Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Navegar seguro é preciso

2min. leitura
Revisado em 26 set 2023
seguro de carga da Mutuus Seguros

“Navegar é preciso, viver não é preciso.”

Versos de um poema de Fernando Pessoa, com inspiração de Pompeu, general romano que, segundo o historiador Plutarco, o teria dito em um momento de iminente tempestade antes de zarpar de volta a Roma. Frase que expressa a precisão das técnicas de navegação e a imprecisão dos caminhos da vida.

A navegação e a vida são cheias de incertezas. Em se tratando do exemplo do general Pompeu, ele sabia que a precisão técnica na navegação é fundamental, mas também tinha certeza de que os perigos do mar eram eventos prováveis. Justamente tais navegações que deram origem às primeiras expressões do seguro moderno. Os mercadores da época, com o fim de estarem protegidos dos riscos da atividade marítima, reuniam tantos outros para a formação de uma reserva de recursos financeiros, com objetivo de fazer frente a eventuais contratempos, como naufrágio, incêndio, pirataria, etc.

Veja, desde a antiguidade empreendedores aprenderam a gerenciar sua exposição aos riscos de suas atividades. Mesmo com o passar do tempo e a modernização dos mercados, além dos antigos riscos, novas versões de naufrágio surgiram.

Todo empreendedor sabe que tem que lidar com diversos gerenciamentos e riscos diariamente. Imagine-se na época do general Pompeu. Você é um mercador que decidiu participar do comércio de iguarias, por isso comprou um novo navio. Então precisa se preocupar com a escolha da tripulação, escolha da mercadoria, negociação, compra, armazenagem, logística, publicidade, venda, impostos… E, bem, você ainda correria o risco de um naufrágio, ou seja, perder todo o seu investimento de tempo e dinheiro em um único evento.

Claro, com sua integridade física preservada, poderia recuperar os bens materiais com muito trabalho e esforço, mas somente assim! Em qualquer situação, sua família estaria a sua espera, e dependeria de você.

Não temos controle sobre os acontecimentos de cada dia, mas, sem dúvida, podemos proteger nossos familiares e nosso negócio dos naufrágios da vida.

seguro de carga da Mutuus Seguros

Muitos desses riscos você pode gerenciar com apólice de seguro.

Navegar é preciso, mas com segurança! E com seguro de carga 😉

Andress da Rocha Barão da Mutuus Seguros

Conheça tudo sobre seguro de carga aqui.

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!