Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro de carga para transportadora: Conheça os riscos que podem ser minimizados com o seguro

5min. leitura
Revisado em 28 set 2023
seguro de carga da Mutuus Seguros

Se você chegou até aqui, sabe como ninguém que o serviço de transporte é uma atividade arriscada. Sem um seguro de carga para transportadora que possa minimizar perdas e danos de bens e mercadorias, uma empresa de transportes pode ir facilmente à falência ao precisar arcar com os custos.

Para você ter uma ideia, informações da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostraram que 36% das empresas transportadoras desistiram do empreendimento em razão da violência. Isso porque, até aqui, estamos falando ainda apenas sobre violência nas estradas relacionada a roubo de cargas.

Ficou assustado? Não se deixe enganar! Em tempos de crise e incertezas econômicas, todo cuidado é pouco quando o que está em jogo é a saúde financeira do seu negócio.

Então, chegou a hora de entender melhor sobre esse e outros riscos que corre uma transportadora e como é possível minimizá-los. Vamos lá?

Quais os riscos de uma transportadora?

riscos de uma transportadora

Antes de falar do seguro de carga para transportadora e como ele minimiza perdas, vale explorar quais são esses riscos do segmento. Vamos falar sobre aqueles que mais acometem os profissionais no dia a dia. Confira!

Acidentes

Em 2020, foram registrados mais de 11.100 acidentes envolvendo veículos de carga nas rodovias brasileiras, de acordo com dados divulgados em 2021, pela CNT. Esses acidentes geraram um custo estimado em R$ 10,22 bilhões.

Quando falamos em seguro de carga para transportadora, a apólice para acidentes é obrigatória por lei. Apesar da obrigatoriedade do seguro, ninguém deseja que um acidente aconteça, certo? Então, vale conhecer algumas causas desse imprevisto.

Falta de capacitação dos profissionais

Os profissionais que atuam na sua frota são capacitados o suficiente para tomar atitudes corretas diante dos desafios da atividade de transporte? É necessário investir em treinamentos para boas práticas de direção, até mesmo para aqueles mais experientes e que já atuam há muito tempo como motoristas.

Vale lembrar que existem situações em que o profissional até tem o conhecimento necessário, mas que por descuido ou negligência, acaba causando o desastre. Para esses casos, existem sistemas de monitoramento que ajudam a cuidar do comportamento dele durante o transporte e, assim, evitar as situações graves.

Falta de manutenção adequada

Se os itens de segurança do veículo transportador não estiverem em pleno funcionamento, o risco de acidentes aumentam. Acompanhando algumas matérias sobre acidentes nas estradas, pude notar que freios em mau funcionamento é um fator de alto risco — sobretudo em se tratando de curvas perigosas.

Mas não são só os freios que devem ser observados. Na manutenção preventiva, os seguintes itens exigem grande cuidado:

  • Filtros;
  • Óleo do motor;
  • Suspensão;
  • Luzes;
  • Paleta do limpador;
  • Pneus;
  • Módulo de injeção;
  • Sistema elétrico;
  • Quinta roda.

Avarias na carga transportada

Um outro risco comum que aterroriza quem trabalha no setor de transportes é a avaria na mercadoria transportada. Mais adiante, nós vamos falar como o seguro de carga para transportadora pode ajudar a mitigar esses riscos.

Antes disso, nos responda o seguinte: você sabe qual é uma das razões para acontecer avarias nos bens e produtos? É muito comum que o problema seja o seguinte:

Acomodação inadequada das mercadorias

O risco de avarias na carga já aumenta a partir do momento em que os bens e produtos são transportados em um caminhão impróprio para a sua categoria. A situação fica ainda pior quando eles são acomodados ainda em embalagens impróprias e que os deixam movimentando em excesso na caçamba do veículo.

Roubo e violência nas estradas

Os números que comentamos no início não nos deixam mentir: a violência no trânsito relacionada a furto e roubo de cargas não apenas assusta como também desanima muitos transportadores, frequentemente.

Além da contratação do seguro de carga para transportadora — sobre a qual abordaremos logo a seguir — existem outras ações anteriores que podem e devem ser consideradas pela sua operação. Continue acompanhando!

seguro de carga da Mutuus Seguros

Falta de investimento em tecnologia

Infelizmente, ainda existe uma certa mentalidade em alguns transportadores de que o investimento em tecnologia é desnecessário. Uma coisa nós podemos dizer: é muito o contrário disso. Aliás, na hora da avaliação de risco do seguro de carga para transportadora, ações preventivas chegam até a ser exigidas pelas seguradoras.

Os avanços da tecnologia certamente vêm trazendo vantagens aos profissionais do setor de transporte. A partir deles, hoje transportadores podem planejar e melhor definir suas rotas, ter mais conforto e, claro, trabalhar com mais segurança.

Na medida em que a tecnologia avança, a criminalidade também se inova. Dessa forma, é viável investir em softwares de monitoramento de frotas que permitem uma viagem tranquila para motorista e toda a equipe envolvida.

Paradas arriscadas

Às vezes é difícil evitar paradas durante a prestação de serviço de transporte. No entanto, é preciso ter muita atenção e um pouco de conhecimento sobre o local em que a parada está acontecendo.

Caronas mal-intencionadas

Se você é um caminhoneiro, eu sei que às vezes você não quer ser chato e evita negar caronas. Não custa nada, não é? Bem, na verdade pode custar muito — não apenas a sua carga, mas também sua integridade física.

É melhor parecer chato e inacessível do que arriscar, afinal, você não consegue ler a boa intenção na testa de ninguém.

Falta de cuidado na carga e descarga de mercadorias

O momento da carga e descarga de mercadorias é um dos mais visados pela criminalidade para roubos. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de realizar o procedimento e evitar infortúnios.

Como o seguro de carga para transportadora pode minimizar esses riscos?

seguro de carga para transportadora: como ele minimiza riscos

Certo, até aqui já falamos sobre muitos riscos aos quais uma transportadora está exposta. Mas como pode o seguro de carga para transportadora minimizar os danos causados pelas situações comentadas?

Bom, vejamos as principais coberturas contempladas em um seguro de carga para transportadora. Confira!

Principais coberturas do seguro de carga para transportadora

Cobertura para acidentes

Como mencionamos anteriormente, a cobertura para acidentes no seguro de carga para transportadora é obrigatória. O nome desse seguro é RCTR-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário – Cargas).

  • Básicas: capotamentos, tombamentos, abalroamentos, colisões, explosões e incêndios. São voltadas às situações mais comuns;
  • Adicionais: situações de derramamento de materiais poluentes, serviços de limpeza e desobstrução da pista, contenção de elementos poluentes, tóxicos ou contaminantes. São voltadas às situações específicas de cada nicho de transporte.

Além delas, existem coberturas específicas no seguro de carga para transportadora para proteção de contêiners ou deslocamento de mudanças, por exemplo.

Cobertura para avarias

  • Básicas: capotamento, abalroamento, incêndio ou explosão;
  • Adicionais: mancha de rótulo, contaminação, quebra, vazamento, derrame, amassamento, amolgamento, arranhadura, queda da mercadoria do veículo de transporte, molhadura por chuva ou água doce e oxidação ou ferrugem.

No seguro de carga para transportadora, ainda é possível contratar coberturas em cláusulas específicas para certas mercadorias como, por exemplo, animais vivos.

Cobertura para roubos

Enquanto o RCTR-C é específico para acidentes, temos o RCF-DC como um seguro de carga para transportadora específico para desaparecimento de mercadorias. Sua sigla significa Responsabilidade Civil Facultativa – Desaparecimento de Carga.

  • Básicas: roubo total ou parcial, extorsão simples ou mediante sequestro, apropriação indébita e/ou estelionato, furto simples ou qualificado e atos de pirataria durante a vigem com percurso fluvial;
  • Adicionais: roubos em depósito do transportador.

Faça hoje sua cotação do seguro de carga para transportadora

Como pudemos conferir, todo cuidado e atenção são poucos quando estamos falando do sucesso de uma empresa de transportes. Eles são necessários e devem ser constantes, mas para garantir a segurança se um imprevisto acontecer, uma apólice de seguro é a solução ideal para trabalhar com tranquilidade.

Contratar um seguro de carga para transportadora ficou mais fácil com a Mutuus. A tecnologia nos ajudou a desenvolver uma plataforma em que a cotação do seu seguro dura poucos minutos. Através dela, você pode escolher uma opção de cotação entre os cinco cenários de recomendação que a nossa inteligência artificial vai sugerir.

Depois, você recebe sua cotação por e-mail e nosso especialista entra em contato, para emitir a sua apólice. Aproveite esta chance e transforme sua maneira de contratar seguros.

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!