Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Na rota certa: 5 dicas para fazer sua transportadora se destacar no mercado!

3min. leitura
Revisado em 26 set 2023

O mercado de transporte de carga apresenta boas oportunidades — especialmente com o crescimento do e-commerce. Contudo, ele também é bastante concorrido. Assim, os negócios do setor, de pequeno a grande porte, precisam saber como destacar. E a rota de sua transportadora entra nesse crescimento!

Mas como colocar sua transportadora na rota certa do mercado? Nessa questão, é preciso que o gestor foque sua atenção em diferentes aspectos da empresa. Por exemplo, a otimização dos processos, organização financeira, marketing, entre outros. 

Para entender quais condutas é importante adotar para que sua transportadora entre na rota certa, confira este post. A seguir, você acompanhará 5 dicas para que o seu negócio se destaque dos concorrentes e tenha sucesso!

1.Tenha um bom relacionamento com seus clientes

A primeira dica é incluir na cultura da transportadora um relacionamento de excelência com os clientes. Então treine sua equipe para que todos sejam cordiais para conversar com o público e tenham empatia no momento de resolver qualquer conflito.

Essas são atitudes que podem parecer sem importância, mas são extremamente necessárias para fidelizar seus clientes. É também uma maneira de receber indicações espontâneas das pessoas, aumentando sua participação no mercado.

2. Use a tecnologia a seu favor na rota da transportadora

Para que a sua transportadora entre na rota do sucesso é preciso estar atualizado quanto às novas tecnologias do setor. Manter processos manuais é uma conduta que ficou no passado. Por isso, o gestor precisa ficar de olho nas novidades e implantar os recursos digitais na rotina de trabalho.

Utilizar sistemas para descobrir quais são os melhores trajetos, para organizar a parte logística ou ainda para rastrear caminhões são medidas que permitem agilizar seus processos. 

Assim, sua equipe trabalha de maneira mais integrada e ganha tempo nas tarefas. Além disso, você reduz a possibilidade de erros para fazer os fretes. Logo, é possível se destacar da concorrência.

3. Seja organizado com as finanças

Além de pesquisar sobre as tecnologias do segmento, um negócio só pode crescer quando as suas finanças estão organizadas. É essencial que o gestor entenda quais são as receitas, despesas e lucros da sua empresa, tendo um controle do fluxo de caixa.

Compreender a fundo o orçamento, identificando gastos desnecessários ou despesas que podem ser reduzidas, também é importante. Desse modo, você obtém uma fotografia das contas da sua transportadora e pode ter capital de giro e ainda realizar planejamentos.

Isso permite se programar para meses em que há gastos a mais. Por exemplo, de férias dos funcionários, impostos ou reposição de peças dos veículos. Ter um controle financeiro também ajuda a se planejar para investimentos de médio e longo prazo — como o aumento da sua frota.

4. Esteja preparado para imprevistos

Como você viu, ao entender a parte financeira da sua transportadora é possível se programar para o futuro. Mas tenha em mente que, apesar desse planejamento, os imprevistos podem acontecer. Afinal, o trabalho da empresa é realizado nas rodovias.

Há riscos variados quando se fala da rota da transportadora em estradas brasileiras. Algumas delas não estão em boas condições, enquanto outros trajetos são visados por bandidos, por exemplo. Então acidentes e roubo de carga são realidades para as quais a empresa precisa estar preparada.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Para alcançar esse objetivo, é importante proteger seu negócio com um seguro. Ao ter sua frota segurada, você e seus motoristas trabalham com mais tranquilidade. E o negócio conta com mais equilíbrio financeiro — fundamental para se destacar no mercado.

E a contratação do seguro não precisa ser um processo burocrático. Hoje em dia é viável fazer a cotação do seguro para sua frota online e sem complicações. Além disso, na Mutuus você encontra condições e preços especiais que se adequam ao orçamento da sua empresa.

5. Invista em marketing para manter sua transportadora na rota certa 

Por fim, uma das melhores dicas para destacar seu negócio da concorrência é investir no marketing. Afinal, não basta ter serviços de qualidade — é importante que os clientes conheçam a sua transportadora.

Para isso, vale a pena adotar estratégias para fortalecer a sua marca e divulgar seus serviços. E, apesar de parecer complicado de ser implementado, saiba que você pode aproveitar os recursos digitais para colocar em prática ações eficientes de marketing. 

Veja o que fazer!

Tenha um site completo

Ter uma página da sua empresa na Internet funciona como o seu cartão de visitas e é uma das formas pelas quais seus clientes em potencial podem encontrar seus serviços. Sempre considere que as pessoas procuram por produtos e serviços em motores de busca, como o Google.

Então a dica é aparecer entre as primeiras posições nessas pesquisas. Para isso, você deve ter um site otimizado, ou seja, com conteúdo de qualidade acerca do seu segmento. Assim, pode alcançar os melhores lugares nos rankings de busca.

Além do site, o ideal é ter um blog com artigos que tenham caráter educativo para o seu público. Desse modo, as pessoas podem esclarecer dúvidas e conhecer a sua transportadora e seus diferenciais.

Além de investir em conteúdo, tenha um site responsivo para que ele se adapte a diferentes dispositivos, como computador, tablet e celular. Ter um design agradável e oferecer uma boa navegação também são pontos importantes.

Aproveite as redes sociais para a rota de sua transportadora

Também é uma boa ideia criar páginas nas principais redes sociais para divulgar seus serviços, promoções e conteúdos. Aproveite essas plataformas para ficar mais próximo do seu público, conhecendo melhor seus interesses e o que eles buscam no segmento de transporte de carga.

Utilize o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso para empresas de diferentes portes. Você pode se cadastrar gratuitamente utilizando a conta do Google. Essa é uma forma de disponibilizar suas informações completas, como endereço, telefone e site.

Vale a pena, ainda, integrar com o Google Maps. Ele é um ponto importante, pois as buscas do Google consideram a localização do negócio. Dessa maneira, ao pesquisar por transportadoras, os clientes que estão em um local próximo do da sua empresa podem encontrá-la mais rapidamente.

Agora você já sabe as 5 dicas para que sua transportadora encontre a rota do sucesso. Apesar da alta concorrência, é possível adequar pontos no seu negócio e investir no marketing. Com isso, você fica mais próximo de seus clientes e pode crescer no mercado!

Para que nenhum imprevisto atrapalhe o crescimento da sua empresa, conte com a Mutuus e descubra as opções de seguro para sua frota!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!