Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Sistema TMS na logística: o que é e como funciona

5min. leitura
Revisado em 14 fev 2022

A tecnologia está mais desenvolvida a cada dia, sempre em busca de inovação, em todos os sentidos. Facilita a vida de todos nós, desde pequenos detalhes do dia a dia até soluções que movem organizações inteiras. Esse é o caso do sistema TMS.

O TMS é um sistema desenvolvido especialmente para empresas que atuam com transportes e logística, com o objetivo de ajudar na organização e aumentar o poder de controle sobre todas as operações dentro e fora da empresa. Auxiliam na capacidade de planejar todas as etapas do processo inteiro.

Esse sistema também pode ser bastante útil para empresas que não terceirizam a logística, mas que tem uma frota própria e um esquema de distribuição interno, sem contratação de empresas especializadas.

O fato é que a logística é essencial para o sucesso de uma empresa – independente se ela contrata um terceirizado ou não.

O mercado de logística é um gigante que, literalmente, move o país. Esse setor no Brasil é estimado, hoje, em 70 bilhões de dólares. Segundo a Aslog (Associação Brasileira de Logística), a logística movimenta mais de 20% do PIB no Brasil.

E não é pra menos:

Os gastos das empresas chegam a 60% quando falamos do transporte e até 40% para armazenagem e gestão de estoque.

Outro dado interessante é que quase 62% de todo esse volume de transporte, é feito pelo modal rodoviário.

Levando em consideração tanto os números bilionários da logística brasileira quanto a fatia enorme que uma empresa precisa investir em logística, fica claro: é essencial o uso de uma ferramenta completa que permita que todos os recursos, cada colaborador, cada rota e cada veículo tenha a melhor rentabilidade possível.

E é exatamente isso que o TMS é capaz de fazer pela sua empresa.

Mas afinal:

O que é o TMS?

TMS logística: o que é?

O TMS é a sigla para Transportation Management System ou, em bom português, Sistema de Gerenciamento de Transporte. Ele é um software para gerenciamento de transporte e logística que permite que todas as informações referentes ao processo logístico sejam centralizadas. Além disso, também permite que todas as operações possam ser visualizadas e integradas.

Por que isso é tão importante?

Porque gera um maior controle sobre tudo o que está acontecendo no dia a dia do trabalho, e isso possibilita algo que não tem preço: otimização de resultados e redução de custos.

Bem, se a gente for pensar direito, tem preço sim. E o preço pode ser muito alto quando falta esse controle.

Até alguns anos atrás, esse controle era feito da forma mais rústica possível: por anotações em um caderno. Depois, as empresas começaram a crescer e sentiram a necessidade de modernizar o controle – foi quando passaram a usar planilhas digitais.

Acontece que o boom das vendas online e o aumento do poder aquisitivo das pessoas fez com que esse mercado de logística e transporte explodisse. O que também mudou foi as partes envolvidas nas negociações. Se antes as empresas vendiam para lojas e distribuidores, hoje as vendas direto para o consumidor aumentaram muito.

Ou seja: pequenas encomendas que precisam ser entregues em centenas de endereços. E ainda que a gente continue falando sobre vendas B2B, o planejamento e a organização logística são fundamentais para aumentar a rentabilidade das operações, manter o prazo de entrega e deixar o cliente satisfeito.

Com o TMS é possível fazer toda a gestão de processos de transporte de cargas para um software inovador e completo.

Para que serve um sistema TMS?

Basicamente, o TMS na logística serve para potencializar o controle do processo logístico dentro da empresa e melhor administrar os custos de cada operação, mensurando os gastos da cadeia de transporte.

Com o uso do sistema, fica mais fácil saber os custos dos veículos, dos equipamentos e dos colaboradores envolvidos. Ou seja, permite uma visão ampla e completa de tudo o que está acontecendo: onde existem gargalos, o que está causando custos altos, o que traz os melhores resultados financeiros e como é feito o atendimento para os clientes que estão mais satisfeitos.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Isso tudo permite que as melhores estratégias sejam replicadas e, o que está dando errado, seja resolvido. É um acompanhamento que facilita o momento de estabelecer metas e tomar decisões assertivas.

O TMS é uma necessidade dentro de qualquer empresa de logística que tenha o objetivo de continuar competitiva.

Para que isso aconteça, é preciso controlar as operações com eficiência. Não existe jeito melhor de fazer isso, do que usar o que a tecnologia tem para oferecer.

Vantagens ao utilizar o sistema TMS

As vantagens são inúmeras:

  • Agilidade no processamento de pedidos;
  • Automatização da expedição;
  • Aumento da produtividade;
  • Agilidade nas entregas;
  • Modernização da gestão de transportes;
  • Automatização de processos;
  • Redução de erros;
  • Troca de informações mais assertivas;
  • Simplificação no monitoramento dos processos;
  • Mais agilidade nas negociações;
  • Mais controle para o gestor.

As vantagens valem a pena. E não é à toa que o mercado de sistemas TMS tem crescido tanto e com cada vez mais força. Um estudo do Marketwatch aponta que esse setor alcance valor de 4,8 bilhões de dólares até 2025.

Como funciona um sistema TMS?

Sistema TMS logística: como funciona?

Uma única falha no processo logístico pode causar uma rede de outros problemas que podem causar prejuízos e desgastes com os clientes.

O funcionamento do sistema TMS oferece funções que previnem que essas falhas aconteçam. Mas não apenas isso. Também ajuda a identificar pontos fortes que podem ser “copiados” para todas as etapas.

O TMS funciona com os seguintes recursos:

  • Análise de rentabilidade: qual é o retorno de cada cliente para a empresa?
  • Controle de estoque, armazenamento de mercadorias e controle de pedidos;
  • Identificação de custos operacionais de cada entrega;
  • Expedição: gestão de itinerário e processos do envio;
  • Faturamento: notas fiscais, cadastros de clientes, ordens de serviço, registros de carga e faturas;
  • Controle: todas as etapas operacionais da carga, da coleta, passando pelos transbordos, rastreamento de cargas, até a entrega;
  • Planejamento: criação e monitoramento do orçamento do transporte, das rotas e das frotas, controlando variáveis e redimensionando cada entrega;
  • Administração de todos os materiais necessários para realizar manutenções.

Um dos principais objetivos das empresas que sentem que precisam de uma ajuda no controle, é a necessidade de gerenciar as frotas de forma mais eficiente para que haja redução de custos e, consequentemente, mais lucro com as entregas.

Quais empresas podem aderir ao sistema TMS?

A concorrência é cada vez mais acirrada, independente da área. Com logística e transporte é a mesma coisa, principalmente quando se pensa em como o setor cresce. Quem trabalha com mais eficiência, precisão e agilidade para enfrentar os desafios diários, sai na frente dos concorrentes.

O sistema TMS com esse objetivo pode ser implementado tanto em empresas de qualquer setor (cuja função principal não seja de logística), mas que tem a logística e transporte internos, quanto pode ser implantado em empresas especializadas em logística e que prestam esses serviços.

Nos dois casos, o investimento no TMS tem o objetivo de melhorar o controle dos custos e a eficiência dos processos. Isso porque o sistema pode ser integrado em vários setores, com o gerenciamento de contratos, comercial, logística, relatórios e faturamento.

O TMS é personalizável por módulos e cada empresa pode “montá-lo” da forma como melhor se molda à sua realidade.

Funcionalidades do TMS

Entre as principais funcionalidades do TMS, podemos citar:

  • controle de custos;
  • cadastro de veículos;
  • planejamento de rotas;
  • gestão da documentação;
  • rastreamento das cargas;
  • processamento de pedidos;
  • controle de peças e acessórios;
  • planejamento e controle de manutenções.

Ele é um sistema extremamente inteligente e otimizado e não se restringe apenas ao registro dos dados, mas também auxilia na gestão e tomada de decisões, fornecendo informações importantes, como cálculos e simulações de frete, indicando rotas mais adequadas para determinado transporte e controle de pagamentos e recebimentos.

Conclusão

TMS logística: considerações finais

Com o aumento crescente da concorrência no setor logístico e, ao mesmo tempo, a demanda que também cresce exponencialmente, é essencial que as empresas de logística busquem soluções que atendam duas necessidades: se manter competitivas, à frente dos concorrentes e otimizar todos os processos para melhorar o andamento do trabalho.

O TMS é capaz de automatizar e otimizar os processos e reduzir custos operacionais, além de simplificar o dia a dia e auxiliar na tomada de decisões.

Isso promove eficiência e mais segurança, tanto para a empresa quanto para o cliente e ainda aumenta a rentabilidade.

Antes de implementar um sistema TMS, é importante conhecer o funcionamento dos processos e as demandas internas, para que seja possível escolher a ferramenta apropriada para as suas necessidades. Escolha um sistema baseado na nuvem, que possibilita acesso de qualquer dispositivo e integração em tempo real de todas as informações.

Analise o custo-benefício desse investimento, mas tenha em mente todas as vantagens que o sistema TMS pode trazer: mais agilidade, mais rentabilidade, menos custos, mais controle, mais satisfação dos clientes.

Além disso, você e sua empresa estarão indo na direção certa: um futuro cada vez mais tecnológico.

Você já conhecia o sistema TMS? Conta pra gente aqui nos comentários.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (2)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NC

    Quais os tipos de relatórios a TMS geram?

    Esconder Respostas
    1. CF

      Olá, Natália! A TMS gera diversos tipos de relatórios, para qual situação você está buscando?

Continue aprendendo
com os melhores

Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!