Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Reboque e semirreboque: saiba a diferença entre esses veículos de carga e conheça seus tipos e benefícios

5min. leitura
Revisado em 26 set 2023
seguro de carga da Mutuus Seguros

Diferentes modalidades de transporte de carga exigem veículos também distintos, não apenas devido ao tipo de mercadoria ou produto em questão, mas também às características da viagem, por exemplo. Entre os diversos equipamentos utilizados para esse fim, temos o reboque e o semirreboque.

Apesar de serem semelhantes e ambos destinados à armazenagem da carga durante o transporte, existem diferenças importantes entre os dois veículos que precisam ser conhecidas por quem atua no setor. 

Ainda, compreender em detalhes os equipamentos garante que o transportador realize a viagem com o recurso adequado, o que significa maior segurança, além de conformidade com a lei. 

Por essa razão, neste artigo, trataremos sobre a definição de reboque e semirreboque, além de suas diferenças e vantagens. O nosso intuito é muni-lo com informações necessárias para que você utilize o melhor veículo para o seu caso. Acompanhe!

O que é reboque de caminhão?

O que é reboque de caminhão?

De modo geral, conforme definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em seu Manual de Procedimentos de Fiscalização em Postos de Pesagem Veicular, o reboque é o veículo destinado a ser engatado atrás de um veículo automotor.

Mas trata-se de um equipamento não motorizado, ou seja, que não tem meio próprio de tração, precisando estar acoplado a outro veículo para se deslocar e, assim, ter funcionalidade.

Uma vez que tem eixos que garantem apoio nos seus dois extremos, o reboque consegue se manter sozinho mesmo que isolado ou sem que esteja engatado em um cavalo mecânico ou caminhão.

Quais as principais características do reboque?

Entre as principais características de um reboque, podemos citar:

  • é um veículo sem tração própria;
  • composto por superfície de carga, estrutura metálica e rodas;
  • deve ser acoplado a carros, caminhões, tratores ou outros veículos com capacidade de carregar peso extra;
  • tem dois ou mais eixos;
  • mantém o equilíbrio quando desengatado;
  • deve ser utilizado com acessórios, incluindo engates, estepe, freios de estacionamento, faixas sinalizadoras, setas, para-choque e para-lamas. 

Quais são os tipos de reboques?

Existem tipos de reboques tanto abertos quanto fechados. A primeira categoria é considerada mais leve e garante uma visibilidade maior para o motorista. A segunda, por outro lado, embora seja mais pesada para transportar, protege melhor a carga das intempéries e é mais segura. 

Quais as vantagens do reboque?

O reboque é um equipamento considerado muito versátil, visto que serve para realizar o transporte de vários tipos de cargas com diferentes veículos. Nesse sentido, a variedade de funcionalidades é, sem dúvida, considerada a sua principal vantagem. 

Qual a diferença do reboque e guincho?

Diferença do reboque e guincho

Ao contrário do que se possa pensar, reboque não é o mesmo que guincho. Este último é um veículo independente, que tem como função mover ou levantar cargas por meio da tração. Assim, o guincho tem características diferentes, sendo composto por um rolo e um cabo de aço destinados a rebocar outros veículos, por exemplo. 

Dessa forma, o equipamento costuma ser utilizado em situações em que se necessita movimentar um automóvel que não está funcionando normalmente, como no caso de um acidente.

O que é semirreboque?

Ainda de acordo com a ANTT, o semirreboque é um veículo de um ou mais eixos que se apoia na sua unidade tratora e é ligado a ela por meio de uma articulação. Trata-se de um veículo não motorizado que também depende de tração externa para se movimentar.

No entanto, quando isolado, em função dos eixos, o semirreboque não tem estabilidade própria e necessita de auxílio para ficar equilibrado. Além disso, o equipamento costuma ser maior do que o reboque e sua tração só pode ser realizada por um caminhão trator do tipo cavalo mecânico.

Quais as principais características do semirreboque?

Para você entender melhor o conceito de semirreboque, listaremos algumas de suas principais características:

seguro de carga da Mutuus Seguros
  • é um veículo sem tração própria utilizado para o transporte de cargas pesadas;
  • composto por superfície de carga, estrutura metálica e rodas;
  • tem de um a três eixos;
  • não consegue manter o equilíbrio por conta própria;
  • deve ser acoplado ao caminhão trator por engate comum, que conecta o pino ao prato de encaixe;
  • apoia parte do seu peso no veículo trator, por isso, precisa de um suporte mais robusto.

Quais os tipos de semirreboque?

Existem diversos tipos de semirreboque e eles podem ser usados em diferentes situações. Veja alguns: 

  • Aberto: para cargas que não necessitam de proteção;
  • Fechado: para cargas que precisam ficar protegidas das condições ambientais, por exemplo;
  • Cegonheira: para transportar veículos;
  • Tanque: para o transporte de líquidos;
  • Basculante: para o transporte a granel (de grãos e outros produtos descarregados por despejo);
  • Zorra: para levar veículos pesados, como maquinários, peças de avião etc.;
  • Frigorífico: para itens que necessitam de controle de temperatura durante o deslocamento.

Quais as vantagens do semirreboque?

O semirreboque é considerado um equipamento de alta flexibilidade, já que pode ser acoplado com facilidade e rapidez a outro veículo, além da possibilidade de conectá-lo a outro semirreboque. 

Ainda, em função de suas características, ele pode transportar cargas mais pesadas em deslocamentos mais longos, pois tem eixos maiores. Além disso, como mencionamos, existem diferentes tipos de semirreboque destinados a mercadorias específicas, o que garante o transporte mais adequado para cada categoria de carga.

Quais as diferenças entre reboque e semirreboque?

Diferenças entre reboque e semirreboque

Agora que você já entendeu o que caracteriza cada um dos equipamentos, vamos explicar melhor os pontos que os diferenciam. Como vimos, embora ambos sejam veículos não motorizados que precisam ser tracionados por um caminhão ou cavalo trator para se movimentar, o reboque e o semirreboque têm diferenças importantes.

Engate

Enquanto o reboque transita apenas engatado em um veículo motor, o semirreboque apoia parte de seu peso, logo, precisa de um suporte mais robusto, não podendo ser acoplado em qualquer tipo de veículo.

Em função disso, o reboque pode ser facilmente retirado, já o semirreboque necessita desacoplar e passar por um processo de remoção do caminhão.

Equilíbrio

Como mencionamos, o reboque consegue se equilibrar e ficar “em pé” mesmo não estando engatado no veículo motor. Isso acontece porque ele tem eixos nas duas extremidades.

Já o semirreboque é diferente em relação aos eixos e precisa de auxílio para se apoiar, não tendo a capacidade de se manter equilibrado quando desacoplado do veículo ou mesmo de um suporte específico.

Possibilidade de transporte

O reboque tem maior capacidade de movimento, mas suporta muito menos peso no transporte. Por outro lado, devido ao acoplamento, o semirreboque tem limitações de locomoção, porém pode transportar cargas muito mais pesadas.

Carretinha é considerada reboque ou semirreboque?

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) define a carretinha como um reboque, uma vez que é um veículo que funciona para complementar a capacidade de volumes além do possível na caçamba ou porta-malas.

Legislação sobre a carretinha e reboque

É necessário saber, ainda, que existem algumas normas específicas sobre a utilização desses veículos de carga. Eles devem receber, por exemplo, documentação e emplacamento. Além disso, devem ser licenciados e receber alguns equipamentos necessários.

Confira alguns equipamentos:

  • Setas;
  • Lanternas;
  • Para-choque;
  • Faixas reflexivas para sinalização;
  • Estepe (facultativo);
  • Entre outros.

Reboque e semirreboque: Como escolher entre os dois veículos?

A escolha do veículo ideal para a realização do transporte da carga depende de uma série de fatores. Como você deve ter percebido, reboque e semirreboque têm algumas particularidades que deverão ser consideradas nessa decisão.

Em primeiro lugar, será preciso avaliar as necessidades relacionadas a itens como a natureza da mercadoria, a distância e as condições do trajeto. Além disso, deverá verificar também a capacidade do veículo e a possibilidade de atender às medidas exigidas pela lei em relação ao veículo. 

Ainda, existem determinações referentes à identificação e adequação do engate, além dos acessórios e documentação obrigatórios. Isso significa que é fundamental conhecer as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) sobre o tema.

Por fim, em relação ao seguro, em ambos os casos, você pode contar com uma apólice para proteger a empresa de prejuízos decorrentes de eventuais sinistros envolvendo a carga. Fale com um especialista hoje, sem compromisso!

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!