Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Pró-Frotas: conheça a solução parceira da Ipiranga para gestão de abastecimento de frotas

5min. leitura
Revisado em 26 set 2023
seguro de carga da Mutuus Seguros

Fazer o gerenciamento de abastecimento de frotas é um verdadeiro desafio para os gestores, pois envolve vários números, cálculos e comprovantes. Com o objetivo de facilitar esse processo e trazer inovação para o setor de transportes, o Pró-Frotas surgiu. Trata-se de uma plataforma gratuita e 100% digital de gestão de abastecimento.

A solução é oferecida em parceria com a Rede Ipiranga de Combustíveis, que tem mais de 7 mil postos no país. Além de simplificar a vida dos gestores de frota, ela garante mais segurança e controle, trazendo benefícios para as empresas, motoristas e também para os postos.

Se você quer entender o que é o Pró-Frotas, como ele funciona e quais as suas vantagens, continue lendo, pois, neste artigo, traremos todos os detalhes sobre a ferramenta!

O que é o Pró-frotas?

O Pró-Frotas é a primeira solução de gestão de abastecimento 100% digital do mercado de transportes brasileiro. O desenvolvimento do recurso surgiu da necessidade de encontrar um meio mais seguro e simples de gerenciar a frota e de aproveitar as oportunidades existentes, atualmente, em termos de avanços tecnológicos. 

Visto que a imensa maioria dos caminhoneiros utiliza smartphones e sendo o uso do Wi-Fi um dos principais atrativos dos postos de rodovias, nada mais válido do que oferecer uma plataforma de controle do consumo de combustível acessível por meio de um aplicativo e sem a necessidade de instalação de nenhum equipamento no veículo.

Diante desse cenário, o Pró-Frotas foi criado em 2019. Hoje, já reúne mais de 250 empresas cadastradas e 460 clientes, tendo, mensalmente, 52 mil transações concluídas e 9 mil veículos abastecidos. 

Como funciona o programa?

A solução utiliza um aplicativo para o abastecimento e um portal para a gestão e controle desses abastecimentos. Para encher o tanque, os motoristas acessam o app do Pró-Frotas do seu celular, inserem os seus dados e senha para fazer o login, colocam as informações do hodômetro e selecionam o tipo de combustível que desejam. 

A partir disso, é gerado um número de pedido, que deverá ser apresentado ao frentista do posto para o registro do abastecimento no PDV. Assim, o frentista, por sua vez, acessa o programa com CPF e senha e clica em “novo abastecimento”, indicando o número apresentado pelo motorista. 

Na tela seguinte, ele deverá preencher o campo da litragem e selecionar “próximo”. Se for o caso de terem sido utilizados serviços adicionais, como alimentação, arla, lavagem ou troca de óleo, o funcionário do posto também deverá incluí-los na plataforma. 

Antes de concluir a operação, é necessário confirmar os dados, o valor da transação e a litragem na tela de “resumo do abastecimento”. Se estiver tudo certo, basta inserir o código de abastecimento — também disponibilizado ao motorista no app — para finalizar o pagamento, e pronto: tudo certo, o caminhoneiro já pode seguir viagem e o posto receberá o valor devido.

Quais são as funcionalidades que o Pró-Frotas oferece?

Quais são as funcionalidades que o Pró-Frotas oferece?

Além do registro simplificado e digital e do controle dos abastecimentos de forma remota, o Pró-frotas também tem funcionalidades totalmente integráveis com ERPs, permitindo gerir as informações e a transmissão de dados no portal do gestor e no aplicativo para os motoristas.

Ainda, o envio e o recebimento dos dados acontecem em tempo real, de ponta a ponta, e todos — tanto gestores quanto caminhoneiros — têm acesso instantâneo às funcionalidades essenciais durante a viagem. Isso inclui lista de postos credenciados, relação de preços mais competitivos, roteirizador com definição da rota, plano de viagem e resumo do plano

Por fim, no ecossistema da plataforma, também estão integrados os pedágios, a gestão de multas, os rastreadores, a captura da litragem, a recolha de notas fiscais para frota e agregados, além dos parâmetros de uso — postos e volume máximo permitidos. 

seguro de carga da Mutuus Seguros

Agora, vamos detalhar algumas das funcionalidades integradas à ferramenta.

Gestão de multas

Em parceria com a Active Flett, uma empresa de Transportation Management System (TMS), o Pró-Frotas oferece a possibilidade de consulta de multas por veículo ou CNH em tempo real e na periodicidade necessária para o negócio. 

Por meio da gestão de multas, é possível acessar a pontuação, o tipo e a categoria da infração, além da identificação do condutor e da realização do pagamento com desconto. A funcionalidade inclui também serviços sob demanda de despachante para licenciamento, emplacamento e transferência de propriedade, por exemplo. 

Pró-Frotas Go

Uma das novidades mais recentes da ferramenta é o Pró-Frotas Go, que possibilita a gestão de passagem em pedágios e estacionamentos de forma ágil e prática. Além disso, a funcionalidade tem cobertura em 100% das rodovias pedagiadas e mais de 1 mil estacionamentos do Brasil. 

Com essa função, os veículos não precisam mais parar nas filas, o que garante ganho de tempo no transporte de bens e mercadorias e cumprimento dos prazos.

Pró-Frotas Carbon Neutral

Uma parceria entre o Pró-Frotas e a Way Carbon está possibilitando, ainda, a neutralização/compensação das emissões de gases de efeito estufa por meio da aquisição de créditos de carbono.

No programa Amigos do Clima, os créditos adquiridos são revertidos em recursos para apoiar projetos e programas em prol do meio ambiente e da sustentabilidade. Assim, a empresa recebe um certificado digital de responsabilidade socioambiental, o que assegura uma posição de destaque no mercado pela promoção de iniciativas ambientalmente responsáveis.  

Quais são as vantagens de utilizar a solução para sua frota?

Com todas essas funcionalidades, a utilização do Pró-Frotas traz uma série de benefícios para quem atua no setor de transportes e é dono de frotas

  • Plataforma 100% digital e gratuita: não tem custos e pode ser acessada de qualquer lugar;
  • Não precisa de equipamentos adicionais no veículo, nem emissão de cartões de abastecimento para cada motorista;
  • Experiência digital e simplificada para os motoristas, com foco na usabilidade;
  • Redução de custos de até 25%: parceria com a Ipiranga garante menor taxa de mercado para os postos e valor competitivo do combustível;
  • Otimização do gerenciamento: uma gestão manual de abastecimento gera grande trabalho operacional e tem maior risco de erros;
  • Segurança: menor risco de fraudes do que a gestão manual ou com equipamentos instalados no veículo;
  • Contrato: não tem exigência de prazo ou volume fixados;
  • Agilidade na instalação: tudo pronto para uso em menos de duas horas;
  • Facilidade: recolhimento de Notas Fiscais, roteirizador, integração com ERP, pedágios e estacionamentos;
  • Inteligência de dados e geração de relatórios;
  • Acúmulo automático do KmV para motorista e para o dono da frota;
  • Possibilidade de troca de pontos por desconto em viagens, passagens aéreas, jogos de futebol, shows, aluguel de carro, cinemas, lojas parceiras e programa Abastece Aí;
  • Suporte 24×7.

Quais os diferenciais que o Pró-Frotas oferece para seu posto de combustível?

Não são apenas as empresas de transportes e os motoristas que são beneficiados — os postos de combustíveis credenciados também têm uma série de vantagens ao utilizar o Pró-Frotas:

  • Ampliação dos negócios: mais volume, fidelização de clientes e receita extra de outros serviços;
  • Taxas reduzidas: menor taxa do mercado e sem investimento em instalação;
  • Garantia no recebimento dos abastecimentos;
  • Menor prazo de reembolso;
  • Sem necessidade de instalação: sistema 100% online para finalizar transações.

Como se cadastrar na plataforma e começar a utilizar a solução?

Como se cadastrar na plataforma pro-frotas e começar a utilizar a solução?

Para que a empresa comece a utilizar o Pro-Frotas, é necessário fazer um pré-credenciamento na área do site voltada para donos de frotas, fornecendo algumas informações básicas:

  • CNPJ;
  • CPF do dono da frota;
  • Nome da frota (fantasia);
  • Nome do dono da frota;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Quantidade de veículos leves e pesados.

Após o envio dos dados, você será contatado para finalização do cadastro e receberá as orientações para começar a utilizar a plataforma.

Como fazer parte da rede credenciada do Pró-Frotas?

Já no caso dos postos de gasolina, o interessado em fazer parte da rede credenciada deve acessar a página destinada a essa finalidade e preencher um formulário com:

  • CNPJ;
  • CPF do gestor;
  • Nome completo do gestor;
  • Nome do posto;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Bandeira do posto.

Após o envio da solicitação, as informações serão analisadas pela equipe da Pró-Frotas e o posto será notificado sobre o andamento do processo e os próximos passos para fazer parte da rede.

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (5)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PP

    Bom dia!

    Gostaríamos de credenciar o nosso posto junto ao Pró-Frotas.
    (61) 99974-6330 Janaina Xavier

  2. OC

    Boa tarde!

    Apreciaremos informações de como funciona pgtos, faturamento, emissão de documento fiscal etc..

    Somos empresa de transportes e contamos com uma frota propria de mais de 50 veiculos e mais de 30 agregados.

    Esconder Respostas
    1. AB

      Fico feliz em ajudar com informações sobre o Pró-Frotas, uma solução da Ipiranga para gestão de abastecimento de frotas.

      O Pró-Frotas oferece um sistema integrado para gerenciar o abastecimento de veículos de maneira eficiente. Funciona assim:

      Pagamentos: Utiliza um cartão de combustível específico para a frota. Este cartão pode ser utilizado em postos Ipiranga credenciados. O pagamento é centralizado e pode ser feito de forma eletrônica, facilitando o controle.

      Faturamento: O sistema gera faturas detalhadas, permitindo um acompanhamento preciso dos gastos com combustível. Isso ajuda na gestão financeira e na previsão de custos.

      Emissão de Documento Fiscal: Para cada abastecimento, é emitido um documento fiscal eletrônico, que pode ser integrado ao sistema contábil da sua empresa, simplificando o processo de contabilidade e garantindo a conformidade fiscal.

      Como você tem uma frota significativa e também trabalha com veículos agregados, o Pró-Frotas pode ser uma solução valiosa para otimizar a gestão do abastecimento, proporcionando controle, eficiência e economia.

      Recomendo entrar em contato diretamente com a Ipiranga para obter informações mais detalhadas e personalizadas para a necessidade específica da sua empresa.

      Espero que essas informações sejam úteis para você! Se precisar de mais detalhes, estou à disposição.

  3. AP

    Auto Posto Primavera SP

    Bom dia!
    Gostaríamos de credenciar o nosso posto junto ao Pró-Frotas.

    Esconder Respostas
    1. AB

      Para credenciar seu posto junto ao Pró-Frotas ou qualquer outro programa, recomendo que entre em contato diretamente com a organização ou entidade responsável pelo Pró-Frotas através do canal oficial deles.

Continue aprendendo
com os melhores

Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!