Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Logística de suprimentos: importância nas empresas e como funciona a cadeia de suprimentos na logística

10min. leitura
Revisado em 19 jan 2024

Toda organização precisa trabalhar, diariamente, gerenciando vários processos internos e externos. Tudo isso é necessário para que o funcionamento da empresa seja cada vez mais otimizado e produtivo, como a logística de suprimentos.

A propósito, fazendo parte desses processos essenciais, estes sistemas logísticos internos e externos e, ainda, a cadeia de suprimentos, envolvem o setor de compras, produção, atendimento, financeiro, vendas e entrega ao consumidor final.

Neste conteúdo, vamos abordar dois processos: a logística de suprimentos e a cadeia de suprimentos.

O que é logística?

Logística é o planejamento minucioso para otimização de quase tudo dentro e fora de uma empresa: estoque de matérias-primas e de produtos acabados, produção, expedição, entrega, entre muitos outros. A logística pode ser interna e externa.

Em resumo, a logística é a execução de processos por meio de planejamento, com foco em otimização e aumento da produtividade.

O que é logística de suprimentos?

A logística de suprimentos é parte da logística cuja atuação está em todas as atividades logísticas relacionadas à movimentação e armazenamento de suprimentos, ou seja, de matéria-prima e insumos.

Sua função é, acima de todas, assegurar que a empresa tenha todos os suprimentos necessários para que as suas operações ocorram, evitando, assim, atrasos na entrega e insatisfação dos clientes.

Ainda neste conteúdo, veremos algumas aplicações práticas da logística de suprimentos e como ela funciona. Antes disso, no entanto, precisamos pontuar alguns aspectos a respeito da cadeia de suprimentos:

O que é a cadeia de suprimentos na logística?

Ela engloba procedimentos desde a fabricação até a entrega do produto final. A cadeia de suprimentos é uma rede de processos interligados que afetam tudo dentro de uma organização.

Falhas nessa rede vão gerar problemas, atrasos, prejuízos e retrabalhos, além de influenciar nos prazos, custos e qualidade do produto final. E, consequentemente, afetar a satisfação do cliente.

Você já deve ter percebido o quanto essas duas áreas – logística de suprimentos e a cadeia de suprimentos – são essenciais.

Mas qual é a relação entre as duas áreas? Para entender isso, é necessário olhar para as distinções entre ambas. Veja:

Qual a diferença entre logística de suprimentos e cadeia de suprimentos?

O que é a cadeia de suprimentos na logística? Na imagem, funcionário realizando uma das funções da logística de suprimentos: o monitoramento do estoque para proporcionar uma assertiva previsão de demandas da empresa.

Cadeia de suprimentos e logística de suprimentos: as duas costumam se confundir, pois envolvem assuntos relacionados a atividades similares. É bem possível que, até aqui, você esteja confuso sobre qual a diferença entre uma e outra.

Eu explico:

A cadeia de suprimentos é responsável por métodos e sistemas, direta ou indiretamente, relacionados com o produto. Também conhecida como Supply Chain, ela começa na produção e vai até a pesquisa de pós-venda.

Já a logística de suprimentos é, como abordamos anteriormente, uma etapa que faz parte da cadeia de suprimentos.

A cadeia de suprimentos, sendo mais abrangente, inclui:

  • Compras;
  • Plano de fornecimentos e de demanda;
  • Gestão de estoque;
  • Fabricação;
  • Logística.

A logística de suprimentos, por sua vez, inclui:

  • Entrada de matéria-prima;
  • Armazenagem;
  • Transporte interno;
  • Logística interna;
  • Saída de produto acabado.

A cadeia de suprimento na logística é a operação de supply chain aplicada, especificamente, na logística. Ela ajuda a construir um processo logístico mais otimizado, com menos gastos e clientes mais satisfeitos.

Como funciona a logística de suprimentos?

Para entender como funciona a logística de suprimentos, é importante saber que tudo começa antes de a empresa fazer a compra de suprimentos. Ou seja, quando ela realiza um estudo estratégico dos fornecedores. 

Assim, só após escolher os fornecedores mais alinhados às suas necessidades é que ela faz a aquisição da matéria-prima/insumos com eles e aguarda o seu recebimento.

Essa logística na cadeia de suprimentos também envolve a análise detalhada da demanda necessária de materiais, bem como o planejamento e previsão de chegada do pedido. Isso evitará que falte suprimentos.

Esse ponto nos leva ao próximo tópico, que trata justamente do funcionamento da logística de suprimentos em 3 etapas específicas:

Quais são as 3 etapas da logística de suprimentos?

A logística de suprimentos se divide em, basicamente, 3 etapas: entrada, produção e saída. Aqui está o que acontece em cada uma delas:

  • Entrada: etapa em que a matéria-prima é comprada e armazenada no estoque;
  • Produção: etapa em que se transforma a matéria-prima em produto finalizado;
  • Saída: etapa em que se faz a entrega do produto final para o consumidor.

Exemplo de logística de suprimentos hospitalares

Estamos falando da logística de suprimentos na área da saúde, como é o caso dos hospitais. Aqui, assim como em qualquer cenário relativo a esse tipo de logística, envolve um assertivo processo de planejamento, gestão e controle do fluxo de suprimentos. Os medicamentos e materiais técnicos hospitalares são alguns exemplos deles.

No planejamento, tem-se a identificação das necessidades do hospital relativas aos suprimentos. Isso pode ser feito mediante a análise de certos pontos: conferindo os dados históricos sobre medicamentos prescritos e número de pacientes atendidos, por exemplo. Com isso, é possível saber quais suprimentos comprar, quantos e em qual frequência.

Na sequência, ocorrem as outras atividades da logística de suprimentos, como recebimento dos suprimentos, armazenamento, controle de estoque, distribuição interna e monitoramento para analisar as demandas existentes para, a partir disso, abastecer o hospital com a aquisição dos suprimentos necessários.

Quais as vantagens de usar a gestão da cadeia de suprimentos na logística?

Uma das principais vantagens para as empresas que gerenciam a cadeia de suprimentos na logística é a eficiência dos processos e, principalmente, dos resultados. A produtividade melhora, os custos reduzem, o fluxo é mais inteligente e os prazos são respeitados. Tudo isso resulta em satisfação do cliente, aumento de vendas e aumento do faturamento.

Os custos são reduzidos na medida que tudo flui melhor.

Os estoques, por exemplo, são geridos de forma que possam ser mantidos baixos. A eficácia da gestão de estoques pode ser potencializada com uma estrutura enxuta: quanto menor o volume, mais fácil o controle e menor o custo de manutenção.

A cadeia de suprimentos na logística ainda permite um relacionamento mais próximo com fornecedores, o que possibilita negociar melhores preços, prazos e formas de pagamento.

Outras vantagens são:

  • Possibilidade de planejar volumes de estoque de matéria-prima e de produto acabado;
  • Otimização do uso de recursos – humanos e de equipamentos;
  • Evita prejuízos;
  • Evita armazenamento incorreto;
  • Melhora a eficiência de todos os processos;
  • Melhora o fluxo de informações.

Uma das vantagens mais importantes talvez seja a oportunidade de prever e evitar falhas em qualquer etapa do processo. Falhas podem significar perda de mercadorias, inventários errados, perda de clientes, atrasos nas entregas e uso de mais funcionários e equipamentos do que o necessário para uma função.

Isso para citar apenas algumas das consequências da falta de planejamento dentro das empresas.

Quais são os principais desafios da logística de suprimentos?

A logística de suprimentos, como você conseguiu notar, envolve uma série de atividades. O problema é que, considerando isso, existem determinados desafios que as empresas podem acabar tendo de lidar. Vamos abordar em detalhes alguns deles a seguir. Confira.

Gestão de estoque

Se existe um ponto da logística de suprimentos que pode dar grande dor de cabeça, ele é a gestão de estoque, afinal, tudo o que é aplicado aqui visa o equilíbrio dela. 

Em outras palavras, temos dois cenários. O primeiro trata do excesso de estoque, visto que isso gera gastos desnecessários — estoque parado é o mesmo que dinheiro parado. Já o segundo cenário refere-se à pouca quantidade de suprimentos estocados, o que causa vários problemas, como atrasos na produção e até mesmo a sua paralisação temporária.

Previsão de demanda

Outro desafio que a logística de suprimentos pode enfrentar tem relação com a previsão de demandas. A “arte” de antecipar demandas futuras, que, na verdade, é uma ação pautada em dados, é vital para que as operações fluam. Se uma empresa comete erros de previsão, ela enfrentará um dos dois cenários que mencionamos acima: excesso ou falta de estoque.

Cadeia de fornecimento

Entre as empresas, existem aquelas que dependem de fornecedores internacionais, e é nisso que mora outro desafio da logística de suprimentos. Isso se dá por conta da distância e burocracia logística que surgem até que os suprimentos comprados finalmente cheguem.

Somado a isso, há as barreiras alfandegárias. Ou seja, um desafio que traz tarifas e quotas que aumentam não só o tempo de chegada dos suprimentos, mas os custos de entrega.

Rastreabilidade e visibilidade

Na logística de suprimentos, problemas com a rastreabilidade e visibilidade tem o potencial de virar uma pedra no caminho das empresas, prejudicando a gestão da cadeia de suprimentos e logística.

O motivo?

Se a empresa não consegue rastrear um suprimento em sua jornada na cadeia de produção nem ver o que está acontecendo em toda ela, não poderá identificar problemas rapidamente. Isso cria um efeito dominó prejudicial, como quando os suprimentos comprados atrasam ou quando até chegam no tempo estipulado, porém, danificados.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Sincronização de processos

Sincronizar processos é o tipo de desafio presente em vários setores de uma empresa, inclusive na logística de suprimentos. Um dos fatores contribuem para isso são as chamadas “demandas flutuantes”, já que sincronizar processos quando se tem tendências de mercado e outras imprevisibilidades é complicado.

O uso de sistemas de integração diferentes em estágios da cadeia de suprimentos distintos também dificulta a sincronização de processos. Isso também afeta diretamente a gestão da cadeia de suprimentos e logística. Por exemplo, um sistema monitora o nível de estoque de suprimentos, enquanto outro controla o nível de estoque dos produtos acabados.

Nesse cenário, por esses sistemas operarem de forma independente, isso pode resultar em excesso de estoque ou atraso na produção, já que as informações e atualizações em cada um deles não estão integradas, interligadas.

Tecnologia e inovação

Não implementar as tecnologias certas na logística de suprimentos também gera inúmeros desafios. Exemplos disso são a ineficiência operacional, caracterizada por erros e custos operacionais mais caros, e o processo de tomada de decisão ineficaz, visto que as escolhas no processo logístico acabam não sendo baseadas em dados precisos e atuais.

Resiliência da cadeia de suprimentos

Por fim, temos a resiliência da cadeia de suprimento como mais um dos desafios. Nesse sentido, surgem alguns questionamentos: e se a sua empresa enfrentar desastres naturais? Ou enfrentar pandemias, como foi o caso da COVID-19? Ou greves?

Ter resiliência, ou seja, a capacidade de resistir, se adaptar e se recuperar em cenários como esses que citamos, é essencial para evitar os desafios que eles podem gerar na logística de suprimentos.

Na prática, essa resiliência é praticada por meio da diversificação de fornecedores, pois isso evita grandes problemas com as interrupções, e do estoque estratégico de suprimentos essenciais, o que ajuda a lidar com quaisquer escassez temporárias. As duas medidas beneficiarão a gestão da cadeia de suprimentos e logística.

Como garantir eficiência na logística de suprimentos?

Logística de suprimentos: como garantir eficiência? Na imagem, suprimentos adequadamente estocados como uma forma de demonstrar a importância de uma eficiente gestão da cadeia de suprimentos na logística.

Ações simples são capazes de otimizar a gestão da cadeia de suprimentos e fazer com que os processos logísticos sejam caca vez melhores e mais produtivos.

É importante identificar todas as atividades relacionadas à logística para que seja possível identificar gargalos e resolvê-los, assim como identificar pontos fortes e potencializá-los.

A seguir, veja o que não pode faltar em uma logística de suprimento eficiente:

1. Planejamento

O planejamento é essencial para, por exemplo, mapear períodos em que há queda de vendas e, consequentemente, ajustar a compra de matéria-prima, comprando apenas o necessário.

Isso diminui o armazenamento e os custos de manutenção do estoque. Todas essas iniciativas ajudam a realizar as entregas no prazo combinado sem comprometer a qualidade. Ou seja, geram uma melhor gestão da cadeia de suprimentos e logística.

2. Simplificação

É importante desburocratizar todas as fases e reduzir etapas desnecessárias, simplificando o processo o máximo possível. Isso reduz a complexidade de todas as operações e facilita na hora de colocar tudo em prática, diminuindo a margem de erros.

Ainda buscando simplificação, é interessante padronizar as ações:

Algumas atividades podem ser realizadas sempre da mesma forma, na mesma ordem e com os mesmos elementos. Essa padronização permite que se perca menos tempo pensando em como tomar uma atitude, pois ela já deve estar mapeada.

Apesar de parecer uma etapa a mais, a documentação de todo o processo é importante para que seja possível acompanhar o desempenho, além de proporcionar autonomia na tomada de decisões com base nos relatórios e, claro, contribuir na eficiência da gestão da cadeia de suprimentos e logística.

E, por fim, ainda com a finalidade de simplificação, vale apostar nas terceirizações. Com a terceirização, algumas atividades são repassadas para empresas especializadas, que contam com profissionais qualificados para o desempenho daquela função, o que aumenta a eficiência de cada etapa.

3. Tecnologia

É essencial aproveitar o que a tecnologia tem a oferecer e ter implantado um sistema de gestão que conecte todos os setores, a fim de melhorar a comunicação e produzir dados confiáveis.

Além do controle de produção de dados, também pode ser útil avaliar a possibilidade de automatizar tarefas que permitam reduzir as produções manuais. Isso possibilita um aumento de produtividade, já que esse tipo de tecnologia normalmente é mais precisa e mais veloz.

4. Qualificação

É importante investir em qualificação profissional da equipe por meio de treinamentos e cursos. Essa é uma das iniciativas que vai garantir mais produtividade e mais eficiência, além de manter a equipe preparada e motivada.

5. Fornecedores

Os fornecedores podem ser fortes aliados de uma empresa, atuando na adequação no fluxo de entrada de produtos. Eles, diretamente ligados a uma promissora gestão da cadeia de suprimentos e logística de uma empresa, têm certa contribuição no controle da logística de suprimentos, pois tornam viável a implantação de menores volumes de estoque.

Quais são as tendências em logística de suprimentos?

Quanto mais se melhoram os processos logísticos, mais eficientes eles se tornam. E é por conta disso que, com o apoio dos avanços tecnológicos, existem tendências relacionadas à logística de suprimentos que as empresas precisam implementar. São elas:

Sustentabilidade

A adoção de práticas sustentáveis por parte das empresas vem sendo amplamente realizada, inclusive no que diz respeito à logística de suprimentos. Alguns exemplos disso envolve a compra de matérias-primas recicláveis ou que geram menor impacto no meio ambiente e, também, a diminuição do uso de energia e água nos processos logísticos.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT), que se refere a uma rede de dispositivos físicos conectados à internet e que compartilham dados entre si, também é mais uma tendência quando se trata de logística de suprimentos.

Aqui, estamos falando sobre a melhora da eficiência operacional e da visibilidade por meio de, por exemplo, sensores IoT, que monitoram em tempo real os níveis de estoque da empresa. No final das contas, a Internet das Coisas tem grande impacto no aprimoramento da gestão da cadeia de suprimentos e logística.

Veículos autônomos

A logística de suprimentos também se beneficia com veículos autônomos, que aprimoram o transporte, entrega e gestão. Com eles, há menor chance de colisões, visto que usam uma combinação de sensores, como câmeras e radar. Eles podem, ainda, ser programados para trafegar por rotas que os livrem do congestionamento, resultando na agilidade da entrega.

Como proteger suprimentos estocados em seu armazém?

Além de todas as medidas que abordamos sobre como garantir a eficiência da logística de suprimentos, é importante que a sua empresa proteja os bens armazenados. Além do mais, sabemos que imprevistos infelizmente acontecem, como inundações, e acabam danificando os suprimentos armazenados em um galpão.

Isso, como você já deve estar imaginando, também gera complicações similares às causadas quando uma empresa não toma as melhores decisões na logística de suprimentos. Entre elas, o já citado atraso na produção, que, consequentemente, gera atraso na entrega final para o cliente, deixando-o insatisfeito.

Isso sem falar dos prejuízos financeiros que a empresa enfrenta ao ter de lidar com a perda de bens e mercadorias estocados por conta de um incêndio, por exemplo, que rapidamente se alastra em um armazém, consumindo tudo o que encontra pela frente.

E é exatamente por conta disso que é vital saber como proteger os bens estocados em armazéns. Nesse sentido, vale conhecer o seguro de armazém, cuja finalidade é trazer coberturas para os bens e mercadorias que um negócio mantém em um armazém/galpão.

Como o seguro de armazém ajuda a proteger os bens estocados?

Com esse produto de seguro, caso haja algum sinistro (imprevisto coberto por um seguro) em seu armazém, como inundações, o seguro protegerá contra perdas ou danos aos bens e mercadorias.

Esse é apenas um dos eventos protegidos, já que o seguro de armazém também tem coberturas para diversas situações, como queda de raios, furto qualificado e prejuízos relativos à invasão do local.

O ponto é: esse seguro existe para proteger o seu negócio contra inúmeros tipos de imprevistos. Isso porque ele favorece a logística de suprimentos da sua empresa, mantendo todas as operações logísticas fluindo como devem fluir: de forma ágil, eficiente e gerando resultados positivos.

Dúvidas frequentes sobre logística de suprimentos

A seguir, confira alguns questionamentos relacionados à logística de suprimentos para entender outros aspectos sobre o assunto.

Atacadistas e distribuidoras: como atuam na logística de suprimentos?

Estritamente ligados à logística de suprimentos, os atacadistas e as distribuidoras atuam como intermediários que possibilitam a compra e venda de mercadorias. Ou seja, fazem o papel de ponte entre os fabricantes e os varejistas. Entre as suas principais atividades, tem-se: aquisição de produtos e serviços, controle de estoque e gestão de fornecedores.

A logística de suprimentos é responsável pela entrada dos suprimentos?

Sim, essa é exatamente uma das características da logística de suprimentos: permitir a entrada de suprimentos. Afinal, ela é a responsável pela gestão e planejamento da compra de todos os suprimentos necessários — isso vai desde a identificação de quais são as necessidades da empresa até o armazenamento dos materiais comprados em local adequado.

Quais são os 4 tipos de logística?

Contando com a logística de suprimentos, que abordamos ao longo de todo este conteúdo, há 4 tipos de logística: logística de produção, logística de distribuição, logística reversa e logística de suprimentos.

As particularidades de cada uma delas justificam o peso que possuem para que uma empresa tenha qualidade na gestão da cadeia de suprimentos e logística. Entenda melhor a seguir:

  • Logística de produção: sendo essencial para todo o planejamento de produção, é responsável pela transformação de matéria-prima em produto final;

  • Logística de distribuição: sua função é levar o produto acabado até o consumidor;

  • Logística reversa: focada em evitar o desperdício e utilização indevida de materiais, encarrega-se de gerenciar a sustentabilidade da empresa;

  • Logística de suprimentos (ou abastecimento): voltada a todo material usado pela empresa, visa garantir a sua compra, qualidade, bom custo-benefício e estoque eficiente.

Conclusão

A gestão da cadeia de suprimentos na logística tem um papel essencial na otimização dos processos dentro da empresa, e tem sido cada vez mais implantada e usada em benefício das organizações.

Esses benefícios são vários, além de fundamentais para os resultados finais.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos dentro da logística promove menores custos operacionais, menor incidência de erros e uso de tecnologias que aceleram a produção e o controle de dados.

Mas não para por aí. Como o resultado reflete na qualidade, no custo do produto e no prazo de entrega, a tendência é que também deixe os clientes mais satisfeitos.

A manutenção de bons clientes, por si só, já é um bom motivo para a implantação da gestão da cadeia de suprimentos na logística. Mas a verdade é que ela ainda ajuda em todos os processos da empresa, tornando todas as atividades mais organizadas e eficientes, o que facilita o trabalho de todos.

E na sua empresa? O que ainda está faltando para implantar a cadeia de suprimentos na logística?

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!