Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Como agregar cavalo mecânico: saiba como funciona o agregamento e o que é necessário

5min. leitura
Revisado em 22 jun 2022

Diante do cenário desafiador que estamos vivendo, muitos caminhoneiros autônomos e proprietários de pequenas transportadoras estão optando por agregar o cavalo mecânico. Uma vez que nem sempre é simples conseguir fretes diariamente.

Dessa forma, eles trabalham com grandes transportadoras e aumentam as possibilidades de faturamento. Mas como funciona exatamente o agregamento de caminhão? O que as empresas costumam exigir dos agregados?

Neste artigo, trataremos sobre o tema, explicando todos os detalhes sobre como agregar cavalo mecânico. Acompanhe e fique por dentro do assunto para entender se essa é uma boa opção para você melhorar os seus negócios!

O que é cavalo mecânico?

Agregar cavalo mecânico: entenda o que é um cavalo mecânico

Em primeiro lugar, como vamos falar especificamente desse tipo de agrupamento, é importante entender o que é cavalo mecânico. Como a maioria já sabe, trata-se de um modelo de caminhão, mais precisamente de um veículo utilizado para o tracionamento de carretas. 

O cavalo mecânico consiste em um conjunto formado pela cabine, o motor e as rodas de tração, podendo ser engatado em diferentes tipos de carretas. A parte de trás do veículo, ou seja, aquela que recebe a mercadoria, é chamada de semi-reboque ou módulo de carga e pode ser aberta (cegonheiras, plataformas ou gaiolas) ou fechada (baús).

Ainda, existem diferentes tipos de cavalo mecânico, que variam de acordo com o número de eixos que ele possui e o número de eixos do semi-reboque. Ademais, ambos podem ter dois ou três eixos.

O que é o agregamento de caminhão?

Trata-se de uma prática na qual o proprietário de um veículo de transporte de carga se compromete a trabalhar de forma fixa para uma transportadora. O agregamento é celebrado por meio de um contrato que define os termos do acordo.

A partir disso, o autônomo ou pequeno empreendedor passa a realizar fretes para a empresa. No entanto, vale ressaltar que o agregado não tem vínculo empregatício com a organização.

Como agregar cavalo mecânico?

Sendo o componente motor do caminhão, é possível agregar o cavalo mecânico em transportadoras que já tenham as carrocerias e necessitam da parte motora do veículo. Nesse caso, oportunidades desse tipo são encontradas em classificados ou realizando uma pesquisa na internet. 

Mas também é interessante conversar com outros profissionais para ter informações sobre a experiência em diferentes empresas para, assim, compreender qual oferece mais vantagens para agregar o seu caminhão.

Qual é a documentação necessária para agregar cavalo mecânico?

Além de buscar entender quais são as condições de agregamento em cada transportadora, se ela paga em dia e se tem uma boa carteira de clientes, também é necessário considerar as exigências que cada uma tem para selecionar os agregados.

As empresas costumam exigir que o veículo esteja em bom estado e que o motorista seja aprovado pelas gerenciadoras, tendo os cursos e certificados necessários. Isso porque, elas buscam os melhores profissionais do mercado, a fim de manter um serviço de qualidade.

Além disso, para agregar cavalo mecânico, também é preciso que o proprietário do caminhão tenha a documentação em ordem e atualizada, o que inclui:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Registro Geral (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência (pode ser uma conta de luz, água ou telefone no nome do motorista);
  • Registro Nacional de Transportadores de Cargas (RNTRC);
  • Conta bancária para o pagamento dos fretes;
  • Cópia do contrato social, comprovante de endereço e conta PJ — no caso de ter uma empresa.

O que as transportadoras costumam exigir para agregar caminhão?

Agregar caminhão: veja as exigências das transportadoras para agregar caminhão

Como já mencionamos, além dos documentos em dia, as empresas podem — e costumam — impor outras exigências para quem deseja agregar cavalo mecânico. Por essa razão, agora, trataremos sobre alguns itens que usualmente estão nessas listas. 

Veículos em bom estado 

Em relação à conservação do caminhão, normalmente, as empresas determinam que o veículo tenha menos de dez anos para poder ser agregado. Trata-se de uma medida para evitar que precisem de manutenção recorrente, o que pode prejudicar as entregas e aumentar os riscos de acidente.

Portanto, caso tenha um cavalo mecânico com mais de dez anos, pode ser interessante investir em um veículo mais novo para conseguir fazer o agregamento em uma grande transportadora.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Seguro e rastreador

Contar com um seguro para transporte de carga é uma imposição para agregar um cavalo mecânico. Além de garantir que está atuando conforme a legislação, em caso de acidente ou roubo, as transportadoras querem, é claro, resolver o problema da forma mais rápida e prática possível.

Algumas empresas, inclusive, contratam a apólice e descontam o valor do faturamento do agregado na hora de pagá-lo. Ter rastreador no veículo também é outro ponto considerado — até por ser muitas vezes obrigatório para o seguro. Contudo, algumas empresas fornecem os próprios equipamentos para monitorar os profissionais durante o trabalho.

Aprovação das gerenciadoras de risco 

Devido ao alto índice de roubo de carga no país, tornou-se praxe fazer a consulta dos motoristas no cadastro das gerenciadoras de risco, a fim de garantir que o profissional seja qualificado para prestar o serviço.

Os pontos analisados costumam incluir situação fiscal e antecedentes criminais (inquéritos policiais e processos cíveis e criminais). Apesar de ser proibido por lei, a verificação de restrição em órgãos de crédito ainda é uma prática comum no mercado. 

Cursos e certificados

Pode ser exigido também que o motorista que deseja agregar cavalo mecânico tenha realizado alguns cursos para garantir que esteja preparado para dirigir de forma segura e econômica e para lidar com situações adversas. 

Entre esses treinamentos, podem estar o TAC (Transportador Autônomo de Cargas) e outros, como o de direção defensiva e de economia de pneus.

Ainda, nesse sentido, é importante lembrar que existem algumas certificações que são, inclusive, obrigatórias por lei, como a de transporte de produtos perigosos (MOPP) e de transporte de cargas indivisíveis.

Boa postura e conduta profissional

Por fim, a maioria das transportadoras também avalia a postura e a conduta dos profissionais para definir se eles são aptos para agregar caminhão. Sendo assim, nessas entrevistas, vale estar atento para transmitir uma boa imagem e demonstrar capacidade de comunicação e de lidar com adversidades.

Qual é a renda de um caminhão agregado?

É difícil estabelecer qual pode ser o faturamento do proprietário que opta por agregar o cavalo mecânico, pois isso depende de uma série de fatores: setor e porte da transportadora, quantidade de fretes realizados, disponibilidade e horas trabalhadas etc.

No entanto, vale mencionar que o acordo referente ao modelo de trabalho pode variar de empresa para empresa ou até conforme o motorista e o veículo em questão. Via de regra, existem três formatos que são mais comuns de recebimento do pagamento:

  • Valor fixo mensal, independente do número de fretes realizados;
  • Valor determinado por viagem e pago de acordo com a quantidade de entregas realizadas;
  • Percentual sobre o valor do frete, conforme número de viagens que o motorista fizer.

Afinal, vale a pena agregar cavalo mecânico?

Muitos motoristas ou pequenos empreendedores se perguntam se agregar cavalo mecânico é de fato um bom negócio. Bem, a verdade é que não existe uma resposta única para essa questão. 

É certo que o agregamento vale a pena em alguns casos e em outros pode não ser tão vantajoso assim. Inicialmente, o que precisa ser considerado é o seu perfil como motorista e o que você está buscando.

Agregar caminhão é benéfico para os autônomos que buscam mais segurança e desejam evitar ficar com o veículo parado na garagem ou sem frete de retorno depois de uma viagem. 

No entanto, pode não ser tão bom em dois casos: para quem quer bastante estabilidade e prefere ter carteira assinada com todos os seus benefícios e para quem tem ambição de crescer e não deseja ficar “preso” a esse compromisso.

Quais as vantagens e desvantagens de agregar caminhão em uma transportadora?

Agregamento de caminhão: veja as vantagens e desvantagens

Se você se encaixa no primeiro perfil que mencionamos e está considerando seriamente agregar cavalo mecânico, também é fundamental estar por dentro das principais vantagens e desvantagens de atuar como agregado em uma empresa. 

Vantagens de agregar cavalo mecânico

  • Cargas recorrentes sem depender de agenciadores ou outras ferramentas;
  • Aumento dos rendimentos;
  • Previsibilidade maior dos ganhos;
  • Certo grau de autonomia.

Desvantagens de agregar cavalo mecânico

  • Responsabilidade pelos custos de manutenção do veículo;
  • Compromisso com a transportadora;
  • Ausência de direitos por não ter carteira assinada.

Dicas para quem está pensando em agregar caminhão

Se depois de colocar os prós e os contras na balança, você acredita que agregar o caminhão seja uma boa para o seu caso, aqui vão algumas dicas para fazer isso da melhor maneira possível e ter uma experiência positiva:

  • Certifique-se de atender às exigências das transportadoras;
  • Analise as condições do contrato antes de fechar o acordo;
  • Entenda se você receberá uma remuneração fixa, percentual ou será pago por viagem ou quilômetro rodado;
  • Verifique se a empresa tem frete de retorno ou se a volta será por sua conta;
  • Descubra qual é a protocolo caso aconteça alguma situação adversa (acidente ou caminhão estragado, por exemplo);
  • Defina anteriormente quem pagará os pedágios;
  • Pergunte se você terá que cumprir horário na empresa, mesmo quando não estiver em viagem.
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (4)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EG

    tenho cavalo mecânico 2011 Scania toco

    Esconder Respostas
    1. CF

      Olá, Edson! Conseguimos lhe auxiliar no agregamento somente após a contratação do seguro, devido a utilização da nossa plataforma.

  2. RO

    Tenho um cavalo mecânico 2014 quero agregar

    Esconder Respostas

Continue aprendendo
com os melhores

Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!