Conteúdo verificado

Seguro garantia locatícia: qual a importância em contratos de aluguel e o que cobre?

Se você procurou por seguro garantia locatícia, é possível que esteja em busca do seguro fiança locatícia – um produto que substitui o fiador em contratos de aluguel.

Quem vai alugar um imóvel precisa apresentar uma garantia ao proprietário e assegurar o pagamento de indenização ao locador em caso de eventuais prejuízos que ele venha a sofrer, como atrasos de aluguel, condomínio, entre outros.

Nesses casos, o seguro é um mecanismo de proteção eficiente que garante comodidade e tranquilidade para ambas as partes na formalização do contrato de aluguel.

Neste post, vamos mostrar a importância do seguro, o que ele cobre na prática e como funciona para contratá-lo.

O que é o seguro garantia locatícia?

O seguro garantia locatícia foi criado para quem quer alugar sem fiador e com menos burocracia, protegendo proprietários de imóveis e empresas dos prejuízos financeiros decorrentes da inadimplência do aluguel.

O produto é contratado por meio de uma corretora, sem necessidade de fiador ou depósito caução, oferecendo mais praticidade e agilidade para fechar o contrato.

A Lei do Inquilinato estabelece essa forma de garantia como uma alternativa ao tradicional uso de fiador, fiança ou depósito caução. Com isso, atualmente o seguro garantia locatícia é o tipo de garantia mais vantajoso presente nos contratos de aluguéis.

Em nosso blog, vale conferir o post em que explicamos a diferença entre fiador profissional e seguro garantia.

Como veremos a seguir, o seguro garantia locatícia pode ser usado em contratos residenciais e comerciais.

Quais os tipos de seguro garantia locatícia?

O seguro garantia locatícia é destinado tanto para pessoas como para negócios que buscam alugar com segurança e comodidade. Confira:

Seguro garantia locatícia para empresas

É voltado a CNPJs que vão alugar salas comerciais, lojas, galpões logísticos, prédios corporativos ou escritórios. Em alguns casos, esse seguro para empresas pode incluir cláusulas específicas de acordo com o ramo do negócio.

Ao contratar o seguro, a empresa passa por uma análise financeira que leva em conta o faturamento, tempo de atividade e histórico de crédito para validar sua capacidade de cumprir com os compromissos do contrato de locação.

No contexto corporativo, o seguro garantia locatícia é ideal para negócios que querem alugar um imóvel sem paralisar o capital com o depósito caução. Com isso, a empresa mantém o seu fluxo de caixa saudável e pode investir o dinheiro em outras frentes do negócio.

Seguro garantia locatícia para pessoas físicas

É destinado a pessoas que vão alugar imóveis residenciais, como casas, apartamentos, quitinetes, sobrados, coberturas, lofts, studios, entre outros. Além da cobertura básica de inadimplência de aluguel, o inquilino pode incluir proteções adicionais.

Essa modalidade dispensa fiador e depósito em dinheiro na formalização do contrato e torna o aluguel mais acessível. Em muitos casos, permite o parcelamento no cartão de crédito, sem pesar no bolso do inquilino.

Quais imóveis podem ser cobertos pelo seguro garantia locatícia?

Na prática, qualquer tipo de imóvel alugado com contrato de locação formal pode ser coberto pelo seguro, desde residenciais a comerciais, como:

  • Casas;
  • Apartamentos;
  • Salas comerciais;
  • Lojas;
  • Galpões;
  • Depósitos e centros de distribuição;
  • Imóveis industriais;
  • Entre outros.

Como funciona o seguro garantia locatícia?

O seguro fiança de aluguel envolve as seguintes partes: inquilino (empresa ou pessoa física), locador (proprietário do imóvel), corretora e seguradora.

Ao alugar um imóvel, o locatário (inquilino) é quem garante o pagamento do aluguel e, por isso, é quem contrata e paga pelo seguro. Já o locador é a parte que se beneficia da indenização em caso de descumprimento do contrato.

A contratação ocorre com o apoio e intermediação de uma corretora de seguros, que coleta as informações iniciais, apresenta as melhores opções e esclarece dúvidas.

A seguradora, por sua vez, é quem analisa o perfil do locatário (incluindo renda, histórico e outros critérios) e aprova ou não a emissão do seguro.

Em caso de inadimplência no pagamento do aluguel, o proprietário aciona a seguradora, que cobre o evento de acordo com os termos da apólice. Dependendo do contrato, a seguradora pode buscar posteriormente o ressarcimento desses valores junto ao inquilino.

Quais as coberturas do seguro garantia locatícia?

As coberturas do seguro garantia locatícia se dividem entre as básicas, obrigatórias (presentes em qualquer apólice) e as adicionais, que são opcionais e podem aparecer ou não no contrato de seguro. Vejamos:

Aluguel e multa por atraso

É a cobertura básica do seguro garantia locatícia e garante o pagamento do aluguel ao proprietário em caso de inadimplência do inquilino, além do custeio de eventual encargo por atraso.

Condomínio e IPTU

Assegura ao proprietário do imóvel o reembolso de encargos como condomínio e IPTU do imóvel que não tenham sido pagos pelo inquilino durante o período de locação.

Danos ao imóvel

Cobre reparos ou indeniza o proprietário por danos estruturais causados pelo inquilino, o que inclui rachaduras, danos em portas, pisos, paredes, entre outros.

Pinturas internas e externas

Assume os custos para a repintura do imóvel, conforme os termos da cláusula de devolução, caso essa obrigação não seja cumprida pelo inquilino.

Multa por rescisão contratual

Caso o inquilino deixe o imóvel antes do prazo definido no contrato de locação, essa cobertura garante o pagamento da multa prevista no acordo.

Água, luz e gás canalizado

Esta cobertura do seguro garantia locatícia assume o custeio de contas de consumo pendentes no momento de entrega do imóvel, protegendo o proprietário do pagamento dessas dívidas.

Subtração de bens

Em imóveis mobiliados, essa cobertura visa ressarcir o proprietário por furto ou desaparecimento de móveis e eletrodomésticos descritos no contrato de locação.

Fundo de promoção e propaganda

Cobertura voltada a contratos comerciais em shoppings e centros comerciais, garante o pagamento da cota de publicidade, caso o inquilino deixe de arcar com esse valor

Encargos com ar-condicionado

Cobre custos de manutenção ou reparo do sistema de ar-condicionado, importante sobretudo em imóveis comerciais em que o uso do equipamento é constante.

O que o seguro garantia locatícia não cobre?

Assim como todo contrato de seguro, também existem eventos não cobertos pelo seguro garantia locatícia. A seguir, confira os principais:

  • Aluguéis contestados judicialmente, ainda sem decisão favorável;

  • Falta de pagamento causada por erro ou descumprimento do contrato por parte do proprietário;

  • Danos causados por má-fé ou negligência grave do locador ou do inquilino;

  • Imóveis de propriedade do poder público (União, Estado, Município);

  • Locação de vagas de garagem e espaços para publicidade;

  • Contratos com parentes, sócios ou empregados do segurado, sem autorização da seguradora;

  • Sub-locação ou cessão do imóvel não autorizadas;

  • Desgaste natural, desvalorização do imóvel ou taxas administrativas;

  • Multas e danos ao imóvel, quando não estiverem previstos na apólice;

  • Entre outros.

Quais as vantagens de fazer o seguro garantia locatícia?

O seguro traz diversos benefícios que envolvem maior comodidade e tranquilidade e garantem o bom relacionamento entre inquilino e proprietário:

Substitui fiador ou caução

Encontrar um fiador ou pagar um valor alto de adiantamento do aluguel (caução) não é tão simples e acessível, podendo ser um obstáculo na negociação. Nesse sentido, o seguro garantia locatícia agiliza a formalização do contrato e simplifica o acesso ao imóvel.

Menos burocracia

A análise digital e o envio de documentos básicos para aprovação tornam a contratação do seguro mais simples e ágil do que outras formas de garantia.

Segurança para as partes

Com o seguro, o locador sabe que receberá amparo da seguradora em caso de inadimplência. Já o inquilino garante maior previsibilidade diante de imprevistos e evita eventuais conflitos com o proprietário do imóvel.

Flexibilidade no pagamento

Muitas seguradoras oferecem a opção de parcelamento do seguro garantia locatícia no cartão de crédito, o que facilita o planejamento financeiro do locatário do imóvel.

Rapidez na análise e liberação

Em muitos casos, o seguro garantia locatícia é liberado em poucas horas ou dias. Isso agiliza o fechamento de contrato de locação.

Quem exige o seguro garantia locatícia?

Em geral, a exigência do seguro garantia locatícia ocorre via cláusula contratual, imposta pelo locador (proprietário do imóvel) ou imobiliária.

Embora a Lei do Inquilinato não estabeleça a obrigatoriedade do seguro, esse recurso é importante para garantir o cumprimento das obrigações do inquilino do imóvel.

Leia com atenção o contrato de locação para entender se o seguro é, de fato, uma exigência, saber quais coberturas devem ser contempladas na apólice, além de conhecer outras responsabilidades de cada parte.

Qual o valor do seguro garantia locatícia?

O valor do seguro garantia locatícia depende de vários aspectos, por isso, é difícil trazer um preço sirva para todos os casos.

Apesar disso, para ilustrar melhor, vamos considerar um cenário envolvendo um dos nossos clientes: um restaurante que precisou apresentar um seguro garantia locatícia em um contrato de aluguel.

Vamos começar pela vigência do seguro, que foi de 5 anos: de 2025 até 2030.

Além disso, outros aspectos que influenciam no preço do seguro presentes nesse exemplo foram o tipo de locação, que era não residencial, a localidade, que foi em Foz do Iguaçu, e, ainda, o limite máximo de garantia de R$ 40.313,52.

As coberturas também deixam o seguro mais caro ou mais barato. No caso em questão, o cliente contratou as seguintes:

  • Aluguel, com limite máximo de indenização de até 30 vezes o valor da verba declarada, que foi de 1,119,82;
  • Pintura externa, com limite máximo de indenização de até 30 vezes o valor do aluguel declarado;
  • Multa por rescisão, com limite máximo de indenização de até 3 vezes o valor do aluguel declarado.

Outros fatores também influenciaram no valor final desse seguro? Sim, como as perguntas que a empresa teve de responder no questionário de análise de risco.

Apesar disso, com tudo o que detalhamos acima já é possível ter uma noção de quanto custou esse seguro garantia para aluguel de imóvel comercial.

No final, o prêmio que esse cliente teve de pagar foi R$ 7.539,26, que acabou sendo parcelado no cartão de crédito ao longo de toda a vigência do seguro: 60 meses. O custo, portanto, ficou bem acessível: apenas 125,66 por mês.

Esse, claro, é só um exemplo. Cada empresa precisa fazer uma cotação para ver quanto custa seu próprio seguro garantia locatícia.

E a boa notícia é que é bem simples de fazer isso por meio da Mutuus, basta acessar nossa plataforma clicando aqui.

Quais seguradoras fazem seguro garantia locatícia?

É importante contratar o seguro garantia locatícia com uma seguradora de confiança, que tenha solidez financeira para cumprir suas obrigações quando você mais precisar.

Entre as melhores opções do mercado, reunimos as principais:

  • Porto Seguro;
  • MAPFRE Brasil;
  • Bradesco Seguros;
  • Tokio Marine;
  • Pottencial;
  • Ezze Seguros.

O que é necessário para cotar seguro garantia locatícia?

Se o candidato a inquilino, em comum acordo com o proprietário, escolher o seguro como garantia locatícia, o primeiro passo é entrar em contato com uma corretora e fornecer dados iniciais para simular o seguro.

Essas informações incluem: endereço e tipo do imóvel, vigência do contrato, valor estimado da estrutura e do conteúdo, além do CPF (para pessoa física) ou CNPJ (para empresa).

Na Mutuus, todo o processo de cotação acontece por meio de um formulário digital simples e descomplicado. Oferecemos simulações com vários cenários e facilitamos todo o processo para você comparar e escolher a opção mais vantajosa.

Quanto mais informações você nos fornecer, melhores são as condições e vantagens oferecidas.

Como acionar o sinistro do seguro garantia locatícia?

No seguro garantia locatícia, o sinistro pode envolver inúmeras etapas. Isso requer atenção a todos os detalhes para garantir que o processo ocorra corretamente.

Em primeiro lugar, revise os termos e condições da apólice para ter certeza de que o evento está coberto pelo seguro contratado. Isso inclui verificar os limites de cobertura e eventuais franquias que podem ser aplicadas.

Em seguida, acione a corretora ou seguradora responsável pela apólice e reúna toda a documentação que for solicitada para comprovar o sinistro.

Além disso, esteja disponível para responder perguntas ou fornecer documentos adicionais à seguradora. 

Tudo isso é importante para garantir que a seguradora tenha em mãos tudo o que precisa para validar o sinistro e liberar o pagamento do seguro.

Após a entrega de todos os documentos necessários, e se o sinistro estiver de acordo com os termos do contrato, a seguradora tem o prazo de 30 (trinta) dias para liquidar o sinistro e efetuar o pagamento do seguro.

Quais os documentos necessários para acionar o seguro garantia locatícia?

Para comprovar o sinistro, a seguradora pode solicitar uma série de documentos, como:

  • Contrato de locação;
  • Boletos vencidos ou comprovantes de despesas;
  • Relatórios e fotos de eventuais danos ao imóvel;
  • Trocas de mensagens ou notificações enviadas ao inquilino;
  • Cópia da apólice do seguro;
  • RG e/ou CPF do locatário.

Cada seguradora possui regras próprias para analisar o sinistro.

Por isso, é importante estar atento, seguir as orientações da companhia e enviar os comprovantes corretos para agilizar o processo.

Como contratar seguro garantia locatícia empresarial?

O primeiro passo é entrar em contato com uma corretora de confiança, que vai oferecer suporte especializado para montar uma proteção personalizada para o seu negócio.

Depois disso, a corretora repassa as informações à seguradora, que solicita os dados e documentos necessários para análise e liberação da apólice.

Entre os principais documentos exigidos, estão:

Trabalhador autônomo

CPF, RG, comprovante de residência, última declaração do IR e extratos bancários dos últimos 3 meses.

Empregado registrado

CPF, RG, comprovante de residência, IR, três últimos holerites e cópia da carteira de trabalho.

Pessoa jurídica

Contrato social (ou declaração de firma individual), CCM, declaração do IR, extratos bancários e documentos dos sócios.

Aposentados ou pensionistas

CPF, RG, recibos dos últimos 3 pagamentos e, no caso de pensão alimentícia, sentença judicial correspondente.

Pessoas que vivem de aluguel

Documento de propriedade do imóvel, contrato de locação e último recibo de aluguel.

Após a aprovação da seguradora, o contrato de locação pode ser assinado com o seguro como garantia. E pronto: seu contrato de locação está protegido!

Na Mutuus, da cotação à assinatura do contrato, o processo é feito online, com um time especializado em seguro fiança sempre à sua disposição.

Conclusão

Como vimos, o seguro garantia locatícia oferece uma camada extra de proteção aos contratos de locação, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Essa proteção beneficia tanto o proprietário do imóvel, que tem a segurança de receber os valores devidos em caso de inadimplência, e o inquilino, que tem mais facilidade para fechar o contrato, sem precisar de fiador ou depósito caução.

Além disso, o seguro garantia locatícia se destaca pelo bom custo-benefício: aprovação mais ágil, menos burocracia e flexibilidade no pagamento.

Pronto para dar o próximo passo?

Faça sua cotação com a Mutuus: de forma simples, rápida e 100% online! Clique aqui.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro Fiança Locatícia

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *