Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Odontológico: entenda o que é e como contratar

7min. leitura
Revisado em 15 mar 2024

O seguro odontológico possui diversas vantagens. Se você chegou até aqui é porque está procurando saber mais sobre os benefícios desse tipo de cobertura. E que bom, pois você está no lugar certo.

No caso dos seguros odontológicos, sua empresa poderá oferecer uma boa vantagem competitiva sobre as demais e passar mais credibilidade aos seus colaboradores. Enquanto, sua equipe poderá usufruir desse tipo de benefício e ter acesso a procedimentos e consultas  relacionados aos cuidados com a saúde bucal. 

Atualmente, os benefícios voltados para a saúde e bem-estar estão entre os mais valorizados pelos trabalhadores das mais diversas áreas, independente do segmento ou porte da empresa. Poder contar com assistência em caso de necessidade traz segurança ao funcionário e maiores garantias à empresa. 

No artigo de hoje, você vai entender melhor sobre o convênio odontológico, como oferecê-lo aos seus colaboradores, como realizar a contratação da cobertura, quais as vantagens e benefícios e tudo que você precisa saber sobre. Confira na íntegra a seguir!

O que é seguro odontológico?

O seguro odontológico é similar a um plano de saúde, porém voltado à saúde bucal. Estando segurado pelo convênio odontológico, o funcionário terá direito a um número básico de exames, consultas e tratamentos.  Isso tudo estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Além disso, conta com planos estendidos oferecidos pelas seguradoras. Os planos mais básicos geralmente cobrem atendimentos de urgência e emergência, consultas, prevenção, radiologia, restaurações, pequenas cirurgias, tratamento de canal e aplicação de flúor. 

O convênio odontológico é disponibilizado como um benefício ao colaborador, e os tratamentos realizados variam de acordo com o tipo de apólice. Após solicitar um exame ou tratamento, o colaborador recebe o reembolso das despesas. O reembolso pode ser integral ou parcial, dependendo da seguradora e das cláusulas estipuladas em contrato. 

Não há um credenciamento de redes, portanto, o colaborador tem flexibilidade para selecionar os consultórios ou profissionais de sua preferência para realizar o atendimento. Além de poder escolher os pacotes de serviços mais adequados às suas necessidades. 

Como funciona o seguro odontológico?

Usualmente o seguro odontológico oferece um número específico de consultas e procedimentos anuais ao colaborador, de forma compulsória ou de acordo com a escolha do próprio trabalhador. 

A maioria das empresas oferecem diversos planos, com valores bastante acessíveis e descontos em folha, que podem inclusive incluir beneficiários membros da família do colaborador. 

Normalmente este seguro é contratado pela empresa, sendo oferecido aos colaboradores em caráter compulsório ou facultativo. É possível incluir na apólice do segurado alguns beneficiários, como familiares e parentes próximos.

Em suma, o funcionamento do seguro odontológico possui um mecanismo simples, onde o segurado fica protegido em relação a algumas eventualidades, de acordo com o que foi estabelecido nas cláusulas contratuais. 

A escolha da cobertura, o tipo de adesão, valores e a corretora que será responsável pelo contrato, é de responsabilidade da empresa contratante. 

O que cobre um seguro odontológico?

Antes de entender mais sobre, é importante ressaltar que cada seguradora possui sua cobertura e forma de trabalho para atender as necessidades desse tipo de produto e das empresas interessadas. Por isso, é importante checar sempre as especificidades de cada contrato.

Os planos existentes são:

  • Cobertura clínica em todas as especialidades;
  • Cobertura de ortodontia;
  • Com livre escolha de dentistas;
  • Administrados e especiais para os executivos da empresa.

Usualmente as coberturas básicas disponíveis costumam ser as mesmas nas diferentes seguradoras. Confira a seguir:

Coberturas básicas

  • Consultas;
  • Restaurações;
  • Atendimento de urgência e emergência;
  • Radiologia;
  • Ações de prevenções de doenças bucais;
  • Cirurgias simples, como de extração dentária;
  • Tratamento de canal; e 
  • Limpeza com aplicação de flúor e selante.

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais variam de acordo com o que for contratado. A empresa pode oferecer planos diferenciados, que estão acima do plano básico. Nesta modalidade podem estar inclusas coberturas como:

  • Aparelhos ortodônticos;
  • Implantes;
  • Próteses;

Quem pode contratar um seguro odontológico?

O contratante deve ser Pessoa Jurídica devidamente identificada e qualificada na Proposta do Seguro Odontológico, que é o documento preenchido com as informações que qualificam o Estipulante e através do qual expressa a sua intenção de contratação do seguro odontológico. 

Quais são as vantagens do seguro odontológico?

A contratação do seguro odontológico possui diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para os profissionais, mesmo nos casos em que a entrada é facultativa. 

Para a empresa

Para a empresa, as vantagens são inúmeras, vão desde a valorização do funcionário, até o pouco impacto na folha de pagamento, diminuindo faltas e melhorando todo sistema organizacional.

Em casos de convenção coletiva ou obrigatoriedade sindical, a empresa ficará em dia com seu dever legal, junto aos órgãos cabíveis.

Além das questões legais e regulamentares, existem outros benefícios envolvidos na oferta deste tipo de seguro, como:

  • Redução de custos internos – já que é mais em conta o seguro em grupo que o individual;
  • Possibilidade de dedução do imposto de renda;
  • Valorização dos colaboradores e afirmar o compromisso de promover a qualidade de vida;
  • Assegurar apoio aos familiares dos colaboradores; e 
  • Prevenção de sanções trabalhistas, por descumprimento de acordo coletivo.

Em suma, mesmo que não existam leis que obriguem as empresas a contratar e oferecer aos profissionais o seguro odontológico, existem vantagens bastante atrativas que incentivam a contratação. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Para os colaboradores

As despesas com tratamento odontológico costumam ter custos elevados, dependendo do tipo de atendimento ou tratamento demandado, podendo inclusive comprometer boa parte da renda do funcionário. Causando ainda, não apenas prejuízos financeiros, como faltas excessivas ao trabalho. 

Para o colaborador, a maior vantagem é a manutenção de uma boa saúde bucal, sentimento de valorização e economia com tratamentos bucais. Geralmente, as seguradoras permitem que os próprios colaboradores estipulem o prêmio, bem como quem serão os beneficiários, incluindo o percentual que cada um irá receber. 

Por isso, oferecer o seguro odontológico aos seus colaboradores, impacta positivamente na qualidade de vida e bem-estar destes, e é ainda uma excelente estratégia de retenção e atração de talentos. Isso faz uma diferença significativa nos resultados e objetivos da organização. 

Sem contar ainda que acaba diminuindo faltas desnecessárias dos colaboradores no serviço e possível desconto na folha por conta disso.

O que não cobre em um convênio  odontológico?

As exclusões referentes ao seguro odontológico variam de acordo com a apólice e com a seguradora contratada. Mas de maneira geral, procedimentos mais complexos não são cobertos no plano básico. Confira algumas das opções que o seguro não cobre:

  • Procedimentos buco-maxilares que necessitem de internação hospitalar;
  • Despesas com internação hospitalar oriunda da realização de procedimentos odontológicos que não fosse por imperativo clínico, seriam executados em consultório; 
  • Assistência domiciliar de qualquer natureza;
  • Tratamento clínico ou cirúrgico experimental;
  • Fornecimento de medicamentos e produtos para a saúde importados não nacionalizados, ou seja, aqueles produzidos fora do território nacional e sem registro na ANVISA;
  • Procedimentos cirúrgicos ou clínicos para fins estéticos, bem como órteses e próteses para o mesmo fim; 
  • Tratamento odontológico decorrente de casos de cataclismos, guerras e comoções internas, quando teclados pela autoridade competente; 
  • Fornecimento de medicamentos para tratamento domiciliar;
  • Tratamento odontológicos, mesmo que decorrentes de situações de urgência, exames, terapias e consultas odontológicas realizadas ou prescritas por profissionais de especialidades não reconhecidas pelo CFO ou não habilitados legal pelo CRO;
  • Remoções do Segurado;
  • Tratamentos ilícitos ou antiéticos, assim definidos sob o aspecto médico/odontológico, ou não reconhecidos pelas autoridades competentes;
  • Todo e qualquer atendimento médico hospitalar; 
  • Todos os procedimentos não constantes do ROI de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, vigente à época do evento, na segmentação Odontológica.

Qual a diferença do seguro odontológico e do plano de saúde odontológico?

No caso dos planos de saúde odontológicos, o usuário deve se consultar e realizar os procedimentos que necessita apenas nas redes credenciadas, não podendo escolher os consultórios ou profissionais que deseja. Em alguns casos, paga ainda uma taxa adicional para cada procedimento ou consulta, além da mensalidade do plano.

Pode muitas vezes tenta realizar um procedimento que não está coberto pelo plano e não consegue, uma vez que a operadora de saúde não autoriza. 

Já no caso do seguro odontológico, o colaborador pode se consultar com seu dentista de preferência. De maneira geral, o valor coberto é bastante satisfatório e supre o valor dos procedimentos. Caso isso venha a não ocorrer, o paciente/colaborador recebe parte do tratamento, não precisando arcar com o custo total.   

Quais são as modalidades do seguro odontológico?

Usualmente o seguro odontológico pode ser oferecido em duas modalidades. Confira quais são:

Compulsório

Nesta modalidade todos os colaboradores da empresa são incluídos de maneira obrigatória na apólice do seguro. Na maioria dos casos, o custo total é da empresa.

Facultativo

Neste caso, o colaborador tem a opção de escolher se deseja possuir o plano ou não. Em suma, a empresa paga o custo e desconta posteriormente na folha de pagamento do funcionário que desejar a contratação do plano. 

Vale ressaltar aqui que cada a seguradora responsável pelo contrato a aprovação individual das adesões, independentemente da modalidade escolhida pela empresa, com base em alguns fatores, como: 

  • Estilo de vida;
  • Idade; e 
  • Possíveis doenças pré-existentes. 

A depender dos fatores acima citados ou outros, dependerá de determinados fatores que podem aumentar o risco de ocorrência do sinistro, onde a seguradora pode optar por não aceitar ou incluir outras cláusulas ou uma carência na vigência do seguro. 

Qual o valor do convênio odontológico? 

O valor deste tipo de seguro pode variar bastante, de acordo com o tipo de cobertura escolhida, dos riscos cobertos, das necessidades da empresa e demais fatores mapeados pela seguradora. 

Portanto, é difícil estabelecer um valor mínimo ou máximo, uma vez que os custos são variados e dependem de diversos fatores para chegar a um prêmio final. 

Contudo, para você ter uma média, sem considerar variações e análise de risco da apólice, é possível encontrar valores de R$5 a R$100 reais mensais por beneficiário. Isso sem levar em consideração se o plano será contributário, parcialmente contributário ou terá contribuição por parte do colaborador.  

É importante verificar, portanto, diretamente com uma corretora de seguros, quais são os valores, as coberturas e se existe a obrigatoriedade de participação ou não. Vale ressaltar por fim que, o seguro odontológico é uma forma de resguardar o profissional se caso ele venha a necessitar de algo, além de garantir proteção às famílias. 

Como contratar seguro odontológico?

Para realizar a contratação do seguro odontológico é necessário contatar uma corretora de seguros de confiança, que esteja cadastrada na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). A corretora lhe apresentará as propostas de seguro que mais se adaptar ao perfil da sua empresa.

Será necessário avaliar algumas situações básicas para realizar a cotação do prêmio da apólice e contratação do convênio, como por exemplo, a quantidade de funcionários e quais os procedimentos requisitados para estarem na cobertura, e assim poder escolher qual o plano mais adequado. 

Fique atento às cláusulas ou exclusões previstas no contrato da apólice. Em suma, muitas seguradoras atendem bem às necessidades das grandes empresas, mas não conseguem suprir a necessidade das pequenas e médias. Portanto, avalie bem cada proposta e faça uma pesquisa, a fim de, garantir o melhor custo-benefício. 

O primeiro passo, portanto, é realizar a cotação do seguro com uma empresa séria e capaz de atender às necessidades da sua empresa. Nós da Mutuus Seguros estamos aqui para lhe ajudar. Basta clicar no botão abaixo e realizar a cotação da sua apólice.

Conclusão

Os benefícios oferecidos pela Mutuus Seguros, sua corretora de seguros 100% digital, são os que possuem o melhor custo-benefício do mercado. Nós entendemos que o seguro odontológico, pode acabar pesando no orçamento dos colaboradores que não recebem o benefício da empresa.

Compreendemos ainda, quão benéfico é para a empresa a nível de destaque e diferenciação no mercado, oferecer garantias e vantagens aos seus colaboradores, valorizando aqueles que optam por prestar seus serviços em prol do crescimento da organização. 

Queremos, junto a você e sua empresa oferecer e fornecer o que há de melhor no mercado através de seguros. Assim, seus colaboradores podem cuidar da saúde por meio de um produto acessível e de qualidade, que lhes tragam liberdade de uso sem gerar prejuízos financeiros.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!