Conteúdo verificado

Seguro educacional: como funciona, quais os tipos, o que cobre e quem deve contratar? (Guia completo)

O seguro educacional é uma forma de garantir continuidade nos estudos sem preocupação em caso de imprevistos.

Afinal, situações inesperadas — como desemprego e morte — podem ocorrer e causar impactos na condição financeira familiar e, consequentemente, trazer problemas no pagamento da escola ou da universidade, por exemplo.

Tudo isso também traz incertezas às instituições de ensino, incluindo a perda de alunos. Ainda, aumenta o inadimplemento, o que põe em risco as finanças da instituição de ensino.

Para evitar esses problemas, foi criado uma modalidade específica de seguro: o seguro educacional.

No texto de hoje, falaremos mais sobre as principais características desse tipo de apólice, suas principais coberturas disponíveis e vantagens. Além disso, explicaremos sobre o preço do seguro escolar e sobre quem pode contratá-lo. 

Seguro educacional: o que é?

O seguro educacional é uma modalidade de seguro voltada para estudantes de ensino básico, fundamental, médio ou superior de instituições privadas.

O objetivo da apólice é garantir a continuidade dos estudos desses alunos em situações que dificultam o pagamento das mensalidades escolares. 

Entre essas situações, podemos citar: morte, invalidez e desemprego do responsável pelo pagamento (seja ele o próprio aluno, seus pais ou tutores).

A apólice é contratada por um período específico. Geralmente, o tempo de vigência desse contrato é de 12 a 14 meses, com possibilidade de renovação.

Além disso, assim como em outras modalidades de seguro, é possível escolher entre coberturas básicas e avançadas. Estas últimas podem cobrir outros gastos além de mensalidades, como materiais escolares, uniforme, transporte e formatura.

Seguro educacional e seguro empresarial escola: qual a diferença?

O seguro educacional serve para garantir a continuidade dos estudos dos alunos. Ele, como falado acima, cobre mensalidades e despesas escolares caso os responsáveis financeiros enfrentem imprevistos como morte, invalidez ou desemprego. 

Nesse sentido, é uma segurança financeira para os alunos e suas famílias.

Por outro lado, o seguro empresarial para escolas, embora também se aplique ao mesmo contexto de instituições de ensino, serve, em linhas gerais, para proteger a própria instituição.

Para entender mais isso, basta olhar para as coberturas do seguro. Elas cobrem riscos relacionados ao ambiente escolar, como danos ao espaço físico, equipamentos, materiais didáticos, alunos e colaboradores.

Quais os tipos de seguro educacional?

O seguro educacional pode ser contratado em diferentes modalidades e isso, de forma geral, vai de acordo com o nível de ensino. Vamos entender os detalhes a seguir:

Seguro educacional ensino básico

Voltado para escolas que oferecem a educação infantil (creche e pré-escola), esse seguro garante o pagamento das mensalidades em caso de imprevistos com o responsável financeiro, como morte, invalidez ou perda de renda. 

É muito procurado por pais que desejam manter a continuidade dos estudos já desde os primeiros anos da criança.

Seguro educacional ensino fundamental

Destinado a alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano), esse seguro educacional oferece proteção financeira para que o estudante conclua essa fase essencial da formação acadêmica. 

A cobertura normalmente inclui eventos como falecimento, doença grave ou acidente do responsável financeiro, mas podem ser incluídas outras proteções.

Seguro educacional ensino médio

Indicado para estudantes do ensino médio, essa modalidade é especialmente importante para quem está se preparando para vestibulares ou cursos técnicos. 

A cobertura assegura a continuidade do pagamento das mensalidades até o fim do ano letivo, mesmo diante de imprevistos, evitando prejuízos na preparação acadêmica do aluno.

Seguro educacional ensino superior

Voltado para faculdades e universidades, esse seguro é contratado tanto por estudantes quanto por instituições de ensino. 

Ele garante que a graduação seja concluída, ainda que aconteçam situações como desemprego, invalidez ou morte do responsável pelo pagamento.

Quais são os tipos de contratação de seguro educacional?

O que cobre o seguro escolar? Na imagem, cadeira vazia em alusão ao afastamento de aluno devido a situação que dificultou o pagamento da mensalidade

É possível contratar o seguro educacional de duas formas: individualmente ou coletivamente

Abaixo, explicaremos um pouco mais sobre os dois tipos de aquisição de apólices.

Contratação individual

A contratação individual pode ser feita diretamente com uma seguradora registrada na Susep (Superintendência de Seguros Privados) e funciona como a aquisição de apólices de outras modalidades. 

Ou seja, basta que o responsável pelo pagamento das mensalidades escolares — como o pai ou a mãe do aluno — escolha uma operadora de seguros e monte sua apólice.

Contratação coletiva

Do outro lado, temos a contratação coletiva, que é mais usual no caso de seguro educacional (ao contrário de outras modalidades). 

Ela pode ser feita quando a própria escola ou universidade (que, nesse cenário, assume o papel de estipulante do seguro) tem convênio com uma empresa de seguros.

Nesse caso, vários alunos compartilham uma mesma apólice e a contratação é feita no momento da matrícula para o ano ou semestre letivo.

Existem vantagens no modelo coletivo de seguros, como o preço mais barato do prêmio. Contudo, também há regras para esse tipo de apólice, como a de que o seguro só entra em vigência se for contratado por 50% dos estudantes, no mínimo.

Como funciona o seguro educacional?

Nos dois tipos de contratação, o contratante compra um seguro que pode ter cobertura básica ou avançada. 

No caso de apólices coletivas, a abrangência do seguro disponível pode ser decidida pela instituição de ensino, de acordo com o que foi contratado na seguradora parceira.

Os contratos cobrem algumas situações específicas que causam dificuldades financeiras e impossibilidade de pagamento das mensalidades. 

Então, quando ocorre um sinistro, a instituição de ensino deve acionar o seguro. A partir disso, a seguradora assume o pagamento da escola ou universidade pelo tempo determinado na apólice. Esse período é variável de acordo com o sinistro.

Por exemplo, em caso de morte, o seguro pode cobrir as mensalidades restantes do ano letivo. Contudo, em caso de desemprego (de pais, tutores ou do próprio aluno), a indenização corresponde ao pagamento de 3 a 6 meses, geralmente.

Depois que o acidente ou imprevisto ocorrer, o seguro educacional deve ser acionado o mais rápido possível. Geralmente, a seguradora oferece o prazo de 30 dias para a apresentação de documentos que comprovem o sinistro.

Para que serve o seguro educacional?

A principal função do seguro escolar é garantir a continuidade dos estudos na instituição de ensino, mesmo quando o responsável financeiro não tiver condições de pagar as mensalidades. 

A apólice também pode contemplar outras despesas escolares, do ensino básico ao superior.

O seguro serve, ainda, para diminuir casos de inadimplência nas escolas e universidades. Afinal, ele reduz as chances de imprevistos atrasarem o pagamento das mensalidades.

Isso é uma vantagem para os alunos e seus responsáveis, pois, sem o seguro educacional, os boletos atrasados acumulariam. 

Além disso, a situação resultaria em anulação do contrato com a instituição de ensino e negativação do responsável financeiro em órgãos de proteção de crédito.

Quem pode contratar o seguro educacional?

O seguro educacional pode ser contratado pela instituição de ensino, configurando o seguro educacional coletivo, mas também pelos responsáveis financeiros do estudante, que, nesse caso, trata-se do seguro educacional individual.

Seja qual for o cenário, para a aprovação da apólice, é necessário seguir algumas regras. Por exemplo, a idade mínima para a contratação do seguro é de 16 anos (há seguradoras que já aceitam com 14 anos, então vale entender as particularidades de cada caso). 

O mesmo se aplica à idade máxima, que pode ser de até 70 anos.

Sou obrigado a pagar seguro escolar?

Os tutores do aluno ou o próprio aluno não são obrigados a pagar um seguro educacional quando essa proteção é oferecida por escolas e universidades para proteger o pagamento das mensalidades em casos de imprevistos.

Apesar disso, fazer o seguro traz tranquilidade para as famílias, afinal, ele assegura que os estudos do aluno continuem mesmo diante de dificuldades financeiras inesperadas. 

Fora o fato de que esse tipo de seguro oferece segurança para a instituição de ensino, que mantém o recebimento das mensalidades sem comprometer a qualidade do ensino.

Quais são as coberturas do seguro educacional?

Quanto custa um seguro educacional? Na imagem criança com mochila nas costas chegando na escola após contratação de cobertura básica

Assim como em outros tipos de seguro, o seguro educacional tem coberturas mais básicas e mais abrangentes

Alguns dos principais sinistros cobertos por apólices dessa modalidade são:

  • Morte natural ou acidental: garante o pagamento das mensalidades escolares em caso de óbito do responsável financeiro ou do aluno;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente ou doença: cobre situações em que o responsável financeiro ou o aluno fica incapacitado permanentemente;
  • Incapacidade temporária por acidente ou doença: auxilia financeiramente enquanto o responsável ou o aluno estiver temporariamente impossibilitado de arcar com as mensalidades;
  • Perda de renda por desemprego involuntário ou falência: garante até três a seis mensalidades em caso de perda de emprego ou fechamento do negócio do responsável financeiro.

Já nas coberturas mais amplas pode haver cobertura para:

  • Compra de material escolar e uniforme: pagamento de uma ou duas mensalidades para custear materiais e uniformes, em caso de morte ou invalidez do responsável financeiro;
  • Transporte do aluno: cobre transporte para frequentar a escola ou tratamentos, quando o estudante estiver com dificuldade de locomoção por problemas de saúde;
  • Assistência médica, odontológica, fisioterápica e hospitalar 24h: atendimento emergencial e acompanhamento do aluno durante todo o período escolar;
  • Aulas particulares em casa: disponível quando o aluno não puder comparecer à escola por acidente, cirurgia ou recomendação médica;
  • Despesas com formatura: cobre o valor correspondente a uma ou mais mensalidades, garantindo a participação do aluno na cerimônia de conclusão do ciclo escolar;
  • Curso pré-vestibular: pagamento do valor equivalente a até 12 mensalidades do cursinho, geralmente condicionado à contratação do seguro para o ensino médio;
  • Repetência: garante o pagamento de mensalidades extras em caso de reprovação, normalmente limitado a um ano ou ciclo escolar contratado.

Quais assistências podem ser contratadas no seguro educacional?

Além das coberturas, também é possível contar com algumas assistências no seguro educacional. Tudo vai depender do contrato de seguro que foi feito. Confira:

  • Remoção inter-hospitalar: transporte do estudante entre hospitais, caso haja necessidade de transferência por motivos médicos;
  • Retorno à residência após alta hospitalar: auxílio para que o aluno volte para casa de forma segura após internação;
  • Transporte para frequência às aulas: garantia de deslocamento até a escola quando o estudante estiver impossibilitado de ir sozinho;
  • Transporte para tratamento fisioterápico: cobertura do deslocamento para sessões de fisioterapia indicadas por médico;
  • Aulas em casa: disponibilização de professores ou tutores caso o aluno não possa frequentar a escola devido a acidente ou cirurgia;
  • Locação de aparelhos ortopédicos e hospitalares: fornecimento de equipamentos médicos e ortopédicos temporários para auxiliar na recuperação do aluno;
  • Avaliação e orientação de currículo: ajuda profissional para revisão e aprimoramento do currículo escolar ou acadêmico;
  • Orientação profissional psicológica: suporte psicológico para planejamento de carreira e decisões profissionais do estudante;
  • Informações sobre oportunidades de vagas: acesso a sites de recolocação e oportunidades de estágio ou emprego para estudantes;
  • Orientação para entrevistas: preparação e dicas para que o aluno se saia melhor em entrevistas de estágio ou emprego.

Quais são as vantagens do seguro educacional?

O seguro educacional oferece benefícios para as instituições de ensino e para os alunos. 

Para as escolas e universidades, a principal vantagem é a redução de estudantes inadimplentes. Afinal, se o pagamento das mensalidades atrasar devido ao desemprego, por exemplo, a seguradora assume a responsabilidade.

A diminuição da inadimplência também impede a perda de alunos. Isso tudo evita que a instituição privada sofra impactos financeiros negativos, que poderiam resultar até mesmo em falência.

Já para os alunos e responsáveis financeiros, um benefício é a possibilidade de contratar apólices personalizadas, de acordo com o valor da mensalidade. Além disso, é possível pagar menos no contrato de seguro escolar, no caso de apólices coletivas.

Ainda, para os estudantes, a principal vantagem é a possibilidade de continuar os estudos, mesmo em situações de imprevistos e acidentes

Também não podemos deixar de falar que, em apólices mais abrangentes, outro benefício é a cobertura em outros gastos escolares (uniforme, material, transporte etc.) e a assistência médica 24h.

O que não cobre no seguro educacional?

Apesar das vantagens, o seguro educacional não cobre todo o tipo de situação. 

Como já mencionado, as mortes e invalidez devem ser causadas por acidentes ou doenças. Portanto, não há cobertura para:

  • Mortes e invalidez provocadas por abuso de drogas e álcool;
  • Mortes e invalidez provocadas por prática de atos ilícitos dolosos (quando há intenção de causar dano).

Quanto aos sinistros causados por doença, é preciso prestar atenção em algumas regras. O seguro educacional não costuma cobrir:

  • Mortes e invalidez provocadas por doença preexistente à contratação da apólice, cujo diagnóstico foi omitido pelo contratante do seguro;
  • Enfermidades provocadas por esforços físicos e repetitivos, traumas continuados e doenças ósteo-musculares relacionadas ao trabalho;
  • Morte e invalidez provocadas por epidemia.

O seguro escolar também pode não cobrir morte e invalidez causadas por parto, aborto, manuseio de material nuclear, envenenamento, intoxicação por alimentos e medicamentos. 

Por fim, complicações provocadas por exames, tratamentos e cirurgias (sem acidentes) e doação e transplante entre pessoas vivas também não costumam ter indenização pela seguradora.

Já no caso de desemprego, só são consideradas as perdas de emprego involuntárias. Portanto, demissões por justa causa não possuem cobertura.

Outras situações não contempladas pelo seguro são cursos e aulas extracurriculares para recuperação. Já os casos de repetência, quando cobertos, podem ter alguns limites (por exemplo, apenas um ano de tolerância).

Qual o tempo de carência do seguro educacional?

Também é importante ficar atento ao período de carência do seguro educacional. Isto é, o tempo para a efetivação da cobertura.

Quando um seguro educacional é contratado, a seguradora estabelece um período (que pode ser de alguns meses) para validar a apólice. 

Então, caso o sinistro ocorra nesse espaço de tempo, a cobertura ainda não é válida e as obrigações com as despesas escolares ainda são dos responsáveis financeiros do aluno.

Quem são os beneficiários do seguro educacional?

Quem são os beneficiários do seguro educacional? Na imagem, crianças representam o beneficiário da cobertura: os alunos

O beneficiário do seguro educacional é o aluno, independentemente se ele é também o responsável pelo pagamento da instituição de ensino ou não. 

Como conceitua as condições gerais do seguro educacional que a seguradora Previsul comercializa, o beneficiário se trata do “educando, ainda que representado ou assistido, na forma da lei”.

Outro esclarecimento é que o “pagamento da indenização poderá ser realizado diretamente ao estabelecimento de ensino”, desde que haja concordância prévia do responsável legal do aluno ou do próprio aluno, caso ele seja maior de idade.

Quanto custa um seguro educacional?

O preço do seguro educacional varia conforme a mensalidade da escola ou universidade. Ademais, é importante dizer que há variações decorrentes do tipo de contratação (individual ou coletiva).

Isso porque em apólices coletivas há menores riscos de descumprimento do contrato, então, o preço do seguro pode ser menor (geralmente, 1% a 2% da mensalidade). 

Além disso, o valor também é diluído entre todos os contribuintes, resultando na redução do prêmio, em comparação à contratação individual.

O tipo de curso e o nível educacional são outros aspectos que podem interferir na cobrança da apólice.

Ainda, são considerados os tipos de cobertura contratada. Quanto mais itens o seguro educacional cobrir, maior será o valor do prêmio. Por fim, a seguradora escolhida também interfere no preço, afinal, cada empresa é livre para atribuir valores às apólices.

Qual seguradora faz seguro educacional?

No Brasil, algumas seguradoras fazem o seguro educacional. 

Embora a essência da proteção seja a mesma em todos os casos, vale sempre considerar em qual seguradora contratar o seguro.

Algumas, por exemplo, oferecem certas assistências e coberturas que outras não oferecem. Elas também podem ter particularidades bem específicas, como a idade mínima para que alunos façam parte do seguro educacional que uma instituição de ensino quer fazer.

De qualquer forma, entre as principais seguradoras estão:

  • Zurich Seguros;
  • MetLife Seguros;
  • Mapfre Seguros;
  • Bradesco Seguros;
  • Previsul Seguros;
  • Centauro Seguros;
  • Icatu Seguros.

Como acionar o seguro educacional em caso de sinistro?

Para acionar o seguro educacional quando acontecer algum imprevisto, a instituição de ensino que fez o seguro, o responsável pelo aluno ou o próprio aluno precisa avisar a seguradora o quanto antes. 

Para isso, deve-se preencher o chamado “formulário de aviso de sinistro”, que a seguradora fornece, e entregar os documentos que comprovem o que ocorreu (vamos já especificá-los).

Depois que a seguradora receber toda a documentação, ela tem até 30 dias para pagar a indenização. 

E se ela precisar de algum documento extra? Nesse caso, a seguradora pode pedir e o prazo para pagamento só volta a contar quando tudo estiver entregue e completo.

Se estiver tudo certo, a seguradora faz a indenização, conforme o que está definido no seguro.

Quais os documentos necessários para acionar o seguro educacional?

Como acabamos de falar, entregar os documentos na hora de acionar o seguro educacional é uma das etapas mais importantes.

Eles vão comprovar se o que está sendo dito realmente aconteceu, por exemplo.

Acontece que esses documentos vão mudando conforme o tipo de situação: se envolver morte, a seguradora precisa de determinados documentos, se for invalidez por acidente, precisa de outros… e assim por diante.

O melhor jeito de saber exatamente qual a documentação necessária é conferindo a apólice de seguro educacional. Ela vai listar todos os documentos.

Para você ter uma ideia mais específica sobre o que estamos falando, vamos abordar dois cenários de sinistro e seus respectivos documentos:

Em caso de morte não decorrente de acidente pessoal:

  • formulário de aviso de sinistro obrigatoriamente preenchido e assinado pelo seu preposto/beneficiário e pelo médico assistente (com carimbo e número do C.R.M.);
  • cópia autenticada da Certidão de Óbito do segurado;
  • cópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF do segurado;
  • cópia do comprovante de residência do segurado;
  • certificado de seguro;
  • cópia do contrato de prestação de serviços firmado entre o segurado e o estipulante;
  • termo de adesão ao seguro para comprovação da responsabilidade financeira;
  • grade escolar;
  • histórico escolar;
  • no caso de curso superior, declaração financeira informando o número e o valor das disciplinas cursadas no período, baseado na data de ocorrência do sinistro;
  • cópia dos 3 (três) últimos boletos para comprovação do pagamento das mensalidades;
  • no caso de curso superior, declaração do estipulante informando a quantidade total de créditos para a conclusão do período letivo coberto e a quantidade de créditos cursados até a data de ocorrência do sinistro, como também a quantidade de meses necessária para a conclusão do período letivo coberto a partir da data de ocorrência do sinistro;
  • formulário de autorização de pagamentos com os dados bancários do segurado.

Enquanto isso, em caso de invalidez permanente total por acidente:

  • formulário de aviso de sinistro obrigatoriamente preenchido e assinado pelo seu preposto/beneficiário e pelo médico assistente (com carimbo e número do C.R.M.);
  • cópia autenticada da Declaração Médica comprovando a invalidez;
  • cópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF do segurado;
  • cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação, em caso de acidente com veículo dirigido pelo segurado;
  • cópia do Boletim de Ocorrência Policial no caso de acidente de trânsito ou qualquer outro acidente que exija intervenção de autoridade policial;
  • cópia do boletim de pronto atendimento hospitalar;
  • cópia autenticada do Laudo do Exame Toxicológico e de Teor Alcoólico, se feito;
  • formulário de autorização de pagamentos com os dados bancários do segurado;
  • cópia do comprovante de residência do segurado;
  • certificado de seguro;
  • cópia do contrato de prestação de serviços firmado entre o segurado e o estipulante;
  • termo de adesão ao seguro para comprovação da responsabilidade financeira;
  • grade escolar;
  • histórico escolar;
  • no caso de curso superior, declaração financeira informando o número e o valor das disciplinas cursadas no período, baseado na data de ocorrência do sinistro;
  • cópia dos 3 (três) últimos boletos para comprovação do pagamento das mensalidades;
  • no caso de curso superior, declaração do estipulante informando a quantidade total de créditos para a conclusão do período letivo coberto e a quantidade de créditos cursados até a data de ocorrência do sinistro, como também a quantidade de meses necessária para a conclusão do período letivo coberto a partir da data de ocorrência do sinistro.

Quais as informações necessárias para cotar o seguro educacional?

As informações que vão ser solicitadas durante o processo de contratação do seguro educacional vão depender de um aspecto específico: será um seguro individual ou coletivo?

A depender do caso, as informações que têm de ser fornecidas no chamado “questionário de análise de risco” vão mudar.

Considerando um seguro educacional individual, por exemplo, vão ter perguntas relativas aos dados do responsável financeiro (o pai ou a mãe do aluno, por exemplo) e outras para dados do próprio aluno.

Vamos por partes, começando pelos dados do responsável financeiro:

  • Qual é o seu nome completo?
  • Qual é o seu nome social (se houver)?
  • Qual é o seu CPF?
  • Qual é a sua data de nascimento?
  • Qual é o seu sexo?
  • Em qual estado você reside?
  • Em qual cidade você reside?
  • Qual é a sua ocupação atual?
  • Qual é o valor da mensalidade que deseja segurar?
  • Qual é o seu tipo de vínculo empregatício?
  • Qual é a sua relação com o aluno?
  • Quem será o beneficiário do seguro?

Já em relação aos dados do aluno:

  • Qual o nome do aluno?
  • Qual o CPF do aluno?
  • Qual a data de nascimento do aluno?
  • Quais coberturas serão contratadas? 

Esse, no entanto, trata-se do cenário em que o seguro educacional é feito de forma individual. 

O outro que citamos é o seguro educacional coletivo, feito pela instituição de ensino. Entre as perguntas que essa instituição terá de responder no questionário estão:

  • Qual a razão social da instituição de ensino?
  • Qual o CNPJ da instituição de ensino?
  • Qual a vigência do seguro educacional?
  • Quais coberturas deseja contratar:
    • Morte (obrigatória);
    • Invalidez permanente total por acidente;
    • Invalidez permanente funcional por doença;
    • Desemprego involuntário + incapacidade total e temporária;
    • Mensalidade escolar.
  • No ensino infantil:
    • Qual a quantidade de alunos?
    • Qual a mensalidade média?
    • Qual a idade média do responsável financeiro?
  • No ensino fundamental I:
    • Qual a quantidade de alunos?
    • Qual a mensalidade média?
    • Qual a idade média do responsável financeiro?
  • No ensino fundamental II:
    • Qual a quantidade de alunos?
    • Qual a mensalidade média?
    • Qual a idade média do responsável financeiro?
  • No ensino médio:
    • Qual a quantidade de alunos?
    • Qual a mensalidade média?
    • Qual a idade média do responsável financeiro?
  • No ensino superior:
    • Qual a quantidade de alunos?
    • Qual a mensalidade média?
    • Qual a idade média do responsável financeiro?
    • Qual a duração do curso?
  • Em curso profissionalizante:
    • Qual a quantidade de alunos?
    • Qual a mensalidade média?
    • Qual a idade média do responsável financeiro?
    • Qual a duração do curso?

Como cotar um seguro educacional?

Para cotar um seguro educacional, é necessário procurar uma corretora. Isso pode ser feito por instituições de ensino privado que desejam ofertar apólices de seguro para os alunos.

Na Mutuus Seguros, é possível solicitar uma cotação online do seguro educacional coletivo. Basta preencher um cadastro com alguns dados da sua instituição de ensino, incluindo e-mail para contato.

Em seguida, a Mutuus faz uma breve análise das informações e entra em contato oferecendo as melhores coberturas de seguro para o perfil da sua escola. Assim, é possível escolher a seguradora e o tipo de apólice que melhor atende a seus interesses.

Todo o processo de contratação do seguro pode ser feito online, em menos de 24 horas.

Quero simular meu seguro educacional com a Mutuus

Conclusão

O seguro educacional é uma forma de ficar preparado em caso de acidentes e imprevistos que possam causar impactos nos estudos, em diferentes fases da vida escolar. 

Com esse tipo de apólice, o estudante pode dar continuidade a sua educação em escolas e universidades privadas, mesmo em momentos de dificuldade financeira. Afinal, na ocorrência de sinistro, quem assume os gastos com a instituição de ensino é a seguradora.

Ainda assim, o seguro escolar possui algumas regras que merecem atenção. Por exemplo, é importante ficar atento ao período de carência da apólice e quais situações não possuem cobertura.

A contratação do seguro educacional pode ser do tipo individual ou coletiva. Nos contratos coletivos, a própria escola firma um convênio com uma seguradora e os alunos adquirem a apólice durante a matrícula.

Para cotar um seguro educacional para sua escola ou universidade, entre em contato com uma corretora, como a Mutuus Seguros

Com a gente, a cotação é 100% online, rápida e sem necessidade de visitas presenciais a seguradoras.

Dúvidas frequentes sobre o seguro educacional

Abordamos vários pontos sobre o seguro educacional, mas alguns podem ter ficado de fora. 

Por isso, falamos de outros a seguir — alguns relacionados diretamente ao seguro, outros nem tanto, mas que merecem esclarecimentos para evitar confusão. Confira:

Como funciona o benefício educacional?

O benefício educacional, também conhecido como auxílio-educação, é um recurso oferecido pelas empresas para auxiliar seus colaboradores com despesas relacionadas à educação, como mensalidades, cursos e outras iniciativas de desenvolvimento profissional. 

Ele não tem qualquer relação com o seguro educacional sobre o qual falamos ao longo de todo este artigo, porém, por levar o termo “educacional”, pode gerar dúvidas.

O que é o seguro educacional da Zurich?

O seguro educacional da Zurich é uma proteção que garante a continuidade dos estudos do aluno mesmo em situações imprevistas que afetem o responsável financeiro, como morte, invalidez ou desemprego. 

Como destaca a própria seguradora sobre esse produto de seguro: “Conte com um seguro completo e pense no futuro com tranquilidade”.

Ainda, continua ela, esse seguro “garante a continuidade dos estudos, mesmo quando o responsável financeiro fica impossibilitado de realizar o pagamento da mensalidade escolar”.

Para contratá-lo, faça o processo de um jeito mais simples e prático por meio da Mutuus. Clique aqui.

Quanto o governo paga por filho na escola?

O governo federal paga R$ 1.000 por ano aos alunos participantes do programa Pé-de-Meia, desde que tenham sido aprovados no ano letivo. 

Para os estudantes que concluíram o 3º ano do ensino médio e participaram do Enem, há um adicional de R$ 200.

Esse ponto não tem relação com o seguro educacional, pois se trata de uma iniciativa de incentivo à educação, voltada ao pagamento direto aos alunos ou responsáveis.

O seguro educacional, como já explicado, é um produto privado que garante o pagamento das mensalidades escolares em caso de imprevistos, como acidentes e doenças.

Seguro educacional da Porto Seguro

O seguro escolas da Porto Seguro é uma solução completa para proteger instituições de ensino e seu ambiente escolar. 

Ele, no entanto, não é o seguro educacional sobre o qual detalhamos neste conteúdo. Na verdade, trata-se do seguro empresarial para escolas que explicamos lá no começo, no tópico “Seguro educacional e seguro empresarial escola: qual a diferença?”

Ou seja, é um seguro diferente e mais amplo, voltado tanto para o espaço físico quanto para os alunos, colaboradores e materiais utilizados dentro ou fora da escola.

Nas palavras da Porto Seguro, seu objetivo é “garantir um ambiente de aprendizagem seguro e tranquilo” e ele conta com “diversas coberturas”.

Seguro educacional individual: o que é?

O seguro educacional individual, feito por pessoas físicas, é uma proteção voltada para o pagamento das mensalidades escolares ou universitárias caso ocorra algum imprevisto com o responsável financeiro, como morte, invalidez, acidente, doença ou perda de emprego.

Ao contratar o seguro, você paga um prêmio mensal ou anual, que varia conforme o valor das mensalidades e coberturas escolhidas. 

Além das garantias básicas, é possível incluir coberturas adicionais, como compra de materiais escolares, transporte, assistência médica 24h e aulas particulares.

Seguro educacional Bradesco: como funciona?

O seguro educacional Bradesco garante o pagamento das mensalidades escolares em casos inesperados, como morte, invalidez ou desemprego do responsável. 

A seguradora esclarece bem para quem ele se destina: para “pais ou responsáveis que querem manter-se em dia com as mensalidades escolares dos seus filhos ou dependentes, em casos emergenciais”.

Ainda, também precisamos destacar que a seguradora Bradesco Seguros oferece diferentes planos com coberturas de morte, invalidez permanente total por acidente e perda de renda por desemprego e os “alunos podem contar com diversos serviços”.

Seguro educacional Icatu

O seguro educacional da Icatu é uma solução que protege tanto a instituição de ensino quanto os alunos. Ele garante que os estudantes possam completar seus estudos mesmo diante de imprevistos.

Na prática, ele oferece cobertura 24h, dentro e fora da escola, e pode ser incorporado ao plano de benefícios dos funcionários da instituição. 

Também tem indenização acima da média do mercado e permite flexibilidade na escolha das coberturas, adaptando-se às necessidades de cada escola e aluno.

Seguro educacional Mapfre

O seguro educacional da Mapfre — chamado de “Proteção Educacional Multiflex” — garante a continuidade dos estudos do aluno em caso de morte ou invalidez do responsável financeiro. 

Ele traz coberturas básicas amplas e opções adicionais, permitindo personalizar a proteção de acordo com as necessidades da família.

E quando se trata de benefícios, ele conta com assistências voltadas à recolocação profissional do responsável em caso de desemprego involuntário, incluindo avaliação e orientação de currículo e até orientação psicológica para carreira. 

Seguro educacional Estácio: o que é?

O seguro educacional da Estácio é uma proteção que garante a continuidade dos estudos do aluno caso ocorram imprevistos, como doenças, acidentes ou desemprego involuntário do responsável financeiro. 

O seguro é opcional e pode ser contratado no momento da matrícula ou durante o período letivo. 

Em termos de valor, ele é calculado com base na mensalidade do curso e na cobertura escolhida. 

Seguro educacional Unifor

O seguro educacional da Unifor é oferecido gratuitamente a todos os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, EAD e pós-graduação. 

Ele protege o estudante em caso de imprevistos financeiros do responsável, como perda de emprego, afastamento temporário por acidente ou falecimento, garantindo o pagamento das mensalidades e a continuidade dos estudos. 

Para cursos de curta duração, a cobertura vale apenas para períodos de até seis meses.

Seguro de vida universitário: o que é?

É provável que você esteja em busca de entender o seguro de vida para estagiário, informalmente chamado de seguro de vida universitário. 

No Brasil, a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008) exige que toda empresa que contrata estagiários ofereça um seguro contra acidentes pessoais. 

Essa proteção garante que, em caso de acidentes — seja no trajeto, na empresa ou fora dela — o estagiário universitário terá cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas, trazendo segurança tanto para ele quanto para sua família.

O seguro não se limita ao básico: cobre morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA), invalidez temporária total ou parcial (ITT) e despesas médico-hospitalares e odontológicas (DMHO).

O que é garantia de mensalidade escolar?

A garantia de mensalidade escolar é um tipo de proteção dentro do seguro educacional que assegura o pagamento das mensalidades do aluno em situações imprevistas. 

A expressão “garantia de mensalidade escolar” é apenas um conceito, ou seja, uma outra forma de dizer que o seguro educacional cobre o valor das mensalidades, garantindo que o aluno continue seus estudos mesmo diante de acidentes, doenças, etc.

Como vender seguro escolar?

Vender seguro escolar começa com conhecer bem o produto. 

É importante, portanto, explicar aos pais que ele garante o pagamento das mensalidades em casos de imprevistos e protege o aluno contra acidentes, além de oferecer assistências extras como transporte ou aulas em casa.

Se você é um corretor e deseja atuar nesse mercado, pode trabalhar em corretoras especializadas, como a Mutuus Seguros.

Com a gente, você tem acesso a materiais de apoio e oportunidades de crescimento, além de poder oferecer soluções completas a instituições de ensino. Confira nossas vagas.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguros

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *