Publicado em 21/03/ 2022

Franquia seguros: O que é? Quais as opções de franquias?

Já passou pela sua cabeça ter uma franquia de seguro?

Se você tem uma veia empreendedora, é bem possível que esteja sempre de olho em negócios nos quais pode investir para ganhar mais dinheiro.

Existem vários investimentos rentáveis no mercado para quem busca negócios lucrativos. Um desses negócios são as franquias de seguradora. Franquias são negócios validados, testados e aprovados, e pode ser exatamente o tipo de negócio que você procura.

Se vale a pena investir em uma franquia seguros?

Uma franquia tem dez vezes mais chances de dar certo do que outros modelos de negócio. Além do mais, as franquias no Brasil estão em um momento de crescimento pleno: hoje, a rentabilidade das franquias representa cinco vezes o PIB brasileiro.

Parece muito interessante, não parece?

Um dos setores mais promissores dentro desse assunto, é a franquia seguros. Pessoas físicas e jurídicas precisam contratar seguros todos os dias, para proteger seus bens, seus negócios, sua saúde e sua vida.

A população brasileira tem investido cada vez mais em seguros, porque basta alguns cálculos para entender que o custo de um seguro é infinitamente menor do que o custo que pode gerar um sinistro. Por causa dessa nova mentalidade das pessoas, a franquia seguros tem se tornado, cada vez mais, um negócio muito promissor.

Você quer saber mais sobre franquia seguros?

Então vamos lá:

O que é a franquia seguros?

o que é franquia de seguros

Franquia é um tipo de negócio que tem como objetivo, a implantação de um sistema de venda de um modelo de negócio pronto. Nesse sistema, o franqueador cede ao franqueado, o uso da sua marca, com direito de distribuição dos seus produtos ou serviços.

O Mc Donalds, por exemplo, funciona no sistema de franquias, com negócios franqueados ao redor de todo o mundo.

Nesse panorama, a franquia seguros tem chamado a atenção de investidores. O mercado de seguros no país tem um crescimento acentuado há muito tempo. Segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) em 2019, por exemplo, o faturamento das franquias seguros alcançou incríveis quase R$ 200 bilhões de reais. E o negócio só cresce.

Apenas o setor de seguros de vida cresceu mais de 32% nos últimos 5 anos, enquanto os seguros de carros cresceram em torno de 18%.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor de franquias em que se enquadram as franquias seguro é o quarto mais poderoso do país. Veja o relatório de desempenho de franquias. 

Além dessa mentalidade do brasileiro, ainda existe mais um fator importante a ser mencionado quando se fala no crescimento da franquia seguros: a praticidade e segurança do próprio modelo de negócio. Isso porque uma franquia é uma empresa que segue um modelo já testado e aprovado, tanto pelo franqueador, quanto pelos outros franqueados que já abriram seus negócios.

Quem decide investir em uma franquia seguros, recebe todo suporte, know-how e auxílio da franqueadora, tornando muito maiores as chances de o negócio ser um sucesso.

Esse fenômeno, que já é praxe nos países de primeiro mundo, está crescendo no Brasil agora por causa de uma nova mentalidade do brasileiro, acompanhada por mais informação e mais inteligência financeira.

Como a franquia seguros funciona?

Já existem várias franqueadoras que oferecem franquia seguros. O funcionamento de cada uma delas é, basicamente, o mesmo. Mas na hora de fazer essa parceria para implementar uma unidade, é importante analisar fatores como valor de investimento inicial, taxa de franquia, faturamento médio e prazo de retorno.

Além desses dados numéricos, também é importante analisar os modelos de negócio de cada uma. Algumas oferecem o modelo home based, por exemplo. Nesse caso, o franqueado trabalha em casa, em home office, o que elimina ou reduz consideravelmente algumas despesas fixas mensais, como aluguel, água, luz e telefone.

Porém, para chegar a essa conclusão você precisa analisar se o fato de trabalhar de casa, sem um escritório comercial, é a melhor forma de manter seu negócio funcionando. Várias coisas devem ser levadas em consideração:

  • Trabalhar de casa pode reduzir sua capacidade de atrair clientes?
  • Se os clientes quiserem conversar pessoalmente, você consegue atender a essa demanda?
  • Na sua casa, você tem estrutura suficiente para realizar o trabalho do dia a dia?
  • Você é o tipo de pessoa que tem disciplina para trabalhar de casa?

Ou seja, são diversos fatores que vão além do custo da implantação. A mesma análise deve ser feita em qualquer outro modelo de negócio. Se a franqueadora requerer, por exemplo, que você tenha um espaço – escritório – de, no mínimo 25m2, você consegue alugar esse espaço e cobrir o aluguel? Tem capital de giro para os primeiros meses, antes de o dinheiro começar a retornar?

De qualquer forma, seja qual for o modelo de negócio que melhor se encaixe com a sua realidade, os franqueados vão trabalhar com soluções financeiras em um negócio já validado. Afinal, muitas outras pessoas já investiram naquele mesmo modelo, que deu certo.

Isso é o que traz mais segurança para quem é franqueado, além do fato de receberem todo suporte da franquia. Muitas vezes, elas disponibilizam treinamentos e todo auxílio necessário para a implantação, o que aumenta muito as suas chances de sucesso.

Essa segurança, facilidade e praticidade que um franquia oferece, também tem um custo. Mais precisamente, um custo chamado de taxa de franquia.

A taxa de franquia deve ser paga mensalmente aos franqueados e costuma ser uma porcentagem justa do faturamento.

Quais empresas oferecem a opção de investir em franquia de seguros?

Várias seguradoras já estão aderindo ao sistema de franquia seguros e se tornando franqueadoras de sucesso. Porém, vale a pena citar algumas seguradoras que se destacam nesse meio:

  • Lien;
  • Pentagonal Seguros;
  • Quisto Corretora de Seguros;
  • Grupo Life;
  • TS Valle;
  • Tudo Bem Seguros;
  • É Seguro Corretora;
  • Barela;
  • Touareg Seguros;
  • Reiback;
  • Vida de Ouro;
  • Une Corretora de Seguros;
  • Seguralta;
  • Consiga Cred;
  • Drs. Protect;
  • Sete Mares Seguros; 
  • Fácil Seg;
  • Ana Terra Seguros.

Franquia seguros: Quais as vantagens e desvantagens?

franquia de seguros: vantagens e desvantagens

Existem muitas vantagens por trás de um investimento em franquias. Existem desvantagens também? Sim, algumas. Vamos ver todos esses detalhes:

Vantagens da franquia seguros

1. Menor risco

Existem franquias seguros para todos os bolsos. Algumas são extremamente baratas e outras requerem um investimento grande. Mas não importa o quanto uma franquia custe, esse modelo de negócio sempre é mais seguro pelo fato de já ter sido testado por dezenas ou centenas de empreendedores.

Quando você abre uma unidade de uma franquia, já tem um passo a passo e sabe qual vais ser o caminho a seguir, porque esse caminho já foi percorrido da melhor forma possível. Além do mais, tudo isso é feito com o suporte do franqueado.

O risco realmente é muito baixo se comparado a outros negócios: apenas 5% das franquias fecham as portas antes de completar dois anos de operação, enquanto em outros modelos de negócio, essa taxa sobe para 23%.

2. Suporte

O suporte que franqueados oferecem costuma incluir ajuda na escolha do ponto comercial, na escolha dos funcionários e definição das estratégias de marketing, além de treinamentos para que o franqueado possa seguir com o padrão da franquia.

Também é frequente que os franqueadores ofereçam suporte comercial e jurídico, por exemplo, Isso porque é de interesse da franqueadora que os franqueados tenham sucesso. Todo esse suporte direciona você para o caminho do sucesso.

3. Inovação

As melhores franqueadoras estão sempre buscando melhorias para que se mantenham competitivas no mercado. Todo esse trabalho em inovação vai recair sobre todos os franqueados, que saem, automaticamente, à frente da concorrência.

4. Treinamentos

A franqueadora tem todo o interesse em treinar o franqueado e deixá-lo 100% preparado para tocar o negócio. Ou seja, você não estará sozinho nessa. Esses treinamentos são essenciais para você entender o funcionamento da empresa e quais são os processos que precisa seguir para que tenha sucesso.

Os treinamentos costumam abranger:

  • Métodos rotineiros para os produtos ou serviços;
  • Vendas;
  • Atendimento;
  • Software de gestão;
  • Marketing.

5. Publicidade

As franqueadoras ajudam bastante nos processos de marketing, publicidade e propaganda. Há auxílio na divulgação dos serviços e na captação de novos clientes. Ao assinar o contrato da franquia seguros, você já fica ciente de que haverá uma taxa de marketing, ou seja, uma contrapartida sua no tracionamento de novos clientes.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens é que você não tem total liberdade para decidir tudo dentro do seu negócio, uma vez que é obrigado a seguir as normas da franqueadora.

É necessário pensar em qual seu perfil de investidor. Se você está disposto a seguir as regras em nome de maiores chances de ter sucesso, então uma franquia seguros pode ser o negócio certo para você.

Franquia seguros: Conclusão

franquia seguros: conclusão

Você já viu que uma franquia seguros pode ser um negócio extremamente rentável. Os dados mostram isso claramente. Existem vantagens e desvantagens que você deve analisar antes de decidir ser um franqueado.

Também existem muitas opções de franquias de seguradora para que você possa analisar qual combina melhor com o seu perfil e os seus planos. Analise as opções e escolha uma em que você tenha confiança e para a qual você tenha o orçamento inicial e capital de giro.

Converse com várias seguradoras franqueadoras para ter um panorama geral do mercado, só assim você vai conseguir decidir com propriedade. Além do mais, cada franquia de seguradora terá valores de investimento, taxas e regras diferentes.

Quando decidir por uma delas, basta iniciar o processo de implantação: investimento, escolha de ponto comercial, treinamento e trabalho pela frente.

Lucas Tomasini - da Mutuus Seguros

Lucas Tomasini - da Mutuus Seguros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tags

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Posts Relacionados

Das mais de 9 milhões de empresas ativas no Brasil, dados estimam que apenas 10% delas possuem o seguro empresarial. O fato é que qualquer empresa enfrenta riscos diariamente, em especial quando está crescendo. Por isso, o seguro empresas é instrumento essencial para mitigar os prejuízos. Na prática, o gerenciamento de riscos empresarial é...

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​