Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Tabela Fipe Caminhão: Entenda e Aprenda a Consultar [GUIA]

4min. leitura
Revisado em 06 set 2023

Todo mundo que deseja comprar ou vender um veículo de transporte de carga precisa ter uma noção do valor que vai pagar na aquisição ou que deve cobrar por ele. Já faz algum tempo, a principal referência no mercado de novos, seminovos e usados nesse sentido é a Tabela Fipe de caminhão.

Esse tipo de bem, como tantos outros existentes, desvaloriza assim que deixa de ser considerado novo, ou seja, quando é adquirido. Isso significa que o seu preço muda, mas é difícil definir qual é a dimensão dessa mudança. 

A Tabela Fipe reúne os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores no mercado nacional e, assim, serve como parâmetro para negociações e avaliações, além de ser base para o cálculo do IPVA e para contratos e seguros. 

No entanto, embora a maioria das pessoas que atua no setor de transportes já tenha ouvido falar sobre a Tabela Fipe de caminhão, muitos não entendem exatamente como ela é desenvolvida e de que forma realizar consultas. Portanto, este artigo é para esclarecer todos os detalhes sobre essa ferramenta tão importante. Confira!

O que é a Tabela Fipe?

tabela fipe de caminhão

Trata-se de um documento que reúne os valores médios de veículos do mercado brasileiro, sendo considerado o principal índice para negociação de automóveis, motocicletas e caminhões no país. 

Como o próprio nome sugere, a tabela foi criada pela Fipe, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. 

Como é feito o cálculo dos valores da Tabela Fipe? 

Os valores divulgados na Tabela Fipe são os preços médios praticados por vendedores, considerando-se três fatores: a marca, o ano e o modelo do veículo. Sendo assim, o documento não considera questões como quilometragem, estado de conservação, cor, acessórios e outros itens que influenciam nas condições da oferta.

Além disso, também cabe mencionar que os valores variam muito de uma região para outra e a Fipe apresenta no documento uma média em relação àquilo que foi coletado em diferentes cidades. 

Portanto, em uma pesquisa superficial, os preços efetivamente praticados podem, por vezes, parecer um pouco distantes daqueles da tabela. Isso ocorre também porque, ao coletar os dados, os pesquisadores descartam valores extremamente baixos ou altos ou, ainda, com muita discrepância estatística em relação ao geral.

Para que serve a Tabela Fipe?

É fundamental compreender que a Tabela Fipe tem o intuito de ser utilizada como parâmetro para quem quer, por exemplo, avaliar o seu caminhão para vendê-lo. Logo, o objetivo do documento não é impor ou estabelecer um preço, e sim servir de referência

Portanto, o valor pode sofrer ajustes e correções para cima ou para baixo com base em diferentes variáveis. Nesse sentido, o valor de um veículo com uma quilometragem baixa será evidentemente mais alto. Assim como o preço de um caminhão que esteja mal conservado provavelmente sofrerá um desconto. 

Mas ninguém é obrigado a seguir a tabela ao pé da letra. Ademais, outros itens precisam ser considerados. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Além de servir como uma espécie de guia oficial para comerciantes, vendedores e compradores, a ferramenta também auxilia na base para o cálculo de seguros e tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

Quando a Tabela Fipe de caminhão é atualizada?

Desde 1988, a fundação responsável realiza as estatísticas mensalmente e divulga a Tabela Fipe com valores atualizados de automóveis, motos e caminhões a cada mês. Logo, todos os meses, via de regra nos primeiros dias do mês, as novas informações são disponibilizadas para consulta.

No site, é possível pesquisar os índices de anos anteriores, desde janeiro de 2001. Para não haver confusão em relação ao período pesquisado, o mês de referência é sempre citado no resultado da busca.

Quais são os principais usos da Tabela Fipe de caminhão?

Ao servir como parâmetro do valor de veículos novos, seminovos e usados, a Tabela Fipe acaba por ter diferentes usos e trazer benefícios para os diversos atores envolvidos — sejam eles proprietários de carros, motoristas de caminhão, transportadoras ou empresas do setor automotivo.

Aqui, citaremos as suas principais utilizações. Acompanhe!

Avaliação dos veículos

Quando você tem um veículo, é importante acompanhar a valorização ou desvalorização daquele modelo no mercado ao longo do tempo. O índice da Fipe possibilita que você faça esse acompanhamento, tendo acesso a valores realistas e atuais do seu caminhão. 

O acesso a essa avaliação do veículo é importante para que você saiba, por exemplo, quando é um bom momento para vendê-lo, seja porque ele está muito valorizado e você poderá ganhar mais na venda ou porque o seu valor está em queda por meses seguidos.

Compra e venda

A Tabela Fipe é uma grande aliada na negociação de compra ou venda de veículos dos mais diferentes tipos. Sendo uma referência nacional e confiável, o documento auxilia tanto vendedores quanto compradores a receberem ou pagarem preços mais justos pelos caminhões.

Definição do valor do IPVA

O cálculo do valor do IPVA, imposto obrigatório que deve ser pago anualmente por proprietários de veículos no país, é feito a partir do valor médio apresentado pela Tabela Fipe e multiplicado pela alíquota de cada Estado. É por isso que, quando os veículos estão mais valorizados, ou seja, com preços em alta, o IPVA fica mais caro.

Como consultar a Tabela Fipe de caminhão?

A Fipe disponibiliza a tabela de forma pública e gratuita por meio do site oficial da fundação ou do seu aplicativo (disponível no Google Play e na App Store).  Apesar de contar com mais de 9.349 veículos no total e 1.556 modelos de caminhões, a consulta é muito simples.

Ao realizar a busca, será preciso indicar a marca, o modelo e o ano do veículo que você deseja pesquisar o valor. Abaixo, você pode conferir um passo a passo sobre como fazer a pesquisa na Tabela Fipe de caminhão!

Passo a passo para consultar a Tabela Fipe caminhão

Tabela fipe caminhão: como consultar
  1. Acesse o site oficial da Fipe: https://veiculos.fipe.org.br/
  2. Role a barra lateral até o final da página e clique em “CONSULTA DE CAMINHÕES E MICRO-ÔNIBUS”;
  3. Em “Pesquisa comum”, selecione o período de referência — se quiser acessar os valores mais atualizados, opte pelo mês atual;
  4. Informe, nessa ordem, a marca, o modelo e o ano do modelo do caminhão;
  5. Clique em pesquisar;
  6. Logo abaixo dos campos de busca aparecerá um quadro azul com as informações sobre o veículo e a consulta. Na última linha, virá o preço médio do veículo pesquisado.
Tabela fipe caminhão: como consultar

Como saber o código da Tabela Fipe de caminhão?

A Fipe atribui um código a cada modelo de veículo. Ao realizar a busca, como indicamos acima, ele aparecerá na segunda linha do quadro — o código Fipe. Como vimos, ele não é obrigatório para realizar a “Pesquisa comum”, mas pode ser utilizado se você optar pela “Pesquisa por código Fipe”.

Portanto, o código não é obrigatório, mas vale anotá-lo para realizar as próximas buscas, pois facilita na hora de pesquisar, pois você não precisará indicar novamente marca e modelo do veículo.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!