Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Frete Fob: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens dessa modalidade de frete

8min. leitura
Revisado em 15 dez 2023

Quando fazemos compras e precisamos que o bem ou mercadoria seja entregue no nosso endereço, é muito comum que o fornecedor se responsabilize por essa entrega, enquanto pagamos um valor total de aquisição acrescido desse serviço. Mas você sabia que existe um tipo de situação em que esse transporte fica a cargo do próprio comprador? Trata-se do frete FOB.

Esse é um dos conceitos que fazem parte dos Incoterms (International Commercial Terms, em português, Termos Internacionais de Comércio). A lista foi criada a fim de estabelecer padrões para facilitar o comércio exterior. Afinal, se cada país utilizar o seu próprio vocabulário relacionado ao transporte de cargas, a compreensão em uma negociação internacional fica bem mais difícil.

Assim, essas palavras-chave foram estabelecidas de modo que todos se refiram a uma determinada prática da mesma maneira — é o caso do frete FOB. Portanto, depois de tratarmos sobre o frete CIF em outra publicação, neste artigo, detalharemos essa modalidade um pouco menos popular para os consumidores, mas bastante conhecida das empresas e do mercado B2B. Acompanhe!

O que são Incoterms?

Incoterms são uma condição de venda internacional. As Incoterms (International Commercial Terms, ou Termos Internacionais de Comércio) são códigos mundialmente acordados, com regras padronizadas, que regulam a responsabilidade e a entrega de uma carga. 

As Incoterms estabelecem o momento da transferência da responsabilidade do vendedor para o comprador sobre a mercadoria, sobre a contratação do transporte e sobre o seguro.

Isto é extremamente importante: A Incoterm de cada envio deve ser acordada ainda na fase de negociação e venda do produto. Cada negociação e cada cliente tem particularidades diferentes, então talvez você precise trabalhar com mais de uma Incoterm.

A versão mais atualizada das Incoterms foi publicada pela Câmara Internacional de Comércio (ICC), em 2020, e é com base nessa última versão que este artigo foi criado. Ou seja, você está sendo muito bem atualizado com este conteúdo!

Agora, vamos falar entender sobre o frete FOB.

O que é frete FOB?

O Incoterm FOB é uma sigla que se refere à expressão “free on board” ou “livre a bordo”, na tradução para o português. O nome faz alusão ao fato de que, nesse tipo de frete, o vendedor fica livre de suas obrigações a partir do momento em que a mercadoria deixa o armazém ou depósito do fornecedor.

Isso significa que, a partir desse mesmo instante em que é despachado, as responsabilidades sobre o produto adquirido passam a ser do comprador. Portanto, no frete FOB o transporte e a entrega da compra ficam a cargo de quem a realizou

Frete FOB: quais são as principais características?

Frete Fob: de quem é a responsabilidade?
Frete Fob: Quem é o responsável pelo frete?

Mas o que isso quer dizer exatamente? Bom, a responsabilidade, nesse caso do comprador, inclui a transferência das mercadorias, os custos desse processo e os riscos de perdas e danos relativos a imprevistos que possam ocorrer desde o momento em que deixa o depósito do fornecedor até a entrega.

Por essa razão, o frete FOB acaba sendo mais favorável ao vendedor, que se isenta dessas responsabilidades, tendo apenas o “trabalho” de vender o seu produto. Isso porque, quem negociará e contratará a transportadora e o seguro, além de arcar com despesas e imprevistos, caso ocorram, é o próprio comprador.

Por outro lado, o custo desse serviço acaba sendo mais baixo para ele, em comparação com uma situação em que é o embarcador quem se responsabiliza por tudo e acaba embutindo o valor do frete no preço total da compra.

Ademais, nesse tipo de frete, quem compra tem muito mais controle sobre a entrega, pois é ele quem define os seus prazos e condições junto à transportadora contratada. Logo, o FOB costuma ser mais utilizado em negócios entre pessoas jurídicas, ou seja, B2B, sobretudo em situações de cargas com alto valor agregado ou com custo de transporte elevado.

Em resumo, podemos afirmar que as características do frete FOB são as seguintes:

  • Entrega de responsabilidade do comprador;
  • O comprador é responsável pela movimentação, pelos processos burocráticos e riscos envolvidos no transporte;
  • Custo mais em conta para o destinatário, pois ele mesmo negocia com a transportadora;
  • Maior controle do comprador sobre a entrega;
  • É favorável para o fornecedor, que não precisa arcar com as obrigações referentes ao frete e deve se preocupar apenas em vender o seu produto.

Qual é a responsabilidades do vendedor?

O vendedor deve providenciar uma embalagem em perfeitas condições para um envio internacional. 

Também deve carregar os produtos na empresa ou armazém e transportá-los até o porto de origem (porto brasileiro, conforme acordado com o cliente na negociação). Além disso, precisa carregar os produtos dentro do navio.

O desembaraço aduaneiro no Brasil também é de responsabilidade do vendedor. Depois do desembaraço aduaneiro, quando a carga é despachada e estiver acondicionada dentro do navio, a responsabilidade sobre ela recai para o comprador.

É ele quem deve contratar o frete internacional e arcar com todos os custos de transporte e seguro.

Qual é a diferença entre frete CIF e frete FOB?

frete-fob-frete-cif-qual-a-diferenca
Frete Fob e Frete CIF: qual a diferença entre as duas modalidades?

Ao contrário do frete FOB, o CIF — outro termo que faz parte dos Incoterms — é caracterizado pelo fato de que a responsabilidade pela entrega é da empresa fornecedora do bem ou mercadoria.

A sigla CIF significa “cost, insurance and freight”, ou seja, custo, seguro e frete. Nesse caso, é o embarcador quem se responsabiliza pela negociação com a transportadora, assim como pelos custos da movimentação e pelos riscos envolvidos.

No entanto, vale mencionar que todas as despesas relacionadas a esse “trabalho” são embutidas no valor final da compra. Como você deve ter notado, essa modalidade é muito utilizada nas vendas B2C, ou seja, nas relações entre empresas e consumidores. 

O frete CIF é tradicionalmente usado no e-commerce, quando você compra pela internet e a empresa fica a cargo do envio, sendo que você paga e só tem o trabalho de esperar o produto chegar na sua casa.

No frete CIF, portanto, diferentemente do FOB, a responsabilidade do vendedor não termina quando a mercadoria deixa o armazém, e sim quando ela chega às mãos do comprador. 

Quando é indicado contratar um frete FOB?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que são dois os fatores principais que devem ser colocados na balança na hora da escolha da modalidade de frete para a entrega de uma determinada compra: a questão da responsabilidade sobre a carga e a questão do controle sobre o transporte.

O frete FOB é, sem dúvida, indicado para quem precisa ter muito controle sobre a entrega, pois será o próprio comprador quem negociará os termos e condições do transporte, além de ter o contato direto com a empresa que realiza o serviço, uma vez que foi ele próprio quem a contratou. 

Nesse sentido, a modalidade se encaixa perfeitamente no caso de empresas que têm exigências específicas em relação ao transporte de carga e aos prazos de entrega. Basta pensar, por exemplo, em indústrias que compram matéria-prima de diferentes fornecedores e precisam desses insumos para não atrasar a sua produção. 

Inclusive, essas organizações já costumam ter um esquema de parcerias com transportadoras para coleta e entrega de produtos provenientes de diversas fontes.

Ademais, essa modalidade de frete é uma das mais utilizadas nas operações internacionais, pois simplifica a vida do comprador e do vendedor, levando a um processo de despacho menos burocrático. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Como funciona o frete FOB?

Como mencionamos, o frete FOB costuma ser usado em negociações B2B, ou seja, entre empresas. Então, para ilustrar o seu funcionamento, podemos pensar em uma indústria de carros que adquire uma certa quantidade de aço de um determinado fornecedor para a sua produção.

Ao realizar a compra, a fábrica pagará ao vendedor somente o valor da matéria-prima e se responsabilizará pelo transporte desse material até a sua sede. Para tanto, ela recorre a uma transportadora com quem já tem um contrato de prestação de serviços e negocia condições e prazos para a coleta e entrega do aço, de acordo com as necessidades da indústria.

Aqui, quem pagará os custos desse transporte, incluindo o serviço, o seguro e os impostos será a fábrica que comprou o insumo.

Quais são os tributos existentes para o frete e quem paga esses impostos?

Como sabemos, existem alguns tributos que incidem sobre o transporte de cargas e o tipo de frete — CIF ou FOB — interfere nesse sentido, pois define quem pagará esses impostos. 

No caso do frete FOB, como acabamos de citar, é o próprio comprador quem arca diretamente com essas despesas e o valor do frete deve estar indicado na Nota Fiscal, servindo de base para o cálculo dos tributos.

Mas de quais impostos estamos falando exatamente? No caso da movimentação de bens e mercadorias, costuma ser preciso recolher, por exemplo, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social).

Como ocorre o monitoramento do frete FOB?

Enquanto no CIF o transporte é de responsabilidade do vendedor, ou seja, ele acaba também tendo a obrigação de acompanhar a entrega, no frete FOB é um pouco diferente. Ainda, visto que não se responsabiliza pelo produto desde que este deixa o seu armazém, muitos vendedores não fazem questão de acompanhá-lo, pois isso implica custos e trabalho.

Logo, isso significa que quem deve fazer o monitoramento da encomenda é mesmo o comprador. Isso é até mais fácil, já que é ele quem tem o contato direto com a transportadora que presta o serviço de transporte.

Essas empresas, via de regra, atualmente, contam com sistemas de rastreamento e oferecem a possibilidade dos clientes serem notificados praticamente em tempo real quanto ao status da coleta/entrega da sua compra. Isso é possível graças à tecnologia, que evoluiu muito no setor logístico.

Como calcular frete FOB?

O que deve ser levado em conta na hora de calcular o frete FOB:

  • Peso unitário e total;
  • Volume (cubagem) unitário e total;
  • Valor total da nota fiscal;
  • Ponto de coleta e de entrega;
  • Pedágios, tributos e demais taxas.

Leia também: Tabela ANTT atualizada: como calcular piso mínimo do frete (passo a passo)

Qual é a importância da gestão do frete FOB?

Se no CIF o fornecedor precisa contar com uma boa gestão de transporte, no frete FOB, é o comprador quem deve se organizar e ter uma estrutura interna para gerenciar as suas compras e a respectiva logística envolvida.

Para isso, hoje, é possível contar com plataformas desenvolvidas especialmente para esse fim: os sistemas de gerenciamento de transportes, também conhecidos pela sigla TMS

Esses softwares facilitam e otimizam a organização dos fretes, possibilitando o registro dos envolvidos, a visualização da movimentação e contando também com ferramentas de controle financeiro, que auxiliam nessa parte.

Quais são as vantagens e desvantagens dessa modalidade?

Para concluir, assim como no artigo sobre o CIF elencamos os principais prós e contras daquela modalidade, aqui, resumiremos as vantagens e desvantagens do frete FOB, com base em tudo que detalhamos até aqui. Vamos lá?

Vantagens

  • Para o vendedor, é sem dúvida uma vantagem o fato da responsabilidade do transporte ser inteiramente do comprador. Dessa forma, ele não tem obrigação em relação a nada que diga respeito à entrega, às despesas e burocracias e aos riscos envolvidos;
  • Para o comprador, uma das vantagens de ficar a cargo da negociação e contratação do serviço de transporte é que é possível encontrar preços e condições de pagamento mais interessantes do que se ele fosse pagar o frete embutido no valor da compra;
  • O custo da entrega costuma ficar bem mais baixo do que no frete CIF;
  • Além disso, o destinatário tem muito mais liberdade e autonomia na questão da logística, além de maior controle em relação à entrega.

Desvantagens

  • O comprador necessita ter uma estrutura já pronta para optar pelo frete FOB, com uma equipe responsável pela logística;
  • Ele também precisa estabelecer parcerias com transportadoras de sua confiança e ter contratos de prestação de serviço de transporte já em andamento. Caso contrário, se tiver que negociar cada frete, terá bastante trabalho a cada nova compra;
  • Qualquer problema com o transporte será de sua responsabilidade, o que significa que é ele quem terá que entrar em contato com a empresa prestadora de serviço e avaliar a melhor forma de resolver a questão.

Sem dúvida, o frete FOB beneficia diretamente o vendedor, que não tem a responsabilidade pelo transporte do produto que vendeu. Por outro lado, existem também benefícios dessa modalidade para o comprador em muitos casos de compra B2B. 

Sendo assim, cada empresa deverá avaliar bem a sua situação para determinar qual é a categoria de frete mais vantajosa para as suas compras, conforme as suas necessidades e também possibilidades.

Frete FOB e o Seguro de Transportes

Em todos os casos — seja na modalidade de frete FOB ou frete CIF — a contratação do seguro de carga é indispensável para a proteção das mercadorias de uma operação. Pensando nessa necessidade, nós desenvolvemos um sistema muito fácil de cotação e contratação de seguros.

Tudo acontece totalmente online e você não precisa se deslocar de casa ou do trabalho. Além disso, recebe a cotação com as melhores seguradoras no seu e-mail, para que possa analisar e decidir qual é a melhor opção para atender suas necessidades.

Faça hoje a sua cotação — ou, se preferir, revisamos a sua apólice atual de forma gratuita.

Fale agora com um especialista em seguro de cargas!

Frete FOB: Considerações finais

Frete Fob: Quando escolher esta modalidade de frete?
Frete Fob: Quando escolher esta modalidade de frete?

Ao negociar produtos – seja na compra ou na venda – é de extrema importância conhecer as Incoterms e entender o que cada uma delas engloba.

Isso porque a Incoterm determina uma série de detalhes em uma negociação: de quem é a responsabilidade no transporte nacional e internacional? Quem deve contratar o seguro? E os desembaraços aduaneiros na origem e no destino, ficam a cargo de quem?

Todas essas determinações fazem uma enorme diferença em toda a negociação e no preço no produto.

Ao entender isso, você não corre o risco de concordar com determinada Incoterm que você não domina e acabar com gastos inesperados ou falhas de comunicação. Um exemplo disso é você aprender quando a contratação de um seguro fica sob sua responsabilidade.

Conhecer as Incoterms evita prejuízos, retrabalhos e, principalmente, falhas com o cliente.

Cada negociação é única e nada impede que você trabalhe com as duas possibilidades, tanto CIF quanto FOB, desde que mantenha em mente que os preços são diferentes em cada caso. Trabalhar com duas tabelas de preço pode ser interessante!

Se esse conteúdo te ajudou a entender mais sobre o frete FOB, conte nos comentários!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!