Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Prudential Seguros: uma visão aprofundada e comparativa

10min. leitura
Revisado em 02 abr 2024

Em mais de 25 anos de atuação no Brasil, a Prudential Seguros traçou uma trajetória sólida e relevante e, hoje, desempenha um papel importante no mercado brasileiro. A companhia é considerada a maior seguradora independente no segmento de pessoas no Brasil (excluindo VGBL).

A Prudential foi, ainda, atuante no processo de evolução do setor e da transformação do seguro de vida no país, oferecendo produtos mais personalizados e com foco em atender às necessidades de cada indivíduo.

Sendo assim, é natural que a companhia seja um dos nomes que vem à mente quando se fala sobre importantes seguradoras que atuam no Brasil ou quando se pensa em contratar uma apólice de seguro.

Por essa razão, neste artigo trataremos sobre a Prudential Seguros, seu histórico, portfólio, reputação no mercado e sobre o processo de contratação de produtos da empresa. Acompanhe para saber tudo!

Prudential Seguros: história e trajetória da empresa no mercado

A história da Prudential Seguros começa há quase 150 anos, quando John F. Dryden abriu a Prudential Friendly Society, em 1875, nos Estados Unidos. Na época, o fundador oferecia um tipo de cobertura funerária aos trabalhadores, com o objetivo de que as famílias tivessem um respaldo financeiro para enfrentar esse momento.

No primeiro ano, a empresa vendeu 5 mil apólices e, em dez anos, ou seja, em 1885, atingiu a marca de 1 milhão de vidas seguradas. Em 1950, a Prudential tornou-se a primeira companhia de seguros a investir no mercado de ações. Em 1956, vendeu a primeira apólice familiar nos EUA, isto é, um seguro que cobria todos os membros da família.

Em 1990, a organização criou e lançou o Living Needs Benefit (Antecipação de Benefício Pago em Vida), que possibilita o recebimento do seguro ainda em vida em caso de segurados com doenças em estágio terminal e expectativa de vida de até seis meses.

Pouco depois, em 1998, a Prudential Seguros chegou ao Brasil, vendendo seguros de vida individuais. Em 2001, tornou-se uma companhia de capital aberto com recorde de maior emissão de ofertas públicas do setor de seguros na Bolsa de Valores de Nova York.

De acordo com a descrição no site da seguradora, ao longo de toda essa trajetória, dois fatores permanecem – o compromisso em ajudar as pessoas a alcançarem segurança financeira e tranquilidade e a preocupação em manter as promessas feitas.

Presença global e atuação no Brasil da Prudential Seguros

Atualmente, a companhia opera como Prudential Financial Inc. em mais de 40 países – incluindo México, China, Itália, Argentina, Índia, Japão e Coreia do Sul – sendo uma das maiores instituições em serviços financeiros no mundo.

O propósito da Prudential Seguros é melhorar vidas resolvendo os desafios financeiros de um mundo em constante transformação. Já a missão é atender com carinho, oferecer segurança financeira e tranquilidade para quem você mais ama.

No Brasil, a empresa atua há 25 anos, tem mais de 3,6 milhões de clientes e está inscrita no CNPJ sob o nº 33.061.813/0001-40. A sua média de crescimento é de 30% em dez anos e, em 2021, alcançou 7,5% de participação no mercado de seguros de pessoas.

Além disso, a Prudential do Brasil já pagou mais de R$ 3 bilhões em benefícios de seguro de vida individual e seguro de vida em grupo. Ademais, atua em todo o território nacional e, para isso, conta com corretoras franqueadas e pontos de apoio.

Prudential do Brasil e o foco no cliente

Em seu site, a Prudential Seguros disponibiliza uma “Área do cliente”, portal no qual o segurado pode consultar apólices, condições gerais dos produtos contratados e aproveitar outras funcionalidades.

Com o compromisso de colocar o cliente em primeiro lugar e engajar todos os níveis da organização, recentemente, a seguradora desenvolveu uma série de melhorias em seus processos e comunicações. Isso depois de reunir, durante um ano, um grupo de clientes para criar soluções, a fim de aprimorar a jornada dos usuários.

Para alcançar essa meta, a Prudential Seguros está empenhada em combinar a tecnologia avançada com um atendimento humanizado. Entre as ações recentes, está o Prudential Responde, um serviço via WhatsApp que visa oferecer uma comunicação rápida com linguagem mais leve. Em pouco tempo, o meio de contato já concentra 25% dos atendimentos do call center.

Quais seguros estão no portfólio da Prudential do Brasil?

Como já mencionamos, a Prudential Seguros tem foco no segmento de seguros para pessoas. Nesse ramo, a companhia oferece apólices para indivíduos e empresas, excluindo-se apenas o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), produto com o qual a empresa não trabalha.

No entanto, em relação ao seguro de vida, o portfólio da Prudential do Brasil é bem completo. Confira!

Para pessoa física

Seguro de vida individual

Trata-se de um apoio financeiro em caso de morte, invalidez ou doenças graves. Contudo, o diferencial é que a seguradora disponibiliza diferentes tipos de seguros para situações específicas, de acordo com os objetivos de vida do segurado.

Seguros de vida: Vida Inteira

Oferecem proteção para a vida toda e evitam problemas financeiros em gastos imprevistos caso o pior aconteça:

  • Vida Inteira: tem validade vitalícia e variedade de coberturas, evitando prejuízos financeiros e protegendo o bem-estar pela vida toda;
  • Vida Inteira Mais: oferece a mesma proteção do Vida Inteira, com a possibilidade de antecipar parte da indenização em caso de doença grave coberta;
  • Vida Inteira Modificado: o segurado começa pagando valores menores para ter um seguro vitalício, que oferece proteção em caso de morte ou invalidez;
  • Vida Inteira Modificado 30: garante proteção vitalícia pagando menos no começo e com quitação em 30 anos;
  • Vida Inteira Único: protege para toda vida, quitando o seguro em um único pagamento na contratação.
Seguro de vida: Prudential Vida & Saúde

A modalidade foi criada para garantir a manutenção de um padrão de vida familiar diante da ausência do provedor financeiro. O seu foco é reduzir o impacto dessa ausência no dia a dia dos dependentes da pessoa segurada, com pagamento de obrigações mensais. Para tanto, a apólice dá ao segurado a possibilidade de cobertura vitalícia para doenças graves.

Seguros de vida: Temporário

Essa modalidade oferece segurança financeira durante um período determinado. A sua finalidade é auxiliar na conquista de metas de curto e médio prazos, mesmo que uma perda familiar ocorra durante esse tempo. Isso inclui situações como quitação de empréstimo, recomposição da renda familiar e realização de um projeto:

  • Temporário: oferece proteção por tempo determinado, dando apoio financeiro em momentos específicos da vida;
  • Temporário Decrescente: proteção com valor de benefício reduzido de acordo com as suas necessidades ao longo do tempo;
  • Temporário Preferencial: seguro que incentiva a ter uma vida mais saudável, pois dá desconto para quem faz atividades físicas e não fuma há mais de 12 meses.
Seguros de vida: Renda Familiar

Modalidade que disponibiliza pagamentos mensais, criada para assegurar a manutenção de um padrão familiar diante da ausência do provedor financeiro, com foco em reduzir o impacto no dia a dia dos dependentes do segurado.

Proteção em vida

É fato que as pessoas têm buscado cada vez mais seguros com coberturas que garantam a sua utilização ainda em vida. Por isso, a Prudential oferece essa categoria, com um seguro cujo valor da indenização pode ser usado pelo próprio segurado. Nesse sentido, há duas opções disponíveis:

  • Prudential Proteção em Vida: com esse produto, é possível receber indenização que pode ser utilizada em tratamento, recuperação, compra de medicamentos, escolha de médicos ou outros;
  • Prudential Minha Primeira Proteção: o primeiro seguro infantil do Brasil, que traz mais segurança e tranquilidade para toda a família.
Quais as doenças graves cobertas pela Prudential Seguros?

Com o Prudential Proteção em Vida, é possível receber uma indenização em vida em caso de diagnóstico de uma série de doenças graves ou de alguns procedimentos médicos. O segurado também pode incluir coberturas para internação hospitalar, cirurgias e quebra de ossos.

Quanto às doenças graves cobertas pelo seguro, existem duas opções de cobertura dessa proteção. Confira!

Doenças Graves Modular

São quatro módulos de proteção com até 25 doenças e procedimentos. Se desejar, você pode contratar os quatro módulos. Se houver restrição para algum dos módulos após análise de risco, ainda é possível contratar a proteção dos outros três:

  • Câncer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Falência de órgãos e outros;
  • Doenças neurológicas.
Doenças Graves Plus

Proteção ampla de 13 doenças e procedimentos cobertos:

  • Câncer;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • AVC;
  • Insuficiência renal terminal;
  • Transplantes de órgãos;
  • Paralisia;
  • Cegueira ou perda de visão;
  • Cirurgia da aorta;
  • Esclerose múltipla;
  • Surdez ou perda de audição;
  • Queimaduras graves;
  • Cirurgia revascularização miocárdica (Bypass);
  • Cirurgia para troca de valvas cardíacas.

Programa Vitality

O Prudential Vitality tem um mote inovador: “já pensou em ser recompensado por levar uma vida saudável?”. A iniciativa promove o bem-estar e dá recompensas exclusivamente para quem tem seguro de vida Prudential.

Trata-se de um programa de bem-estar e mudança de comportamento que, segundo a Prudential Seguros, “já ajudou mais de 20 milhões de pessoas em mais de 25 países a mudarem o seu estilo de vida com a prática de atividades físicas e cuidados regulares”. O propósito da Prudential é tornar 100 milhões de pessoas 20% mais ativas até 2025.

seguro empresarial da Mutuus Seguros
seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

A ideia da iniciativa é que os participantes melhorem a sua saúde e mantenham uma nova rotina de bem-estar físico e mental e sejam recompensados com descontos em compras no smartwatch, delivery de comida, app de transporte, streaming de música e cashback no seguro de vida, além de outros benefícios.

O programa é baseado em mais de 20 estudos e pesquisas que comprovam o resultado da mudança de hábitos, os benefícios das atividades físicas, dos cuidados físico, mental e nutricional para a saúde do indivíduo, além do impacto para toda a sociedade.

Como funciona o Vitality?

O Vitality funciona com base na plataforma global da Vitality, que estuda e aprimora programas de mudança de comportamento, incentivando hábitos e escolhas saudáveis. Dessa forma, contribui para a prevenção de doenças e de condições crônicas e proporciona qualidade de vida e bem-estar. 

Os participantes passam por três fases:

  • Conhecendo a sua saúde: avaliação do estilo de vida e da Idade Vitality e recebimento de orientações sobre alimentação, saúde psicológica, exames de rotina e vacinações;
  • Melhorando a sua saúde: o participante recebe metas personalizadas para atingir os seus objetivos e acumular pontos. Todos os passos contam para ter mais qualidade de vida, incluir na rotina atividades físicas e fazer escolhas saudáveis para ganhar pontos no programa;
  • Aproveitando as recompensas: conforme as metas forem atingidas, os hábitos saudáveis do participante são recompensados com prêmios semanais e até cashback mensal ou anual no seguro Prudential.

Se o participante já tem uma apólice de seguro Prudential elegível, o Vitality está disponível sem custo adicional. Mas se, por outro lado, o interessado ainda não for cliente da companhia, é preciso preencher um formulário no site para conversar com os especialistas.

Para empresas

Seguro de vida empresarial

O seguro de vida empresarial da Prudential do Brasil é destinado a empresas de todos os portes – pequenas, médias ou grandes. Além disso, a empresa se propõe a criar uma apólice apropriada para cada estilo:

  • Capital Global: acompanhando a dinâmica das pequenas e médias empresas, possibilita que ofereçam proteção de Capital Global aos seus funcionários;
  • Vida em Grupo Corporate: é o produto ideal para empresas com mais de 500 colaboradores e que desejam oferecer a eles uma proteção personalizada;
  • Vida em Grupo Express: solução dinâmica para empresas de dois até 500 pessoas que pretendem atender às principais necessidades dos seus funcionários;
  • Acidentes Pessoais Eventos: oferece proteção ao público, staff ou artistas que participam de um evento;
  • Acidentes Pessoais Modular: proteção específica conforme as necessidades da empresa;
  • Seguro Viagem Nacional / Seguro Viagem Internacional: oferece tranquilidade aos funcionários que estão em viagem dentro e/ou fora do Brasil;
  • Acidentes Pessoais Passageiros: oferece proteção no deslocamento de seus passageiros, bem como no de funcionários que precisam sair constantemente a trabalho;
  • Doenças Tropicais: garante indenização em caso de diagnóstico de uma das seguintes doenças tropicais: zika, dengue, chikungunya e febre amarela.

Seguro Sucessão empresarial e Pessoa-Chave

Produto pensado no cuidado das pessoas fundamentais para a sobrevivência das empresas, trata-se de uma forma de planejar perdas pessoais no mundo empresarial. A ideia é garantir financeiramente que a empresa funcione mesmo quando alguém imprescindível para a continuidade dos negócios não estiver presente.

Em contextos de falecimento de um sócio ou de um funcionário essencial, podem ocorrer consequências graves para a empresa. Isso porque, pode ser difícil administrar a divisão das cotas, a perda do conhecimento e o uso de recursos financeiros para cobrir despesas inesperadas.

Por essa razão, com o Seguro Sucessão Empresarial e Pessoa-Chave, é possível fazer um seguro de vida individual para uma pessoa muito importante para o negócio. Assim, caso a titular do seguro venha a falecer, a indenização será paga à empresa. A proteção básica da apólice inclui:

  • Morte: natural ou acidental;
  • Dispensa de prêmio: em caso de invalidez permanente e parcial decorrente de acidente coberto, que resulte um dos quadros de incapacidade previstos, são mantidas as coberturas contratadas, mas dispensado os pagamentos futuros da apólice;
  • Invalidez Permanente e Total por Acidente: caso sofra alguma das lesões irreversíveis previstas no contrato, em consequência exclusiva de acidente coberto, você recebe integralmente o valor do benefício da cobertura básica e o seguro é encerrado;
  • Antecipação de Benefício Pago em Vida: em caso de doença terminal com expectativa de vida máxima de seis meses, é possível optar por receber antecipadamente uma parte ou todo o valor do benefício da cobertura básica do seguro.

O que falam da Prudential?

Em seu site, a Prudential Seguros traz uma série de depoimentos pessoais em vídeo de clientes que usaram o seguro. Estes enfatizam a tranquilidade que contar com uma proteção desse tipo trouxe em momentos difíceis, como acidentes ou doenças.

Além disso, outros pontos são destacados, como a rapidez da liberação do pagamento, a possibilidade de receber a indenização em vida (no plano Proteção em Vida), a personalização das apólices e o atendimento especializado.

Como é a reputação da Prudential Seguros no Reclame Aqui?

Nos últimos seis meses, a Prudential do Brasil Seguros está com avaliação 7.7 (entre 01/03/2023 e 31/08/2023), o que é considerado “bom”. No ano de 2022, a empresa teve uma nota de 8.0, que é considerado “ótimo”.

A companhia de seguros responde 100% das reclamações de clientes no portal, com um índice de solução de 90,1% dos casos, o que é bem positivo.

Considerações sobre acusações de “Prudential pirâmide”

A Prudential Seguros atua, no Brasil, com o modelo de franquia em seguros de vida através dos “life planners”, que são corretores franqueados especializados e que se tornam representantes da marca.

Trata-se, portanto, de um negócio bem organizado, que trabalha com comissionamento para a venda de seguro de vida resgatável. Cada franqueado tem licença para operar como representante e seus ganhos dependem das vendas. Além disso, ao fazer um seguro da empresa, o cliente se torna segurado e não existe obrigação de indicar outras pessoas ou algo do tipo.

Qual é a principal concorrente da Prudential Seguros do Brasil?

A MetLife é uma das principais concorrentes da Prudential Seguros do Brasil. A empresa também existe há mais de 150 anos e está no Brasil há mais de 20 anos oferecendo soluções de segurança e proteção.

De acordo com informações oficiais da seguradora, ela atingiu a marca de 5,5 milhões de vidas protegidas pelos seus seguros e US$ 600 bilhões em ativos totais sob gestão. A MetLife também oferece seguros para pessoas físicas e empresas e tem como um de seus pilares a personalização, a fim de adequar coberturas e assistências às necessidades dos clientes.

O Seguro de Vida e Acidentes da MetLife tem o objetivo de proteger o futuro e apoiar o presente, com coberturas personalizadas, assistências e serviços específicos e proteção por toda a vida ou por tempo indeterminado.

Abaixo, veja as soluções oferecidas pela companhia:

  • MetLife Vida Total: proteção pela vida inteira, com pagamento pelo período escolhido;
  • MetLife Vida Segura: possibilita que o cliente escolha o tempo que o seguro vai durar e protege também em situações do dia a dia, como incapacidade de trabalhar por doenças;
  • MetLife Vida Inteira Empresarial: protege a pessoa-chave da empresa em caso de necessidade de sucessão empresarial;
  • MetLife Vida Temporária Empresarial: assegura o negócio em caso de necessidade de sucessão empresarial;
  • MetLife Vida Protegida: solução desenhada para atender às principais necessidades de proteção financeira;
  • MetLife PME Flex: pacote de benefícios personalizados e competitivo que facilita e cuida da vida dos funcionários;
  • MetLife PME Global: solução sob medida para o negócio, com diversas coberturas para os funcionários, incluindo help desk até invalidez;
  • MetLife Sucessão Empresarial: diminui os riscos financeiros e patrimoniais em caso de falecimento de um dos sócios;
  • MetLife Proteção Escolar: garante o cuidado com alunos, professores e demais funcionários em casos de acidentes internos ou externos;
  • Programa Escolar Permanente (PEPER) MetLife: garante tranquilidade em relação a despesas e eventos inesperados, inclusive nas férias e finais de semana;
  • MetLife Educacional: pagamento das mensalidades da escola e continuidade ao ensino em casos de desemprego, invalidez ou morte dos responsáveis;
  • MetLife AP Curto Prazo: cobre eventos;
  • MetLife Corporate: aumenta a atração e retenção dos melhores talentos do mercado;
  • MetLife Previdência Corporate: plano de previdência privada para funcionários;
  • Planos odontológicos: a MetLife também trabalha com planos odontológicos.

A nota da MetLife no Reclame Aqui é de 6.5, considerada regular pelo portal, com 100% das reclamações respondidas e índice de solução de 73,4%.

Como contratar a Prudential Seguros?

É possível contratar uma apólice da Prudential Seguros por meio de uma das empresas parceiras ou pelas corretoras franqueadas que trabalham com os produtos da seguradora.

A solicitação de uma cotação pode ser feita online pelo site da companhia. Basta preencher um formulário com as informações solicitadas para que o corretor entre em contato através do meio de comunicação indicado para entender a demanda e apresentar uma proposta.

Agora, se preferir contatar diretamente uma corretora de sua confiança, também é possível. As corretoras digitais, como a Mutuus Seguros, possibilitam que o processo de cotação e contratação seja totalmente online.

Como funciona o processo de cancelamento na Prudential Seguros?

De acordo com o site da empresa, se o cliente deseja cancelar a apólice, é preciso comunicar imediatamente à seguradora, entrando em contato com o atendimento através de um dos canais disponibilizados pela companhia (abaixo tratamos disso).

Se o cancelamento for feito em até 10 dias, contados a partir do segundo dia do recebimento da apólice, haverá devolução do primeiro prêmio pago. No entanto, depois de 30 dias da emissão da apólice ou no caso de ter sido realizado o pagamento de dois prêmios, não há previsão contratual de devolução dos valores pagos.

Como entrar em contato com a Prudential?

É possível entrar em contato com a Prudential do Brasil por meio de diferentes canais de atendimento.

O Prudential Responde está disponível para solicitações de esclarecimentos específicos sobre a apólice contratada. Ele funciona de segunda a sexta (exceto feriados) das 8h às 20h por WhatsApp ou ligações telefônicas em (21) 3003-7783.

Além disso, existe um SAC Vida Individual, que é um canal para sugestões, reclamações, cancelamentos e informações gerais. Ele funciona todos os dias, 24 horas por WhatsApp ou das 8h às 20h por ligações telefônicas: 0800 282 5907.

Prudential Seguros: conclusão

Como você deve ter percebido, a Prudential Seguros é uma empresa que atua no ramo de seguros de vida há bastante tempo no mercado internacional e no Brasil e oferece soluções para diferentes contextos, sempre com foco em proteger e oferecer tranquilidade aos clientes e suas famílias.

Portanto, se está considerando contratar uma apólice dessa modalidade, seja para você ou para a sua empresa, certamente, vale a pena considerar a seguradora e se informar sobre os produtos que ela oferece.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!