Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

O que é e como funciona o seguro compreensivo empresarial

6min. leitura
Revisado em 12 mar 2024

O seguro compreensivo empresarial é uma alternativa prática para proteger o patrimônio das organizações. Afinal, responsáveis e gestores procuram maior tranquilidade durante as operações comerciais, e desejam estar preparados para eventos naturais e acidentes.

Por se tratar de uma modalidade específica de apólice, podem existir dúvidas sobre como ela funciona e quais as suas coberturas.

Nesse caso, uma contratação confiante depende dessas informações, para o titular adquirir um produto alinhado às demandas da sua empresa.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com tudo que você precisa saber sobre o seguro compreensivo empresarial e o que ele abrange. Confira!

O que é seguro compreensivo empresarial?

O seguro compreensivo empresarial é um tipo de apólice que reúne várias modalidades de proteção patrimonial no mesmo contrato, com coberturas abrangentes para diferentes riscos associados às atividades comerciais. 

Na prática, ele visa proteger os bens relacionados às operações e as rotinas de uma companhia, diminuindo o impacto financeiro no caso de perdas ou danos.

Geralmente, se destaca por incluir proteções relacionadas a eventuais acidentes, mas também permite coberturas adicionais no mesmo produto.

Dessa forma, o responsável não precisa contratar diferentes apólices para ter proteções básicas para seu patrimônio e equipamentos.

O que cobre o seguro compreensivo empresarial?

O seguro compreensivo empresarial geralmente cobre os custos e prejuízos relacionados a incêndios, roubos e danos elétricos que afetam os bens ou a propriedade. 

Nesse caso, em vez de realizar a contratação de apólices separadas para cada um desses riscos, o responsável pode solicitar somente um contrato, que atende diferentes imprevistos financeiros.

O diferencial desse tipo de produto é atender ocorrências relacionadas a segmentos distintos. Por exemplo, danos em um equipamento específico ou a perda de um setor de produção por conta do evento são igualmente atendidos pelo seguro compreensivo.

É possível incluir coberturas adicionais conforme as necessidades da companhia, mas, a princípio, o suporte é focado em cobrir ou reduzir prejuízos financeiros de situações que afetem as atividades, bens e propriedades empresariais após incêndios, danos ou furtos.

Quais são os tipos de seguro compreensivo empresarial?

Existem diferentes tipos de seguro compreensivo empresarial, dependendo do foco e do nicho onde ele atua.

Nesse caso, antes de contratar, vale a pena conhecer mais sobre cada modalidade e como ela atende ao empreendimento. Confira:

Cobertura de propriedade

A cobertura de propriedade é uma das mais comuns no seguro compreensivo empresarial, pois protege os bens físicos da companhia. Existem diversos itens que se enquadram nessa cobertura. Confira os principais:

Tipo de propriedadeProteção
EdifíciosCobertura atua sobre todos os edifícios da empresa, como escritórios, estoques, fábricas e estruturas comerciais.
Equipamentos e MáquinasAbrange todos os tipos de maquinários usados nas operações comerciais da empresa, desde equipamentos industriais, até computadores, por exemplo.
EstoquesInclui a proteção do estoque da empresa em termos de matérias-prima, produtos armazenados e mercadoria em trânsito.
Móveis e UtensíliosCobre prejuízos de propriedade para diferentes instalações da empresa, como mesas, cadeiras, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

É importante ressaltar que a cobertura de propriedade do seguro compreensivo empresarial possui foco patrimonial, mas com abrangência variável, conforme a seguradora e as exclusões propostas no contrato.

Ainda, pode ter distinções quanto ao que se inclui na proteção, como apenas incêndios, ou apenas danos elétricos, por exemplo.

Cobertura de responsabilidade civil

Em algumas situações, é possível contratar uma modalidade de responsabilidade civil no seguro compreensivo empresarial.

Nesse caso, o contrato é projetado para proteger a empresa contra prejuízos patrimoniais e reclamações de terceiros por danos materiais causados durante as operações. 

Esse suporte abrange uma ampla gama de situações onde existe a possibilidade de acusação da empresa.

Por exemplo, danos físicos ou lesões corporais a partir de uma atividade, ou manuseio de um equipamento. Nesse caso, a apólice auxilia em custos médicos.

Enquanto isso, também é uma cobertura que atua sobre danos materiais, principalmente. É o caso de um funcionário acidentalmente danificar a propriedade de um cliente durante a prestação de um serviço.

Assim, é uma forma da companhia se resguardar financeiramente para cobrir reparos ou substituições.

Diferentes tipos de despesas ou responsabilidade de reposição de patrimônio também podem ser cobertos por essa modalidade.

Embora não extingua a empresa de arcar com a situação, é uma forma de se preparar para não ter impactos significativos no orçamento ou mesmo no próprio patrimônio.

Cobertura de crime

Ainda, vale mencionar que existe a possibilidade de contratar um seguro compreensivo empresarial voltado para crimes.

Nesse caso, também conta com atuação no patrimônio, mas visa proteger as empresas de perdas financeiras que resultem de algum tipo de fraude ou prática ilegal.

A maioria dos produtos age para eventos naturais ou acidentes sem interferência humana. Contudo, também incluem esse tipo de influência, especialmente roubos e furtos.

O desaparecimento de itens físicos ou mesmo monetários pode ser coberto pela apólice, mesmo que aconteça internamente, por meio de funcionários, fornecedores ou clientes.

Atos fraudulentos também se enquadram nessa modalidade, sem ser necessário, por exemplo, um furto direto, podendo ser um desvio de fundos ou manipulação de registros que levem a um prejuízo no patrimônio.

No caso da responsabilidade civil da empresa para terceiros, se ocorrerem perdas associadas à companhia, a apólice pode ser acionada também.

Esse tipo de cobertura é mais flexível, para se adaptar às necessidades da organização, mas nem sempre acompanhará a cobertura básica.

Por isso, é necessário que o responsável verifique essa possibilidade de contratação, e se a inclusão de proteção contra crimes é automática.

Quais são as coberturas de seguro compreensivo empresarial?

As principais coberturas do seguro compreensivo empresarial são contra incêndio, queda de raio e explosão.

Trata-se das proteções principais dessa modalidade, incluídas nos contratos mais básicos, para atender ao patrimônio da organização contra eventos naturais.

Confira mais detalhes sobre cada atendimento e o que ele inclui:

Incêndio

No seguro compreensivo empresarial, essa cobertura oferece proteção contra danos materiais causados por incêndio acidentais de qualquer gravidade. Assim, consegue abranger:

  • estrutura do prédio;
  • instalações;
  • estoques;
  • equipamentos;
  • bens físicos da empresa.

Além disso, também pode disponibilizar indenizações para prejuízos decorrentes dessa situação, como calor, fumaça ou a água utilizada para extinguir o fogo.

Em outras palavras, não apenas o ato em si é coberto pelo seguro, mas também outros impactos indiretos relacionados.

Contudo, é importante comprovar o surgimento acidental, e que a empresa tenha medidas de prevenção e proteção, como sistemas de sprinklers, alarmes de incêndio e equipamentos de extinção.

Queda de raio

Enquanto isso, a queda de raio também está incluída no seguro compreensivo empresarial, sejam danos diretos ou indiretos.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

É necessário que o impacto provenha de uma descarga elétrica atmosférica, mas é uma cobertura abrangente.

Por exemplo, o raio pode afetar equipamentos eletrônicos, ou levar a um incêndio, curto-circuito ou pane elétrica. Se o prejuízo for resultado de uma queda, é possível acionar a apólice.

Explosão

Isso incluir cobertura para explosões de qualquer natureza, como gás, químicos ou vazamentos de substâncias inflamáveis. Além disso, falha de equipamentos e atos criminosos também estão nesse tipo de seguro.

Geralmente, essa condição é acompanhada de incêndios ou outros impactos. Por isso, o seguro compreensivo empresarial abrange ambos no mesmo contrato.

Ainda, danos indiretos, como desabamentos ou perda dos equipamentos, são cobertos integralmente pela apólice.

O que não cobre o seguro compreensivo empresarial?

Por outro lado, o seguro compreensivo empresarial pode ter algumas exclusões comuns, especialmente relacionadas a atos propositais ou sem prevenção.

Embora ofereça uma cobertura abrangente para proteger as empresas contra diversos riscos, as coberturas avaliam a situação para verificar a origem da ocorrência.

Assim, é necessário comprovar o acidente, e que as práticas para diminuir os prejuízos falharam. Além disso, atos intencionais ou ilegais também não se enquadram.

Por exemplo, estar com os extintores de incêndio vencidos, ou não possuir equipamentos de sprinkles para reduzir as chamas.

Ainda, algumas atividades consideradas de alto risco, como operações com materiais perigosos, atividades nucleares e mineração, podem ser excluídas da cobertura padrão do seguro compreensivo empresarial.

Externamente, danos ou perdas resultantes de atos de guerra, invasões estrangeiras ou terroristas também não são cobertos.

O mesmo se aplica para danos ambientais de responsabilidade da empresa, ou acidentes que ocorrem por conta do desgaste normal ou envelhecimento natural da estrutura.

Vale lembrar que cada seguro também pode atender diferentes cobertas e ter seus próprios riscos excluídos, com eventos distintos, dependendo da seguradora.

Quem pode contratar o seguro compreensivo empresarial?

O seguro compreensivo empresarial pode ser contratado por diferentes tipos de empresas, independentemente do seu porte ou setor de atividade. 

Nesse caso, vale reforçar que não existem contra-indicações pelo tamanho ou nicho de foco. Por exemplo, microempresas e pequenas empresas familiares podem contratar essa apólice para proteger seus ativos e responsabilidades comerciais.

O mesmo vale para empresas de médio porte, que também se beneficiam do seguro compreensivo em suas operações, propriedades e responsabilidades.

No entanto, as grandes corporações costumam buscar esse tipo de proteção, por conta das necessidades complexas devido à escala e diversidade das operações. 

Contudo, vale reforçar que o seguro pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada porte.

Ainda, é flexível o suficiente para se adequar a uma ampla gama de setores, incluindo varejo, manufatura e prestadoras de serviços, em áreas como tecnologia, saúde e construção, por exemplo.

Organizações sem fins lucrativos e estruturas de associação também conseguem cotar esse tipo de apólice para suas atividades.

É importante ressaltar que os requisitos e as opções de cobertura podem variar conforme a seguradora. 

Ao considerar a contratação, é recomendável que as empresas trabalhem em conjunto com um corretor especializado para avaliar suas demandas específicas, identificar os riscos relevantes e obter uma apólice adequada.

Como fazer um seguro compreensivo empresarial?

Existem algumas etapas que permitem fazer um seguro compreensivo empresarial conforme as necessidades da empresa.

Os procedimentos podem variar conforme a companhia de interessa, mas, na prática, os passos incluem:

1. Avalie as necessidades da sua empresa

Antes de mais nada, faça uma análise completa dos riscos enfrentados pela empresa, incluindo a avaliação dos ativos físicos, responsabilidades e atividades específicas do setor. 

Isso ajudará a identificar as coberturas mais indicadas para proteger o patrimônio adequadamente.

Conte com um corretor certificado, como a Mutuus, para acompanhar esse processo. Isso permitirá entender quais as melhores apólices para o tipo da companhia, com orientação personalizada com base nas demandas.

Lembre-se de fornecer informações detalhadas sobre a empresa, como tipo de negócio, localização e tamanho, bem como dados financeiros e patrimoniais. Isso tornará a avaliação mais completa.

2. Personalize a apólice

Em seguida, com base nas informações levantadas, conheça as opções de apólice que se adéquem a empresa e personalize conforme a necessidade.

Com um corretor auxiliando, será mais simples alinhar o contrato com as atividades e demandas da organização.

No entanto, não deixe de revisar cada alternativa, incluindo os detalhes da cobertura, exclusões e prêmios, para tomar uma decisão informada.

Se desejar coberturas adicionais, ajuste conforme os limites, aplicando cláusulas especiais, dependendo dos riscos exclusivos.

3. Finalize o contrato

Para encerrar o processo, basta analisar os termos e condições e finalizar o contrato com a assinatura dos responsáveis.

Confira todos os processos de comunicação e solicitações, bem como valores e outros tipos de dados pertinentes.

Uma vez que o acordo é realizado, a empresa pode ter que enfrentar carências para ter a apólice ativa, além de exclusões específicas da seguradora.

Por esse motivo, recomenda revisar regularmente o contrato, especialmente nas renovações, para efetuar alterações conforme necessário.

Vale a pena ter um seguro compreensivo empresarial?

O seguro compreensivo empresarial, por vezes chamado de seguro multirrisco empresarial, é um tipo de apólice que vale a pena considerar para a sua companhia, especialmente pela praticidade e cuidados.

Essas coberturas protegem seu patrimônio em diversas ocorrências naturais e acidentais, diminuindo os prejuízos financeiros em momentos inesperados.

Além disso, é flexível, permitindo personalizar o contrato com suportes adicionais que façam sentido para a rotina da empresa.

Sem essa proteção, pode ser necessário contratar diferentes produtos individuais, aumentando os custos e burocracias.

Por esse motivo, para quem deseja mais tranquilidade e cobertura para a empresa, especialmente sua estrutura física, é interessante conhecer e avaliar o seguro compreensivo empresarial.

Conte com a Mutuus para realizar uma avaliação completa na sua empresa e conhecer as apólices ideais. Entre em contato com nossos especialistas.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!