Publicado em 29/07/ 2021

Percepção de valor: como melhorar a visão do cliente sobre sua transportadora?

Economize no Seguro de Carga

A visão do cliente sobre a sua transportadora, qualquer que seja o seu tamanho, é uma parte importante do negócio. Nesse sentido, aumentar a chamada percepção de valor dos consumidores traz benefícios centrais.

No entanto, é comum não conhecer como esse conceito funciona. Além disso, muitos empreendedores o relacionam somente a preços e atendimento. Mas você sabia que é possível adotar práticas para melhorar essa visão de seus clientes?

Neste conteúdo você entenderá o que é a percepção de valor e sua importância para a transportadora. Além disso, conhecerá atitudes para potencializar seu negócio. 

Confira!

O que é a percepção de valor?

Percepção de valor

O conceito de valor em uma empresa é bastante amplo e depende de determinados fatores sobre o negócio e objetivos de cada empreendedor. No entanto, é possível defini-lo de forma geral como a satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos.

A ideia de um negócio é vender valor através de seus serviços. Ou seja, trazer vantagens para os clientes que os deixem satisfeitos com a compra ou contratação realizada. Assim, é possível perceber que esse conceito pode se tornar um pouco abstrato.

Cada empreendimento terá uma abordagem diferente em relação ao valor. Como ele está intimamente ligado à percepção dos clientes, é fundamental que as necessidades do consumidor sejam consideradas.

Logo, a percepção de valor pode ser amplamente definida como a capacidade que o cliente tem de entender os benefícios do seu negócio. Isso ocorre por meio dos produtos e serviços oferecidos e também em outras áreas.

Ou seja, você deve fazer com que os clientes percebam a qualidade da sua transportadora e a relacionem ao custo. Ao fazer a relação entre qualidade e custo o cliente chegará à percepção de valor. 

Por isso, o conceito envolve diversos fatores e define também questões como fidelidade, recompra e engajamento. Questões como o atendimento, bom relacionamento, contatos amigáveis e que solucionam as dores dos consumidores são, portanto, fundamentais.

Por que ela é importante para a transportadora?

A percepção de valor é fundamental para qualquer empresa — incluindo as transportadoras. Como você viu, ela melhora a fidelidade dos clientes e o engajamento com a marca. E ainda existem outros benefícios importantes.

Por exemplo, a percepção de valor é necessária para que o cliente decida suas próximas ações em relação à transportadora. Ou seja, se ele retornaria para contratar novos serviços, se a indicaria para familiares e colegas etc.

Ademais, a longo prazo também há um aumento da solidez da marca no mercado. Esse benefício deriva da boa recepção dos serviços e estabelecimento da empresa com o tempo. Ou seja, quando os clientes notam o valor da transportadora, ela se torna conhecida na região.

Com o aumento da percepção de valor também há uma resposta melhor às ofertas da transportadora. Como os clientes conhecem os serviços e sabem da competência da empresa, a desconfiança e insegurança com a eventual contratação dos seus serviços tendem a desaparecer.

Como melhorar a visão do cliente sobre o seu negócio?

Depois de conhecer o que a é a percepção de valor e por que ela é tão importante para a transportadora, é preciso entender como melhorá-la no seu negócio. 

A seguir você conhecerá algumas atitudes e práticas que podem ajudar nessa jornada. Confira!

Seguro de carga

Conheça seus clientes

Como a percepção de valor parte da visão do cliente sobre a sua transportadora, é muito importante que você conheça seus consumidores. E saiba quais são seus desejos e necessidades em relação aos serviços que você presta.

Percepção de valor: conheça seus clientes

Também entenda quais são as dificuldades que eles encontram ao procurar os serviços que o seu segmento de atuação oferece. Com essas informações, você poderá adequar a sua transportadora e alinhar a oferta às exigências e necessidades do seu público.

Desse modo, sua transportadora terá mais chances de se destacar no mercado e se tornar referência de bom atendimento. Contudo, é importante não cair na armadilha de focar apenas na redução de preço. Lembre-se que o valor dos seus serviços engloba outros fatores fundamentais.

Assim, ao adotar uma visão mais ampla das vantagens e benefícios que pode oferecer ao seu cliente, se torna mais fácil ganhar destaque no mercado. E, muitas vezes, sem precisar, necessariamente, reduzir preço ou conceder descontos.

Mantenha contato com consumidores

Além de conhecer seus clientes e oferecer serviços que atendam suas demandas, é fundamental manter contato. Nesse sentido, a transportadora pode adotar uma espécie de pós-venda mais eficiente.

Fazer contatos, verificar se tudo ocorreu bem durante a prestação do serviço, perguntar sobre a satisfação e pedir feedback são práticas que podem demonstrar que a transportadora se importa com a opinião deles.

Logo, os clientes notam que são importantes e há uma relação mais pessoal e próxima com o prestador. 

Passe confiança

Uma transportadora precisa passar confiança a seus clientes. Afinal, os produtos e itens transportados são peças importantes para quem contrata uma transportadora — e garantir que o serviço é seguro melhora a percepção de valor.

Uma boa ideia nesse momento é mostrar cases de sucesso. Ou seja, demonstrar outros transportes realizados e depoimentos de clientes satisfeitos, sinalizando que o serviço foi bem feito e com total segurança para as partes.

Assim, o potencial cliente ficará mais seguro com a contratação e perceberá o valor intrínseco que sua transportadora pode oferecer. Outro diferencial aqui é a experiência e conhecimento de práticas eficientes e adequadas para a oferta de um bom serviço.

Foque na qualidade dos serviços

Percepção do cliente: foque na qualidade dos serviços

Uma das atitudes que mais contribuem para a percepção de valor na sua transportadora é a qualidade da sua entrega. Como você viu, oferecer transportes seguros e com preços competitivos é fundamental.

Nesse momento, contar com diferenciais como seguros com coberturas adicionais, serviços e facilidades para seus clientes ajuda muito. Sabendo que a carga está protegida contra sinistros, por exemplo, os clientes perceberão o cuidado do seu negócio para com o processo de entrega.

Para isso, sempre conte com boas corretoras — como a Mutuus. A partir de uma parceria sólida, se torna mais fácil fazer cotações em diversas seguradoras e encontrar o que você precisa.

Como você viu, oferecer qualidade, eficiência e segurança nas entregas da sua transportadora pode resultar no aumento da percepção de valor dos consumidores acerca do seu negócio. Então não deixe de focar na constante adequação e expansão das soluções oferecidas!

Agora você já conhece o conceito de percepção de valor e como ela ajuda a melhorar a visão do cliente sobre a sua transportadora. Não esqueça que boas parcerias podem fazer toda a diferença para alcançar a excelência no transporte e fidelizar seu público-alvo.

Quer fazer uma cotação de seguro de cargas para oferecer serviços de qualidade aos seus clientes? Então entre em contato com a Mutuus!

Tenha mais segurança com seguro de carga
Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tags

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Posts Relacionados

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​