Conteúdo verificado

Seguro saúde viagem: importância, coberturas e como funciona (guia completo)

O que fundamenta a importância do seguro saúde viagem?

Conhecer novos lugares, provar comidas diferentes, viver outras culturas… viajar é uma das melhores experiências da vida, concorda? 

Mas basta um perrengue de saúde no meio do caminho para estragar os planos. Imagine só: você está em Paris e torce o tornozelo descendo uma escada do metrô. Ou então, pega uma intoxicação alimentar no meio daquela viagem dos sonhos no litoral nordestino. 

Infelizmente, situações assim podem sair muito caras sem um seguro saúde viagem.

Afinal, sabemos bem que custos com exames, internação e procedimentos médicos não são baratos, e isso fica ainda pior quando estamos longe de casa.

Nessas situações, qual é o papel do seguro saúde viagem? Como esse produto funciona e quando vale a pena contratar? Acompanhe a seguir!

O que é o seguro saúde viagem?

O seguro saúde viagem é uma proteção que cobre despesas médicas, hospitalares e outros imprevistos durante a viagem.

Dependendo do plano contratado, o serviço é válido tanto em destinos internacionais quanto nacionais e pode incluir desde atendimentos médicos simples até internações.

Assim, se algo acontecer com você ou um familiar durante a viagem, basta acionar o seguro pelo site, aplicativo ou telefone para reembolsar despesas, custear o tratamento necessário ou ainda receber a indenização prevista no contrato.

De acordo com uma pesquisa da Hinou, 53% dos brasileiros planejam viajar nos próximos doze meses, mesmo com a situação econômica instável do país.

Ao mesmo tempo, a procura por seguro viagem cresceu 6% nos primeiros cinco meses de 2025, o que mostra uma preocupação em garantir uma viagem segura e tranquila.

Aqui, vale diferenciar o seguro viagem do plano de saúde.

O seguro viagem é mais completo que um seguro saúde, pois além de cobrir os custos relacionados à saúde em si, oferece serviços adicionais como assistência com bagagem, cancelamento de viagem e prorrogação de estadia.

Confira: Seguro para viagem: como funciona, o que cobre e qual escolher?

Quais os tipos de seguro saúde viagem?

Em geral, o seguro saúde viagem se divide entre internacional e nacional:

Seguro saúde viagem internacional

É obrigatório em diversos países, como os que fazem parte do Tratado de Schengen (na Europa), incluindo Portugal, França, Alemanha, Itália, Espanha e Países Baixos.

O serviço garante assistência médica fora do Brasil, onde os custos com saúde costumam ser bastante altos e pouco acessíveis.

Seguro saúde viagem nacional

É indicado para viagens dentro do Brasil, principalmente quando o destino é longe da sua cidade de origem e não é possível contar com a rede do seu plano de saúde tradicional.

Embora não seja obrigatório, é muito recomendado para quem quer evitar perrengues desnecessários e não abre mão de curtir a viagem sem preocupação.

Quem pode fazer o seguro saúde viagem?

O seguro viagem é destinado a qualquer pessoa que vai viajar, seja a trabalho, lazer, intercâmbio ou até para visitas rápidas. Inclusive, até mesmo empresas podem contratar o serviço para funcionários que viajam com frequência.

Vale lembrar que a contratação leva em conta a idade do viajante, se é nacional ou internacional e tipo de cobertura desejada. Isso porque cada seguro precisa ser adaptado à realidade de cada pessoa, assim como às suas condições médicas específicas, para garantir a máxima transparência e alinhamento com a seguradora.

Com isso, você viaja tranquilo e evita dor de cabeça se um imprevisto acontecer.

Como funciona o seguro saúde viagem?

Antes do embarque, basta entrar em contato com uma seguradora que oferece o seguro saúde viagem, fazer o orçamento do serviço e comparar diferentes opções. 

Com isso, você encontra o plano ideal para sua viagem e ainda economiza.

Muitas seguradoras oferecem a cotação para pessoa física em seus próprios sites. Porém, se você busca um seguro saúde para viagens corporativas, o ideal é conversar com um corretor especializado e personalizar a proteção de acordo com o perfil da empresa.

Depois de informar dados do viajante, destino, objetivo e período da viagem, a seguradora avalia os riscos e define o prêmio de seguro – o valor a ser pago pelo serviço.

O preço do seguro é geralmente definido por dia de viagem, mas várias companhias oferecem opções flexíveis de pagamento, como parcelamento no cartão de crédito.

Após liberar o seguro, a seguradora emite a apólice – o documento do seguro – e pronto: você pode viajar tranquilo sabendo que estará protegido durante a viagem.

E, se algo acontecer durante sua estadia, basta acionar a seguradora por meio de um de seus canais oficiais e solicitar o serviço, reembolso ou custeio do tratamento médico necessário.

Quais as principais coberturas do seguro saúde viagem?

As coberturas vão além da proteção da saúde em si do viajante, oferecendo apoio em diversos imprevistos que podem atrapalhar sua experiência.

Despesas médicas e hospitalares

Cobre atendimentos emergenciais, consultas e até cirurgias do segurado ou beneficiários durante viagem nacional ou internacional.

Despesas farmacêuticas

Garante o reembolso de medicamentos comprados durante a viagem mediante prescrição médica, evitando que esse custo pese no seu bolso.

Extravio ou danos à bagagem

Em caso de mala perdida, atrasada ou danificada pela companhia aérea, a proteção cobre roupas, itens pessoais e bens de maior valor para que você não fique no prejuízo.

Cancelamento de viagem

Garante o reembolso das despesas já pagas caso precise cancelar a viagem por motivos de força maior, como saúde ou outro imprevisto coberto na apólice.

Remarcação de passagem

Cobre os custos de mudanças de voo em situações emergenciais, poupando você e os beneficiários do seguro de gastos inesperados em cima da hora.

Prática de esportes radicais

Ideal para quem pratica atividades como esqui, mergulho, trilhas, entre outros durante viagens nacionais ou internacionais. Como esses esportes oferecem mais riscos, o seguro garante proteção personalizada adequada para esse perfil de viajantes.

Prorrogação de estadia

Assume custos adicionais com hospedagem, caso seja necessário ficar no destino por mais tempo por razões médicas.

Retorno de acompanhante

Se você estiver hospitalizado e precisar de alguém de confiança perto de você, o seguro cobre as despesas para que alguém esteja ao seu lado no retorno.

Fisioterapia

Cobre sessões de fisioterapia para recuperação em casos de acidente ou lesão durante a viagem, garantindo a continuidade do tratamento mesmo fora do país.

Quais os tipos de assistências no seguro saúde viagem?

Além das coberturas, alguns planos oferecem assistências 24h, como:

  • Atendimento médico emergencial;
  • Apoio em casos de perda de documentos;
  • Suporte para localização de bagagem;
  • Orientação jurídica em situações específicas.

Vale destacar que tudo depende de cada companhia de seguros. Para saber quais assistências estão inclusas no seu plano de seguro saúde viagem, converse com a sua corretora ou seguradora e tire todas as dúvidas.

O que o seguro saúde viagem não cobre?

Normalmente, o seguro saúde viagem não cobre situações como:

  • Doenças preexistentes não declaradas;
  • Viagens para tratamento médico;
  • Incidentes por uso de drogas ou álcool;
  • Esportes radicais não informados;
  • Procedimentos estéticos não emergenciais;
  • Regiões com risco extremo;
  • Custos por mudança de planos pessoais;
  • Acidentes decorrentes de imprudência;
  • Entre outras.

Quais as vantagens de fazer o seguro saúde viagem?

Entre as vantagens de ter um seguro saúde durante sua viagem, vale destacar:

  • Tranquilidade em destinos internacionais com custos médicos altos;
  • Suporte imediato em emergências médicas;
  • Proteção extra contra outros imprevistos, como bagagem e voos.
  • Valor acessível em comparação ao custo de uma internação.

Quem exige o seguro saúde viagem?

Muitos países fazem parte do Tratado Schengen e exigem seguro para entrada.

São eles: Áustria, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia e Suíça.

Já para os EUA, pelo contrário, não é obrigatório ter o seguro viagem. 

Porém, é uma recomendação feita pela maioria dos especialistas, afinal, o sistema de saúde norte-americano é um dos mais caros do mundo, e qualquer tratamento médico básico pode gerar custos altíssimos.

Qual é o melhor seguro saúde viagem?

O melhor seguro saúde viagem é aquele plano personalizado e pensado de acordo com o seu perfil — seja individual, familiar ou empresarial. 

Além disso, a escolha da seguradora é essencial, já que contar com uma empresa confiável garante suporte rápido e eficiente na hora do aperto que você mais precisar.

Qual o valor do seguro saúde viagem?

O preço varia de acordo com inúmeros fatores, como destino, idade do viajante, tempo de viagem e coberturas escolhidas. Mas, em muitos casos, custa menos que uma diária de hotel, podendo levar a economia de muito dinheiro em uma emergência médica. 

Com a Porto Seguro, por exemplo, o plano básico para viagens nacionais é a partir de R$ 40,00 (diária). Já o plano básico para a Europa possui diária de a partir de R$ 90,00.

Para deixar isso ainda mais claro, vamos considerar o caso de um dos nossos clientes que fez o seguro saúde viagem para 2 funcionários, ambos com menos de 70 anos.

Antes de falarmos quanto custou, vamos listar alguns aspectos que influenciaram no valor:

  • A viagem foi do Brasil para a Europa;
  • Os dois funcionários ficaram 10 dias lá;
  • O período foi entre o dia 3 até o dia 12 de setembro;
  • Foram contratadas mais de 20 coberturas, como despesas médicas, hospitalares e odontológicas, danos de bagagem, fisioterapia e regresso sanitário;
  • Outros dois detalhes presentes nesse caso: havia cobertura para Covid-19 e os meios de transporte cobertos foram avião, navio, ônibus rodoviário, carro e moto.

Houve outros fatores que influenciaram no valor? Sim, mas esses já dão uma noção geral sobre o custo.

Essa empresa em particular teve duas alternativas de pagamento: se usasse o cartão Porto Seguro, o custo ficaria R$ 3.743,26, mas se optasse por outras bandeiras de cartão, R$ 3940,26.

Esse é só um exemplo. A melhor forma de saber quanto custará seu seguro saúde viagem empresarial é cotando com a gente, a Mutuus. Basta clicar aqui para fazer tudo online.

Quais seguradoras fazem seguro saúde viagem?

Diversas seguradoras atuam nesse segmento para viagens nacionais e internacionais, entre as quais:

  • Porto Seguro;
  • Allianz Seguradora;
  • SulAmerica Seguros;
  • Itaú Seguradora;
  • Tokio Marine;
  • MAPFRE Brasil;
  • Bradesco Seguros;
  • Entre outras.

O que é necessário para cotar seguro saúde viagem?

Isso varia de acordo com a seguradora, mas geralmente é necessário informar as datas da viagem, destino, idade dos viajantes, objetivo da viagem, atividades previstas, histórico de saúde dos viajantes, valor da cobertura desejada e forma de pagamento.

Como acionar o seguro saúde viagem em caso de sinistro?

Em caso de problema coberto pelo seguro durante a viagem, você pode acessar um dos canais oficiais para acionar a seguradora, como telefone, chat ou WhatsApp. Muitas vezes, esses canais ficam disponíveis 24h para seus clientes. 

Assim que o problema acontecer, é importante agir rapidamente, pois assim você recebe a orientação necessária sem atrasos e garante que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente para que você possa receber a assistência ou reembolso o mais rápido possível.

Quais os documentos necessários para acionar o seguro saúde viagem?

A maioria das seguradoras disponibiliza um formulário próprio que deve ser preenchido para acionar o seguro. Além dessas informações do formulário, que podem de acordo com a companhia, elas pedem cópia de documentos pessoais, como RG ou passaporte, comprovante da apólice, notas fiscais e, em alguns casos, relatórios médicos ou hospitalares.

Como contratar seguro saúde viagem empresarial?

Empresas que enviam funcionários para viagens nacionais ou internacionais podem contratar pacotes coletivos, garantindo proteção a toda a equipe de colaboradores.

Entre as principais proteções do seguro viagem corporativo estão a assistência médica e odontológica emergencial, indenização por acidentes pessoais, assessoria jurídica, auxílio em despesas de farmácia e extravio de bagagem.

Uma das vantagens é o custo-benefício, já que a seguradora consegue incluir todos os colaboradores em um único contrato, com condições diferenciadas.

Outra modalidade é o seguro para excursão empresarial, ideal para viagens em grupo com objetivo de negócios. Aproveite e confira como funciona.

Dúvidas frequentes

Confira dúvidas comuns sobre o seguro de saúde para viagem:

Qual o melhor seguro de saúde para viagem?

Depende do destino, duração da viagem e perfil do viajante. Para viagens internacionais, é recomendável um plano com cobertura ampla.

Como funciona o seguro saúde para viagem?

Você contrata antes de embarcar e tem direito a atendimento médico, hospitalar e outras assistências durante o período da viagem. Diante de um problema, para acionar a cobertura, basta entrar em contato com a seguradora por meio de um de seus canais oficiais.

Viajar é incrível, mas estar protegido contra imprevistos é ainda melhor!

Afinal, transformar um momento tão precioso em uma dor de cabeça é o que ninguém deseja.

Gostou deste post? Confira outros conteúdos no blog da Mutuus!

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro Viagem

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *