro agropecuário?

Todos os produtores rurais que desejam proteger suas atividades agrícolas ou pecuárias contra possíveis perdas devem considerar fazer o Seguro Agropecuário. Isso inclui:

  • agricultores;
  • pecuaristas;
  • proprietários rurais;
  • gestores de fazendas;
  • outros profissionais do setor agropecuário.

Quais os benefícios do seguro agropecuário para o seu negócio?

São inúmeros os pontos positivos do seguro agropecuário. Confira os principais.

Proteção financeira contra perdas

O Seguro Agropecuário oferece proteção financeira em caso de eventos inesperados que possam prejudicar sua produção. Por exemplo, se ocorrerem secas, chuvas excessivas, granizo, pragas ou doenças que afetem suas plantações ou animais, o seguro entra para cobrir os prejuízos.

Estabilidade financeira

Ao contar com o Seguro Agropecuário, você ganha uma camada adicional de estabilidade financeira para o seu negócio. Isso significa que, mesmo diante de situações inconvenientes, como perdas na produção devido a eventos climáticos, você tem um respaldo financeiro para manter suas operações funcionando.

Maior confiança para investir

Ao saber que está protegido contra possíveis perdas, você se sente mais confiante para investir no seu negócio. Isso inclui investimentos em tecnologia, equipamentos, melhorias na infraestrutura da fazenda, entre outros. 

Afinal, com a cobertura do seguro, é possível planejar seus investimentos com eficiência visando aumentar a produtividade e a rentabilidade do seu negócio.

Personalização de coberturas

Uma das vantagens do Seguro Agropecuário é a possibilidade de personalizar as coberturas conforme as suas necessidades específicas. Isso significa que você pode escolher as coberturas mais adequadas ao seu tipo de produção, minimizando os riscos mais relevantes para o seu contexto.

Quais as principais coberturas do seguro agropecuário?

As principais coberturas do Seguro Agropecuário incluem a básica e as opcionais ou adicionais. Juntas, elas oferecem uma proteção ampla, ajudando a proteger seu investimento. Saiba mais!

Cobertura básica

Esta é a proteção mínima obrigatória oferecida pelo seguro e inclui eventos como: 

  • chuva excessiva;
  • incêndio;
  • ventos frios;
  • ventos fortes;
  • raio;
  • geada;
  • granizo;
  • seca;
  • variação excessiva de temperatura. 

Coberturas opcionais ou adicionais

Além da cobertura básica, você pode adicionar coberturas extras que façam sentido para o tipo da sua produção ou o local do plantio. Duas das coberturas opcionais mais comuns são a cobertura de replantio e a cobertura de qualidade.

Cobertura de replantio

Esta cobertura adicional indeniza o segurado para ele replantar uma área de plantio prejudicada por eventos como chuva excessiva, tromba d’água ou granizo.

Cobertura de qualidade

O objetivo dela é garantir proteção contra a perda de qualidade do grão na hora da colheita. Para isso, ela cobre danos como grãos mofados, putrefatos ou germinados, que podem reduzir o valor dos grãos diante dos compradores.

Quais as principais modalidades do seguro agropecuário?

No seguro agropecuário, existem várias modalidades. Particularmente, cada uma delas foca em proteções específicas. Entenda melhor a seguir.

Seguro cafezal

Específico para produtores de café, oferece proteção contra danos causados por geadas e granizo, garantindo a segurança do plantio e a rentabilidade da lavoura de café.

Seguro colheita garantida

Destinado a proteger os resultados dos esforços na atividade rural, cobre danos na colheita causados por eventos climáticos inesperados, evitando prejuízos financeiros.

Seguro floresta

O seguro floresta é voltado para áreas de floresta. Ele oferece proteção contra condições climáticas que possam danificar a plantação, possibilitando o replantio e a recuperação dos danos causados.

Seguro granizo

Protege os produtores rurais contra os prejuízos causados pelo granizo em suas safras, garantindo a segurança e a estabilidade da produção.

Seguro multirrisco rural

O seguro multirrisco rural oferece uma proteção ampla para a atividade rural. Isso ocorre ao cobrir prejuízos causados por diversos imprevistos, como eventos climáticos, quebra de equipamentos e danos elétricos.

Seguro rural simplificado

Proporciona uma proteção simplificada para os produtores, garantindo que imprevistos como condições climáticas e problemas com equipamentos não afetem a rentabilidade do agronegócio.

Seguro penhor rural

O seguro penhor rural protege máquinas e equipamentos agrícolas financiados ou cedidos como garantia de crédito rural, oferecendo segurança para o credor.

Seguro pomar

Destinado à proteção de frutas como ameixa, pêssego e uva, oferece cobertura contra os danos causados pelo granizo. Assim, essa modalidade garante a segurança da produção e a rentabilidade do pomar.

Seguro horta

Voltado para a proteção de hortaliças como tomate, pimentão, cebola e outras. O objetivo é proteger contra os danos decorrentes do granizo, assegurando a segurança da produção e a estabilidade da horta.

Seguro pecuário

O seguro pecuário garante o pagamento de indenização em caso de morte de animais destinados ao: 

  • consumo humano;
  • produção;
  • criação;
  • engorda;
  • trabalho por tração.

Seguro de vida do produtor rural

Recomendado para produtores rurais que possuem crédito rural. A ideia é garantir a amortização — desconto — ou quitação da dívida em caso de morte ou invalidez do produtor.

Seguro aquícola

O seguro aquícola é destinado aos produtores que investem na aquicultura e possuem controle de biomassa. O objetivo é garantir indenização ou reposição do estoque em caso de morte ou perda das espécies aquáticas seguradas.

Quanto custa um seguro agropecuário?

Em geral, o valor do seguro agrícola para lavouras pode representar entre 3% a 15% do custo total de produção da lavoura. Por exemplo, o custo total de produção de uma lavoura de milho é R$ 100 mil? Então, o custo do seguro agrícola poderia ficar em torno de R$ 3 mil e R$ 15 mil. 

Essa porcentagem é calculada com base nas despesas do processo produtivo realizadas pelo agricultor. Porém, o valor também depende do histórico de prejuízos e riscos na região, tipo de solo, práticas de plantio e cultura coberta pelo seguro.

Seguradoras que fazem seguro agropecuário: quais as principais?

As seguradoras que oferecem o Seguro Agropecuário incluem:

  • Aliança do Brasil;
  • Allianz;
  • BB Seguros;
  • Essor;
  • Excelsior;
  • Ezze;
  • Fairfax; 
  • Mapfre; 
  • Newe;
  • Porto Seguro;
  • Sancor Seguros;
  • Sompo Seguros;
  • Swiss RE;
  • Tokio Marine;
  • Too Seguros. 

Cada uma delas pode oferecer uma variedade de coberturas para diferentes aspectos da atividade agropecuária, como proteção contra granizo, produtividade, custeio, multirriscos e outros.

Sinistro no seguro agropecuário: passo a passo para acionar

Para acionar o sinistro no Seguro Agropecuário, o procedimento geralmente segue alguns passos específicos. Confira!

Comunicação do sinistro

Entre em contato com a seguradora assim que ocorrer o evento que caracteriza o sinistro, como uma seca, enchente ou qualquer outro dano coberto pelo seguro. Você pode fazer isso ligando para o número de atendimento ao cliente da seguradora.

Vistoria

Após comunicar o sinistro, um representante da seguradora entra em contato dentro de até 5 dias úteis para agendar a vistoria. O prazo para realizar a vistoria é de 15 dias úteis, contados a partir da data de comunicação do sinistro.

Entrega de documentos

Se necessário, envie os documentos solicitados pela seguradora. Isso pode incluir formulários preenchidos, fotos dos danos e qualquer outra documentação relevante. Dependendo da seguradora, você pode enviar os documentos on-line ou por correio.

Análise e encerramento do sinistro

Após a vistoria e recebimento dos documentos, a seguradora analisa o caso e determina se a indenização é devida.

O prazo para essa análise é geralmente de até 30 dias após a vistoria final. Uma carta com o parecer final será enviada para você e para a agência de relacionamento informada durante a comunicação do sinistro.

Como contratar o melhor seguro agropecuário?

É preciso dedicar tempo para uma pesquisa cuidadosa ao contratar o Seguro Agropecuário para proteger sua atividade rural. A seguir, saiba o que considerar na análise!

Avalie suas necessidades

Antes de tudo, identifique os principais riscos enfrentados na sua atividade agropecuária, como secas, granizo ou outros eventos climáticos. Isso ajuda a determinar quais coberturas são essenciais para você.

Pesquise as seguradoras

Procure por seguradoras confiáveis que ofereçam Seguro Agropecuário. Verifique a reputação da empresa, avaliações de clientes e histórico de atendimento.

Compare coberturas e preços

Analise as coberturas oferecidas por diferentes seguradoras, além dos preços dos seguros. Ou seja, considere não apenas o valor do prêmio, mas também a amplitude das coberturas e os limites de indenização.

Entenda as condições

Leia atentamente as condições do contrato de seguro, incluindo as coberturas, exclusões, franquias e prazos. Certifique-se de entender todas as obrigações e responsabilidades tanto suas quanto da seguradora.

Considere o atendimento ao cliente

Verifique como é o atendimento ao cliente da seguradora, especialmente em relação ao processo de sinistro. Afinal, uma boa assistência durante todo o processo é fundamental.

Consulte um corretor de seguros

É indicado buscar orientação de um corretor de seguros especializado em agronegócio. Isso porque eles podem ajudar a encontrar as melhores opções de seguro conforme as suas necessidades específicas.

Simular Seguro Agropecuário com a Mutuus

Você já percebeu que existem inúmeros riscos na produção rural. Diante disso, ao contratar o Seguro Agropecuário, o produtor investe na proteção do seu patrimônio e na sustentabilidade do seu negócio.

Isso ocorre ao minimizar os riscos, promovendo maior tranquilidade e estabilidade no campo caso o pior cenário aconteça. Portanto, proteja seu negócio rural dos imprevistos!

Quer saber o quanto isso pode custar? Simule agora o Seguro Agropecuário com a gente e compare as opções. Simulamos com as melhores seguradoras por meio de uma cotação rápida, descomplicada e 100% digital.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!