Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Como consultar pregão em andamento: quais as melhores formas e o que é necessário?

6min. leitura
Revisado em 14 dez 2023

O governo é o principal comprador do país e a maioria dos seus fornecedores são micro e pequenas empresas. Nesse contexto, consultar pregão em andamento é equivalente a buscar ótimas oportunidades para o seu negócio.

Em julho de 2023, dos 452,3 mil fornecedores cadastrados no Sistema de Compras do Governo Federal, 67,7% eram micro e pequenas empresas. Isso demonstra que o governo é um grande mercado potencial para organizações de todos os portes e setores.

Mas como começar a vender ou prestar serviços para os órgãos públicos e governamentais das mais diversas autarquias? Bom, para começar, é fundamental saber como consultar pregão em andamento. O pregão é uma das principais modalidades de licitação pública e é por meio dele que é realizada grande parte das compras públicas.

Existem vários portais nos quais é possível fazer essa pesquisa e encontrar ocasiões de venda para o seu negócio. Neste artigo, trataremos sobre como fazer a consulta nos principais sites, além de tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é pregão?

Antes de aprofundarmos na questão sobre consultar pregão em andamento, vamos entender melhor do que estamos falando. O pregão é uma modalidade de licitação destinada à aquisição de bens e serviços comuns de qualquer valor estimado e sem maiores complexidades. Desse modo, pode ser utilizada no âmbito da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e é aberta ao público.

No pregão, os padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos pelo edital por meio de especificações reconhecidas pelo mercado. A modalidade foi criada com a finalidade de desburocratizar os procedimentos de compra e acelerar as contratações de bens e serviços simples.

A disputa nesse tipo de licitação ocorre por meio de uma sessão pública, podendo esta ser presencial ou eletrônica — pregão presencial e pregão eletrônico. Independentemente disso, a modalidade funciona sempre por meio de propostas e lances sucessivos, sendo um tipo de licitação de menor preço.

Logo, tem como critério de avaliação o menor valor ou o maior desconto apresentado, ou seja, entre as propostas enviadas que cumprirem os requisitos do edital, será escolhida aquela que tiver o valor mais baixo.

Aplicações do pregão

De acordo com a Lei Nº 14.133/21, o pregão pode ser utilizado por todos os entes federados e se aplica “sempre que o objeto a ser adquirido possuir padrões de desempenho e qualidade que possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais de mercado”.

Sendo assim, é utilizado para “bens e serviços comuns”, que são aqueles com possibilidade de comparação entre si, sem a necessidade de avaliação criteriosa, que permitem uma decisão com base no preço.

Em outras palavras, o pregão não pode ser utilizado para contratação de serviços técnicos ou especializados, de natureza predominantemente intelectual ou de obras e serviços de engenharia — com exceção para serviços comuns de engenharia, considerados ações padronizáveis em termos de desempenho e qualidade.

Para você entender melhor para que serve o pregão, aqui vão alguns exemplos de compras que podem ser realizadas pela modalidade:

  • compras de mobiliário padronizado;
  • combustível;
  • equipamentos e materiais de escritório;
  • serviços de limpeza;
  • vigilância;
  • informática;
  • transporte.

Por que consultar pregão em andamento?

Como os pregões são abertos ao público, qualquer cidadão pode consultar os editais publicados, além de acompanhar todo o processo licitatório, desde os valores propostos ao anúncio do vencedor.

A consulta dos pregões é muito importante para que se possa acompanhar as licitações que estão abertas. Assim, ao consultar pregão em andamento, é possível conhecer as especificações dos bens e serviços, os requisitos para participar e as datas importantes do processo.

Logo, trata-se de uma ferramenta fundamental para quem tem interesse em ser fornecedor de produtos ou prestador de serviços para o Governo. Atualmente, muitas empresas de diferentes portes e segmentos conseguem crescer e expandir os negócios participando de licitações públicas como pregões.

O que é preciso para consultar pregão em andamento?

Para poder consultar pregão em andamento, é necessário realizar a busca utilizando alguma das informações disponíveis para filtrar a pesquisa e visualizar os resultados. No portal do Governo Federal, por exemplo, é possível consultar pelo código da Unidade Administrativa de Serviços Gerais (UASG) e pelo número do pregão, lembrando de na modalidade selecionar “Pregão”.

O código da unidade compradora pode ser obtido no Google, digitando o nome do órgão + UASG. Mas se for pesquisar pelo pregão específico, terá que saber de antemão o número da licitação.

Contudo, se for fazer uma pesquisa genérica, também pode indicar o período da publicação, o objeto do edital, a Unidade da Federação, o município, os materiais ou serviços. Portanto, existem diversas possibilidades de busca que trarão os editais referentes à filtragem desejada.

Afinal, como consultar pregão em andamento?

Existem diferentes formas de consultar pregão em andamento, mas, hoje, graças à era digital, a mais utilizada é a online. Isso quer dizer que você pode ter acesso às licitações em plataformas e sites públicos e privados. Aqui, trataremos sobre os principais meios para essa finalidade. Acompanhe!

Consultar pregão no Comprasnet

O Comprasnet é o Portal de Compras do Governo Federal, um site que disponibiliza informações relacionadas a licitações e contratações, permitindo que as compras governamentais de bens e serviços sejam realizadas de forma eletrônica.

O sistema já passou por diversas atualizações desde a sua criação em 1997 e, atualmente, chama-se Compras.gov.br. Além do acesso a diferentes funcionalidades, como a inscrição no cadastro de fornecedores, a plataforma possibilita a obtenção de editais e a participação em processos licitatórios.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Não tínhamos como não começar citando-o, pois se trata do principal portal de consulta de licitações, reunindo a imensa maioria dos processos que acontecem no país — todos praticamente. Consultar pregão em andamento por meio do Comprasnet não é complicado, pois existe uma seção específica de consulta detalhada de licitações, que pode ser acessada neste link.

Na página, é possível fazer a pesquisa escolhendo a modalidade “Pregão” e informando outros dados. Se não for fazer a busca pelo número da licitação, obrigatoriamente, terá que informar o período de publicação do edital.

Consultar pregão no próprio site dos órgãos licitantes

Outra possibilidade é navegar pelos sites dos órgãos licitantes, ou seja, dos órgãos governamentais que estão fazendo a compra de bens ou a contratação de serviços. Estamos falando, por exemplo, dos portais de prefeituras e governos estaduais, que costumam ter uma seção específica de Licitações na qual divulgam os editais abertos.

A Bolsa Eletrônica de Compras de São Paulo (BEC) é provavelmente um dos mais importantes portais nesse sentido, uma vez que realiza um grande número de processos licitatórios. Mas cada estado e cada município tem o seu, assim, existe uma diversidade bem grande de sites para serem explorados.

Ademais, além desses, também existem outras inúmeras instituições públicas e empresas paraestatais que utilizam pregões para realizar suas compras e contratações. A Caixa Federal é um exemplo, assim como os Correios, as universidades públicas, os hospitais e outros.

Consultar pregão no site de empresas especializadas em licitações públicas

Por fim, também é possível consultar pregão em andamento em portais especializados em licitações públicas. Diferentemente dos portais do governo, alguns desses sites podem oferecer também serviços pagos.

Nesse contexto, existe o Licitações-e, portal do Banco do Brasil, no qual não apenas este, mas também prefeituras, secretarias, associações e outras entidades publicam seus editais. Na seção de Pesquisa avançada, é possível filtrar pela modalidade, assim, você pode indicar que está à procura de pregões.

Já o Portal de Compras Públicas é mais focado em prefeituras, no qual é possível se cadastrar primeiramente de forma gratuita e, depois, avaliar se você deseja mesmo usufruir dos serviços pagos para consultar pregão em andamento.

Com um formato semelhante, existe o Alerta Licitação, no qual você pode realizar pesquisas utilizando diferentes filtros e usufruir de planos pagos que incluem envio de e-mails diários.

Para concluir, um site que oferece um serviço de notificações focado em pregões é o Siga Pregão. A plataforma faz uma pesquisa em vários portais de publicação de editais e envia um compilado de acordo com os seus interesses, localização etc.

Quais informações consigo obter ao consultar pregão em andamento?

Se você consultar pregão em andamento, terá acesso a todas as informações importantes referentes ao edital em questão — ou seja, tudo que você precisa saber sobre o processo licitatório que está aberto.

No Comprasnet, por exemplo, ao fazer a busca, o portal mostra uma página com um compilado de informações, contendo:

  • Nome do órgão/instituição que publicou o pregão;
  • Cód. da UASG;
  • Número do pregão;
  • Objeto do pregão;
  • Data de início do edital;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Fax;
  • Data da entrega da proposta;
  • Data de abertura da proposta.

Mais abaixo, você encontrará um botão de Itens e Downloads, no qual é possível clicar para visualizar os itens licitados com as suas respectivas especificações. No final da lista, ao fim da página, tem um botão para fazer o download do edital.

Consultar pregão em andamento: dicas para fazer uma boa análise

Agora que você já sabe como consultar pregão em andamento, vamos deixar aqui mais algumas dicas para pesquisar editais e também para analisar as oportunidades.

Não restrinja a busca

Em primeiro lugar, é importante saber que, com o pregão eletrônico, não é preciso ficar focado no seu município ou estado, ou seja, não há barreiras geográficas para você encontrar um cliente público ou governamental. Ele pode estar em qualquer lugar do Brasil, então, não restrinja a sua busca.

Portanto, faz muito mais sentido buscar por período de publicação ou por objeto (de acordo com o que você vende) para encontrar o maior número possível de possibilidades de negócio.

Estude o edital com atenção

Depois de encontrar pregões que procuram por aquilo que você oferece, é essencial ler e estudar com muita atenção todos os detalhes sobre a participação na licitação para entender se não existe nenhum impedimento legal e se a sua empresa realmente cumpre plenamente os requisitos em questão.

Atenha-se também às regras referentes à forma de apresentação da proposta e aos prazos para não cometer equívocos que podem custar a sua classificação.

Certifique-se de estar habilitado e poder suprir a demanda

Além de avaliar com cautela se dispõe de toda a documentação exigida para a habilitação ao edital, é crucial analisar a sua capacidade para entregar de fato o que o órgão necessita.

Ainda, é importante estar ciente das sanções previstas em caso de inadimplemento. Evidentemente, não é desejado que isso aconteça, mas conhecer as consequências do não cumprimento das obrigações perante à Administração Pública é essencial para evitar surpresas.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando outros posts interessantes relacionados a licitações públicas no blog da Mutuus.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!