Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

DANFE Online: O que é, como baixar e quem deve emiti-lo?

6min. leitura
Revisado em 28 set 2023

Como sabemos, a nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento fiscal do tipo XML que não existe fisicamente. Nesse sentido, o DANFE Online é a representação física da nota fiscal eletrônica e, embora não seja obrigatória nas operações comerciais, ainda é solicitada em algumas ocasiões.

O DANFE Online permite o acesso ao XML da NF-e, através de uma consulta pelo código de barras ou pela chave de acesso contidas no documento. Assim, ao facilitar essa consutla, o documento é responsável pelo monitoramento das mercadorias a serem transportadas.

Para saber mais sobre o DANFE Online, aprender a baixar e descobrir sua principal diferença com a nota fiscal, acompanhe este conteúdo completo.

Leia também: Consulta CT-e: Saiba como consultar o documento na Sefaz.

O que é DANFE Online?

O que é DANFE Online?

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é uma representação gráfica simplificada da NF-e. Trata-se de um registro físico que facilita o acesso aos dados da compra, contendo as principais informações, de forma resumida, da nota fiscal eletrônica.

Certo, mas por que ele é necessário? A NF-e é um documento que existe apenas na forma digital, como um arquivo universal que reúne dados organizados. Porém, como algumas situações ainda exigem a presença (impressa ou em PDF) do documento, o DANFE Online se torna importante.

Como regra, todas as informações contidas no DANFE precisam estar no documento fiscal eletrônico, sem nenhum tipo de divergência. Apesar de o DANFE não possuir validade jurídica, ele deve ser impresso pelo emitente da NF-e antes da circulação da mercadoria. E vale saber que, para o ato de entrega, ainda possui campo específico para assinatura.

Outra dúvida comum diz respeito ao formato do documento. Existe um layout definido pelo ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais). Mais adiante, vamos citar os principais pontos do layout.

Qual é a finalidade do DANFE Online?

Caminhões e veículos de transporte, quando transportam mercadorias, precisam ter os documentos legais da carga. Nesse sentido, o DANFE cumpre o papel de versão impressa da nota fiscal eletrônica, devendo acompanhar a mercadoria durante toda a movimentação logística.

Além de garantir a segurança aos envolvidos no transporte, a medida evita as multas. Ninguém deseja ser multado pela falta de documentos fiscais, portanto, é importante tomar cuidado e evitar problemas com a fiscalização.

Informações obrigatórias no DANFE Online

Entre os campos obrigatórios presentes no DANFE, nós temos:

  • Frase identificando “Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE)”.
  • Dados do emitente;
  • Natureza da operação;
  • Data e hora de saída da mercadoria;
  • Dados da transportadora (CNPJ, Inscrição Estadual e Razão Social);
  • Identificação do veículo;
  • Lista de itens;
  • Valores;
  • Chave de acesso composta por 44 dígitos;
  • Código de barras.

Obs.: se a data não estiver presente no documento, subentende-se a data emitida no documento fiscal eletrônico.

Ainda, é possível incluir outros dados, como aqueles relativos ao transportador. Se houver outras dúvidas, consulte o Manual de Orientação do Contribuinte para verificar as exigências e restrições referentes ao DANFE.

Onde gerar o DANFE?

O ideal é gerar o DANFE no mesmo sistema em que a NF-e foi emitida. Aliás, esta é uma recomendação feita pelo próprio Ministério da Fazenda, visando mitigar possíveis divergências entre os documentos.

Como acessar o DANFE Online? Aprenda em 5 passos

Como acessar o DANFE Online? Aprenda em 5 passos

Acessar o DANFE Online é fácil. Depois de gerar o documento no sistema, você precisa da chave de acesso e um certificado digital para acessá-lo no site da Sefaz. Calma, nós vamos mostrar por onde começar.

Ah, um detalhe (só para reforçar): é importante tentar usar um mesmo emissor para a NF-e e o DANFE, conforme aconselhado pelo Sefaz, para reduzir as chances de divergências de dados. Vamos lá, então?

  • Passo 1: Utilize o Certificado Digital e a chave de acesso (44 dígitos);
  • Passo 2: Acesse o site da Sefaz;
  • Passo 3: Em “Serviços mais Acessados”, clique em “Consultar NF-e”;
  • Passo 4: Insira a chave e confirme o capitcha e o certificado digital. Obs.: o DANFE só pode ser gerado quando o arquivo XML da NF-e já foi validado.
  • Passo 5: Pronto, agora você pode imprimir, salvar no computador ou enviar o DANFE Online ao cliente.

Vale lembrar que o acesso ao arquivo tem um prazo de até 180 dias (contados a partir de sua emissão). Passados os 180 dias, o sistema apresenta apenas um resumo das informações da NF-e, tais como: número, situação, CNPJ do destinatário e emissor, data e valor.

Ao acessar o DANFE Online, é possível visualizar apenas uma nota por vez.

Confira também: 6 documentos de transporte de cargas que você precisa conhecer.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Como baixar o DANFE Online?

Depois de acessar o DANFE Online (conforme o tópico anterior), o sistema disponibiliza um aquivo em PDF para ser baixado. É importante realizar o download do DANFE Online diante da necessidade de arquivar o documento, enviá-lo para as transportadoras e portá-los durante a circulação de mercadorias.

Quem emite o DANFE?

O DANFE é emitido pelo emitente da nota fiscal eletrônica, ou seja, o vendedor do produto. Ele deve emitir e imprimir o DANFE antes da circulação da mercadoria, uma vez que o trânsito da mercadoria depende do acompanhamento do DANFE correspondente.

Em geral, este documento é emitido por empresas que comercializam mercadorias e estão registradas na Secretaria da Fazenda (Sefaz) em sua UF de atuação. Antes de mais nada, a empresa em questão precisa estar habilitada a emitir NF-e.

Ainda, o DANFE poderá ser impresso ou reimpresso em qualquer outro momento para atender às obrigações tributárias futuras.

Qual a diferença entre DANFE Online e nota fiscal?

Qual a diferença entre DANFE Online e nota fiscal?

O DANFE Online e a nota fiscal eletrônica possuem caraterísticas e objetivos diferentes. Enquanto o Danfe se trata apenas de uma representação simplificada da nota fiscal eletrônica, a NF-e é o documento em si – totalmente digital.

Isso quer dizer que a NF-e não tem nenhuma validade enquanto documento impresso, tendo que ser substituída pelo DANFE durante o trânsito de mercadorias.

Quais são os tipos de DANFE?

Existem diferentes formatos de DANFE, conforme você vai conferir abaixo:

Normal

Este tipo de DANFE segue as diretrizes de envio comuns, sem outro detalhe.

Impresso em contingência

Quando o software emissor do documento tem dificuldade em se conectar com os webservices da Sefaz, há a possibilidade de emitir o DANFE em contingência. Este modelo serve para contornar o problema, evitando que o processo de venda do contribuinte seja interrompido.

Simplificado

O DANFE simplificado é um modelo emitido em operações realizadas fora do estabelecimento, sem um destinatário específico determinado. O critério básico para a sua emissão é a de que o contribuinte tenha optado pela emissão de NF-e.

Algumas especificações do DANFE Online simplificado:

  • Impressão em qualquer tipo de papel, com largura mínima de 55 milímetros;
  • Necessário assegurar a leitura do código de barras nos equipamentos.

DANFE NFC-e

O DANFE NFC-e é um documento fiscal auxiliar utilizado em transações no varejo, facilitando a consulta do documento digital pelo consumidor final, no ambiente da Sefaz.

Confira algumas características do DANFE NFC-e:

  • Leitura em impressoras não fiscais;
  • Possui QRCode, possibilitando a leitura em tablets e dispositivos móveis;
  • No formato resumido, apresenta apenas QRCode para a consulta no Sefaz;
  • No modelo detalhado, além do QRCode, apresenta todos os itens do cupom impressos.

Mensagem Eletrônica

Tipo permitido apenas para NFC-e, trata-se do DANFE enviado por e-mail.

Como funciona a composição da chave de acesso?

O DANFE Online possui uma chave de acesso obrigatória, composta por 44 dígitos. A seguir, confira como funciona sua composição:

  • 2 primeiros dígitos: UF do emitente;
  • 4 próximos dígitos: ano e mês de emissão da NF-e (formato AAMM);
  • 14 próximos dígitos: CNPJ do emitente;
  • 2 próximos dígitos: modelo da NF-e;
  • 3 próximos dígitos: série da NF-e;
  • 9 próximos dígitos: número da NF-e;
  • próximo 1 dígito: tipo de emissão da NF-e (tpEmis);
  • próximos 8 dígitos: código numérico da NF-e;
  • último dígito: dígito verificador da chave da NF-e.

Principais informações sobre o DANFE Online

  • precisa ser impresso antes que a mercadoria entre em circulação;
  • deverá ser impresso no tamanho mínimo A4 (210 x 297mm) e máximo em folha de ofício 2 (230 x 330 mm);
  • o verso poderá conter informações complementares (tais como dados do transportador e da mercadoria), desde que conservado espaço de, no máximo, 50% da folha;
  • na hipótese de ser impresso em mais de uma folha, incluir o número da folha atual e o total de páginas do documento;
  • para alterações no layout, considerar os termos previstos no Manual de Integração do Contribuinte.

Softwares para a emissão do DANFE Online

Atualmente, já existem softwares que cumprem bem sua função ao ajudar os contribuintes a emitir o DANFE Online. Essas soluções oferecem um processo mais simples, contando inclusive com o envio automático de notas para o cliente.

Em nossa pesquisa, três soluções para DANFE se destacaram:

  • Gestão Click;
  • TecnoSpeed;
  • DANFE View (Unimake).

Conclusão sobre o DANFE Online

Este foi o nosso guia completo com as informações mais importantes sobre o DANFE Online, documento obrigatório para todos os contribuintes. Entender o funcionamento deste documento é essencial para garantir mais segurança em suas operações e evitar correr riscos desnecessários.

Gostou do conteúdo? Se restou alguma dúvida ou tiver uma sugestão, deixe nos comentários, pois nosso intuito é tornar este material ainda mais rico para você.

Aproveite e confira os outros conteúdos do blog da Mutuus. Abordamos os principais assuntos do universo de seguros empresariais, transportes e muito mais.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!