Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Directors and Officers: conheça o seguro D&O

5min. leitura
Revisado em 04 abr 2022

O exercício de funções profissionais está diretamente atrelado a riscos e responsabilidades. É neste contexto que se encontra um mecanismo de proteção chamado Seguro Directors and Officers.

Também conhecido como Seguro D&O, ele representa uma modalidade de seguro voltada para proteção em caso de responsabilização civil. Contempla danos materiais ou morais causados por gestores e executivos de uma organização.

Além de proteger o negócio e suas operações, este seguro oferece tranquilidade na tomada de decisões e na gestão como um todo. Neste artigo, elencamos tudo o que você precisa saber sobre o Seguro Directors and Officers. Confira!

O que é o Seguro Directors and Officers D&O?

Para entender o que é o seguro Directors and Officers, primeiramente você precisa saber o que significa responsabilidade civil, bem como sua relevância no contexto das organizações empresariais.

A legislação brasileira, por meio do Código Civil, define que todas as pessoas — físicas ou jurídicas — que causarem danos a terceiros têm obrigação de reparar esses danos. Essa obrigação é chamada de responsabilidade civil e está prevista a partir do artigo 927 do CC.

Como medida de preservação de quem possa vir a ser acusado de danos sob a ótica da responsabilidade civil, existe um produto de seguro de responsabilidade civil. Este seguro garante o reembolso relativo a indenizações que eventualmente tenham de ser pagas. Aplica-se em caso de responsabilização por atos causados de maneira não intencional.

O seguro de responsabilidade civil é dividido em vários tipos. Há modalidades de RC Geral — Seguro de Responsabilidade Civil Geral — e modalidades de seguro responsabilidade civil profissional, é neste segundo grupo que está inserido o D&O.

D&O — Responsabilidade Civil Profissional

O seguro Directors and Officers D&O é um seguro de responsabilidade civil profissional destinado para altos executivos e gestores de empresas. A sigla D&O refere-se ao termo em inglês “directors and officers”, ou seja, profissionais que ocupam cargos importantes dentro de uma organização empresarial.

Muito comum nos Estados Unidos, o D&O vem se tornando cada vez mais popular no Brasil pelos benefícios trazidos para o negócio. A finalidade é proteger o segurado de eventuais processos judiciais por danos materiais e/ou morais causados contra terceiros de forma involuntária durante o exercício de suas atividades profissionais.

Sendo assim, a contratação da apólice de seguro Directors & Officers assegura o pagamento de indenizações ou o reembolso de valores — por exemplo, despesas com defesa em ações judiciais, prejuízos materiais e danos morais — relativas a danos decorrentes do exercício de atividade profissional.

Como funciona o seguro Directors and Officers?

Como funciona o Seguro Directors and officers?

A apólice do seguro D&O garante pagamento — ou reembolso — de perdas indenizáveis oriundas de reclamações apresentadas contra administradores e diretores de uma empresa. É aplicada, especificamente, a todos os atos que causaram dano e que são passíveis de responsabilidade na esfera civil.

Ou seja, é um seguro que contempla a responsabilidade civil prevista no Código Civil, como mencionamos. Este seguro não contempla responsabilidades em outras esferas, como a criminal.

O seguro Directors & Officers é um mecanismo de defesa e proteção contra prejuízos. O aumento de ações contra executivos de empresas sinaliza para a importância de conhecer e utilizar mecanismos de preservação.

Processos envolvendo a responsabilização civil podem comprometer o patrimônio dos profissionais que ocupam esses cargos, e é neste contexto que o seguro se mostra como alternativa de proteção de alto valor prático.

Seguro D&O e legislação

Além do Código Civil, que versa a respeito da responsabilidade civil, é fundamental conhecer as normas da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A Resolução 637 da Susep dispõe sobre os seguros do grupo de responsabilidades.

Essa resolução é relativamente nova e foi criada com o objetivo de agilizar o trâmite de pagamento de indenizações. A partir da sua entrada em vigor, ela passou a autorizar, por exemplo, que a seguradora pague a indenização diretamente à vítima.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Há uma série de previsões e orientações a respeito dos procedimentos, pagamentos de indenizações, criação de produtos unindo diversas categorias em uma mesma apólice, entre outros. 

Ao contratar um seguro da modalidade Directors and Officers, é fundamental que o contratante fique atento à escolha de uma boa corretora de seguros. Ela precisa estar autorizada pela Susep e deve atuar em consonância com a legislação em vigor.

Quando o seguro Directors and Officers pode ser utilizado?

Esta modalidade de seguro é utilizada por empresas que estão buscando mecanismos de garantia e proteção do patrimônio de seus executivos. Como executivos, enquadram-se, por exemplo, administradores, diretores, gerentes e conselheiros.

O seguro será utilizado quando esses profissionais forem responsabilizados administrativamente e/ou judicialmente por decisões tomadas na esfera profissional e que causaram danos involuntários a terceiros. O seguro D&O somente se aplica se o dano causado aos terceiros se der de forma involuntária. 

O que o Seguro Directors and Officers cobre?

O que o Seguro Directors and officers cobre?

A apólice do seguro Directors and Officers pode ser contratada de forma personalizada, com coberturas que se adaptam às particularidades de cada segurado. Esta personalização também depende da seguradora escolhida.

Elencamos, a seguir, algumas coberturas do seguro D&O para que você conheça um pouco mais dessa modalidade na prática: 

  • danos morais — caso ocorra condenação por danos morais em processo de responsabilização civil, a seguradora arca com os valores, dentro dos limites previstos em contrato, referentes à indenização da pessoa lesada;  
  • bloqueio ou indisponibilidade de bens — caso o diretor ou administrador da empresa tenha os seus bens bloqueados ou indisponibilizados pela Justiça por virtude de atos cometidos contra terceiros, esta cobertura vai garantir o pagamento de despesas mensais que ficam impossibilitadas de serem honradas em razão do bloqueio;
  • custos judiciais — a seguradora fica responsável pelos custos processuais — respeitando o limite da apólice — garantindo o pagamento de caução judicial e fiança em processos movidos em desfavor do segurado;
  • multas e penalidades — cobertura que inclui o pagamento de multas, penalidades civis ou administrativas atribuídas ao segurado em razão de atos que foram cometidos no exercício de suas funções; 
  • responsabilidade tributária — tem a função de cobrir a dívida tributária de sociedade na qual o segurado seja responsabilizado por decisão judicial;
  • custos de investigação — cobre despesas envolvendo a preparação em processo de investigação, inquérito e/ou audiência formal sobre atuação nos negócios da empresa. Aplica-se às situações em que o segurado precisa reunir provas em seu benefício durante um processo judicial ou administrativo relacionado ao seu cargo e atividades laborais;
  • diretor de entidade externa — cobertura voltada para reclamações provocadas por ato de diretor eleito que cause danos a terceiros — é utilizada em caso de conselheiro ou diretor que atue em nome de entidade externa;
  • inabilitação de segurado — caso a penalidade inabilite o profissional para o exercício da função que ele ocupava, essa cobertura cobre o pagamento de parcelas mensais de remuneração fixa compatível às recebidas pelo segurado pelo exercício do cargo, além de benefícios, como plano de saúde e contratação de empresa especializada em recolocação profissional.

Coberturas adicionais

Há uma infinidade de coberturas e formatações possíveis para a apólice de seguro D&O. Além das coberturas básicas, existem ainda opções de coberturas adicionais, desenhadas com o objetivo de personalizar o seguro.

Entre as opções de coberturas adicionais, você poderá encontrar, por exemplo: 

  • cobertura adicional para práticas trabalhistas indevidas;
  • cobertura adicional para cônjuge, herdeiros, sucessores e representantes legais;
  • cobertura adicional de indenizações pecuniárias;
  • cobertura adicional de responsabilidade estatutária;
  • cobertura adicional para pagamento de despesas de publicidade e proteção da imagem,
  • cobertura adicional de custos em defesas ambientais;
  • cobertura adicional para processo de extradição do segurado;
  • cobertura adicional do tipo gerenciamento de crises;
  • cobertura adicional  quebra de contrato.

Antes de contratar o seguro e a apólice, é recomendado avaliar as particularidades do seu negócio e as coberturas que fazem sentido para a sua operação.

Como cotar e contratar o Seguro Directors and officers?

O seguro D&O deve ser contratado por meio de uma corretora de seguros. A contratação do seguro Directors and Officers é feita pela empresa em favor dos seus gestores.

Dessa forma, para contratar a apólice, a empresa precisa entrar em contato com um corretor e solicitar uma cotação. Lembre-se que as particularidades de apólice variam de acordo com as suas necessidades, por isso, escolha uma corretora de seguros que possa auxiliar nesta etapa pré-contratação.

Para a contratação do seguro D&O, é necessário fornecer algumas informações básicas, que são dadas na etapa de preenchimento do questionário de avaliação de risco da seguradora.

Pode ser necessário apresentar informações relacionadas à situação financeira da empresa e, neste caso, a empresa deve se preparar para apresentar documentos como demonstrativos de resultados dos últimos três anos e balanços.

Cotar o seu seguro garantia licitação com a Mutuus é muito simples: basta acessar o nosso site e preencher o formulário de contato. Depois, o trabalho fica por nossa conta. Um dos nossos especialistas vai entrar em contato para entender melhor suas necessidades e auxiliar na escolha do seguro D&O alinhado a essas necessidades.

A Mutuus inova no mercado, pois oferece soluções que facilitam a decisão de compra de um seguro, simplificando o processo de cotação da apólice. A escolha da corretora de seguros vai trazer mais agilidade e segurança para a contratação, além de manter você, sua empresa e seus diretores protegidos de riscos financeiros e jurídicos.

Quer contratar o seguro Directors and Officers para a sua empresa? Entre em contato conosco e solicite uma análise personalizada do D&O para o seu negócio. Nosso time está disponível para atendê-lo!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!