seguro é preciso
Navegar seguro é preciso

Navegar seguro é preciso:

“Navegar é preciso, viver não é preciso.”

Versos de um poema de Fernando Pessoa, com inspiração de Pompeu, general romano que, segundo o historiador Plutarco, o teria dito em um momento de iminente tempestade antes de zarpar de volta a Roma. Frase que expressa a precisão das técnicas de navegação e a imprecisão dos caminhos da vida.

A navegação e a vida são cheias de incertezas. Em se tratando do exemplo do general Pompeu, ele sabia que a precisão técnica na navegação é fundamental, mas também tinha certeza de que os perigos do mar eram eventos prováveis. Justamente tais navegações que deram origem às primeiras expressões do seguro moderno. Os mercadores da época, com o fim de estarem protegidos dos riscos da atividade marítima, reuniam tantos outros para a formação de uma reserva de recursos financeiros, com objetivo de fazer frente a eventuais contratempos, como naufrágio, incêndio, pirataria, etc.

Veja, desde a antiguidade empreendedores aprenderam a gerenciar sua exposição aos riscos de suas atividades. Mesmo com o passar do tempo e a modernização dos mercados, além dos antigos riscos, novas versões de naufrágio surgiram.

Todo empreendedor sabe que tem que lidar com diversos gerenciamentos e riscos diariamente. Imagine-se na época do general Pompeu. Você é um mercador que decidiu participar do comércio de iguarias, por isso comprou um novo navio. Então precisa se preocupar com a escolha da tripulação, escolha da mercadoria, negociação, compra, armazenagem, logística, publicidade, venda, impostos… E, bem, você ainda correria o risco de um naufrágio, ou seja, perder todo o seu investimento de tempo e dinheiro em um único evento.

Claro, com sua integridade física preservada, poderia recuperar os bens materiais com muito trabalho e esforço, mas somente assim! Em qualquer situação, sua família estaria a sua espera, e dependeria de você.

Não temos controle sobre os acontecimentos de cada dia, mas, sem dúvida, podemos proteger nossos familiares e nosso negócio dos naufrágios da vida.

Powered by Rock Convert

Muitos desses riscos você pode gerenciar com apólice de seguro.

Navegar é preciso, mas com segurança! E com seguro de carga 😉

Andress da Rocha Barão da Mutuus Seguros

Conheça tudo sobre seguro de carga aqui.

LEIA MAIS SOBRE  O que é CT-e e qual a relação com seguro?